sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dicas para Selfies caprichadas.



Experimente fazer uma busca pela hashtag #selfie no Instagram. Em maio, a pesquisa trazia 119.768.740 resultados, mais 9,5 milhões para #selfies e outros milhões e milhares para variações, como #selfisunday e #selftime.

Alguma dúvida que vivemos a era do autorretrato? Nenhuma. Se você é adepto, veja como aprimorar essa nova mania.

1. Pratique muito
Se você já gosta de tirar retratos talvez não precise ser lembrado disso, mas se não tem o
hábito e quer adquiri-lo, o Everyday ajuda. Você define um alerta diário, semanal ou mensal
para não se esquecer do selfie. Depois de um tempo, produz um vídeo bacana com a
sequência de fotos. Para iOS.

2. Use temporizador
Foto diante do espelho ou com o braço esticado em evidência? Nada disso. Use o temporizador
da câmera ou um app como o CamMe. Você só tem de levantar um pouco a mão para ativar a
câmera e depois fechá-la. O app aciona um timer de 3 segundos para que você se preparar
e tirar a foto. Para iOS

3. Varie o cenário
O ideal é variar o ambiente e, para deixar os selfies mais interessantes, fazer tomadas
inusitadas. Se seu celular é a prova d’água, pode ser um selfie dentro da piscina. E que tal
fazer seu retrato e registrar todo o entorno? O #Self 360 faz vídeos e MP4 em que você fica
parado e o cenário gira. Para iOS e Android.

4. Inclua os amigos
Mesmo antes de a Ellin DeGeneres popularizar o selfie em grupo ele já era comum entre amigos.
Nesses casos, um timer é fundamental. Como o iPhone não conta com o recurso, um app como
o Auto Cam resolve. Defina o disparo para 5,10, 15 ou 20 segundos depois de recurso ser
ativado.

5. Melhore a foto
Já que é para aparecer, que pelo menos se apareça bem. E o que não faltam nas lojas de
aplicativos são programas de aprimoramento de imagens. Baixe um capaz de corrigir luz,
contraste e exposição. Alguns apps também dão aquela embelezada na pele, como o InstaBeaty.

6. Seja discreto
Você está bem e o cenário é perfeito, mas não quer dar bandeira na hora de fazer o
autorretrato? Ligue o celular como quem não quer nada, abra o Silent Selfie Camera e
dispare a foto. Ninguém em volta vai ouvir o som da câmera. Do próprio app você pode
postar a imagem. Para Android.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Branding: Até onde vai o poder de sua marca?




Em Branding é importante não confundir marca com logotipo. O logotipo é a cereja do bolo, é a representação gráfica dos atributos que uma marca deseja passar. Olha que responsabilidade, um logotipo deve traduzir numa equação (que deve parecer simples, mas na verdade é muita complexa)
“símbolo + naming” o peso de uma corporação, organização, ideia, um objetivo, uma solução.

Mas por mais que se desenvolva um super logotipo, que acerte na mosca, que consiga resumir visualmente tudo que um negócio ou projeto represente, se a empresa ou o demandante do logo não tomar para si e segurar esse conceito, a marca se vai, se confunde em si mesma.

A marca precisa de cuidados para se manter e para se reconstruir permanentemente, sem perder,
porém, a sua essência.

É o logo que faz a marca ou é a marca que faz o logo?
Muitas empresas se enganam pensando que uma representação gráfica pode segurar sua marca, mas nenhum logotipo tem esse poder se a marca não for tratada com a devida dimensão. Uma marca se constrói com experiências, acima de tudo. E não apenas experiências de consumidores, mas de todos os públicos que se relacionem com ela:público interno, clientes, fornecedores, acionistas, investidores, parceiros…os chamados stakeholders.

O que acontece com uma empresa
que tem um mega logotipo, mas que disponibiliza produtos ou serviços de qualidade duvidosa? Ou que não valoriza seus funcionários? Ou que não respeita seus fornecedores? Ou que não cumpre com seu papel sustentável? Marca é reputação, e precisa de um trabalho árduo e contínuo para se perpetuar. Uma eficiente representação gráfica disso, de uma reputação consistente, certamente terá êxito e é, sem dúvida nenhuma, indispensável. Do contrário, pobre designer, se matando para entregar um logotipo incrível para uma marca aquém disso…verá seu trabalho indo por água a baixo, lamentavelmente.


Mark Zuckerberg mostra planos para as novidades no Facebook



Durante conversa com acionistas na terça-feira (29), o cofundador e presidente do Facebook
Mark Zuckerberg detalhou os planos da empresa para a próxima década. Ele separou as metas
em períodos de três, cinco e dez anos. Começou falando sobre o investimento em vídeos nativos,
que expandiu rapidamente o uso do formato, batendo o número de 1 bilhão de views por
dia.

Zuckerberg expressou também seu desejo em melhorar a experiência de publicidade para as
marcas, especialmente em smartphones e tablets. Segundo o empresário, o Facebook vai
investir em novas formas para melhorar o direcionamento de anúncios na rede social e a
medição das campanhas veiculadas.

"Atualmente, os anunciantes gastam 11% dos seus orçamentos de publicidade em plataformas
móveis, porque as ferramentas certas ainda não estão no lugar certo", disse a diretora de
operações da empresa Sheryl Sandberg, também durante a conversa.
Zuckerberg falou também sobre a importância de aplicações móveis como o Messenger – que,
segundo dados fornecidos durante a conversa, acelera 20% a resposta de mensagens – além
do WhatsApp e do Instagram, que continuam em sua curva agressiva de crescimento,
principalmente fora dos Estados Unidos.

Ao longo prazo, o Facebook espera construir a "próxima grande plataforma de computação" –
dando apenas algumas pistas dessa visão futurista. Zuckerberg acredita que ela poderá
envolver realidade aumentada e a Oculus, empresa fabricante dos óculos de realidade
virtual Rift, adquirida pelo Facebook no começo do ano. "Iremos nos preparar para o futuro
investindo agressivamente", garantiu Zuckerberg.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aprenda a gerenciar sua Página no Facebook



Saiba como tirar o melhor proveito dessa rede na hora de criar uma marca com valor. O Facebook continua sendo a rede social mais importante para construir uma marca na internet – outras ganham relevância e até oferecem novos formatos para interagir com consumidores, mas o produto de Mark Zuckerberg continua imbatível.

As boas práticas nessa rede são um assunto recorrente para quem trabalha nessa área, portanto, resolvi retomar o tema trazendo algumas sugestões levantadas pela empresa americana de e-mail marketing VerticalResponse.

