Representa, muitas vezes, o verdadeiro caráter e a inteligência corporativa que um cidadão possui. Se no mundo off-line já não colava um comportamento primitivo, fugindo dos bons costumes, no mundo da web 2.0 então isso chega a ser patético do ponto de vista profissional. Abaixo listei 5 razões para que o usuário seja mais comportado nas redes sociais:
1. Rede social não é um espaço íntimo e pessoal
Você não é tão ingênuo de crer nessa lenda urbana, né? O Facebook já chega aos 600 milhões de usuários cadastrados e o Twitter é visto por tudo e todos. Defender-se de alguma acusação com o argumento de que sua rede social é particular e não empresarial é patético e hipócrita. Todos irão ler suas mensagens, mesmo se não foram seus “amigos”, pois se lembre de que um contato sempre é conectado a outro que é conectado a outro…
2. Se o seu amigo pode ver, o seu chefe também
Muito cuidado ao entrar em comunidades racistas, preconceituosas ou grupos que não são vistos com bons olhos pela sociedade. Além de ser uma atitude imoral da sua parte, isso pode pesar na hora de uma contratação, promoção ou até mesmo outro relacionamento profissional. Imagine-se o tempo todo sendo filmado por câmeras ocultas. É exatamente isso que as redes sociais são.
3. Comportamento nas redes sociais é, sim, assunto da empresa
Coloque-se nessa situação: você é responsável por uma agência com 20 funcionários. De repente, ao abrir sua conta pessoal do Twitter, você observa que o funcionário X se esqueceu de que a internet é livre e acessada por todos e tem postado mensagens degradantes sobre outras pessoas. As mensagens chegam a ser tão baixas que você procura interferir (pessoalmente, não virtualmente) antes que aquilo se torne um caso de polícia. O que o funcionário faz ou pensa sobre uma terceira pessoa (que a empresa nem mesmo conhece) não é assunto corporativo, mas passa a ser quando o tom das ações beira ação psicóticas.
4. Empresas verificam redes sociais durante a contratação
Você não é tão ingênuo para pensar que as empresas não irão olhar seus contatos nas redes sociais, não é mesmo? Ora, participar de fóruns e debates sobre temas relevantes, manter um relacionamento saudável com seus contatos, criar pontos de discussão sobre assuntos profissionais são sempre bem vistos pela empresa. Tudo aquilo que você dizia ser em uma entrevista off-line agora pode ser “mostrado” na web. Faça isso com moderação e bom senso que bons frutos resultarão.
5. Você deve ser enxergado e não apenas querer ficar se exibindo
Na internet tudo é tão democrático que, se você desejar ser um estúpido nas redes sociais, nada te impedirá. Entretanto, o mundo está cada vez mais conectado e ligado que você deveria pensar que, além das redes sociais proporcionarem entretenimento, diversão e estudos, ela pode te linkar com pontos profissionais. Isso não é uma dádiva, mas bom senso. Use a internet como uma vitrine para viver bem e crescer profissionalmente. Ou saia ofendendo todo mundo e continue sendo apenas mais um usuário que não compreendeu o poder dessas ferramentas fantásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário