Antes de fazer qualquer rabisco do layout do seu site, você precisa entender que o seu público deve estar no centro de toda e qualquer ação. Não há como criar layout para site sem levar isso em conta! O web site da sua empresa deve ser percebido como uma ferramenta de marketing, capaz de gerar negócios e impulsionar as vendas. Nisto, durante a criação de layout do seu site, além de transmitir segurança e profissionalismo, deve ser capaz de se comunicar com o seu consumidor.
Nesse contexto, ter um layout atraente pode ser visto como uma obrigação básica, porém, de grande importância para o sucesso do seu web site. Nesse post apresentaremos 8 dicas de como fazer layout para site de maneira atraente e eficaz.
Equíbrio de cores no layout de páginas
Cada cor traz consigo um significado diferente, quando falamos sobre a psicologia das cores, percebemos claramente como uma cor pode passar mensagens e transmitir sensações distintas para quem visualiza. Por isso, nada como criar layout para site tomando muito cuidado na escolha das cores para conseguir um excelente resultado. Procure manter uma identidade visual que tenha harmonia com sua logo, experimente constrastes e cuidado para não exagerar na saturação das cores.
Veja abaixo alguns significados de cores:
- Branco – purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
- Preto – luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
- Cinza – elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
- Amarelo – concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;
- Vermelho – paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”.
Fontes na criação de layout de sites
Assim como as cores, um mal uso das fontes pode prejudicar visualmente o site e tornar a visita do seu cliente uma experiência bem desagradável. Um grande número de fontes, com muitos efeitos (sombra, bordas, etc), em diferentes tamanhos e com muitos detalhes podem causar uma má impressão. Alinhe com o programador para que o CSS do site mântenha a proposta do layout do seu site.
Padrão visual do site
Um dos principais problemas de navegação para os usuários, é a impressão que ele está mudando de site o tempo todo. A coerência estrutural do site transmite para os visitantes uma segurança na navegação. Elementos como o Header(cabeçalho) e o Footer (Rodapé) devem ser trabalhados em padrões que possam manter o usuário seguro da sua localização.
Um bom site começa por um bom nome:
Imagens no layout de páginas
O conhecimento acerca do seu público alvo deve orientar a construção visual do seu site, e dentro desse contexto muitos web sites cometem grandes falhas de comunicação. Se o seu site trabalha com o público local, procure imagens que possam transmitir essa mensagem de maneira eficiente.
A semelhança é um dos elementos utilizados no marketing para potencializar o efeito de uma mensagem. Muito cuidado com aquele banco de imagens apenas com fotos de pessoas estrangeiras.
Certifique-se de que está utilizando imagens de alta qualidade, mas não necessariamente pesadas, pois podem interferir na velocidade e no posicionamento do site. Escolha figuras nítidas e focadas para não dar a impressão de que o visitante está um site amador.
Menos é mais em sites na web
Não há como criar layout de site se ele não estiver alinhado com o planejamento estratégico e a sua missão crítica em todo esse plano. Entendemos por missão crítica, o principal objetivo a ser alcançado no seu site, por exemplo: Pedido de orçamento, cadastro de email, realização de uma compra. A missão crítica deve ser a ação mais fácil de ser cumprida em seu site. Posicione de maneira harmoniosa e fácil os ícones e chamadas para a ação (Call to action).
Botões com frases de incentivo como: “Compre agora”, “Entre em contato”, “Faça seu cadastro”, facilitam o direcionando do usuário para o cumprimento da missão crítica.
Evite carregar seu website com muitos elementos: fontes diferentes, tamanhos variados, muitas cores e imagens, etc. A eficiencia de sua página pode estar na simplicidade.
- Veja aqui exemplos de sites criados por nossos designers para um restaurante japonês. Perceba como cada detalhe é importante para construir o melhor layout de páginas na web.
Crie personas
Personas são exemplos que humanizam e individualizam um mercado-alvo específico. Os personas auxiliam na criação de usuários hipotéticos que representam o seu público-alvo. O principal objetivo da criação de personas, consiste na tentativa de identificar e conhecer o seu cliente em um nível mais individualizado.
Nesse contexto, entender quais os sites que o seu público acessa, qual o tipo de conteúdo é relevante para ele, deve lhe orientar na composição estrutural do seu layout. Pontos importantes como por exemplo, a quantidade de informações em cada bloco de texto, qual o posicionamento ideal para uma chamada, podem ser orientados na perspectiva experimental da criação de personas.
Benchmarking
Antes de começar a criar seu site, visite os dos concorrentes para analisar sua composição: layouts, fontes, corres, erros, acertos, modificações que poderiam ser feitas . Você não deve copiar, mas pode usar como exemplo, principalmente no que funcionou.
Inclua este case de sucesso entre suas referências de benchmarking: História de Sucesso, Point do Macarrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário