quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mercedes Benz inova com campanha em cinema com filme 3D


Para demonstrar sua tecnologia de visualização noturna, a Mercedez Benz pensou for a da caixa e criou uma situação onde todos que estavam no cinema entraram no contexto da solução da Mercedez.
Ao iniciar o video em 3D um carro e uma estrada escura são as unicas imagens, quando derepente um cavalo aparece em frente ao carro, com o efeito 3D até parecia que o cavalo pulava a tela do cinema, a grande maioria reagiu a surpresa, confira o vídeo:
Inovar em comunicação no cinema, que foi até muitos anos uma ou uma das únicas mídias com audiovisual, antes da TV ser popular o cinema era um grande veiculo de comunicação.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicas de Marketing


Aplique sempre na sua empresa os 10 P´s do Marketing – até o 4º P é obra do marqueteiro McCarthy, os outros são meus.

  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Promoção;
  4. Ponto de venda;
  5. Pense muito (assim que surgem as ideias);
  6. Profissionalize-se (delegue para quem pode fazer mais e melhor);
  7. Produza mais e melhor (se produzir mais, terá que vender mais);
  8. Projete o futuro (o aqui e o agora passam rápido);
  9. Pense mais (tem muita gente que depende disso);
  10. Ponha em prática (se não der para por em prática, esquece, parte para outra).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Conheça a história da Música viajando por uma irada linha do tempo.



Quem aprecia música e gosta de conhecer episódios lendários e importantes sobre o assunto vai adorar a detalhada e divertida linha do tempo musical que o site Letras.mus.br acaba de lançar em sua página oficial no Facebook.

Acesse https://www.facebook.com/letrasmusbr

O site decidiu proporcionar aos usuários uma modalidade de entretenimento que também fosse capaz de agregar cultura. Surgiu, então, a iniciativa de produzir um conteúdo que além de contar a história da música, transporte o público em uma viagem pelo túnel do tempo dos acontecimentos inerentes à indústria fonográfica. As informações publicadas foram todas selecionadas a partir de várias pesquisas em livros, biografias, revistas e sites relacionados ao meio musical.

O conteúdo publicado no Letras.mus.br é totalmente colaborativo, os usuários poderão enviar sugestões de datas importantes e fundamentais para a história da música e assim ajudar a fazer desta linha do tempo musical a mais completa da internet. “Esta expedição arqueológica musical está apenas no começo. De agora em diante, a equipe do site vai manter a constante busca por marcos históricos da música sem perder a conexão com a atualidade”, disse a coordenadora de conteúdo do site, Rosi Benini.

Óculos de realidade aumentada bem barato.



Você lembra quando Tom Cruise trabalha naquela tela grande usando as mãos, no filme Minority Report? Aquilo é uma demonstração do que a tecnologia de realidade aumentada pode se tornar. Infelizmente, os aparelhos desenvolvidos até hoje estão longe desse nível, pois são difíceis de usar e de serem introduzidos no dia-a-dia. Mas não precisa ficar desanimado, um óculos chamado AirScouter foi lançado no Japão e promete chegar um pouco mais perto desse cenário.

Segundo o site Adrenaline, a maior qualidade desse aparelho é o fato de ele ser compatível com o Windows XP de 32-bit e o 7. Dessa forma, fica mais fácil encontrar meios de fazer com que ele funcione, pois só é necessário plugá-lo a um computador por um cabo USB. Depois de conectado, ele pode exibir a tela do computador direto para o comprador ou de maneira que as informações se sobreponham a imagem real que o olho capta.

A projeção de realidade ocupa somente uma das lentes (que pode ser escolhida pela pessoa), permitindo a interação com o ambiente ao redor. Além disso, há dois modelos: o WD-100G, que admite o uso de lentes com grau, e o WD-100, para pessoas sem problemas de vista.

