sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pesquisa: Um em cada cinco homens têm uma conta secreta de email.



Você sabe tudo o que seu namorado (ou marido) faz no computador? Acha que ele só tem as contas de email que você conhece? Pois saiba que talvez ele pode estar escondendo uma conta secreta de correio eletrônico para trocar informações que não deseja que você saiba, como foi revelado numa pesquisa divulgada no Daily Mail.

De acordo com esse novo estudo, um em cada cinco homens têm uma conta de email que eles usam para esconder algumas coisinhas de suas parceiras. Os pesquisadores revelaram que milhares de homens mantêm uma conta de email que criaram há muitos anos para se corresponder com uma ex-namorada ou alguém que a sua atual não gosta.

Outros homens entrevistados na pesquisa disseram que criaram uma nova conta, porque eles estavam tendo um caso ou mantendo as questões financeiras em segredo. Mas, não é só o email secreto que eles escondem. De acordo com a avaliação, um em cada 20 homens admitiram a compra de um segundo celular para garantir o sigilo de informações. Além disso, 77% deles disseram que excluem regularmente mensagens de texto para o caso de sua esposa ou namorada bisbilhotar em seus celulares.

Mike Hodges, COO da BullGuard, empresa britânica de antivírus e segurança na internet que realizou a pesquisa, disse: "É claro que há preocupações legítimas de segurança que possam envolver alguém que cria um email secreto ou limpa constantemente o histórico do navegador. Esperamos que, na maioria dos casos, isso seja feito por razões morais, por exemplo, para evitar tentativas de fraude (ou ser vítima de hackers) e não porque as pessoas estão sendo infiéis”.

Apesar da desconfiança das mulheres em relação a contas secretas, o líder da pesquisa também amenizou os motivos pelos quais os homens são levados a criar um endereço eletrônico que elas não sabem: "Muitas pessoas usam uma conta de e-mail secundário quando se inscrevem para atividades casuais, como hobbies e outros interesses de lazer, deixando a conta mais conhecida para tarefas mais importantes, tais como serviços bancários, trabalho ou compras online”.

A pesquisa também revelou que 20% dos homens que têm emails secretos disseram que há certos aspectos de sua vida que o seu cônjuge não precisa saber. Além disso, um em cada quatro homens afirmaram que usam uma infinidade de senhas diferentes para as suas contas de email e redes sociais para tentar driblar a curiosidade de suas namoradas.

Quase um quarto dos homens disse que tinha conteúdo em sua caixa de entrada que não gostaria que a sua parceira visse, mas a confirmação de compra de algum produto aparece como a principal razão. Um terço disse que tinha e-mails armazenados de paqueras que eles precisavam manter em segredo.

Conversas confidenciais com os amigos também aparecem como motivo para criar uma conta secreta, sendo que um em cada dez homens têm contado aos seus amigos por email sobre seus problemas de relacionamento.

Apesar de todas essas evidências, sair por aí checando o celular ou tentando acessar o email de outra pessoa é uma invasão de privacidade intolerável. Você não gostaria que fizessem isso com você, certo? Portanto, se você percebe algo que lhe incomoda, nada mais sensato do que uma boa conversa com o seu parceiro.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CRM SOCIAL: CHEGANDO A NOVOS CLIENTES.


É certo que, em palestras ou conversas sobre Mídias Sociais nos Negócios (Business Social) o termo CRM Social é ouvido constantemente, este termo é associado à relação entre a mídia social e CRM (Customer Relationship Management). Mas o que é CRM Social? E Quais são os benefícios para as empresas?
Este artigo irá explicar o conceito de CRM Social, as tendências de uso e os benefícios existentes para empresas que adotam essa estratégia de negócios suportada por uma plataforma tecnológica específica.

TENDÊNCIAS EM CRM SOCIAL

Como referência, compartilho algumas conclusões de consultores e pesquisadores de CRM Social Altímeter , Gartner e Forrester :
  • Gartner estima que o crescimento no uso de plataformas de redes sociais para as empresas, será impulsionado principalmente pela aquisição de projetos de clientes e atendimento ao cliente, isso através de CRM Social.
  • Gartner vê que o CRM Social tem o potencial de gerar novas dinâmicas e metodologias de melhoria nos departamentos de atendimento ao cliente e as empresas de contact center.
  • A Forrester estima que as empresas irão fazer esforços para construir comunidades de clientes através de plataformas tecnológicas
  • Forrester diz que a importância do conceito não é o nome de “Social CRM”, “CRM 2.0″, “CRM Colaborativo”, mas a capacidade de entender o desempenho desse novo mercado e a capacidade de inovar nos negócios.
Os 18 casos de uso que a Altimeter prevê para o CRM Social são:
O que nos dá uma visão geral que o uso das redes sociais evoluiu por parte dos usuários e as empresas deverão responder a essas oportunidades.

O QUE É CRM SOCIAL?

A definição adotada como oficial é a de Paul Greenberg , que diz o seguinte:
CRM Social é uma filosofia e estratégia de negócios, baseado em uma plataforma de tecnologia, regras de negócios, fluxos de trabalho, processos e características sociais, destinadas a envolver o cliente em uma conversa colaborativa, a fim de fornecer um valor de benefício mútuo, um negócio confiável e transparente. 
Em resumo CRM Social tem aplicações em diversas áreas de um negócio, como marketing, atendimento ao cliente, vendas, incluindo:
  • Peer-to-peer cliente
  • Peer-to-Peer Gerenciamento de idéias
  • Pesquisa de mercado
  • Lançamentos de produtos
  • Reputação da marca de gestão
Diagrama de comparação entre o antigo e o novo modelo de CRM:

POR QUE IMPLEMENTAR UM CRM SOCIAL NA EMPRESA?

O uso de mídias sociais tem evoluído a cada dia e tem sido constante, foi adotado por usuários em uma velocidade extraordinária, um exemplo claro é ouvir frases cotidianas como “Encontre-me no Facebook”, “Eu li no Twitter”, “Pergunta no Twitter ou Facebook”, ”Estamos no Google +” entre muitos outros.
Hoje sabemos que as pessoas gastam maior parte do seu tempo conectadas a redes sociais e preferem ser contatadas através destes novos meios de comunicação.
Sabemos também que muitas empresas já fazem esforços para atender as necessidades do mercado através de redes sociais, alocando recursos para administrar contas e interagir, mas a evolução das redes sociais se expande em aplicações tais como Marketing, Vendas, Serviços, cliente e outros usuários e, além disso, é comum marcas com mais de 50.000 seguidores ou fãs e um recurso atribuído para atender a todas as contas de usuário.
Se analisarmos a relação de recursos da empresa com o uso das mídias sociais e a quantidade de usuários que uma marca ou empresa vai ganhar ao longo do tempo, com certeza o esforço em redes sociais evoluirá, para que não fique apenas em gerar“Presença e Promoção” para a empresa, sem benefícios claros e tangíveis no ecossistema Social. As empresas precisam evoluir, definição de estratégias internas e externas apoiadas por uma plataforma de tecnologia para alcançar seus objetivos.

QUEM É O CLIENTE SOCIAL?

O cliente social é nada de novo. Desde o início, os consumidores têm vindo a compartilhar seus pontos de vista, opiniões, alegrias, medos e opiniões com amigos, familiares, grupos comunitários ou até mesmo com estranhos, comentários sobre as marcas que eles amam ou odeiam.
A diferença hoje é que o cliente social agora tem uma voz que pode viajar para além da sala de sua casa. Eles são influentes e suas opiniões são amplificadas na web social, e também aparecem nos resultados dos buscadores.
O cliente social:
  • Ele é dono da conversa em Redes Sociais
  • Em maior parte do seu tempo está conectado a uma ou mais redes Sociais
  • Compartilham opiniões sobre os eventos, serviços, produtos, tudo ao seu redor através de redes sociais.
  • Quer ser ouvido e tido em conta pelas marcas.
  • Espera estar em constante comunicação com as marcas através de redes sociais.

BENEFÍCIOS SOCIAIS DO CRM

Um dos benefícios mais importantes de uma estratégia de CRM Social é a integração do ecossistema social com os processos de operações de negócios.
Alguns exemplos são:
O departamento de vendas pode extrair dados de mídias sociais para obter informações de potenciais clientes e se comunicar através dos meios de comunicação com seus clientes.
O departamento de atendimento ao cliente pode responder mais rapidamente, por exemplo, pode permitir que os prestadores de atenção ajam rapidamente após os clientes publicarem alguma reclamação em redes sociais.
O departamento de vendas pode se beneficiar da conexão direta com prospects e clientes existentes através de múltiplas redes e com base na análise da interação pode organizar os dados para o processamento por um fluxo de trabalho interno e ser um gatilho para fechamento de vendas.
Em geral, podemos ter uma visão das tendências de consumo, siga as conversas e obtenha uma melhor leitura da audiência.

FERRAMENTAS DE CRM SOCIAL

Ferramentas de CRM Social são um fator importante para o sucesso de uma estratégia de negócios em redes sociais, a implementação de CRM Social ou CRM deve ser analisada cuidadosamente para cobrir todos os requisitos das necessidades do negócio e acima de tudo ter a oportunidade de representar os novos canais de comunicação, vale a pena mencionar que o CRM Social não substitui o CRM tradicional, CRM Social é uma extensão dos recursos de redes sociais para o CRM tradicional.
Aqui eu compartilho uma lista representativa das atuais ferramentas de CRM Social:
  • SugarCRM (Sugar6)
  • Oracle CRM
  • SAP CRM
  • Salesforce
  • Microsoft Dynamics
  • Lítio
  • RightNow CX
  • NetSuiteCRM +
  • Sábio SalesLogix
  • Zoho CRM
  • Jazz
  • CRM Batchbook

CONCLUSÃO

A primeira etapa da incursão das empresas na mídia social é basicamente a presença e branding. Isto é ouvir, interagir e fazer um link com os clientes existentes e potenciais.
O próximo passo é organizar o esforço em mídias sociais em que a presença e a promoção sejam um gatilho para os processos internos de negócios integrados com redes sociais. Que através de fluxos de trabalho criados com o apoio de aplicações tecnológicas, tais como CRM Social, os contact centers interajam e não apenas via telefone, e-mail, chat ou SMS, mas também através de redes sociais onde os clientes são o momento mais social.
Sem dúvida, Social Media evolui e falamos sobre o conceito CRM Social para empresa em apoio a interação com os milhões de usuários existentes.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O MÉTODO AIDA APLICADO A WEB


Normalmente, quando falamos de funis, geralmente trabalhamos com o objetivo de otimizar um processo como um formulário de inscrição, o check-out de uma loja online, etc …, a fim de otimizar esse processo particular e aumentar a taxa de conversão.
Estes processos são geralmente otimizados separadamente, assim como landing pages, botões, imagens, mas é raro falar método AIDA para web, ou criar um funil global ou uma página web funil.
O método AIDA  no diz como otimizar campanhas de publicidade com base no ponto onde o cliente está em seu ciclo de compra: Atração, Interesse, Desejo e Ação (empurrão final, ou conversão), se falamos de web analytics .
Imagine que nós podemos exportar este modelo para o site, a propor que em vez de fazer um funil – que seria difícil para delinear já que é de complexa interpretação, dependendo do tipo de site ou produto a ser promovido – para analisar as fases separadamente, a fim de aumentar o volume de vendas ou conversões da web.
É ideal entende como a psicologia humana funciona na tomada de decisões (especialmente se for para comprar), e como escolher as palavras certas para maximizar seus resultados, se a venda, a assinatura de uma newsletter ou um retweet, é essencial para melhorar os resultados que você está começando agora.

COM O MODELO AIDA PODEMOS DELINEAR 4 SITUAÇÕES:

  • Ateção: novos usuários para o meu site. O primeiro passo para alcançar o nosso objetivo é chamar a atenção de nosso cliente potencial. Este passo é crucial para o cliente seguir o processo de vendas.  Mas não podemos usar qualquer coisa para chamar a atenção, deve ser algo relevante relacionado com o produto ou serviço que você quer vender. Esse é o estágio da impressão. Ou seja, quando um usuário do Google faz uma pesquisa, ele se depara com vários resultados, orgânicos (marcados em verde) e pagos (marcados em vermelho).
  • Interesse: evolução do kpi infoducto (informações sobre o produto). Neste segundo passo é onde nós temos o interesse de potenciais clientes para o seu produto ou serviço. Normalmente o que fazemos aqui é para explicar os benefícios do produto, em vez de focar nas características técnicas ou funcionalidade.
  • Desejo: porcentagem de usuários que retornam antes de um determinado período para o site e visitam a página de um produto ou serviço. No momento temos a atenção de nosso cliente potencial é quando temos de convencê-lo de que este produto ou serviço pode fazer a sua vida muito melhor.
  • Ação: conversões gráficas ou taxa de conversão com base no volume e tipos de conversões. Finalmente, não podemos esquecer de dizer ao cliente o que fazer exatamente para obter esse produto ou serviço.
Desta forma obtemos uma imagem clara de como estamos em cada fase, como estamos despertando o desejo para a taxa de conversão, e o mais importante, onde temos de começar a retocar o nosso site: no recrutamento, retenção de capacidade, despertar o desejo ou direito sobre a taxa de conversão. Alguns dos passos do método merece seu próprio funil como o último passo ou conversão.  Este é o epicentro do marketing, no qual todas as empresas giram ao redor. 

Fonte: Marketing Digital

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Refrigerante “Angry Birds” é o mais vendido na Finlândia



O refrigerante "Angry Birds” lançado na Finlândia já desbancou grandes marcas internacionais como Coca-Cola e Pepsi no país. A bebida, que  vem dentro de uma latinha decorada com os personagens dos games da série, contém uma mistura de suco de frutas e diversas vitaminas.

Segundo a Rovio, empresa desenvolvedora do game, a bebida tem fabricação sul-coreana pela companhia Erom, e foi fruto de uma parceria estabelecida com a produtora Rovio, exclusivamente para a Finlândia, país de origem dos Angry Birds.

A ideia é expandir a marca e lançar a bebida também em outros lugares do mundo, começando, em breve, na Nova Zelândia e Austrália. Será que demora a chegar no Brasil?

Criar uma Loja Virtual (e-commerce) ficou mais fácil e prático


Trabalhar por conta própria, podendo faturar produzindo ou revendendo produtos pela internet, tem suas vantagens: horário flexível, tempo extra para os familiares, não ter chefe. O aquecimento natural da economia nesta época pode tornar o período ideal para os varejistas virtuais de primeira viagem.

De acordo com a sócia do Tanlup, Natália Rosin, aproveitar as oportunidades é essencial para conseguir se diferenciar num mercado tão competitivo. A empresa oferece uma ferramenta de lojas virtuais e conta com mais de 20 mil lojinhas abertas debaixo de seu guarda-chuva. A executiva dá uma dica aos lojistas iniciantes: “Todo mundo adora comprar com desconto”.

Já Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil, explica que a grande variedade de produtos disponíveis ajuda a todos os vendedores no site de e-commerce. Segundo dados da própria empresa, há cada minuto são vendidos dois produtos no site.

O portal R7 produziu um infográfico com dicas confira:

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desconecte-se do Twitter e desligue o celular, por favor!



Um novo comportamento chamou a minha atenção nas últimas conferências que participei nos EUA. Talvez essa atitude chegue um dia ao Brasil.

Cada vez mais, mediadores de eventos e painelistas estão pedindo para que a plateia desligue os celulares e não fique tuitando durante as palestras. O mote “escute primeiro, escreva depois” ganha espaço.

É irônico isso acontecer. Os palestrantes e organizadores dos eventos eram, até então, os primeiros a incentivar que a audiência usasse “hashtags” específicas e publicasse tweets de forma frenética durante os painéis de uma conferência.

Motivos não faltam para essa nova atitude. O primeiro deles – entre pesquisadores americanos, o consenso cada vez mais comum é de que a ideia de multitarefa é um mito. Ao contrário dos computadores, nós, humanos, não temos a capacidade de executar diversas atividades simultaneamente. Na realidade, o que temos é a habilidade de mudar rapidamente de uma para outra atividade.

Logo, quanto mais rapidamente nos descolamos de uma atividade a outra (tuitar e prestar atenção no palestrante), pior será o nosso desempenho ao processar as informações, posto que o nosso esforço mental será maior.

O outro motivo é mais comportamental. Estar conectado tem múltiplas vantagens – acesso rápido a informações e pessoas. Entretanto, cada vez mais, estamos redescobrindo as vantagens de estar desconectado – maior capacidade de refletir por conta própria, de não pensar somente no presente (em tempo real) e de não se preocupar com a plateia que nos cerca na internet.

Algumas empresas americanas já promovem os chamados “períodos de desconexão“, momentos em que não é permitido enviar/checar emails nem se comunicar com o colega de baia por mensagens eletrônicas. A comunicação deve ser face a face.

Desconectar-se, em algum momento, é a nova ordem.


Até há algum tempo, um executivo que falasse que estava o tempo todo “estressado” e não tinha mais “tempo para a família e o lazer” era visto como um profissional produtivo, moderno, dedicado. Hoje a imagem é justamente contrária. O executivo que a todo momento está “estressado” é visto como uma pessoa com pouco equilíbrio, que não consegue se auto-organizar e dar devido valor e peso a diversos aspectos, como os da vida pessoal, familiar e profissional.

Acredito que o mesmo acontecerá com a pessoa que não consegue se desconectar e dar o devido valor às vantagens de estar desplugado. Como assim, você não consegue se desconectar? Não consegue administrar o tempo para você mesmo? A tecnologia manda em você?

Não acho ruim que tudo isso aconteça. Pelo contrário. É o sinal do começo de um novo comportamento em relação ao digital. Parece que depois de nos lambuzarmos com diversas tecnologias, estamos agora colocando algumas delas em seu devido lugar.

Instagram e suas aplicações nos negócios.