Lembre-se que no mundo das mídias sociais não existe uma receita de sucesso. Teste todas as dicas abaixo e adapte-as para as necessidades da sua empresa.

1. Conteúdo
Acerto – Use a regra do 80/20: 80% das suas postagens têm de ter conteúdo interessante e social, que sejam relacionados ao mercado em que sua marca esteja inserida ou que provoquem engajamento. Os outros 20% devem ser conteúdo institucional e promocional da empresa.
Erro – Ficar apenas anunciando produtos e promoções fará seus fãs deixarem de curtir sua página rapidamente. É como se você fosse um canal de televisão que resolveu encher de comerciais o programa favorito da sua audiência.

2. Interação
Acerto – Responda às perguntas, críticas, problemas e comentários de seus fãs dentro de uma hora. Seus fãs estão ali para conversar com sua marca, então dê atenção a eles, mesmo que seja apenas para agradecer essas interações. Quanto a problemas, reconheça, desculpe-se publicamente e tente resolver tudo em um canal exclusivo. Aqui, porém, é preciso de uma análise cuidadosa. Em alguns casos, é melhor – ou necessário – resolver a crise publicamente.
Erro – Ignorar seus fãs ou apenas usá-los para divulgar sua marca. Uma página de uma empresa no Facebook precisa ser humana. Não interagir ou reconhecer seus clientes fará com que eles fiquem desapontados e até mesmo irritados.

3. Síntese
Acerto – Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento – curtidas, comentários, compartilhamentos – do que mensagens longas.
Erro – Toda foto e link precisam de uma contextualização, mas uma mensagem enorme pode levar seu fã a deixar de seguir suas postagens.

4. Criando uma base de fãs
Acerto – Tente criar sua comunidade organicamente, divulgando sua página no seu site e em outras redes.
Erro – Usar qualquer estratégia ou ferramenta que “compre” curtidas. No fim das contas o que importa não é apenas o número de fãs, mas de fãs ativos. Ou seja, fãs fakes não ajudarão a promover sua marca.

5. Comentários
Acerto – Faça postagens que estimulem a participação dos fãs, como mensagens com perguntas. Esse tipo de conteúdo tem 92% mais comentários do que outros. E sempre se lembre  de deixar a pergunta por último.
Erro – Faça comentários fakes na esperança de estimular seus fãs a fazerem o mesmo. O pior:  se alguém descobrir, esse fiasco de estratégia será uma grande mancha na reputação da sua empresa.

6. Atualização
Acerto – Análise sua página para descobrir quantas postagens podem ser feitas sem incomodar os seus fãs. Muitos sites indicam números determinados, mas isso varia muito de acordo com a empresa.
Erro – Faça atualizações indiscriminadamente até que seus fãs corram da sua página com medo de uma overdose de conteúdo.

Vem ai o Droid Ultra é um Moto X turbinado



A Motorola possui uma linha de celulares não muito conhecida para os brasileiros chamada Droid. Ela é uma exclusividade da Verizon nos Estados Unidos e nem sempre a empresa se esforça para levá-los para outros países. Neste ano, porém, é bastante provável que vejamos o seu lançamento por aqui (embora com outro nome) com um possível anúncio marcado para evento no dia 5 de novembro, em São Paulo.

O Droid Turbo, novo modelo da linha já está nas mãos da imprensa internacional, que já liberou as primeiras impressões, que são bastante positivas até o momento. Coletamos algumas opiniões para resumir o que esperar do aparelho.
É impossível não compará-lo com o Moto X. Em vários quesitos, ele é praticamente literalmente o Moto X com uma superbateria de 3900 mAh (que supostamente dura dois dias), com tela com resolução quad HD e uma câmera melhorada, como nota o The Next Web.

Contudo, o Verge aponta que, apesar da resolução melhorada, o display não se sai muito bem em ambientes externos com muita claridade, dificultando um pouco a leitura em situações semelhantes.

Diferente do Moto X, no entanto, os botões de navegação são capacitivos, parte do hardware, semelhante ao que acontece no Galaxy S5, e não uma parte do software incorporado diretamente na tela do aparelho.

Sobre software, o The Next Web também cita que “felizmente” o aparelho é basicamente Android puro com alguns aplicativos extras e recursos adicionais, como faz o Moto X. As modificações são pontuais, como ativar a câmera com um movimento duplo do pulso, notificações na tela de bloqueio, e outros recursos que já são conhecidos do outro aparelho da Motorola.

A diferença para o Moto X também está na câmera, de 21 megapixels, embora nenhum dos sites tenha entrado em detalhes se todos estes pixels a mais fazem alguma diferença na qualidade das imagens, ou se apenas afeta o seu tamanho. Historicamente, os produtos da Motorola não são os melhores quando o assunto é fotografia.

Sobre visual, o The Verge cita que infelizmente o design não é tão atraente como o Moto X, e o usuário poderá escolher entre dois materiais diferentes na traseira: ou nylon balístico, com uma textura que se sobressai mais, ou fibra de vidro metálica. A página ressalta que o primeiro material é bastante confortável e uma experiência bem diferente do que é segurar um aparelho de metal ou plástico tradicional.

Infelizmente, seu principal recurso, a bateria capaz de durar 48 horas, ainda precisa ser testado durante o período prometido pela Motorola. Como o aparelho foi lançado nesta terça-feira, ninguém pode atestar ainda se o modelo realmente cumpre o prometido.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

10 dicas para otimizar anúncio com imagens no Facebook.



Imagens nunca foram tão importantes no mundo das mídias sociais quanto agora. Ainda mais quando se fala em publicidade social. Quando você está investindo em propaganda em social media e à espera de um retorno sobre o investimento, é fundamental usar sempre suas melhores imagens para poder envolver seu público.

Por isso, reunimos uma lista com 10 dicas para ajudar você a escolher imagens que vão cativar
sua audiência e ainda criar incríveis anúncios de mídia social.

1. Escolha imagens simples e diferentes
Com os diferentes tamanhos de anúncios disponíveis no Facebook, e com o número crescente de usuários que acessam a plataforma na web ou pelo celular, é importante selecionar imagens que vão se sobressair, mesmo em um tamanho pequeno. Isso significa escolher imagens simples, porém com cores brilhantes ou marcantes. Também é bom se concentrar em apenas um assunto, ao invés de escolher uma imagem que tem muita coisa acontecendo.