O objetivo do fabricante é atingir o grande mercado de trabalhadores do Japão, independente de trabalharem em fábricas ou escritórios. Para que o equipamento seja acessível para a maioria, ele foi lançado por 199,80 yens, o equivalente a R$ 4,50.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brasileiros com acesso a internet chega a 79,9 milhões



O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. O crescimento foi de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009. Os ambientes casa e trabalho foram os principais responsáveis pela expansão do total de internautas no Brasil em 2011.

Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, Brasil – quarto trimestre de 2009, quarto trimestre de 2010 e quarto trimestre de 2011

Acesso em domicílios ou no trabalho

O uso da internet em casa ou no local de trabalho também se manteve em crescimento em 2012. No primeiro trimestre, o acesso em casa ou no trabalho atingiu 66 milhões de pessoas. Dessas pessoas com acesso, 48,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro, o que significou um crescimento de 2,5% sobre o mês de janeiro, de 18% sobre os 41,4 milhões de fevereiro de 2011 e de 33% sobre 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

Acesso em domicílios

Considerando somente o acesso em casa, o total de pessoas que moram em residências em que há a presença de computador com internet chegou a 62,6 milhões. Dessas pessoas com acesso domiciliar, 39,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2012. O crescimento foi de 18% sobre os 33,7 milhões de fevereiro de 2011 e de 40% sobre os 28,6 milhões de fevereiro de 2010.

O maior uso da internet em casa vem sendo motivado pela expansão do número de pessoas com mais banda larga. Em dois anos, a quantidade de usuários ativos com mais de 2 Mb cresceu mais de 300% no Brasil, segundo a metodologia de aferição de velocidade de conexão utilizada pela Nielsen em oito países.

Fonte: IBOPE Nielsen Online

Ferramenta gratuita para Gestão de Projetos de Marketing.



O ClockingIT é um aplicativo online que rastreia todas suas tarefas, projetos e tempo gasto, administrando assim um grande número de tarefas simultâneas. Foi criado com o propósito de auxiliar consultores, por exemplo, que precisam gerenciar diversos projetos de diferentes clientes exigentes por relatórios de progresso.

Com este organizador, você controla seu tempo em atividades profissionais, elabora relatórios, estipula prazos, marca e procura por tarefas, registra os trabalhos cronologicamente, cria logs e notificações via RSS.

Acesse agora: www.clockingit.com

COMEÇANDO A USAR

Para começar a usar o ClockingIT, é necessário preencher um rápido cadastro. Após acessar a página, clique em “Sign up for free”. Preencha o formulário com um nome de usuário, uma senha, seu nome e um endereço de e-mail. Em seguida, crie um endereço de acesso personalizado. Ele pode, por exemplo, ter o nome de sua empresa, ficando nesse padrão: “http://minhaempresa.clockingit.com”. Depois de criado, acesse o endereço e logue com seu nome de usuário e senha.

GUIA BÁSICO

O primeiro passo para começar a usufruir do serviço é criar um projeto. Para isso, clique no link “create a project”, que é exibido na página “Tutorial”. Lembre-se que nem todos os links, botões e funções foram traduzidos. Este recurso também esta acessível através do menu “Geral”.

Em seguida, você pode começar a determinar e distribuir tarefas. Clique no link “creating a task”, na página “Tutorial”, ou então clique diretamente no botão “Nova Tarefa”. Um extenso formulário é aberto, e nele você coloca todos os detalhes de tal obrigação, entre eles resumo, descrição, comentário, quem está encarregado de executá-la, prazos e dependências.

Uma vez que você tem uma ou mais obrigações definidas, você pode trabalhar nelas. Clique em “Examinar” no menu principal e escolha uma tarefa. Clicando no ícone de um relógio ao lado de sua descrição, um timer começa a ser executado. Ele lhe informa quanto tempo está sendo utilizado em tal obrigação.

Quando o trabalho estiver completo, volte ao menu de tarefas e marque a caixa ao lado do título da tarefa para que ela seja salva como finalizada.

Convidando colegas

Se você não trabalha sozinho, é possível adicionar seus colegas ao serviço, para que eles acompanhem todo o processo também. Clique em “invite some co-workers” na página “Tutorial” ou então clique no botão “Usuários” e em seguida “New User”. É você quem define um nome de usuário e uma senha para que ele acesse a página de sua empresa. Uma vez criado este login, permita que seu colega acesse seus projetos através da página “Geral”, na página de edição dos projetos.

Facebook transmite filme sobre Bob Marley.



Documentário terá estreia nos cinemas e na rede social nesta sexta-feira (20/04), estreia nos Estados Unidos o filme "Marley", documentário que aborda a vida e a carreira do cantor e compositor Bob Marley. Ao mesmo tempo em que entra em cartaz nos cinemas, o longa também contará com apresentações especiais por meio do Facebook http://www.facebook.com/BobMarley

Esta é a primeira vez que a família de Bob Marley autoriza um filme sobre a trajetória do ícone do reggae e, por isso, são esperadas cenas e informações pouco divulgadas ou inéditas.

Para a divulgação de "Marley", foi criada uma página na rede social de Zuckerberg. Nela, além de poder ver vídeos e fotos do astro, será possível também assistir ao filme em streaming na íntegra a partir do dia 20.

"Marley" ainda não tem previsão de estreia no Brasil. No Facebook, não estará disponível para o país. A transmissão custará 6,99 dólares e sua renda será destinada à ONG Save the Children

Fonte: http://www.superdownloads.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Skype 5 conta com recursos de vídeo e qualidade superior para as ligações.



Em sua versão 5, o popular aplicativo de comunicação ganhou integração com a rede social Facebook   , sendo agora capaz de realizar chamadas para os contatos do usuário da rede, assim como exibir novas notícias e atualizações compartilhadas por eles.

Faça o download em http://www.superdownloads.com.br/downloadlink/0EAECFCA6D/0EADCECE6801

Nesta versão, foi também adicionado suporte a comunicação por vídeo em grupo, permitindo assim que várias pessoas comuniquem entre si utilizando microfones e câmeras conectados ao seu computador. Um recurso que beneficiará tanto a comunicação pessoal quanto a corporativa. É possível também fazer conferências em vídeo e realizar conversas em texto com contatos do Facebook.

Ele foi o primeiro a trabalhar com a tecnologia VoIP, ou seja, Voz sobre IP, também chamado de telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga. Considerado o tipo de comunicação por voz que não possui tarifas, limite nem restrições de uso, o Skype até hoje é a maior referência nesta categoria de comunicação.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Conheça franquias para abrir em casa a partir de R$ 4.000


Dormir algumas horas a mais, não ficar preso no trânsito e não ter de aguentar o mau humor do chefe são atrativos para quem deseja abrir uma empresa e trabalhar de casa. Algumas franquias já operam nesse formato, conhecido como "home based".

Com baixo valor de investimento, a partir de R$ 3.900, e rendimentos que podem chegar a R$ 100 mil, a operação do negócio pode ser executada em um escritório montado dentro da casa do franqueado.

Na maioria dos casos, os franqueados recebem os pedidos por telefone ou e-mail e vão até o cliente para prestar o serviço. É o caso das franquias de manutenção predial, cuidadores de pessoas, reforço escolar, jardinagem, limpeza comercial e automotiva.

Leia mais em http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/04/13/conheca-franquias-para-abrir-em-casa-a-partir-de-r-4000.jhtm

O custo de funcionamento da empresa também é menor, uma vez que o empreendedor não tem de pagar o aluguel do ponto de venda. Os gastos com energia elétrica, água e telefone já estão incluídos no orçamento doméstico e terão apenas um acréscimo no valor. "Sao basicamente as mesmas despesas domésticas. Não mexe muito no orçamento", afirma André Friedheim, diretor da Francap.

Negócio requer automotivação e disciplina
Ser um franqueado em casa exige também uma disciplina exemplar do empreendedor e talento para vendas, já que a busca por potenciais clientes é mais difícil do que para quem tem um ponto fixo em um local de grande circulação de pessoas.

"É preciso ter uma veia comercial aguçada para buscar o cliente. A qualidade do serviço prestado tem de ser muito boa", declara Friedheim.

