Está começando uma loja virtual? Você precisa de duas coisas para começar: um site de eCommerce fácil de usar e fotografias deslumbrantes dos seus produtos. Por sorte, nós podemos ajudar com ambas!
O ideal seria ter um fotógrafo profissional para realizar essa mágica da forma mais correta possível. No entanto, se você trabalha com um orçamento apertado, ou se por um acaso você tem habilidade com uma câmera, definitivamente pode fazer você mesmo desde que primeiro leia as dicas a seguir.
1. Iluminação Correta
Luz natural é o melhor para qualquer tipo de foto e deve ser usada sempre que for possível. Geralmente, fotografar no início da tarde vai trazer os melhores resultados. O que importa não é apenas a quantidade de luz, mas também a sua uniformidade e distribuição.
Sombra dura vs. sombra suave – Uma sombra dura é criada quando o tamanho da fonte da luz é pequeno comparado ao tamanho do objeto. Ao contrário, a sombra suave é criada quando o tamanho da fonte da luz é maior que o objeto. Para o que você precisa, o melhor é visar na sombra suave, por isso fotografe perto de grandes janelas ou ao ar livre. Para evitar uma sombra dura use um difusor de flash. Você pode criar um difusor de flash adicionando ao flash da câmera uma fita branca ou um plástico branco. Desta forma a luz vai ser igualmente distribuída e de uma forma mais suave em todas as partes do objeto ao invés de ficar centralizada em um único ponto.
2. Branco Funciona – Também Conhecido Como Fundo Infinito
Frequentemente, em fotografia de produtos, usar um fundo claro e branco fica melhor já que assim cria-se um foco no próprio objeto. Temos a certeza que você já viu isto anteriormente e agora já sabe como se chama – ‘Fundo Infinito’. Isto permite aos fotógrafos tirar a foto de um produto contra um fundo infinito branco onde o horizonte não aparece ao fundo, apenas uma visão clara e agradável. Para criar um plano de fundo como este, coloque um pedaço de papel ou tecido branco e dobre para criar uma curva. O seu produto será o centro da foto e a única coisa que vai atrair a atenção de quem a olha.
3. Jogue Com os Ângulos
Quando for tirar fotografias procure os ângulos mais incomuns. Recomendamos brincar um pouco para conseguir uns closes e procurar pontos de vista exclusivos que possam contar toda uma história. Teste diversas opções, nunca se sabe qual o ângulo que acabará por mostrar a narrativa mais impressionante e atrativa. Tenha em mente que sua foto precisa refletir, com precisão, o tamanho, forma e qualidade de seus produtos para garantir a venda dos mesmos e a satisfação do seu cliente.
4. Estabilidade
Ao tirar uma foto, a mais pequena vibração ou movimento pode provocar uma imagem borrada devido ao movimento. Mais ainda, quanto mais perto você estiver do objeto, mais óbvio fica o borrão da imagem. Um tripé pode garantir a sua firmeza e a da câmera quando você tirar a foto. Mesmo um tripé barato vai fazer toda a diferença na nitidez de suas imagens. Você também pode usar o timer interno da câmera para minimizar a trepidação da câmera e maximizar a nitidez. Se você vai usar a câmera do seu smartphone, pense em encostá-lo num objeto bem firme para minimizar o movimento.
5. Noção de Escala
Alguns produtos talvez não sejam facilmente reconhecidos pelos visitantes. É aqui que pode ser muito útil dar uma noção de escala. Se você incluir na imagem um objeto com o qual as pessoas estão bem familiarizadas, isto pode ajudar muito a visualizar o tamanho do produto. Por exemplo, se o produto for uma miniatura de uma boneca, você pode colocar junto um objeto como um lápis de tamanho padrão.
6. Tudo Bem Natural
Tire as fotos do seu produto próximo de algum item que vai ajudar as pessoas a relacioná-lo com a vida real. Por exemplo, se você vai tirar fotos de um relógio, mostre-o no pulso de alguém. Agora, se você quer vender um livro próprio para mesa de centro, tire a foto do livro aberto em cima de uma mesa de centro e coloque uma pequena fruteira próximo. Já se você vende roupa ou bijuterias ou joias, seria excelente ter pelo menos uma foto de um modelo usando as peças. Compradores em potencial poderão assim ter uma ideia de como essas peças vão ficar neles próprios, além de também ser uma oportunidade para mostrar qual o público alvo que você quer alcançar.
7. Mostre Mais ao Invés de Menos
Em muitos sites, os internautas colocam uma só imagem de um item e abaixo escrevem ‘disponível também em azul e verde’. Se você oferece um item específico em diversas cores, não deve apenas comunicar isto aos clientes, deixe as pessoas verem também. Fotos que mostrem a variedade de cores vão fazer seu produto parecer mais rico e atrativo e o melhor de tudo, você terá uma chance maior de vendê-lo.
8. Botão ‘Delete’ Não é Amigo
Não fique tentado a tomar uma decisão rápida a respeito de suas fotos ao olhá-las na câmera. Seja paciente e espere até fazer o download das fotos para o seu computador. As imagens ficam muito diferentes quando vistas numa tela maior e é assim que se toma a decisão de quais fotos ficam e quais vão para o espaço.
9. Filtros São Tão Coisa do Passado
Hoje em dia, todo o mundo tira fotos com o celular e usa vários filtros para que as fotos fiquem mais estilosas. Enquanto isto é bem divertido quando você mostra as fotos de uma balada com os amigos, não serve para fotos de produtos. Quando as pessoas percebem que você usou filtros (e vão reparar com frequência), elas podem ter dúvidas a respeito da qualidade de seus produtos e perder a confiança em suas imagens. O melhor é sempre manter tudo simples e bem claro.
10. Resplandeça como uma “Flor” (Configuração)
A maioria das câmeras tem uma configuração para “close” que você pode ativar quando tira fotos mais perto do que o normal. Esta configuração, “flor”, na realidade é chamada de “Macro” e na maioria das câmeras o ícone é em forma de uma tulipa. Esta configuração é usada quando o assunto da foto é um item pequeno como uma joia ou bijuteria ou até uma flor. O resultado é uma profundidade de campo mais estreita e uma perspectiva diferente.
Dica de um profissional – Se você precisa tirar uma foto de alguma coisa muito pequena, onde nem o recurso da “macro” é suficiente, use um tubo de extensão – assim conseguirá focar os detalhes bem pequenos. O tubo de extensão é uma ferramenta geralmente usada por fotógrafos profissionais, mas à medida que você for avançando em seu trabalho fotográfico, talvez se encontre num ponto onde começará a desenvolver o gosto por recursos mais avançados, além de outras ferramentas fotográficas.
11. Editar é Importante
Tirar uma foto é apenas o início, em seguida vem a edição e os retoques. Ao preparar as imagens para seu site, certifique-se de que todas são aproximadamente do mesmo tamanho. Escolha de 1 a 3 tamanhos diferentes, grande, médio e pequeno. Faça a edição de suas fotos de forma a se ajustarem aos tamanhos pré-selecionados para que você não tenha uma variedade muito grande de tamanhos.
Você não precisa ser um web designer ou um expert em computação – simplesmente faça o upload de suas fotos para qualquer software de edição de fotos e vá em frente. Cortar e corrigir a cor podem fazer uma diferença imensa numa foto. Você também pode usar o editor de imagem Aviary, diretamente em seu editor Wix, e fazer suas fotos realmente brilharem.
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