quinta-feira, 4 de julho de 2013

Entenda os conceitos de Design


O que é o Logotipo ?

A expressão Logotipo refere-se ao nome da marca que é representado graficamente envolvendo tipografia e em alguns casos tipografias desenhadas especialmente para aquela marca/empresa. O logotipo é bastante valorizado nas empresas, pois se considera como uma assinatura das empresas que o utilizam para se identificar e se representar visualmente. O principal objetivo do logotipo é transmitir ao público o objetivo da empresa sem muito esforço, e a qualidade com que é feito torna a marca mais conhecida e valorizada.

O que é Logomarca ?

O termo Logomarca é um neologismo usado para designar o símbolo da marca. A Logomarca ela faz com que o consumidor lembre da marca apenas olhando o símbolo dela, como por exemplo, quando vemos o símbolo da Globo, só olhando o símbolo sabemos de qual emissora se trata, sem termos que ler o nome dela. A Logomarca é uma figura única para cada empresa tornando-a individual.

O que é Símbolo ?

O “símbolo” é um elemento que compõe a marca. Ele, que tem como principal função ajudar a identificar visualmente uma marca, pode ser abstrato ou figurativo e concretiza a marca para distingui-la das demais, tornando-a única e valorizada.

O que é Marca ?
A “marca” é uma representação simbólica que identifica uma empresa ou entidade, ela compõe o logotipo e/ou a logomarca e contribui para a valorização da empresa. Esse efeito visual procura alcançar algum aspecto que, quando visto, seja de associação imediata dos consumidores. Há uma relação muito grande entre consumidores e a marca e isso pode ser observado na lista à seguir:

Atributos: a marca tem o poder de trazer a mente certos atributos, como por exemplo, a qualidade, a confiança, a tradição, entre outros. Esses atributos chegam na lembrança do consumidor quando ele olha o símbolo da marca ou ouve falar da mesma.


Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emocionais, por exemplo, custo benefício, a satisfação do cliente, entre outros, que estão associados a marca e fazem o consumidor lembrar sempre dela.

Valores: a marca também transmite os valores da empresa.

Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura, por exemplo, MC Donald’s lembra muito a cultura Americana.

Personalidade: a marca pode projectar a personalidade do consumidor, os hábitos e costumes do mesmo.

Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que usa com mais frequência determinado produto, fazendo com que o público-alvo sempre lembre daquela marca, fazendo com que a marca vire tradição na vida do consumidor.

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