No ambiente familiar, também é mais fácil haver distrações e até mesmo a mistura de assuntos pessoais com os da empresa. "Em um ponto comercial, o empresário fica mais focado no trabalho. Em casa, tem a TV ligada, o cachorro latindo, o filho gritando e uma série de fatores que podem desviar a atenção", afirma Artur Hipólito, diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Ser organizado e ter a capacidade de se automotivar também são características importantes para quem pretende trabalhar em casa. Por estar sozinho e não ter contato diário com colegas de trabalho, o empresário pode, em alguns momentos, se ver desmotivado a tocar o negócio.

"Não adianta o franquedo começar o trabalho às 12h e logo em seguida fazer uma pausa de duas horas para o almoço. Ele tem de cumprir horários", diz Hipólito.

Suporte do franqueador ajuda na gestão
Os tipos de serviços oferecidos pelas franquias em casa, em geral, podem também ser realizados por um trabalhador autônomo. No entanto, uma das vantagens de estar ligado a um fanqueador é o controle da gestão.

"O franqueador traz conceitos de marketing, finanças e administração que o empreendedor pode não ter. Todo o trabalho dele é acompanhando e há uma cobrança de resultados."

Trabalhar em casa não é sinônimo de informalidade ou amadorismo. Além do monitoramento constante por parte do franqueador, é preciso todos os requisitos legais para funcionar, como CNPJ e pagamento de impostos.

Aparência do local de trabalho deve ser profissional
Mesmo localizada em bairros residencias, a operação de um franqueado pode ser bem-sucedida. Normalmente, o franqueador é quem avalia se vale a pena abrir uma unidade naquele determinado local e se haverá público na região. Em outros casos, o escritório pode estar na periferia, mas a prestação do serviço acontece em zonas comercias, no endereço do cliente.

Eventualmente, há a necessidade de receber um cliente ou um fornecedor em casa. Nessa hora é preciso alguns cuidados especiais com a organização e higiene do espaço. O diretor da Francap recomenda que o local de trabalho seja tratado como um escritório e tenha a aparência de uma empresa.

Fonte: economia.uol.com.br

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pesquisa: O poder do botão Curtir.



Hoje eu quero compartilhar com vocês um estudo interessante realizado pela comScore que nos oferece uma análise em profundidade de como a atividade de uma marca no facebook se estende para os fãs e amigos, ao invés de ficar restrito apenas a página.

Este estudo baseia-se nos perfis sociais dos três grandes da marcas Starbucks, Bing e Southwest Airlines.

Acesse http://www.slideshare.net/brunounix/estudo-o-poder-do-boto-curtir

Neste whitepaper, a Comscore discutiu alguns tipos diferentes de segmentos de usuários no Facebook. Enquanto outras análises de Fãs no Facebook centram normalmente na contagem do número total de Fãs, ao invés da segmentação de público com base nas impressões da marca dentro do período determinado (de acordo com a comScorel).

Além disso, não são apenas fãs que estão expostos a essas impressões, mas também os seus amigos. Com essa compreensão em mente, vamos fazer referência aos segmentos de público ao longo deste artigo:

Os fãs – Este segmento de usuário é baseado em usuários que têm declararam sua afinidade por determinada marca através do “Curtir” a marca. Durante um determinado período, um subconjunto de Fãs da base total tem sido exposto a uma impressão dentro da rede.

Amigos dos Fãs – Este segmento de usuário (também conhecido como “Amigos”) é definido por aqueles que não são explicitamente Fãs da marca, mas que estão expostos às impressões marca através de um amigo que é um fã de uma marca.

Não Fãs – Este segmento engloba todos os usuários da rede social que não têm nenhuma relação com a marca.

Uma excelente pesquisa que mostra o impacto dessas atualizações sobre os fãs e amigos e o poder do botão “Curtir”do Facebook e também ilustra perfeitamente o quão importante são as iniciativas de marketing em mídias sociais.

Business Intelligence: é estratégia ou tecnologia?


