Pense no transtorno que seria acessar sua caixa de email e descobrir que tudo que você acumulou ali nos últimos quatro, talvez sete anos, sumiu. Foi isso que aconteceu a 150 mil usuários do Gmail, o serviço de webmail do Google, no domingo (27). Para essas pessoas, foi como se acessassem uma conta nova no serviço: além do arquivo, personalizações no design do Gmail e outras opções como etiquetas também desapareceram.
O problema não foi causado por hackers ou outro tipo de invasão externa, mas por um erro do próprio Google. De acordo com a empresa, menos de 0,08% dos usuários do Gmail foram afetados pelo problema. Embora pareça pouco do ponto de vista estatístico, o número real pode chegar a até 150 mil usuários afetados (o Gmail possuiu mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo, de acordo com dados de 2009).
“Nós já corrigimos o problema para algumas pessoas e nossos engenheiros estão trabalhando o mais rápido possível e esperamos que tudo volta ao normal logo”, afirmou um representante do Google. “Sentimos muito pela inconveniência.” Um outro comunicado da empresa diminiui o número de usuários atingidos para 0,02% do total e afirmou que um terço dessas contas já haviam sido restauradas.
O erro serve para lembrar uma prática nem sempre levada em consideração por todos os usuários da internet: realizar backups de seus arquivos. Você pode guardar seus emails na internet - em outra conta de email ou em um serviço pago como o BackupMyMail - ou no disco físico de um computador - com do Microsoft Outlook ou o Thunderbird, alternativa gratuita desenvolvida pela Mozilla, a criadora do navegador Firefox.
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