segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como conquistar mais seus fãs do Facebook?


No Facebook é lei. Se você analisou e decidiu entrar nas redes sociais, atualmente, administrar uma fanpage estará dentro da sua estratégia de comunicação de marketing digital, sem sombra de dúvida. Outras redes poderão agregar muito à marca, de acordo com o segmento em que sua PME atua, como o Twitter, oLinkedIn, o Instagram, o Pinterest e o Tumblr, por exemplo. Mas, por concentrar a maior parte dos usuários brasileiros que utilizam a internet, o Facebook é hoje a maior rede social em potencial para as empresas trabalharem sua comunicação com consumidores.
Segundo um levantamento da Social Bakers, dentre milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos, posts com fotos são os que mais engajam os fãs de uma página corporativa. Em agosto de 2012, 85% das postagens mais engajadoras eram fotos. Um ano depois, o estudo mostrou que não só as fotos se mantêm no pódio, mas são responsáveis por 93% da interação das fanpages. A pesquisa foi realizada com cinco mil páginas monitoradas pela Social Bakers.


Social-Bakers-pesquisa-Facebook

Diante do cenário, separamos algumas dicas para ajudar você, pequeno e médio empreendedor, a engajar mais seus fãs, otimizando suas chances de potenciais vendas e negócios. E o melhor: organicamente. Vamos lá?!
1) Poste mais fotos: nem precisava comentar esse item, né? Com o estudo confirmando a preferência dos internautas, inclua mais posts com fotos em seu cronograma de publicações, mesclando ainda com conteúdo, valor agregado, mercado, produtos, institucional e o que mais engloba o escopo do seu negócio.
2) Faça imagens próprias: ter uma identidade visual na fanpage faz toda a diferença frente aos concorrentes. Busque um profissional competente, como um designer freelancer, para ajudá-lo na tarefa. Mas, se a alternativa não for possível, utilize fotos de bancos de imagens gratuitos fugindo sempre daquelas fotos “mais do mesmo”. Fuce mais, procure mais, busque por palavras-chave.
festa-empresa-cotidiano-interacao3) Coloque fotos dos bastidores: se sua PME contém apenas uma unidade, tire fotos do cotidiano, de festas corporativas, de coisas legais e engraçadas que aconteçam no escritório e compartilhe com seus fãs. Se existem várias lojas, peça para os funcionários enviarem fotos do dia-a-dia, eventualmente. As pessoas gostam de saber como funcionam os bastidores. Atenção: lembre-se sempre de ser relevante, ok? Modere nesse tipo de publicação, que deve fazer parte do conteúdo da sua página e não se sobrepor ao que a sua marca quer comunicar.
4) Agradeça os fãs: interaja e planeje postagens de “obrigado”. Isso pode acontecer quando sua companhia atingir um determinado número de fãs, fizer aniversário ou a PME atingir uma determinada meta de carteira de clientes (nunca fale de metas com valores), por exemplo. Seja criativo! Use fotos que poderiam ser compartilhadas, aumentando seu engajamento. Um bom jeito de saber se a imagem é boa é se perguntar: eu compartilharia esse post de uma marca que gosto na minha própria timeline? A mesma dica de cima é válida: modere neste estilo de publicação para não parecer ‘chato’.
5) Seja cordial: posts de “bom dia”, “hoje é sexta-feira” e com conteúdo motivador podem ser uma opção para a sua fanpage estimular a interação. Fotos engraçadas e inspiradoras costumam dar bons resultados. Apenas lembre-se de não poluir sua timeline com apenas esse tipo de publicação; ele deve fazer parte de um cronograma de posts e não pode se sobressair à marca e o que você deseja e precisa comunicar.
 Uma dica valiosa é fazer um planejamento editorial semanal, por exemplo, onde a pessoa que administra a página corporativa tem um script de assuntos e conteúdo para ser publicado. Sua estratégia de comunicação e marketing será muito mais eficaz dessa forma. Além disso, atenção com a gramática e a autopromoção excessiva: as práticas são malvistas por usuários do Facebook.

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