2. Use palavras abstratas
Quer você tenha uma imagem específica em mente ou não, muitas vezes você pode usar  palavras-chave gerais para ajudar a melhorar a sua pesquisa por imagens. Quando você clicar em “Procurar Imagens” na ferramenta de criação de anúncios do Facebook, você terá acesso a uma biblioteca com mais de 30 milhões de imagens da Shutterstock. Usando termos amplos, palavras-chave abstratas como "amor", "emoção" ou "força", você poderá encontrar novas imagens que transmitam emoção e se relacionem com a sua mensagem, sem ser demasiado literal.

3. Tente inspirar
Ao selecionar imagens para mídia social, tente transmitir sempre uma mensagem positiva e inspiradora para que seu público enxergue como o mundo pode ser maravilhoso com o seu
produto ou serviço. A imagem escolhida por você vai dizer muito sobre o seu produto, portanto certifique-se de escolher algo bonito que vai de encontro às aspirações fundamentais da sua audiência.

4. Selecione imagens que funcionem em diversos formatos
É importante escolher imagens com bastante flexibilidade em relação ao tamanho e layout, já
que os anúncios do Facebook são exibidos em diferentes formatos e plataformas. Isso significa
que os elementos mais importantes de uma composição devem sempre estar no centro da
imagem – caso contrário, ela ficará cortada em alguns formatos.


5. Seja criativo
Do mesmo jeito que um cheiro ou gosto podem ser marcantes em um primeiro momento, mas
desaparecer depois de um tempo, algumas pessoas podem ficar insensíveis a determinada
imagem quando vista diversas vezes. Por isso, escolha novas imagens para manter seus
anúncios sempre “fresquinhos”. Seu objetivo é fazer com que seu público continue a notar seus
posts no New Feeds. Ou seja, mudar o “look and feel” das suas campanhas vai ajudar a dar
destaque ao seu produto/serviço – além de garantir que seu audiência não se canse de ver
suas campanhas. Isso também lhe dá a oportunidade de testar diferentes imagens para encontrar o estilo criativo que funciona melhor para seu público.

6. Escolha imagens consistentes e anunciáveis
Ao escolher uma imagem para sua campanha no Facebook, não pense em criar apenas um
anúncio; pense sempre em elaborar vários anúncios como parte de uma campanha. À medida que você for trocando as imagens dos seus ads, haverá uma consistência no “look and feel” de todos os seus anúncios. Isso não significa que você precisa usar sempre os mesmos objetos em suas imagens, mas leve sempre em consideração a luz, esquema de cores e temas das fotos selecionadas, para que
elas possam ser facilmente trocadas durante toda campanha. Ao escolher um conjunto de
imagens “anunciáveis”, tenha certeza de que elas vão evocar uma mensagem consistente,
mesmo que dure semanas ou meses.

7. Use imagens que reflitam a personalidade da sua marca
Cada marca tem sua personalidade. Algumas empresas são mais informais, outras mais
sérias. Certifique-se em saber qual a personalidade exata da sua marca e, em seguida, escolha imagens que transmitam essa característica ao seu público. Por exemplo, se sua marca for mais artística, você pode optar por fotos em preto e branco com uma iluminação dramática, como abaixo.
Se sua marca for mais voltada para família, escolha fotos fofas de crianças, ou casais.
Ou ainda, se sua marca for mais informal, adicione um pouco de diversão a seus anúncios.

8. Personalize a imaginação do seu público
Às vezes, é impossível agradar a todos. Nem toda imagem ou texto vai refletir o desejo de
cada cliente. Por isso a importância de saber exatamente seu target, e porque devemos
sempre levar isso em consideração na hora de investir em uma campanha. Se o seu público-
alvo estiver presente em diferentes setores ao redor do mundo, talvez não faça sentido tentar
alcançar todos com a mesma mensagem e/ou imagem. Tente usar imagens locais ou
específicas e só depois tente alcançar esse grupo específico de pessoas.

Por exemplo, se você sabe que seu produto/serviço tende a ser interessante para clientes
que gostam de música, direcione seus anúncios para esse público, com base nesse interesse,
selecionando uma imagem de um show, um guitarrista ou até de uma menina com seu fone
de ouvido.

9. Conte uma história coesa
Não escolha imagens para sua campanha só porque elas são bonitas. Ao contrário, opte por
imagens que funcionem bem com seu texto e complementam seu link ou mensagem “call to
action.” Todas as peças devem se encaixar para contar direitinho a história da sua marca,
produto ou post.

10. Teste, teste e continue testando
Só porque um anúncio parece bom para a sua equipe, isso nem sempre significa que sua
audiência vai gostar. É por isso que é importante testar continuamente, alterando seu texto,
imagens e mensagens “call to action.” Depois de todos os testes, você pode revisar seus
resultados e usar dados do “Facebook Insights” ao longo do caminho.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Infográfico: Tendências de cores



A maior fornecedora de imagens digitais e musicas do mundo elaborou um estudo sobre tendências das cores mais procuradas e utilizadas nesse ano . A pesquisa foi feita nos seguintes mercados: Brasil , Reino Unido, Alemanha e EUA . E o resultado foi montado no infográfico abaixo :


Envie arquivos pesados de uma forma muito fácil com o Binfer.




Excelente iniciativa para quem precisa enviar arquivos mais pesados por email. Muito simples de usar, é como enviar uma mensagem de texto simples. Vale ressaltar que o Binfer não armazena o arquivo em nenhum lugar, por isso você precisa continuar conectado até que todo o conteúdo seja transferido. Ele adota o protocolo peer-to-peer.

Os serviços de email normalmente possuem uma limitação no tamanho do arquivo que pode ser mandado anexado em uma mensagem e isso realmente se torna um problema quando precisamos enviar algum documento que tenha um tamanho grande, principalmente se a transferência é urgente e a internet é o único meio acessível para o envio.

Para ajudar você a enviar arquivos em tamanhos maiores através do email, o Binfer chegou com uma proposta muito interessante. Ele permite a você enviar qualquer tipo de documento maior do que 2 GB, além de possibilitar pausar e continuar o envio, mandar vários arquivos ao mesmo tempo e criar uma linha de comunicação segura entre o emitente e o receptor.

Vale ressaltar que o Binfer não é um serviço de armazenamento de arquivos e ele não guarda o seu documento em nenhum lugar. Por esse motivo, para que o arquivo seja enviado com sucesso para o destinatário, é imprescindível que você continue conectado à internet até que todo o conteúdo seja transferido.

Faça o download em http://www.superdownloads.com.br/download/20/binfer/


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O que é Cloud Computing?

Grandes empresas já fazem uso, mas esse serviço torna-se mais viável, inclusive, para os pequenos empresários trazerem de forma mais barata a tecnologia de armazenamento, licenças de softwares e segurança da informação.

Esta ferramenta permite a concentração de todos os serviços de internet , serviços de e-mail, servidores, tudo em ambiente altamente seguro e com pagamento mensal, de acordo com a quantidade de serviços virtuais contratados. As informações ficam em ambientes chamados de Data Center enquanto o empresário cuida do seu negócio .

Saiba mais sobre em www.locaweb.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Facebook: Pesquisa mostra que brasileiros são os mais engajados com marcas.



Um estudo realizado pelo Facebook em parceria com o Instituto Ipsos revelou que os brasileiros são os latino-americanos com maior volume de engajamento com personalidades, celebridades e marcas através da rede social.

Entre os brasileiros entrevistados na pesquisa, 67% declararam ser influenciados por marcas ou por ações de amigos no Facebook, 44% dizem curtir uma marca ou empresa na rede social e 41% leem conteúdos customizados pelas marcas, destaca a pesquisa. Os mexicanos aparecem na 2ª posição em número de interações com marcas, seguidos pelos chilenos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Inbox é lançado pelo Google.

O Google anunciou nesta quarta-feira um novo aplicativo de e-mail chamado ‘Inbox ’. Mas ao contrário do que parece não se trata de um app do Gmail repaginado.

O app Inbox seria uma mistura de serviços como o Google Now e o Mailbox e traz uma nova organização para os e-mails com lembretes, agrupamento de mensagens similares, destaque para conteúdos importantes, tudo funcionando de forma nativa em celulares e computadores.

A premissa do app é simples: em vez de apenas entregar a tradicional lista de e-mails, o Inbox oferece mais informações sobre a mensagem para que o usuário não precise checar todas.

As mensagens são exibidas em estilo similar aos cards do Google Now, trazendo detalhes sobre os conteúdos como horário de voos, rastreamento de compras feitas online e fotos.

O aplicativo também cria grupos para as mensagens, desta forma, em vez de reunir todos os conteúdos em categorias e abas como o Gmail, o usuário pode visualizar os
agrupamentos em uma única linha.
O usuário também pode “apagar” uma mensagem da caixa de entrada e programá-la para reaparecer em determinada data e hora ou por geolocalização. Além disso, os lembretes adicionados ao Inbox também aparecerão no Google Now.

No entanto, para utilizar o Inbox será necessário receber um convite ou solicitar um ao Google (basta ter uma conta do Gmail e enviar uma mensagem para o endereço:
inbox@google.com ).

O serviço é gratuito e estará disponível para web (apenas no Chrome), iOS 7 ou superior e Android 4.1 ou superior. Versões para tablets e outros navegadores estão em desenvolvimento, segundo o Google.

Mesmo com o lançamento do Inbox, o Google não pretende que o mesmo substitua o Gmail.

Ambos utilizam os mesmos dados do usuário e todas as ações são sincronizadas entre os programas.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

WhatsApp - 7 dicas e macetes



Existem alguns truques do WhatsApp que poucas pessoas conhecem, mas que podem mudar (e muito!) a forma como você usa o aplicativo de mensagens instantâneas. Abaixo contamos alguns macetes incríveis que você precisa conhecer.

1. Setinhas de envio de mensagem – Uma das dúvidas mais comuns é sobre o significado das setinhas que aparecem quando você envia uma mensagem, mas é bem simples entender. Quando aparece apenas uma setinha, significa que a sua mensagem foi enviada ao servidor, ou, falando mais claramente, que ela saiu da sua ‘caixa de saída’. Duas setinhas significam que ela foi entregue ao WhatsApp do seu contato. Mas ela ser entregue não significa, necessariamente, que seu contato leu sua mensagem, apenas que ela já foi recebida. Isso vale para conversas individuais, as mensagens enviadas em grupos só exibem uma setinha, sempre.

2. Truque para não mostrar última vez que você visualizou – Se você não tem a versão do WhatsApp que permite esconder essa mensagem, há um macete que pode ser eficiente se você não quiser que alguém descubra que você abriu o WhatsApp. Basta desligar o acesso à internet e, depois, abrir o app. Assim, você poderá ler as mensagens que já recebeu sem se conectar ao aplicativo. Depois de ler, feche e ligue a internet de novo.

3. Horários na lista de contatos – Aqueles horários exibidos ao lado dos grupos ou amigos na lista de contatos indicam o horário da última mensagem recebida ou enviada naquela conversa.

4. Áudios recebidos – Já pagou algum mico no meio da rua por abrir um áudio? Ou já deixou de ouvir alguma coisa que recebeu por estar sem fone de ouvido? Existe um jeito simples de resolver esses problemas: dê play no áudio e coloque o celular no ouvido. Esse movimento fará com que o som seja transmitido direto no seu ouvido, como se fosse uma ligação.

5. Atalho para conversas – Se você fala muito com alguém durante o dia inteiro, é possível criar um atalho direto para essa pessoa na sua ‘página inicial’ do celular. Para isso, abra a conversa e, em seguida, o menu de opções desse contato ou grupo. Haverá a opção “Adicionar atalho à conversa”. Clique nela e, pronto, o ícone foi criado.

6. Salvar foto de contato - Sabia que você consegue salvar a foto de perfil dos seus contatos? Nos celulares Android: abra a conversa, clique sobre o nome da pessoa e, em seguida, sobre a foto dela; quando a foto for exibida em tamanho maior, clique no botão de compartilhar logo acima e escolha ‘Salvar foto na galeria’. Se seu celular for iOs: faça o mesmo procedimento até a foto aparecer expandida e, em seguida, clique no ícone de download abaixo da imagem.

7. O que acontece quando bloqueio alguém no WhatsApp? – Dúvida pertinente! Vamos aos fatos: as mensagens que a pessoa te enviar não serão recebidas e, para ela, será mostrada apenas uma setinha de envio; ela não enxerga ‘última visualização’ e nem se você estiver online; se você mudar sua foto, não será atualizado para o contato bloqueado; você não consegue enviar mensagens. Vale a informação: quando você desbloquear, não receberá as mensagens que a pessoa te enviou quando estava bloqueada.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Marketing: Como fazer uma análise de mercado.


O tema de hoje é algo que assombra muitos empreendedores, mas que no final é essencial para quem está pensando em lançar um novo produto: a análise de mercado.