As empresas desfrutam muito pouco dos benefícios estratégicos que o BI oferece. Há perigo quando as plataformas tecnológicas são vistas como principal foco em projetos de âmbito informacional, e não a estratégia.

Para atender a crescente demanda por projetos de Business Intelligence dos últimos anos, muitas consultorias de informática vêm se especializando na implantação de projetos classificados como informacionais.

Geralmente criam parcerias com desenvolvedoras de software de BI, o que garante maior número de clientes e diminui a verba destinada a marketing, prospecção de clientes e desenvolvimento de Sucess Cases.

BI passa por um momento divisor de águas para seu futuro. Assim como foi o CRM na década de 90, Business Intelligence é hoje a menina dos olhos de muitos executivos e CIOs de grandes e médias corporações. Vemos diariamente vagas ofertadas à profissionais com conhecimentos técnicos específicos para cada uma das ferramentas existentes. Cognos, Microstrategy, Hyperion, Business Objects, Oracle e SAP, entre outras, disputam acirradamente fatias desse emergente e rentável mercado. Tracemos um paralelo entre essas soluções para elucidar um problema que possivelmente seja comum para ambas.

CRM, de Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente teve sua fase áurea no Brasil nos anos 90. A busca por projetos de CRM cresceu muito nessa época devido à preocupação das empresas em identificar e satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes.

Hábitos de compra, formas preferidas de pagamento, nível de satisfação em relação a seus produtos e serviços? Enfim, descobrir como seu cliente quer ser tratado era a tônica do mercado.

Profissionais de marketing passaram a solitar projetos nesse âmbito. Siebel, Oracle, PeopleSoft, SAP e tantas outras tropicalizaram seus softwares para suprir essa demanda. Módulos de Call Center, Sales Force Automation, Campaign Analysis e muitos outros foram adquiridos a preços exorbitantes e implantados em tempo recorde, o que pouco tempo depois muitas vezes acarretou problemas operacionais, altos gastos com manutenção e descrédito na eficiência dessas soluções.

Não podemos dizer que esses projetos não trouxeram benefícios para os contratantes. Na maioria dos casos somente a automação de operações antes efetuadas manualmente foram considerados ganhos substanciais, mas o princípio do CRM foi deixado de lado. A filosofia de trabalho com foco voltado para o cliente foi suprimida pelas soluções tecnológicas.

Atualmente o BI, assim como aconteceu com o CRM na década passada, está sendo difundido por empresas desenvolvedoras e consultorias que vendem e prestam serviços de implantação. Empresas contratantes passam a se interessar somente pelas diferenças arquiteturais e possibilidades de integração tecnológica com outras plataformas de mercado. Profissionais de BI buscam incansavelmente atualizar seus conhecimentos técnicos para manterem?se empregáveis e desfrutar das altas quantias pagas para tais funções específicas.

Muitas empresas ainda possuem uma visão muito simplista, ou seja, meramente tecnológica dos benefícios que podem ser adquiridos com a utilização dessas soluções.

Fornecedoras de serviços de implantação não buscam alinhar a grande capacidade das ferramentas de BI ao planejamento estratégico dos contratantes, até mesmo porque a grande maioria de seus consultores migrou do desenvolvimento de sistemas operacionais para o mundo informacional nos últimos anos. Consultores não são instigados, nem tampouco preparados, para prestar serviços que vão além de seus conhecimentos técnicos.

Será que reviveremos as dificuldades que o CRM enfrentou na última década ou conseguiremos diminuir a distância existente entre o viés tecnológico e o viés de negócio que ameaça a existência dos reais benefícios que poderiam ser obtidos com os projetos de BI?

Creio que as empresas somente usufruirão desses reais benefícios criando a cultura de alinhar os indicadores incorporados ao BI aos seus planejamentos estratégicos e até mesmo ações táticas e operacionais.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Comparador revela plano de celular mais barato.


A associação de defesa do consumidor Proteste lançou uma ferramenta que tem tudo para ajudar o consumidor em busca de bons planos de telefonia celular, considerando os variados perfis de uso. Reportagem do jornal O Globo aponta que a diferença de preço entre os planos para celular pode acarretar economia de cerca de R$ 4 mil por ano para quem mora no Rio e R$ 5 mil para quem mora em São Paulo.

Acesse http://www.proteste.org.br/ServiceSelector/PlanosTelefoniaCelular/BR/

O comparativo da associação foi feito baseando-se em três perfis de consumidor: simples (fala até cem minutos por mês), casal (900 minutos por mês) e família (combinado com quatro linhas telefônicas, 600 minutos para falar entre si e 800 para outros telefones).

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Criatividade paraense em boate conectada


Olha a ideia tiveram os donos desta boate em Altamira - PA. O dono do Facebook vai gostar do marketing? 

Google anuncia óculos de realidade aumentada.



O projeto, que já era alvo de rumores há alguns meses, foi apresentado oficialmente hoje. Ele se chama Project Glass e está desenvolvendo óculos de realidade aumentada – que sobrepõem informações relevantes às coisas que você está vendo. Enquanto você toma café, os óculos mostram a sua agenda do dia. Se você olha pela janela, aparece a temperatura que está fazendo lá fora. Ao andar na rua, um mapinha indica o caminho. E por aí vai.

As possibilidades são muitas – e a tecnologia necessária já existe. Não é exagero imaginar esse produto chegando ao mercado em 1 ou 2 anos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nivea surpreende cliente com Flashmob na França.



A Nivea transformou o Flashmob! Consumidora é surpreendida diversas vezes, e a Nivea proporciona a ela o inesperado.

Surpreender consumidores é um desafio diário das empresas e marcas, a criatividade deverá ser colocada em prática para que consigamos surpreender sempre.

O interessante da ação é que a consumidora foi surpreendida mais de uma vez, e ao final é surpreendida por um príncipe no cavalo branco. A Nivea utilizou de uma simbologia mundial do universo feminino, ou seja, conectaram elementos simples do dia a dia para surpreender, e isso todos nós podemos conectar em nossas ideias, produtos, campanhas e empresas.

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12 motivos para se casar com um publicitário.


1 – Como para ele a embalagem é importante, vai estar sempre bonito, perfumado e arrumado.

2 – Ele conhece estratégias de marketing pessoal, logo, seus amigos vão aprová-lo e gostar da companhia dele.

3 – A profissão exige que se tenha um conhecimento geral do mundo, logo, ele sempre terá assunto para uma boa conversa.

4 – Publicitário tem que ralar muito para ser alguém na vida… Logo, ele vai trabalhar tanto que só terá tempo de ter olhos para você.

5 – Um filme com ele não será só um filme. Será toda uma análise da fotografia, trilha sonora, efeitos especiais… Uma aula.

6 – Ver comerciais na TV nunca será tão divertido. Com o tempo você aprenderá a ver beleza nessas coisas. Inclusive em guia eleitoral gratuito.

7 – Ele tem contatos no mundo da mídia e dos eventos. Logo, deixe que ele pense nos detalhes da festa de casamento. É sucesso garantido.

8 – Os melhores momentos da vida a dois serão registrados em lindas fotografias em plano médio, americano, principal; além de todas as suas espinhas e olheiras sumirem magicamente no Photoshop.

9 – Os nomes de seus filhos serão escolhidos por significado, combinação com sobrenome, boa sonoridade…

10 – Como boas comunicólogos, adoram se comunicar e fazem isso com esmero. Vão te deixar a par de tudo e a vida delas é um livro aberto.

11 – Têm boa capacidade de negociação. Eles vão negociar fácil com você a viagem do fim de semana, levar as crianças na escola, pagar as contas no banco.

12 – Sua casa será extremamente bonita e organizada. O senso artístico de design estende-se à disposição, cores e modelos de mobília.

Eai o que você acha? Casaria com um publicitário?

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pesquisa revela que 79% jovens brasileiros usam o Facebook



Na pesquisa feita com 3427 jovens de todas as classes sociais (A, B, C, D e E), de outubro a novembro de 2011, muitos dados novos e distantes do senso comum foram encontrados.

