quinta-feira, 30 de junho de 2011

5 dicas para construir um bom site mobile de sua empresa




No começo as pessoas também não tinham certeza se era certo investir em um website. Hoje fica cada vez mais difícil encontrar alguma empresa que não tenha ao menos tentado ter alguma presença online.

Hoje as pessoas ainda questionam se vale a pena fazer um site para dispositivos móveis. Daqui alguns anos eu tenho certeza que estas questões vão ser como perguntar nos dias de hoje se faz sentido uma empresa ter pelo menos um site.

Este mercado está crescendo e nem sempre as empresas de comunicação responsável por oferecer as empresas estas possibilidades estão preparadas para construir um site adaptado a estes pequenos aparelhos que carregamos em em nossos bolsos.

Portanto deixamos aqui cinco dicas que devem SEMPRE ser pensadas quando estamos construindo um site (ou qualquer serviço) para os dispositivos móveis.

Utilize botões grandes, nada de botão em texto fonte 6:
Hoje sabemos que grande parte do mercado de pessoas que acessam algum site via dispositivos móveis tem um celular touch (com tela sensível ao toque), portanto devemos levar em conta que a pessoa vai querer clicar nos botões utilizando os seus dedos.

Esta dica é bastante básica, mas muito importante sempre estar atento. O mercado é novo e já vi muitas empresas que apenas fazia o site mobile como uma redução em escala do seu site.

É comum ver que empresas apenas façam uma miniatura do site normalmente é adaptam para as pequenas telas, mas saiba que vai muito além de apenas reduzir o site.

Rápido, leve e sem demora:
Muitos dos acessos de celular acabam vindo de acesso por conexão de dados 2g ou 3g e em geral estas conexões não costumam ser tão rápidas (principalmente no Brasil). Lembre-se que as pessoas nem sempre vão estar acessando através de uma wi-fi e portanto deve ser muito bem estudada as possibilidades de tornar aquele trabalho o mais leve possível.


Exemplo do site Globo.com na versão Mobile
Pense em todos os dispositivos, não apenas no seu:
Atualmente no mercado de dispositivos móveis temos diversos marcas e sistemas em uso. Dependendo da região e nicho que você atua, podemos estar falando de celulares comuns que usam Symbian antigo, podemos estar falando de pessoas que usam iPhone com plano de dados ou mesmo pessoas que usam Android apenas em local Wi-Fi.

Saber identificar o seu público para saber qual a melhor forma de se adaptar tecnologicamente a ele é extremamente importante se você quer fazer um site mobile. Nada de fazer um site apenas para o aparelho que seu cliente (ou você) usam.

Seja objetivo, procure oferecer com facilidade o acesso as informações:
Seja objetivo. Quem acessa através do celular geralmente procura uma informação específica e não está ali por acaso, portanto deixe-o encontrar o que precisa mais rápido possível.

Nada de vários menus, subcategorias, etc. Se for o caso de haver bastante conteúdo, pense em formas de diminuir o número de cliques para chegar até determinada informação.

Utilize bem a tecnologia disponível e tenha certeza que ele vai ser o mais acessível possível:
Como comentado acima, precisamos estar sempre preparados para todas as tecnologias possíveis, mas devemos focar muito bem naquela que queremos atingir. Para tentar abranger um número maior de possibilidades é sempre interessante seguir os padrões estabelecidos e procurar deixar o site acessível de várias formas, para isto é importante conhecer as tecnologias disponíveis e ter certeza de que seu site vai ser visto da mesma forma em aparelhos antigos e até nos mais modernos.

Valide o site no W3C Mobile: http://validator.w3.org/mobile/

*W3C procura regular padrões para web, veja mais aqui

Faça alguns testes: O http://ready.mobi é um site que você pode acessar para fazer alguns testes em seu site, assim como no http://www.opera.com/mobile/demo/

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google+ declara guerra contra o Facebook



Novo projeto do Google cria sistema de compartilhamento impressionante e pode engolir o Orkut. Você pode achar que Google e Facebook não são concorrentes diretas, mas é fato que as duas são as grandes potências da internet atualmente. Desde que a rede social passou a ganhar dinheiro com anúncios, o império da Google se viu ameaçado e foi obrigado a partir para a briga também nas redes sociais (o Orkut é um sucesso no Brasil, mas em outros países o serviço não possui muitos usuários).

