Não tem como falar sobre Ecommerce sem colocar em pauta as redes sociais como: Facebook, Instagram e Twitter. Especialmente quando se trata de um negócio B2C (Business to Consumer, ou melhor: Empresa para Consumidor), estabelecer uma relação de confiança e proximidade.
A importância das redes sociais para o seu negócio
As redes sociais são fundamentais para o funcionamento saudável de qualquer negócio. É através delas que se tem um melhor relacionamento com seus clientes, produzindo conteúdo e interagindo de diversas formas.
Tornando a sua empresa visível nas redes sociais e atingindo potenciais clientes, o resultado é um maior número de vendas. Trata-se de uma consequência natural, uma vez que o público online já está acostumado em ser impactado por anúncios e até concretizar uma compra através das redes sociais.
Com conteúdos impulsionados, você vai atingir milhares de pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço. E isso de uma forma simples, rápida e segmentada, já que a maioria das redes sociais permite personalizar o público a ser atingido conforme sua localização, idade e preferências.
Porém, para isso acontecer, você precisa entender como é a experiência dos seus clientes nas principais redes sociais do Brasil.
Redes sociais de relacionamento
Facebook: é a rede mais acessada do mundo e muito eficiente em interação e geração de negócios por meio de informação. Nele, é importante focar na informação que vai oferecer ao usuário. Pense: qual mensagem relevante pode passar para seus clientes?
O interessante é que, além disso, o sistema de anúncios do Facebook (o Facebook Ads) usa as informações fornecidas pelo próprio usuário para mostrar conteúdos relevantes para ele, de modo que trabalhar com sua ferramenta de publicidade possibilita atingir o cliente potencial certo para você.
O mesmo funciona na análise de dados: ele te oferece informações sobre os usuários que se interessaram por sua empresa, ajudando na definição de um público-alvo ou segmentação de mercado.
Instagram: voltado especialmente para compartilhamento de fotos e vídeos, é uma rede de uso mais mobile (celular) do que desktop (computador). É aqui que deve investir em imagens de qualidade e apostar em vídeos curtos. É uma rede social ainda mais efetiva em segmentos mais focados no aspecto visual, como moda, gastronomia, mercado pet…
Também é um bom local para adicionar com pegada mais afetiva ao seu negócio. Por ser uma ferramenta do Facebook, as publicidades do Instagram usam a mesma tecnologia e são feitas pelo Facebook Ads.
Twitter: uma rede que promove debates e comentários sobre assuntos em destaque na mídia. É eficiente no envio de mensagens curtas e notificações sobre o que está acontecendo de novo na empresa.
Outra alternativa, dependendo do seu negócio, é dar ao Twitter uma cara mais leve, usando-o para falar ao vivo com o cliente e fazer brincadeiras, algo que funciona bem com públicos mais jovens.
Linkedin: especialmente se seu negócio é B2B, o Linkedin pode ser uma ideia interessante. Essa é a maior rede corporativa do mundo, o que promove um ambiente de networking favorável para empresas se conhecerem entre si e se tornarem conhecidas por usuários.
Use este espaço para mostrar o que faz, os valores da marca, metas que gostaria de compartilhar, artigos interessantes sobre o seu produto escritos por você…
Rede social de entretenimento
Youtube: caso sua empresa seja voltada em vender aulas de violão, por exemplo, usar vídeos é bom um método para mostrar suas habilidades e gerar tráfego para seu Ecommerce. O mais legal é que vídeo é fácil de assistir e costuma gerar bastante visualização, às vezes mais do que conteúdo em texto.
Além disso, as próprias visualizações geram retorno financeiro se seu canal for aprovado pelo Youtube como produtor de conteúdo. Confere só o do Ecommerce na Prática para ter umas ideias: Youtube Ecommerce na Prática.