quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Dicas para usar o Twitter como ferramenta de personal branding
Já publicamos dicas e listamos alguns motivos para você ser mais comportado nas redes sociais. E também não é – pelo menos não deveria ser – novidade para qualquer usuário que as redes sociais são excelentes ferramentas na construção de uma boa reputação profissional, gerenciando seu personal branding de forma eficiente. As redes sociais podem e devem ser trabalhas como mecanismos de personal branding, e o Twitter é um dos canais mais importantes. Então, aqui vão algumas dicas:
1. Siga profissionais de destaque da sua área
Use a rede social de microblogs para seguir profissionais de destaque na sua área de atuação profissional e sempre tente interagir com esses perfis. Descolar a atenção de um grande nome do seu segmento é importante, pois faz com que outros passem a olhá-lo de maneira diferenciada, algumas vezes o classificando como um usuário influente e de destaque. Nesse caso chamar a atenção é o objetivo.
Dica: seguir amigos e outros contatos também faz parte do ecossistema do Twitter, mas não deixe que isso interfira na sua vida profissional e nem em sua imagem.
2. Publique conteúdo relevante e interessante
Postar apenas comentários pessoais pode interessar a muita gente, mas não a todos e com certeza não interessa para o seu futuro recrutador. Procure publicar links sobre artigos, vídeos e até mesmo pesquisas acadêmicas que sejam pertinentes ao seu segmento. É óbvio que você não precisa fazer isso o tempo todo, pois assim o seu perfil terá mais uma cara empresarial do que pessoal, mas o bom senso deve ser pilar principal nesse quesito.
Dica: tente compartilhar um tipo de conteúdo que interessaria a você como profissional, e não apenas como um usuário comum.
3. Use o Twitter de forma profissional
Ganhar seguidores porque você só posta conteúdo de entretenimento ou porque usou scripts é muito fácil. O interessante aqui é ter uma conta de destaque porque tem um perfil com informações, links e tweets realmente bacanas, que acrescentam de alguma forma na vida dos usuários. Isso chama a atenção de sites, empregadores, empresas e profissionais que sempre estão na busca por novos talentos e parcerias para negócios.
Dica: use o Twitter como se o teu chefe ou futuro cliente sempre estivessem o observando. O que ele veria se entrasse agora no seu perfil?
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