Ainda em fase de testes, o Google+ (Google Plus) já pode ser visto por algumas pessoas e em breve deve ser disponibilizado para todos. Quem pensava que o Google+ se restringiria ao botão de compartilhamento em páginas da internet pode ficar de queixo caído quando vir que a proposta do serviço é unir pessoas com interesses comuns (e desbancar o Facebook).

“Compartilhamento da vida real”
O slogan o Google+ é “O compartilhamento da vida real na perspectiva da web”. O que isso quer dizer? É simples! Segundo a própria Google, a ideia do sistema é adicionar humanidade aos relacionamentos online, para que as pessoas deixem de lado o compartilhamento frio e impessoal que acontece hoje em dia.

Quando estiver disponível, o Google+ poderá ser acessado por meio da nova barra do Google. Ela ficará preta e contará com o link “You”. Clicando nele, os usuários poderão ter acesso à nova rede social e central de compartilhamentos da Google. Será o fim da hegemonia do Facebook?

+Circles
Um dos pontos principais do Google+ é o sistema +Circles. Isso não é nada mais do que um agrupamento de amigos, mas realizado de uma maneira muito mais visual do que qualquer outra rede social já conseguiu fazer. O melhor de tudo é que esse recurso abusa das funcionalidades do HTML5, ou seja, permite o “arrastar e soltar” para facilitar a utilização.

Com o Google +Circles você vai poder levar os seus diferentes círculos de amizade para a internet, compartilhando certos itens da sua vida apenas com pessoas em que você confia. O mecanismo também permite que links de interesse sejam levados para um grupo restrito de pessoas.

+Sparks
Qual o seu assunto favorito? Tecnologia? Não importa qual seja, o Google+ vai sempre ter algo novo para você. Inserindo seus interesses no +Sparks (faíscas, em português), o sistema da Google irá realizar buscas em até 40 idiomas para fazer com que você sempre tenha assuntos para conversar com seus amigos.

Com total sincronização com o +Circles, é possível adicionar interesses em comum a determinados grupos de amigos para que todos possam ter acesso às mesmas informações automaticamente. O que a Google quer com isso? Facilitar o compartilhamento de novos itens, eliminando a necessidade de buscas incessantes por motivos para se começar uma conversa.

+Hangouts
Videoconferências em grupo, ou melhor, em +Circles. O +Hangouts vai permitir que amigos consigam conversar entre si para passar um tempo livre se divertindo e lembrando histórias interessantes sobre suas vidas. Por mensagens de texto ou por webcam, o que importa é ter o que contar e querer ouvir o que os outros têm a dizer.

O que será necessário fazer para isso? Clicar em um botão. Isso mesmo, é só encontrar seus amigos que estiverem online e clicar sobre “Join this conversation” para dar início às rodas de conversa.

+Mobile
A Google não seria tola de deixar os portáteis de fora, por isso o Google+ também estará disponível para smartphones e tablets. E o +Mobile não será apenas uma versão móvel do sistema, mas sim uma extensão do Google+ para que outras funcionalidades possam ser utilizadas.

+Instant Upload
Esse recurso dará adeus aos esquecimentos relacionados ao envio de fotografias para seus amigos. Com o +Instant Upload, todas as fotografias tiradas por seu telefone serão enviadas automaticamente para um álbum privado nas nuvens. Assim que chegar a um computador, você será lembrado delas e poderá compartilhá-las com seus amigos.

+Location
Você quer que todos saibam onde você está? Ative as localizações do Google+. Segundo o anúncio oficial, os usuários podem escolher se desejam ou não compartilhar esse tipo de informação (e também com quem desejam fazer isso).

+Huddle
Sofrer com mensagens de texto e telefonemas para marcar encontros com seus grupos de amigos não será mais necessário. O +Huddle cria chats em grupo e permite que reuniões ou passeios sejam combinados rapidamente.

