O Instagram liberou seu recurso de compras online, diretamente no aplicativo, no Brasil. A novidade permite que os varejistas exibam produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Links diretos levam o usuário às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação finalizada.
A novidade é focada nos perfis comerciais, um tipo de utilização que o Instagram enxerga como cada vez mais providencial para o crescimento e monetização da plataforma. O recurso é liberado no Brasil após uma etapa de testes com duas lojas - a Nama, de objetos de decoração feitos por impressora 3D, e a AMARO, de moda feminina. Experimentos desse tipo também foram realizados em países como Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália e Espanha, que também recebem a nova função nesta terça.
A ideia do Instagram é fazer com que o perfil das marcas e lojas se transforme em uma espécie de vitrine virtual. A postagem de produtos pelas lojas já é comum na rede social, e agora, com o recurso, a localização dos artigos e o processo de compra se torna mais fácil, com um funcionamento semelhante ao da funcionalidade que permite a marcação de amigos nas fotografias.
Ao enxergar uma sacolinha de compras no canto superior direito da foto, o usuário já saberá que, ali, está um produto anunciado. Basta dar um toque na imagem para que as informações sobre preço sejam exibidas, com mais um clique levando às informações sobre o produto em si, ainda no ambiente do Instagram e com direito a informações mais completas e outras sugestões de produtos.
Por fim, o clique em “comprar agora” leva o usuário à loja em si, onde o cadastro e aquisição dos artigos podem ser feitos da maneira tradicional. A rede social não tem nenhum controle ou influência sobre o processo de venda em si, nem recebe comissões de acordo com os artigos vendidos a partir de sua plataforma.
Como habilitar o recurso
De acordo com o Instagram, toda conta comercial está habilitada a utilizar o novo recurso. Basta criar nove publicações utilizando o formato para que a aba de compras seja habilitada, o que permite a marcação de produtos e a inserção de informações. Esse processo pode ser feito tanto em fotos simples quanto em carrosséis de imagens.
Além disso, a rede social dá algumas dicas para quem quiser utilizar a novidade da melhor maneira possível. Entre as indicações estão a postagem de fotos com diversos produtos, de forma a aumentar o engajamento e o interesse, além da marcação feita corretamente, para que o usuário clique em um artigo e veja exatamente as informações sobre o item no qual está interessado.
A empresa também indica a utilização de outros recursos da plataforma para aumentar ainda mais o público. Usar os Stories para anunciar que, agora, as informações sobre os produtos podem ser vistas diretamente no perfil ou o uso de tipos diferentes de publicação, como forma de sair da rotina, são citados como boas maneiras de garantir o interesse dos consumidores.
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