Fotografia significa desenhar com luz e contraste e, segundo a história, essa existe desde os anos 350 A.C. O que nasceu da simples ideia de se desenhar, hoje pode ser utilizado para retratar lugares, demonstrar momentos felizes e até para fazer negócios de diferentes formas.
Apesar de existir há muitos anos, por volta dos anos de 1960 eram feitas aproximadamente 3 bilhões de fotografias em todo o mundo. Já em 1997, com o lançamento da primeira câmera digital, as fotografias em todo mundo saltaram para aproximadamente 86 bilhões. E em 2011, com a proliferação dos smartphones, expansão das redes sociais e os aplicativos de fotos, já tínhamos mais de 380 bilhões de fotos em todo mundo.
A verdade é que hoje a imagem é base da interação nas redes sociais, seja elas online ou não. No Facebook, a timeline e outros recursos visuais estão utilizando mais imagens. Segundo o próprio Facebook, 70% de todas as suas interações realizadas pelos seus membros são relativas à foto.
O Instagram é uma rede social utilizada para a publicação de fotografia. Essa já possui mais de 50 milhões de usuários e o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários dessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Segundo os dados do Instagram Fatcs, as tags mais utilizadas pelo usuários em todo o mundo são #Iphoneography, #Cat, #Sky, #Dog, #Flower e #Food.
Essa rede social nos permite utilizá-la de diferentes modos para os negócios. Entre elas podemos destacar algumas:
A ampliação do alcance de uma marca
A Levi’s Brasil é um ótimo exemplo de como utilizar bem essa rede social. A Levi’s consegue utilizar a rede para realizar a curadoria de conteúdo (mostrando os bastidores de ações desenvolvidas, consumidores e produtos), e, consequentemente, fazendo com que sua marca seja vista mais vezes.
Outro case interessante que pode ser compartilhado nesse artigo é o da Starbucks. Com mais de 30 milhões de fãs no Facebook e com a fama de uma das marcas mais citadas no Twitter, a Starbukcs utiliza-se do Instagram para compartilhar com a tag #Starbucks as fotos de seus cafés nos mais diferentes estilos e ambientes. A marca rapidamente ultrapassou mil menções nessa rede social.
Engajar público
A norte-americana General Eletric criou a campanha de engajamento Instagrapher onde o conteúdo era gerado pelo consumidor.
A campanha tinha o objetivo interagir com os consumidores da marca, onde a pessoa fotografava algum produto GE que o inspirasse, publicava no Instagram com a tag #GEInspiredMe e se ficasse entre as mais votadas ela iria ao álbum no Facebook da marca, onde todos poderiam votar, e a partir daí esse estaria concorrendo a uma viagem ao Reino Unido no valor de $ 11,000.
Outras campanhas que também foram destaque no Instagram foram a da Ford, #Fiestagram, e da Nike, #MakeItCount, as duas tinham como base o conteúdo gerado pelos consumidores da marca.
Dicas para sua marca
Antes de qualquer coisa é necessário avaliar qual é o seu público-alvo. O Instagram é utilizado por jovens que utilizam outras redes sociais e estão atentos a tendências. Você já pensou em criar conteúdo nessa mídia voltado para esse público? Avalie essa questão e comece a traçar estratégias para engajar diferentes públicos, ou para atender um segmento específico. No que se refere a relacionamento, é preciso entender que em todo canal de interação é preciso estar preparado a dialogar nas mais diversas situações.
Assim como as outras empresas que já utilizam essa rede há mais tempo, é necessário criar uma identidade visual no Instagram. A marca precisa estar exposta, assim como uma descrição bem detalhada sobre o perfil da empresa que estará utilizando aquele canal.
O conteúdo é uma via de mão dupla. Pode ser produzido pela marca ou pelo o consumidor da marca.
Como vimos anteriormente, existem empresas que aproveitam a rede para postar imagens de bastidores, eventos e até de seus produtos. Entretanto, existem marcas que aproveitam o Instagram para desenvolver campanhas para dar maior visibilidade à marca. Em campanhas como da General Eletric, Ford e Nike, são utilizadas hashtag como meio de mensurar as ações desenvolvidas.
Monitorar é uma das partes mais importantes de todo o processo. Em ações onde o conteúdo é gerado pelo consumidor da marca, é imprescindível que haja um filtro do que está sendo enviado, pois senão o que era uma ótima ação pode se tornar uma catástrofe. A mensuração no Instagram é feita através das hashtag, assim uma vez que você coloca uma tag (#) em uma imagem, você possibilita que outras pessoas encontrem o que você postou.
Aproveite as várias funcionalidades dessa rede social que a cada dia está conseguindo mais usuários e aplique ao seu negócio, seja ele virtual ou do modelo tradicional. Quanto mais atento às tendências nós estamos, mais tempo permaneceremos no mercado.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Marketing Pessoal na Entrevista de Emprego

Tive o prazer de participar como palestrante do Ciclo de Palestras sobre Gestão Empresarial organizado pelos meus alunos do curso de Técnico em Administração, encerrei o evento falando sobre Marketing Pessoal na Entrevista de Emprego. Segue abaixo os slides do evento. Obrigado a todos os participantes.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Impressora da Toshiba apaga tinta de documento para reutilizar papel.


A Toshiba Tec apresentou uma nova impressora que apaga a tinta de documentos para serem reutilizados como folhas de papel em branco. Chamada “Loops”, a impressora é composta por duas máquinas: a primeira é uma fotocópia que usa toners com tinta removível. A segunda vem com um aquecedor que aplica calor no papel para limpá-lo.

Conforme a "ABC News", o sistema tem a capacidade de apagar 30 folhas por minuto, reduzindo a quantidade de papel utilizado em 80%, de acordo com um porta-voz da empresa, que é subsidiária da gigante de eletrônicos japonesa Toshiba. A máquina seleciona e elimina os papéis danificados depois da "reciclagem". Cada folha pode ser reutilizada até cinco vezes.

A Toshiba Tec espera lançar a impressora no mercado japonês em fevereiro por 1,41 milhões de ienes, ou mais de US$ 17 mil, conforme a “ABC News”. A máquina deve chegar ao mercado internacional em maio de 2013.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A evolução do Touchscreen


O touchscreen como conhecemos pode mudar. Isso graças à FingerSense, uma nova tecnologia que faz a tela sensível ao toque reconhecer não só as pontas dos dedos, como também as falanges, as unhas e outras partes de qualquer objeto.

A novidade foi desenvolvida por Chris Harrison, candidato à PhD na Universidade Carnegie Mellon (EUA), que conseguiu modificar seu Galaxy S3. No vídeo abaixo, o cientista mostra como a tecnologia pode ser utilizada também com canetas Stylus de duas pontas – uma para escrever e outra para apagar.

O smartphone consegue isso graças a um pequeno sensor de vibração instalado no aparelho e um software especial. Combinadas, as ferramentas conseguem identificar os diferentes tipos de som de cada parte de um objeto.

Harrison já criou a empresa Qeexo para produzir o sensor, mas, segundo ele, o principal fica por conta do programa.

“O grande problema com touchscreens hoje é que elas são muito simplistas se comparadas à capacidade de nossas mãos”, diz o desenvolvedor ao NewScientist. “Nós podemos fazer muito mais”, conclui.


FingerSense Overview | Qeexo.com from Qeexo on Vimeo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os erros mais comuns em e-mail marketing.



O email é uma das coisas mais básicas que as pessoas fazem na Internet e por isso, criar campanhas de e-mail marketing deve ser bastante trivial, certo? Errado!