Afinal, qual o significado de uma análise de mercado?
A análise serve para você chegar a duas, e apenas duas, conclusões.

1. O que os seus clientes querem? 
Não importa muito se você acha o produto genial, lindo e maravilhoso, você precisa saber o que seu potencial cliente acha. Se você está querendo lançar um produto já existente, descubra o que as pessoas gostam nele e copie ou faça melhor do que o já existente. Descubra os problemas enfrentados pelos clientes e evite que sua versão tenha esse problema.

2. O que os seus concorrentes oferecem?
Lembre-se que se você acha que não terá competição há algo errado. Mesmo sendo um produto totalmente novo, ele precisa satisfazer uma necessidade já existente. Imagine que você era um vendedor de celulares na antiguidade, sua concorrência seriam os treinadores de pombos-correio. Baseado no que os clientes querem, analise como você está em relação aos concorrentes. Aqui vale muito a criatividade para pensar em como superá-los.

Na prática, existem 2 formas de conseguir essas informações.

Pesquisa de gabinete: Procurar informações em internet, jornais, etc. pode ser uma boa possibilidade, mas dificilmente te dará ideias muito específicas. Recomendo essas fontes apenas para dar uma noção do potencial de mercado, as informações mais úteis virão na pesquisa de campo.

Pesquisa de campo: Em algum momento será necessário perguntar diretamente ao cliente o que ele quer, reuniões presenciais são a melhor opção. Cara-de-pau e um bom papo farão muita diferença. Afinal de contas, as pessoas são ocupadas, não é fácil pedir para elas pararem suas vidas por um tempo só para te passar informações. Também nunca se esqueça da ética no processo.

Logicamente dependendo do tipo de negócio as informações serão obtidas de formas diferentes, mas no final não são as planilhas, relatórios, estudos, etc. que importam, são as conclusões criativas sobre como satisfazer o cliente de uma forma melhor do que ele é satisfeito hoje em dia.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Modelo de Currículo atual.

Muitas pessoas me perguntam como fazer um Currículo, e a revista Exame.com disponibilizou um modelo perfeito para o mercado de trabalho atual. Confira abaixo.

Android 5 Lolipop é lançado pelo Google.



Após muitos rumores sobre os possíveis nomes para o Android L, o Google anunciou o nome da próxima versão da plataforma, bem como uma nova linha de dispositivos Nexus. O novo sistema Android 5.0 Lollipop chegará embarcado em três novos dispositivos da família Nexus : o smartphone Nexus 6 (fabricado pela Motorola), o tablet Nexus 9 (da HTC) e um set-top box Nexus Player para streaming de media.

O Google afirma que também irá liberar nas próximas semanas o Android 5.0 para os dispositivos Nexus 5, Nexus 7, Nexus 10 e aparelhos Google Play Edition.

Novidades - As principais mudanças no Android Lollipop têm relação com melhorias visuais e
mudanças na interface de usuário, as quais o Google chama de “Material Design.
A plataforma traz novas e mais fluídas animações, design mais minimalista e uma nova paleta de cores, menu multitarefas reformulado e novas formas de interagir com comandos de voz.

Algumas dessas mudanças do “Material Design” já foram incorporadas pelo Google em recentes atualizações de seus próprios aplicativos como o Google+ e o Hangouts — estas mudanças foram pensadas, segundo o Google, para unificar o visual do software e manter a mesma experiência de uso entre diferentes dispositivos.

O Android Lollipop traz também novos controles de notificações para limitar os alertas durante
reuniões, por exemplo, um novo modo de economia de bateria que pode suprir até 90
minutos a mais de vida útil entre as recargas, múltiplos perfis de contas de usuário, modo de
uso para convidados e novos métodos de segurança para conexões Bluetooth.
Além das mudanças no visual, o Android Lollipop traz 5.000 novas APIs para desenvolvedores e
permitirá que todas as novidades da plataforma trabalhem de forma conjunta entre diferentes
dispositivos — segundo o Google, músicas, fotos, aplicativos e pesquisas recentes poderão ser
sincronizados entre diferentes dispositivos.

Para o Google o lançamento do Android 5.0 Lollipop marca uma grande mudança visual para
o sistema — a mais significativa desde o anúncio do Android 4.0 Ice Cream Sandwich em 2011 — e
reforça o crescimento da plataforma Android para além de smartphones e tablets.
Os primeiros aparelhos com o sistema Android 5.0 Lollipop embarcado, o Nexus 9 e o Nexus 6,
entrarão em pré-venda no dia 29 de outubro com entrega prevista para meados de novembro
nos Estados Unidos. Não há detalhes ainda sobre a disponibilidade e compatibilidade da plataforma para outros aparelhos.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cientistas criam bateria que recarrega em 3 minutos


Uma bateria que demora cerca de três minutos para ser recarregada é a mais nova invenção de cientistas da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura. Um artigo sobre a nova tecnologia foi divulgado na última edição da publicação de ciência Advanced Materials. Os pesquisadores Cheng Xiaodong, Deng Jiyang e Tang Yuxin assinam o trabalho.

Segundo eles, a bateria consegue recuperar 70% de sua carga total numa recarga de dois minutos. Outra vantagem da bateria seria sua vida útil de 20 anos. As baterias usadas atualmente duram de dois a três anos.
"Nós podemos agora reduzir drasticamente a quantidade de resíduos tóxicos gerados pelas baterias usadas, já que nossas baterias duram 10 vezes mais tempo do que as atuais", afirmou Xiaodong em nota publicada no site da NTU.

Como funciona
Em baterias normais, o polo negativo é revestido com grafite. Na bateria criada na NTU, esse material é substituído por nanotubos de dióxido de titânio com diâmetro milhares de vezes menor que o de um fio de cabelo.

O dióxido de titânio é abundante na natureza e barato. Ele acelera as reações químicas que acontecem na bateria - permitindo assim uma recarga mais rápida.
A expectativa do cientistas é que a nova bateria chegue ao mercado dentro de dois anos. Entre as principais utilidades previstas para ela, está o uso em carros elétricos.

"Carros elétricos vão poder aumentar dramaticamente sua autonomia, com apenas cinco minutos de recarga", afirmou Xiaodong.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

App OffTime lhe ajuda como uma secretária.

Um dos mais difíceis processos de se obrigar a ficar off-line é a sensação de que você está  perdendo alguma coisa. Para tentar amenizar essa ansiedade de ficar por dentro de tudo o tempo todo, já classificada por especialistas como FOMO, ‘Fear of Missing Out’ (medo de ficar por fora, em tradução livre, surge o app Offtime.

Feito para Android, ele funciona como uma secretária moderna, bloqueando ligações, mensagens e notificações de aplicativos por um determinado período de tempo, enviando avisos de que você não está disponível no momento e criando um log que pode ser conferido mais tarde, para compreender quem tentou entrar em contato com você.

Apesar de ser uma interessante proposta, o que mais chama a atenção é o modelo de negócios da startup berlinense: eles querem fechar negócio com empresas, personalizando o aplicativo para sugerir um melhor modelo de equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. A intenção é que se a iniciativa ‘vier de cima’,
a partir de decisões da alta hierarquia das empresas, será mais fácil obter um estilo de
vida mais equilibrada para os funcionários.

O Offtime está disponível gratuitamente para Android.
https://play.google.com/store/apps/details?id=co.offtime.kit&referrer=utm_source=offtimeco

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Microsoft lança teclado para relógio inteligente reconhecer escrita à mão


Relógios inteligentes que entendem a caligrafia humana para transformar números e letras rabiscadas em mensagens instantâneas e textos. A Microsoft lançou um sistema de “teclado analógico” para os relógios conectados do Google para fazer exatamente isso.

O “teclado analógico” roda no sistema Android Wear, uma adaptação do sistema operacional que funciona em smartphones para os chamados “computadores vestíveis”, como o relógio Moto 360.


O intuito da Microsoft é tornar a digitação em telas pequenas uma ação menos traumática e desconfortável. Ele suporta telas com resolução de 320 x 320 pixels (Samsung Gear Live) e 320 x 290 (Moto 360). “Conforme as telas sensíveis ao toque se tornam menores, teclados mais leves está se tornando mais difíceis de usar”, informa a Microsoft, citando que uma tela de 1,6 polegadas comporta apenas teclados com 10 botões. Enquanto os relógios da Samsung já são vendidos no Brasil, os da Motorola ainda não estão à disposição, apesar de já terem tido sua comercialização autorizada.

“Reconhecimento de voz pode ser uma alternativa viável, mas, infelizmente, falar com o seu relógio não é sempre apropriado ou mesmo possível (ambientes barulhentos”, afirma a Microsoft. “Com o projeto do “teclado analógico” nós estamos explorando o reconhecimento da escrita à mão para a inserção de texto em telas sensíveis ao toque pequenas”, informa.
A Microsoft não diz que a ideia é inédita, já que o relógio Casio AT-550, de 1984, trazia um teclado pequeno com letras. “Mas hoje –30 anos após o Casio AT-550— conforme os relógios inteligentes estão ganhando popularidade, nós pensamos que é tempo de revisitar a ideia”, diz a Microsoft.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Guia Gestão Otimizada



Foi-se o tempo em que se fidelizava um cliente dando brindes, mandando cartões de Natal e aniversário, fazendo promoções do tipo “leve duas pague uma”. Não existe, atualmente, outra maneira de fidelizar clientes senão oferecendo um serviço realmente de qualidade, com logística eficiente, atendimento ágil, comunicação acessível, entrega em tempo hábil (no caso de e-commerce) e segurança e facilidade nas transações de pagamento. E a qualidade destes serviços depende, em primeira instância, da eficiência da gestão de sua empresa.

E você, sabe dizer se sua gestão te ajuda ou atrapalha na fidelização de clientes?
Preparamos um guia rápido para te mostrar como uma gestão otimizada pode jogar a favor da sua empresa, veja abaixo!

Gestão de vendas
É preciso, em primeiro lugar, sistematizar todo o processo que envolva a venda. Não há espaço aqui para amadorismo. É preciso ter de maneira organizada e acessível todos os possíveis e-mails
recebidos do cliente (no caso do e-commerce), bem como seu pedido de compra e, claro, um histórico dos pedidos de cada cliente. Isso te ajudar a conhecer o perfil de consumo do cliente , sem o qual é impossível implementar um atendimento personalizado.

Assim como os pedidos, é preciso sistematizar todas as compras feitas com fornecedores, controlar pagamentos e recebimentos e, claro, ter ao alcance todos os orçamentos já enviados. Como
isso te ajuda a fidelizar? Simples: se você sabe o que comprou e quanto pagou, é mais capaz de precificar de forma justa, e clientes gostam disso. Se você não tem uma estratégia de precificação realista,
está sim perdendo clientes para a concorrência. Outro fato: nada é mais chato para um cliente de e-commerce do que pagar (seja por depósito, seja por boleto) e não receber seu produto. Se você não for capaz de gerir todos os recebimentos de maneira eficaz, está sujeito a isso, e, claro, perderá clientes.

Aliás, você é capaz de emitir boletos? Se não é, corra para resolver isso, afinal, oferecer opções variadas de pagamento é essencial para fidelizar clientes.


Gestão de Estoque
Uma boa gestão de estoque permite que você tenha condições controlar os investimentos da sua empresa de forma mais inteligente, pois evita compras desnecessárias e de última hora e te dá maior poder de precificação. Como? Bom, digamos que você descobriu “de repente” que tem apenas algumas unidades de
um determinado produto em seu estoque. Nesse caso, o mais prudente é correr atrás dos fornecedores para repor o quanto antes o produto. E o problema é justamente esse, afinal você PRECISA do produto e vai pagar o preço que for.

Uma compra ruim pode te obrigar a subir preços, e definitivamente clientes não gostam disso.
Para o e-commerce, a gestão de estoque é também muito importante, afinal seu cliente não ficará nada feliz ao receber a notícia de que o produto comprado não está disponível e o valor pago será dado
a ele em forma de crédito. Sim, é preciso gerir o estoque cuidadosamente, controlando cada produto que entra, quando e por quanto entrou e, claro, cada produto que sai do estoque.


Gestão Fiscal
A gestão fiscal sem dúvida é um dos pontos que merece grande dedicação dos empresários, sejam eles donos de lojas físicas ou de e-commerce. Primeiro, por que é preciso “andar na linha” com FISCO
para ter um negócio realmente sustentável. Segundo, por que os clientes estão cada vez mais preocupados quanto à idoneidade fiscal dos estabelecimentos escolhidos para suas compras, já que a Nota Fiscal é sua única garantia legal da aquisição do produto ou serviço.