Ouve-se falar muito da tal geração Y, composta por jovens com idades entre 18 e 30 anos, mas poucas análises cuidadosas foram feitas sobre ela até hoje. Agora, porém, as empresas brasileiras Boo-Box e Hello Research lançam um estudo sobre essa fatia da população.

Apesar de acreditar-se que a geração Y prezaria pela liberdade e não estaria acostumada a convenções, a pesquisa mostrou que a realidade não é essa. Segundo os dados apurados, 67% dos jovens ainda moram com os pais, mas isso está muito ligado a classe social. Se, na classe A, 84% dos entrevistados vivem com os pais, na classe D, o número cai para 47%.

- A intenção da pesquisa é questionar algumas condutas da geração Y que as pessoas tinham como cristalizadas. Havia muito preconceito e achismo - diz Davi Bertoncello, vicepresidente de planejamento da Hello Research e, com 29 anos, também um representante da geração Y.

Como conta Davi, para descobrir a verdade, foi preciso fazer a pergunta certa.

- Se você perguntar “você gosta de liberdade?”, é claro que a pessoa vai responder “sim”. A pergunta adequada é: “você ainda mora com seus pais?” - explica o executivo. - Analisando os resultados, notamos que o senso comum estava enganado em 11 tópicos.

Na hora de escolher a profissão, o jovem se preocupa mais com a independência econômica do que com a vocação. Para 53%, a escolha do emprego se justifica pela estabilidade econômica, remuneração ou qualidade de vida, enquanto 38% utilizam como critério de escolha a vocação ou realização.

- Descobrimos que, quando confrontados com a realidade, a maior parte dos jovens age de forma parecida com os pais. A estabilidade financeira vem em primeiro lugar e a realização profissional não é sempre o mais importante. Eles acabam optando pelo conforto - comenta Marco Gomes, 25 anos, dono da agência Boo-Box.

Os hábitos dos jovens com relação a internet também foram analisados. O próprio estudo foi todo realizado através da internet, com entrevistas feitas por meio de redes sociais ou anúncios online. Segundo os dados coletados, 79% dos jovens usam Facebook, 71%, o MSN, 65%, o Twitter e 44%, o Orkut. O tempo de navegação é de, em média, 31 horas por semana. Em sua maioria, os usuários das classes A, B e C acessam a internet em casa (74%). Já entre as classes D e E, ir a LAN houses ainda é a forma mais utilizada de acesso ao computador.

Os jovens também não parecem muito interessados em se movimentar para adquirir cultura. Enquanto 61% deles buscam vídeos e sites de humor na internet, apenas 21% vai a centros culturais, museus ou teatros. Mais da metade dos entrevistados (57%) confessam fazer downloads ilegais com frequência.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Aplicativo gratuito une até 20 pessoas na mesma ligação.



Chamada em grupo não é algo que se faz com frequência, mas pode vir a calhar quando você está combinando algo com muitos amigos ou precisa falar com sua equipe de trabalho durante uma viagem. Alguns smartphones e celulares até oferecem opções para adicionar mais de uma pessoa à chamada, mas nem sempre é possível conversar com um grupo grande.

Com o CrowdCall, aplicativo para iOS e Android, as chamadas em grupo podem contar com até 20 participantes e é bastante simples de adicionar os amigos à sua ligação. O que torna o app interessante é que somente uma pessoa precisa do aplicativo para realizar a conferência, enquanto as demais só precisam atender a ligação.

Para iniciar uma chamada, basta ligar para alguém normalmente e adicionar os outros integrantes apertando o botão com o sinal de "mais", que te leva à sua lista de contatos. O app traz alguns anúncios em sua interface e, por isso, algumas publicidades são enviadas via mensagem todas as vezes que você utiliza o serviço, mas o CrowdCall é gratuito, o que torna este detalhe um pouco insignificante diante de sua utilidade e praticidade.

Para baixá-lo no seu smartphone, acesse a App Store ou a Android Market do seu aparelho e faça a busca por "CrowdCall".