É impressionante a quantidade de emails que recebo todos os dias, inclusive de empresas grandes, contendo erros básicos de e-mail marketing. Fizemos uma lista com os erros mais comuns para que sua empresa possa evitá-los. Segue abaixo:

Enviar apenas imagens como conteúdo
O problema de enviar apenas imagens como conteúdo é que boa parte dos serviços de email usam como padrão atual o bloqueio de imagens.  Exigir um passo a mais para a visualização da mensagem (clicar na autorização para exibir imagem) antes mesmo que as pessoas saibam qual é o conteúdo não vai ajudar em nada na conversão.

A solução é usar um código HTML e somente as imagens necessárias (sempre usando o atributo alt, que funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida).

Não escolher bem o assunto da mensagem e do remetente
Há quem diga que o mesmo tempo que se leva na produção de um texto deve ser gasto na elaboração do título. Com o excesso de informações a que temos sido submetidos, isso tende a se agravar cada vez mais.

Diariamente temos uma infinidade de posts, tweets e e-mails pra ler e precisamos fazer algum tipo de filtragem. Normalmente são os títulos (no caso dos emails, os assuntos) que servem de base para essa seleção. Se o assunto não for atrativo, mesmo que o conteúdo seja de extrema qualidade, dificilmente chegaremos até lá.

Vale se atentar também para o uso do nome do remetente da mensagem. Muitas empresas usam apenas “marketing”, “nao-responda” e outros tipos de nome que não agregam em nada. Se a pessoa que recebe já tem confiança na sua empresa, exibir o nome da empresa pode tornar a mensagem mais atrativa.

Escolher conteúdo irrelevante
Nosso último envio de e-mail marketing teve uma taxa de abertura de mais de 40% e dentre os que abriram, mais de 56% clicou no link que divulgamos. É um número consideravelmente acima da média da indústria. O motivo para nós é claro: conteúdo!

A base de assinantes poderá ser um ativo de grande importância para sua empresa, desde que bem trabalhada. O email oferece um contato mais profundo que as mídias sociais e pode ser muito útil no construção do relacionamento. Por isso, evite a auto promoção constante e pense em ser relevante para quem recebe.

Em casos de e-commerce, essa relevância pode ser ofertas extremamente personalizadas e baseadas no comportamento do leitor (caso da Amazon). Para empresas B2B, eBooks, artigos, estudos de caso e palestras costumam ser boas pedidas.

Não medir corretamente os resultados
Há quem credite o resultado de uma ação de email marketing às taxas de abertura. O primeiro erro é que a contagem da taxa de abertura é feita pelo carregamento de uma imagem, ou seja, se o usuário abriu o email mas não autorizou a exibição de imagens (como mencionada no primeiro item), as ferramentas consideram que o email não foi aberto. Logo, essa informação não é muito precisa.

O segundo erro é que sua empresa não sobrevive de pessoas lendo seu email. É preciso avaliar o quanto elas realmente realizaram a conversão na ação que sua empresa gostaria (baixar um eBook, realizar uma compra, se cadastrar para um palestra, etc).

Não construir uma base com opt-in (fazer spam)
Esse item já foi exaustivamente comentado por diversos veículos nos último anos e o sentimento é que houve uma melhora geral. No entanto, ainda há muito abuso e até um pouco de “burrice”.

O envio de spam não só é ineficaz, como também é ilegal. Além disso, se muitas pessoas marcam o seu email como SPAM, fica cada vez mais difícil chegar na caixa de entrada mesmo das pessoas que querem receber suas mensagem.

Para complementar, em tempos de mídias sociais, desagradar as pessoas que recebem o email pode trazer muito mais dano à marca do que benefício com a ação.

Ou seja, o e-mail marketing ainda é muito importante e deve ser utilizado, mas é imprescindível que se use uma base construida com opt-in e que o receptor tenha a opção de cancelar a assinatura a qualquer momento.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vai postar algo nas redes sociais? Então é melhor refletir um pouco

Anda postando um monte de coisas nas redes sociais sem a menor preocupação? Bom, outro dia rolou um aplicativo onde usuários do Facebook se tornavam vítimas de um maníaco perseguidor, no intuito de alertar a galera sobre questões de privacidade. Já teve vídeo questionando se você realmente tem privacidade nas redes sociais. Mas esse tema é muito delicado de ser debatido.

Motivos não faltam para você ser mais comportado nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, pode ser usado como ferramenta de personal branding, ou as redes sociais no geral podem ser usadas para fortalecer sua marca pessoal.

Agora, um novo vídeo tá rolando por aí e aborda mais uma vez esse tema. Na verdade o assunto é mais relacionado sobre fotos e o que a galera anda postando sem pensar nas redes sociais. Pensem antes, folks. Um erro, ou deslize, por menores que sejam, poderão acompanhá-los pelo resto da vida. Reflitam quando forem divulgar informações ou imagens tão pessoais. O Facebook não é seu. O Twitter não é seu. As redes sociais são vitrines transparentes das nossas vidas.

Confiram o vídeo:

Use o aplicativo GoToMeeting e crie reuniões virtuais




O GoToMeeting realiza reuniões virtuais, em vídeo conferência ou áudio, facilitando o encontro entre pessoas que estão em lugares diferentes. É possível, inclusive, acompanhar uma reunião e participar de chats separados com outros envolvidos, por exemplo.


Disponível para: iOS Android
Preço: Grátis

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Eu quero minha internet livre! #MarcoCivil



Se tudo der certo, o Marco Civil da Internet, projeto de lei que vai definir os direitos dos internautas brasileiros (ou seja: VOCÊ!), vai ser votado pela Câmara dos Deputados amanhã.
A votação do Marco Civil já foi adiada uma porção de vezes, inclusive na semana passada, por conta da falta de consenso em relação a dois pontos essenciais do projeto: a neutralidade da rede e os direitos autorais.
A nova versão do Marco Civil, cujos termos e ideias foi tão livremente discutido publica e colaborativamente durante meses, representa uma ameaça séria à sua liberdade de expressão.

A NEUTRALIDADE DA REDE
O maior entrave para a aprovação do Marco Civil da internet é a questão da neutralidade da rede, como disse o próprio Deputado Federal Alessandro Molon, relator do projeto na Câmara: “dela depende o futuro da internet no Brasil (…) e se nós vamos continuar tendo liberdade de escolha ou se são os nossos provedores de conexão que vão escolher por nós”.
Sabe quando você vai baixar alguma coisa e sua conexão, de repente, fica mega lenta? Então, a neutralidade da rede garante que isso não ocorra. A velocidade que você contratou tem que ser a mesma pra qualquer tipo de atividade que você queira fazer na internet, sem mais cobrança por isso.
Pra entender mais profundamente a questão, leia esse texto.


A QUESTÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Esse aqui talvez seja o ponto mais importante pro usuário comum: o uso de material com direito autoral. O artigo 15 do Marco Civil dizia “os provedores não podem ser responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários, a não ser que descumpram um pedido judicial de remoção”.
Dessa forma, por exemplo, o Youtube não precisa tirar do ar um vídeo considerado infrator (por ofensas ou “pirataria”), a não ser que por decisão judicial e depois de todas as possibilidades de defesa esgotadas. Assim, a tendência é que os conteúdos sejam mantidos, respeitando a liberdade de quem postou.
Porém, à pedido da Ministra da Cultura Marta Suplicy, foi incluída uma exceção para materiais protegidos por direitos autorais, alegando que essa questão será tratada no seu ministério. Ou seja, simplificando, se alguém achar que você está usando material “pirata”, pode tirar seu conteúdo do ar sem áviso prévio ou processo que o valha.
Clique aqui pra ler a última versão do Marco Civil.



QUER MANTER A SUA INTERNET LIVRE?
A nova votação do Marco Civil está marcada pra acontecer amanhã a tarde (dia 13 de novembro) e ainda dá tempo de alterar o texto que vai pra Câmara. A única pessoa que tem o poder de fazer isso nesse momento é o Deputado Alessandro Molon.
Se você quer continuar tento um ambiente livre pra falar o que quiser, postar, baixar, remixar, se expressar, trocar e navegar na internet sem qualquer tipo de censura, é só apertar o botão de “Tweet” ali no topo do post. O título desse post vai ser tuitado mencionando automaticamente a arroba do Deputado Alessandro Molon.
Quer garantir sua internet livre? Ajude apertando o botão “tweet” lá em cima! Toda forma de pressão é importante e você tem a chance de tentar mudar o projeto que vai decidir seu futuro aqui na interwebz.
O IDEC está com uma campanha pra que você envie automaticamente um email para os Deputados que estão na comissão do Marco Civil, clique aqui e expresse seu apoio.


PS – Se quiser, copie e cole esse post no seu blog, o importante é espalhar a mensagem. o/
PS 2  – Se quiser se aprofundar no assunto, abaixo estão alguns textos e matérias bacanas:

Demi Getschko, considerado o pai da internet, comenta o  Marco Civil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Civil_da_Internet
Marco Civil no Twitter: https://twitter.com/search?q=marco+civil&src=typd
http://blogs.estadao.com.br/link/em-busca-do-consenso/
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/58690/marco+civil+da+internet+entre+o+lobby+e+a+liberdade.shtml
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32349&sid=4
http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2012/11/08/sem-o-marco-civil-a-internet-e-vuneravel/
http://www2.camara.leg.br/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/429630-POLEMICA
http://cirojorge.com.br/2012/11/sobre-o-marco-civil-da-internet/
.tags: #ativismo #copyright #creditright #direitos autorais #liberdade#marco civil da internet #neutralidade da rede #nova lei da internet

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Facebook mudou o modelo de página de amizades atual.



Por meio da nova timeline, todas as interações entre dois perfis, como mensagens trocadas, vídeos compartilhados, fotos marcadas, eventos etc. serão exibidas dentro de uma linha do tempo. Até então, as páginas de amizade ainda utilizam o modo antigo de exibição do Facebook, sem foto de capa e baseado em uma única coluna.

Segundo o Facebook, a oferta das novas páginas será gradual. Desde ontem, alguns usuários já podem utilizar o novo recurso.

Lançada em outubro de 2010, a função “Ver amizade” permite acessar todas as interações entre dois contatos. Para acessá-la, basta ir até a página de uma pessoa, clicar na seta drop down exibida ao lado do ícone de mensagens, logo abaixo da foto de capa, e escolher Ver amizade.

O Facebook é a maior rede da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sua empresa ou seus clientes utilizam o Instagram ?



Nos últimos dois anos, 100 milhões de pessoas já descobriram as alegrias de filtragem de Instagram. (Provavelmente, você é um deles.) E enquanto Instagram é amado por nos permitir tirar e compartilhar nossas fotos pessoais, ele também começou a acumular uma sequência de marcas que estão aproveitando a plataforma visualmente atraente para chegar a novos públicos em criativas - e eficazes - maneiras.

Quando você começa a criar ou ampliar a sua presença no Instagram, o foco em criação de conteúdo do dia-a-dia convincente . Como em todas as suas plataformas de mídia social, certifique-se que você está postando frequentemente e com conteúdo que fala com o seu público.

E se você está pensando em lançar uma campanha, seja criativo! O mais inspirador é para que o seu público-alvo vai querer se envolver com a sua marca. E não se esqueça de incluir o que você está fazendo no Instagram através de suas outras plataformas de mídia social para que a sua comunidade sabe onde encontrá-lo - e os tipos de conteúdo divertido que pode esperar encontrar, uma vez que chegar lá.

10 coisas que todo profissional de comunicação deve fazer depois da faculdade



As dicas geralmente são apresentadas para empresas e como as mesmas podem agir no digimundo empresarial. Porém dessa vez os pontos levantados são direcionados para todos os alunos de comunicação que acabaram de se formar e ainda não conseguiram visualizar uma luz concreta ao final do túnel. São 10 dicas básicas que cabem para quase todos os ramos da comunicação. Todas são por experiência própria.

1. Crie um portfólio

Todos os trabalhos que você já produziu, seja em texto, vídeo, áudio, design, fotografia ou administração de eventos, em estágios ou particularmente, você deve enviar para um portfólio online. Por que online? Porque dessa maneira você será mais facilmente encontrado por empresas ou contratantes. Não precisa ser nada extremamente profissional, mas lembre-se: é interessantíssimo aliar bom conteúdo com boa aparência. No mundo dinâmico e 2.0 de hoje, não basta apenas ter um bom conteúdo ou uma boa apresentação, é preciso que a capa do livro e seu interior sejam ímpares.

2. Sempre atualize suas plataformas digitais

Você ainda não tem um blog? Bom, mesmo com esse grave erro cometido para um profissional de comunicação, nunca é tarde para começar. Um blog demonstra sua capacidade de construção de textos, seu bom senso de design e sua administração com algo que requer tempo e aplicação. Além dos blogs, existem centenas de milhares de plataformas para quem quer publicar os mais diversos tipos de trabalhos para expor ao mundo. Faça seu próprio cartão de visitas online!

3. Use seu network

Durante toda a faculdade você foi a vários eventos, congressos, palestras, seminários e apresentou diversos trabalhos, certo? Pois bem, com certeza você deve ter em casa um pilha gigantesca de cartões de visita desses profissionais. Agora é a hora de usá-los! Faça contato, peça informações e dicas de cursos e eventos para a continuação da sua carreira. Mas JAMAIS peça emprego. Isso queimaria seu filme por muito tempo!

4. Preocupe-se com sua imagem

Dependendo com o que você quer trabalhar ou onde, uma renovação em seu visual físico e intelectual é importante. Renove, também, seu guarda-roupa, com peças mais “sérias” e menos “universitárias”. Tente evitar ir a um encontro, mesmo informal, com camisetas do estilo “bebo até cair”, ou “peguei todas”. Lembre-se: você é um profissional de comunicação e se não sabe nem ao menos passar uma imagem para seus chefes, o que dirá para um público de massa.

5. Preocupe-se com sua reputação

JAMAIS deixe de ser você mesmo, mas NUNCA seja sempre o mesmo. Fotos em bebedeiras, posições obscenas ou pejorativas não são positivas nas empresas. Todos profissionais de comunicação estão expostos ao público, por isso qualquer deslize é o suficiente para derreter sua inicial carreira. E isso não é conversa fiada. Cerca de 70% das empresas (dados de 2011) já desclassificaram um candidato tendo como base seu comportamento nas redes sociais. Quer pagar para ver?

6. Use seus professores de forma positiva

Ligar somente nas datas de aniversário ou em promoções é um péssimo jeito de manter contato com seus mestres. Os professores sempre estão ligados e atualizados quanto ao mercado de trabalho. Procure-os para dúvidas, dicas e indicações de cursos e mestrados. Mantenha uma amizade, se possível, e não somente um contato profissional. Falo isso por experiência própria. Muitas portas que já me foram abertas, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, foram graças ao meus contatos de amizade com antigos e atuais professores.

7. Sempre tenha sonhos

Não importa se você quer trabalhar em uma grande corporação, em uma grande agência de comunicação ou abrir seu negócio de mídia. Sonhe sempre e, principalmente, vá atrás dos seus objetivos! Não se deixe intimidar com problemas, complicações, relacionamentos amorosos, condições financeiras ou físicas ruins. Lembre-se: ambição é um sonho sadio que você tem e deve correr atrás. Ganância é uma vontade incontrolável que você tem de adquirir algo, muitas vezes impulsionada pela inveja. Saiba diferir um do outro!

8. Tenha sempre um plano B provisório

Sejamos francos: o mercado dos meios de comunicação está saturado com tantos profissionais, tantas universidades vagabundas que projetam profissionais baratos e, logicamente, vem sofrendo os impactos da revolução digital. Não desanime! Sempre tenha uma condição extra, um plano B para continuar em frente até conseguir seus objetivos. Não importa a faculdade que você cursou, o que vale é a capacidade de renovação frente aos problemas impostos.

9. Jamais deixe de estudar

Após a faculdade muitos se acomodam, achando que com um diploma já conseguirão algo. Bom, todos devem saber que diploma já não enche barriga de ninguém. Faça pós-graduação, de preferência na sua área e em outra. Especialize-se em diversos pontos, nunca em só um. Faça mestrado, doutorado, cursos extras, aprenda línguas, mantenha-se antenado às mudanças da sua profissão. A quantidade de cursos online e gratuitos de universidade renomadas mundialmente é enorme. Isso ajuda a você enxergar diferentes cenários com diferentes olhares. Não seja um profissional limitado!

10. Produza frenética e compulsivamente

Produza o tempo todo. Escreva artigos, artigos científicos, textos, resenhas, faça vídeos, entrevistas, ilustrações, peças, desenhe, crie, faça! Jamais deixe de produzir. Ouse o tempo todo. Vá de encontro aos temas propostos na sua profissão e desafie-os para um pensamento diferenciado! Quando você tiver várias coisas publicadas, volte ao passo 1 e as inclua em seu portfólio, agora profissional e sempre online. Isso é um ótimo exercícios para desenvolver novas habilidades e, quem sabe, descobrir novas vocações que você nem ao menos cogitava possuir.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como ser eficiente no seu trabalho?




Quer virar o funcionário do mês na firma? Equilibre disciplina, concentração e um tantinho de lazer, siga as dicas abaixo:

Um problema por vez

Pular de uma tarefa para outra a toda hora compromete a produtividade, porque as interrupções fazem você perder, em média, 25 minutos até se concentrar novamente. O dado é de uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos EUA. Resolva um problema antes de passar a outro.

90 minutos

O nível de atenção de uma pessoa dura cerca de 90 minutos. Nem adianta tentar se concentrar em algo por mais que isso. O cérebro precisa de uma pausa - 10 minutos são suficientes. Tome um cafezinho, veja um vídeo no YouTube, bata um papo com os colegas. Aí, sim, volte ao trabalho.

Organize-se
A bagunça que você deixa no escritório custa caro - até 45 minutos do seu dia. É o tempo que chegamos a gastar à procura de papéis, e-mails, dados que não lembramos onde estão, de acordo com pesquisa da consultoria FranklinCovey Brasil. Organização e faxina na mesa resolvem o problema.

Agilize o lazer
Você vive nas redes sociais? Use programas como HootSuite e Yoono, que juntam várias em uma só tela. Isso dispensa o abre e fecha de janelas. Checar toda hora o e-mail pessoal também atrapalha. O site AwayFind faz isso por você: avisa por Twitter ou SMS se chegar uma mensagem urgente.

Trabalhe de casa
Trocar o escritório pelo lar pode aumentar a produtividade em até 30%, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Nessa conta entram o tempo que se ganha deixando de ir ao escritório, o trabalho em horários mais flexíveis e a redução do estresse.

Não dispense o cafezinho
Café melhora a memória, potencializa a concentração e reduz o número de erros cometidos. É a conclusão de uma pesquisa feita pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Só não abuse - consumo de café em excesso pode gerar problemas como dor de cabeça e insônia.
Fonte: Revista SuperInteressante

Pesquisa mostra que crianças expõem muito a vida pessoal nas redes sociais



Crianças e adolescentes se divertem embaixo do bloco em um condomínio fechado de classe média alta da capital federal. É o anúncio da chegada do fim de semana. Entre as velhas brincadeiras, futebol e polícia e ladrão são algumas das preferidas. Mas, além de se divertirem como na época dos pais, a turma entre 9 e 13 anos tem outra mania: as redes sociais.