Sua empresa emite notas fiscais estaduais e eletrônicas? Se a resposta é sim, ponto pra você! Clientes se sentem mais seguros comprando em locais que emitem Notas, e o contrário também é verdade.
Considere a possibilidade de integrar sua empresa com um bom sistema de gestão, isso torna tudo mais fácil!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Use o Fring para ligar grátis



Fring é um aplicativo gratuito para Android e iOS em que você pode fazer ligações gratuitas para
telefones celulares e fixos. É possível fazer chamadas para uma pessoa ou para um grupo. A conversa pode virar uma conferência, já que é possível reunir até quatro pessoas na linha.

Com o programa, além de economizar o valor que seria pago para fazer as chamadas, você tem algumas vantagens sobre as ligações convencionais. Uma delas é a citada acima: chamada para mais de uma pessoa
simultaneamente. A outra é que você também pode realizar chamadas por vídeos, assim como
no Skype, e ainda entrar em chats ao vivo.

Mais duas opções deixam o app tão avançado quanto a tecnologia de comunicação usada nos
telefones hoje: você pode enviar mensagens de texto e, ainda, usar o wi-fi, 3G ou 4G para se
comunicar sem pagar nada. Tudo isso em um aplicativo só.

Na interface do software, há quatro opções. Um botão para fazer chamadas por vídeo (o primeiro à esquerda), outro para adicionar contatos, o terceiro para regular o volume das chamadas e o último para fazer ligações para fixo ou celulares.
Para fazer uma chamada, basta acionar um dos ícones na tela, responsável por realizar a
ligação. Logo aparecerá uma imagem do contato para o qual você está ligando (caso você tenha
cadastrado uma foto no seu celular ou iPad).

Durante a chamada, o aplicativo mostra a duração da ligação e um botão para finalizar o
telefonema. Fring também oferece uma página para você exibir o seu perfil e também para visualizar o
perfil dos seus contatos que também usam o aplicativo para se comunicar. Nessa interface,
há opção para ver seu histórico de ligações, sua agenda, seu perfil e os seus contatos.

Aproveite para baixar fring e ligue grátis para seus amigos!

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fring


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Confira o editor de vídeos Lightworks


Você já pensou que muito do sucesso de um filme depende da sua edição? E muito do sucesso da edição vem, além do talento do profissional, do software utilizado para montar o filme.

Assista ao tutorial do programa: https://www.youtube.com/watch?v=SK4ogYgnm4I



Lightworks é um editor de vídeos usado por profissionais, com recursos avançados e inúmeras possibilidades, indicado para quem precisa de bons resultados sem pagar caro por isso.


Faça o download em: http://www.baixaki.com.br/download/lightworks.htm

O Lightworks pode parecer complicado e diferente à primeira vista, porém é preciso paciência e treino para entendê-lo e dominar os seus métodos de edição. Existem vários tutoriais online, tanto em vídeo quanto escritos, e o próprio site do desenvolvedor traz uma página de suporte, com um fórum no qual usuários mais experientes respondem a perguntas dos iniciantes.

Registro e download
Para fazer o download do software, é preciso fazer um registro no site do desenvolvedor. Isso é necessário para que eles conheçam melhor o seu público e saibam como aprimorar o software. No formulário, existem perguntas pessoais e técnicas, como quais outros softwares de edição você já usou anteriormente e com qual finalidade você os usa. Não é difícil fazer o registro e ele não custa nada.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conquiste novos clientes com Social Media



Novas contas são a energia vital de qualquer agência e adquirir esses clientes se tornou uma tarefa complexa nos últimos anos. Clientes estão mais exigentes, a competição é diversa e acirrada e agências de todos os tipos foram forçadas e evoluir e adaptarem-se às constantes mudanças do mercado de trabalho.

Rick Liebling, diretor de marketing da Unmetric, enumera cinco passos que podem ser decisivos
para agências conquistarem clientes, diretor de marketing global da Unmetric, companhia de analytics.

Uma área em particular se tornou um campo de batalha: a mídia social. Agências de publicidade
tradicionais, agências de RP e digitais podem batalhar pela conta de redes sociais de uma
marca. A BIA/Kelsey projeta que a receita de publicidade de social media atingirá US$ 15
bilhões em 2018.

Como as agências provam seu valor e conhecimento na área quando surgem oportunidades? Que informações podem compartilhar com um possível cliente para ajudar a distingui-las das demais agências?
Confira cinco maneiras práticas para conquistar novos clientes:

1) Segmentação de possíveis clientes
A marcas querem saber o desempenho de seus esforços de social marketing em relação aos
concorrentes. Para executivos de agências responsáveis por novos negócios, acessar esse
tipo de informação pode ajudar as marcas a identificarem o que estão fazendo de certo ou
errado. Trazer isso para clientes em potencial pode pelo menos garantir uma reunião com
eles.

A partir do entendimento de questões fundamentais enfrentadas por determinadas
áreas, de viagem e tecnologia a comida e bebida, você pode entregar insights importantes
com os dados certos, em vez de apenas apresentar uma visão geral de métricas que já
são conhecidas pelos clientes.

2. Entenda os movimentos da marca na social media
Uma vez que o target foi identificado, a análise dados de social media pode ser utilizada para
entender melhor os atuais esforços de uma marca nesse ambiente. Do Facebook ao Twitter
e Pinterest, marcas tem uma variedade de plataformas para explorar, e é provável que não
estejam otimizando esses movimentos.

Mostrar a um possível cliente até onde podem chegar – e reconhece onde estão apresentando
um bom desempenho (e por quê) pode resultar em uma boa conversa e ainda dá a
oportunidade de demonstrar seu conhecimento.


3. Inteligência competitiva
Analytics podem mostrar quais concorrentes estão saindo na frente com engajamento – e
que tipo de engajamento está atrelado a determinado tipo de conteúdo. Entender as
forças e fraquezas, os sucessos e as falhas da competitividade do cliente é um catalisador para
identificar uma área criativa única.

Dados sobre o histórico – o que players fizeram durante o Super Bowl nesse e nos anos
anteriores – também podem ser analisados.

Quais são as tendências de cada ano e como os concorrentes mudaram suas estratégias e táticas
com passar do tempo é o tipo de inteligência exigida no atual cenário competitivo.

4. Estudos de caso
O estudo de caso é uma parte real e comprovada do discurso da agência. Com
analytics third-party independentes, você pode mostrar claramente como seu trabalho com
outros clientes dá certo.

Vá além das “métricas banais” tão frequentemente utilizadas em estudos de caso,
como “A campanha gerou mais de 10 mil likes” e mostre como você amarrou engajamento de
social media a objetivos de negócio. Destaque o que impulsionou mais comentários para um
cliente que procura interações mais significativas. Ou sinalize trabalhos que geraram
uma quantidade impressionante de shares em uma campanha criada para disseminar uma
mensagem para uma audiência grande.