“Pelo menos, uma vez por dia, acesso [o Facebook] para conversar com meus amigos, jogar e compartilhar links com imagens de quadrinhos ou gravuras engraçadas”, diz Guilherme Lima, de 11 anos.

A professora Fabíola Neves, mãe dele, diz que está sempre de olho no que o filho faz na rede. “Com o consentimento dele, tenho as senhas de conta de e-mail e redes socais e sempre vejo com quem ele conversa e que tipo de conteúdo acessa", conta. Porém, admite que não é possível monitorá-lo por 24 horas. “Não sei que conteúdos ele acessa quando não está em casa [na escola ou na casa de amigos], mas acredito que sejam sempre os mesmos. Se ele já tivesse visto algo inadequado ou tivesse em contato com estranhos, eu saberia pelo comportamento”, garante.

As meninas da mesma faixa etária adoram combinar os encontros pelas redes sociais. Nas rodinhas, equipadas com seus smartphones e iPods, elas postam mensagens nas redes em que contam o local onde estão e o que estão fazendo, o famoso check in, assim como fotos pessoais, de celebridades ou de roupas e esmaltes em alta no mundo da moda. “Gosto de compartilhar e curtir o que minhas amigas postam e de saber o que elas estão fazendo”, diz Luísa Neves, de 13 anos.

A atividade online intensa das crianças e dos adolescentes preocupa os especialistas. “Você acaba deixando o que a gente chama de um rastro digital muito preciso ao informar com muito detalhe o seu cotidiano. Isso registrado na internet pode ser acessado por pessoas mal intencionadas”, alerta o psicólogo e diretor de prevenção da organização não governamnetal SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012, divulgada no mês passado pelo Comitê Gestor da Internet no país, mostra a exposição dos pequenos no mundo virtual. Os indicadores revelam que, no país, 70% das crianças e dos adolescentes entrevistados têm perfil próprio nas redes sociais. Entre os menores de 13 anos, 42% dos entrevistados (na faixa de 9 e 10 anos) e 71% (de 11 e 12 anos) já fazem uso delas. A idade mínima exigida para ter um perfil na internet é 13 anos. Porém, grande parte altera a idade para ficar conectado.

A pesquisa, que entre abril e julho deste ano ouviu 1.580 crianças e adolescentes e o mesmo número de pais em todas as regiões brasileiras, também constatou que a maioria desses jovens coloca em seu perfil foto que mostra claramente o rosto (86%), expõe o sobrenome (69%) e pode navegar nas redes sociais quando quiser, sem acompanhamento dos pais (63%).

Um indicador que chama a atenção é que 53% dos pais afirmaram não usar a internet. No entanto, 71% acharam que as crianças usam a rede com segurança. Porém, a pesquisa mostra que entre crianças de 9 e 10 anos, 6% já tiveram contato na internet com alguém que não conhecia pessoalmente, entre 11 e 16 anos, o percentual sobe para 26%.

“Isso é muito sério porque esses mesmos pais que estão dizendo que é pouco provável que seus filhos tenham algum tipo de situação de perigo na internet, não conhecem exatamente que situações de vulnerabilidade seus filhos podem passar nesse ambiente. Há uma certa sensação de segurança dos pais que não obrigatoriamente se confirma na experiência concreta dos seus filhos que, às vezes, tem experimentado alguns conteúdos que podem trazer algum tipo de dano”, acrescenta Rodrigo Nejm.

Na avaliação do psicólogo, a criança e o adolescente podem ter contato com conteúdo violento, pessoas estranhas e eventualmente até com criminosos. Apesar disso, ele destaca que mais importante é preparar esse público para lidar com situações de risco, que existem sempre, dentro e fora do ambiente virtual . “Quando a gente fala de conhecer novas pessoas, a gente tem que tomar cuidado para não fazer um pânico moral. É preciso olhar esses dados com cuidado, chamar a atenção para os perigos, mas também não é o caso de entrar em pânico e achar que a internet é superperigosa. Isso pode ser muito legal para questões de socialização”, explica.

A proteção dos pequenos é uma das atribuições da Polícia Federal (PF), mas não em todos os casos. “Para a PF investigar precisa haver a publicação ou a disponibilização de arquivos envolvendo pornografia infantil na internet, pois desse modo essa prática tem caráter transnacional. A rigor, quando o caso se restringe ao armazenamento desse tipo de material e ao abuso de crianças, quem assume é a Polícia Civil”, explica o delegado da PF Júlio César Fernandes, responsável pelo grupo especial de combate aos crimes de ódio e pornografia infantil na internet. O grupo, criado em 2003, recebe e analisa as denúncias. As investigações são feitas pelas delegacias de defesa institucional nas superintendências ou pelas delegacias descentralizadas.

Em entrevista à Agência Brasil, o delegado disse ainda que o perfil dos aliciadores é variado, sem faixa etária definida, mas a maioria é homem e solteiro. As principais investigações envolvendo pornografia infantil estão na região Centro-Sul do Brasil. “Ainda não sabemos se isso ocorre porque há um maior volume de casos ou porque lá as unidades estão mais especializadas. As unidades que têm mais volume também têm os responsáveis que estão há mais tempo à frente dessa área temática. Os trabalhos mais emblemáticos foram desenvolvidos pelas delegacias de defesa institucional do Paraná e do Rio Grande do Sul”, destaca.


Alguns cuidados nas redes sociais:

1) Pense bem nas informações que vai publicar em seu perfil;

2) Lembre-se de que as informações compartilhadas não ficam restritas somente a você e a seus amigos. Informações pessoais nas redes sociais se tornam públicas. O que é divulgado na rede di­ficilmente será removido depois;

3) Cuidado com estranhos;

4) Não compartilhe sua senha, nem mesmo com namorado (a). Ela pertence somente a você;

5) Evite dar endereços de lugares que frequenta, onde mora ou estuda. Muito cuidado com o check in;

6) Se tiver algo de íntimo para dizer a alguém e queira guardar segredo, use o telefone ou fale pessoalmente;

7) Sempre que criar uma senha faça com que ela seja forte – mesclando números, letras e outros caracteres.