5. Eficiências da conta
Agências precisam ser eficientes com seus recursos. Há uma série de plataformas e ferramentas de social media para ouvir, publicar e verificar que são verdadeiras economizadoras de tempo. Embora ferramentas para ouvir sejam importantes para entender a voz do consumidor, uma ferramenta que permita a
visualização do cenário por inteiro oferece um aprofundamento na compreensão da
performance por parte das agências.

Explicar para um possível cliente que o uso da plataforma permitirá que a agência analise
dados e crie relatórios em 45 minutos em vez de quatro horas é fazer negócios de forma
inteligente.

Independentemente da agência em que você trabalha, projetos de social media têm o
potencial de abrir portas para novos clientes e novos lucros. Da mesma forma, a habilidade de
analisar e alavancar dados de social media podem ser uma parte valiosa das inciativas de
seu novo cliente.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Site ajuda eleitor na análise de candidatos.

Neste domingo (05) todos os eleitores brasileiros estão convidados para escolher seus candidatos que governarão o país nos próximos anos. Talvez você já tenha escolhido seus políticos mas, visto que estamos na era da tecnologia, onde podemos obter informações com muita
facilidade, por que não utilizar isso a favor dos eleitores?

O site www.supervoto.com promete ajudar os usuários a
escolher de forma racional seus candidatos aos cargos de deputado estadual, deputado federal,
senador, governador e presidente. Inspirado no jogo de cartas Super Trunfo, a página reúne informações diversas sobre os candidatos de
forma estatística, mostrando os processos movidos contra eles, suas atuações como políticos, privilégios obtidos, assiduidade em
cumprir seus compromissos públicos, entre outros.

Para quem é fã de cartas, o Supervoto é bastante divertido, sem deixar de ser informativo. Seu design é simples e intuitivo, trazendo dados disponíveis em sites como o.Vote na Web e o Ranking Políticos , que concentram dados baseados na mídia e fontes
oficiais.

Em julho desse ano, profissionais de
comunicação de Brasília e São Paulo se reuniram para trabalhar na criação do Supervoto. O
desenvolvimento do projeto, sem fins lucrativos, foi feito sem apoio de qualquer empresa. Com
um posicionamento bastante neutro, o Supervoto se baseia em dados, fatos e números,
tornando-se uma ferramenta bastante atraente para aqueles que ainda estão em dúvida e
precisam comparar candidatos.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia do Vendedor


Hoje é dia do cara que paga as suas contas.

Hoje é dia do cara responsável por você ter um emprego.

Hoje é dia do cara que arruma trabalho para você quando o seu dia está chato.

Hoje é dia do cara mais invejado da empresa.

Hoje é dia do cara que faz barulho na empresa.

Hoje é dia do cara que mais ganha dinheiro na empresa.

Hoje é dia do cara que inferniza todos os departamentos da empresa.

Hoje é dia do cara que um dia será presidente da empresa.

Hoje é dia do cara que forma a TROPA DE ELITE da empresa.

Hoje é Dia do Vendedor.

Cliente é importante, produto é importante, tecnologia é importante, propaganda é importante, preço é importante, mas VENDAS é mais importante do que tudo isso junto.

Nada, mais nada acontece em uma empresa até que uma venda seja feita.

O VENDEDOR é a peça mais importante da engrenagem do Capitalismo com C maísculo.

Quando o VENDEDOR vende o produto certo para o cliente certo nas condições certas, a empresa consegue lucrar o suficiente para reinvestir nos negócios e continuar a crescer; quando o VENDEDOR faz a coisa certa, o cliente consegue se diferenciar de maneira a igualmente crescer, e gerar novos empregos e ajudar os seus clientes.

Fonte: http://www.bizrevolution.com.br/

5 dicas para seu Plano de Negócios



Muita gente acredita que para abrir um negócio basta ter uma boa ideia e começar a execução o mais rápido possível. Errado. Os especialistas são categóricos em relação à importância do planejamento para o sucesso da empreitada.

Em geral, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios. Ele vai reunir informações essenciais para a gestão da empresa, como marketing e finanças, e pode ajudar – muito – na hora de tomar decisões importantes sobre o futuro do negócio.

Os empreendedores costumam buscar uma consultoria ou modelos prontos na hora de fazer o business plan. Mais do que isso, é preciso ter clareza de propósito e conhecer bem o mercado. Veja a seguir cinco dicas para não errar na elaboração do documento.

Comece a tirar sua ideia do papel 
Escrever tudo que considera importante sobre a empresa, o ramo e os produtos é o primeiro passo para o plano de negócios. Mesmo antes de iniciar a elaboração do documento, reúna ideias que podem ser uteis no dia a dia. Isso ajuda a conhecer melhor sua atuação no mercado até mesmo na hora de vender projetos aos clientes. Concorrentes e requisitos para entrar em operação fazem parte deste exercício, que já dá um sinal da viabilidade da empresa.

Fique atento ao "timing"
Negócios muito inovadores podem não esperar o plano de negócios. Se você está em um mercado extremamente competitivo ou não pode perder nenhum segundo para colocar a ideia em prática, conheça bem o seu modelo de negócio para que nada dê errado. Ele pode fazer com que a empresa sobreviva e amadureça para a hora certa de começar a fazer o business plan. Para não perder o timing, determine qual a diferença entre o seu modelo e o seu plano de negócios.

Coloque a mão na massa
Não deixe a responsabilidade do plano de negócios nas mãos de um consultor ou funcionário. A participação do dono é essencial para que o documento seja mais próximo da realidade. Na hora de uma mudança de rumo, por exemplo, o proprietário que conhece bem seu plano sabe por qual caminho seguir. Por isso, colabore na elaboração e também em eventuais mudanças que acontecem com a empresa já em operação.

Tenha uma cultura de planejamento
Não adianta ter o plano de negócios como um engessamento da empresa. Tudo que está lá pode e até deve mudar com o tempo. Mas, para não se perder, é bom criar na equipe uma cultura de planejamento. Para isso, dê um passo de cada vez, defina prazos e acompanhe de perto todos os planos feitos para o seu negócio.

Prepare-se para vender sua ideia
O plano de negócios pode ser útil não apenas para definir a empresa e suas estratégias. Na hora de buscar crédito, por exemplo, muitos bancos exigem ver também o seu planejamento. Por isso, mantenha-o bem atualizado. Assim, você estará pronto inclusive para atrair investidores usando o plano de negócios.