Ficou interessado pelo novo serviço? Então acesse agora mesmo o Google+ e faça seu cadastro para receber um convite para as próximas fases de teste. Agora é esperar para ver se o Facebook será derrotado ou se ele continuará reinando como soberano no mundo das redes sociais,

Acesse: https://services.google.com/fb/forms/googleplusptbr/

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/11087-google-declara-guerra-contra-o-facebook.htm

Outdoor da Coca Cola feito com plantas ajuda a absorver poluiçao do ar


A Iniciativa da Coca Cola em parceria com a WWF, esse outdoor é todo coberto por plantas do chá Fukien, que absorve a poluição do ar. Instalado nas Filipinas, ele mede cerca de 20m por 20m – se ficar lá por 1 ano, vai conseguir absorver um total de 21 mil quilos de dióxido de carbono da atmosfera. Pra completar, as plantas estão em garrafas velhas do refrigerante e sao irrigadas através de um sistema que economiza água e fertilizantes.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Organize suas fotos por reconhecimento facial, e compartilhe via Flickr e Facebook!


A popularização das câmeras digitais – seja em equipamentos dedicados ou em celulares – gera um grande número de imagens a serem armazenadas, organizadas e compartilhadas. A fotografia deixou de ser memória de eventos especiais para se consolidar como diário visual, graças à facilidade em fazê-la e principalmente ao baixo custo envolvido em sua produção.

Com isso, a quantidade de arquivos de imagem existentes gera uma nova complicação. Organizar todo esse material de maneira rápida, prática e principalmente correta. A tecnologia é uma grande aliada nesse projeto, e o Fotobounce é uma das ferramentas gratuitas melhor preparadas para sua realização.

Com uma capacidade de reconhecimento facial extremamente eficiente – ainda que alguns pequenos enganos ocorram conforme esperado –, opções para a organização das fotos e também suporte ao Flickr e ao Facebook, o Fotobounce é uma ferramenta poderosa para compartilhar suas imagens com amigos e com o mundo, mas ainda assim simples de usar.

Faça o download em: http://www.baixaki.com.br/download/fotobounce.htm

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Turbine suas apresentações


Discurso decorado, design sem criatividade, jargões… Apresentações sem graça podem prejudicar a imagem do seu produto, mesmo que sua ideia seja muito boa. Mas como turbinar suas apresentações sem exagerar? Basta lembrar de alguns segredos: reduzir o número de slides, não deixar o design se destacar mais que a mensagem e usar linguagem simples.
Além de investir no design e na linguagem, você precisa elaborar seu discurso de forma natural, para que o público não se canse. Seja direto, não gaste muito tempo com explicações detalhadas e incentive seu público a fazer perguntas. A fórmula para uma boa apresentação é combinar um discurso firme e objetivo com um arquivo eficiente.
Antes de mais nada, pense na sua apresentação como a parte mais criativa de seu trabalho. Se você conseguir se divertir com ela, seus interlocutores também conseguirão. Mesmo que sendo tímido, é possível criar roteiros criativos para qualquer situação. Veja as dicas do 99percent!
- Entusiasmo é contagioso. Esqueça aquela história de que é preciso ter auto-confiança para fazer um bom discurso. Importante mesmo é demonstrar entusiasmo pela sua ideia. Assim, seus espectadores também vão se empolgar pelo que você está mostrando.
- Ideia geral. Crie tópicos simples com os pontos fundamentais da sua ideia. Assim que as pessoas entenderem o conceito geral, dê detalhes sobre cada processo de forma sucinta.
- Sem decoreba. Memorizar todo o discurso só vai aumentar as chances de dizer algo errado ou esquecer um ponto importante. Tenha as ideias principais em mente e as explique com suas palavras.
- Slides criativos. Fuja das apresentações clássicas do PowerPoint. Sites como o istockphoto ou o Veer oferecem imagens e fontes criativas para deixar sua apresentação mais simpática.
- Simplicidade. Esse é o segredo de grandes ideias, produtos inovadores e arte de qualidade. Basta seguir os seguintes passos:
- uma boa ideia
- três pontos fundamentais
- uma história convincente
- um slide para cada ideia
- um plano de ação

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Você conhece o poder do otimismo nos negócios?


Enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas é uma das qualidades mais importantes de um empresário, mas não é difícil encontrar quem acredite que ser realista é sempre pensar no que pode dar errado e não arriscar. Portanto, se você está cansado de alguns comentários negativos, vale a pena conhecer o PositiveFeedback ( http://www.positivefeedback.me/ ), uma rede social que só aceita comentários positivos!

Funciona de uma forma mais simples: é só criar gratuitamente uma página com seu perfil e você vai receber depoimentos da família, dos amigos, colegas de trabalho e consumidores felizes com o seu produto. Assim aquele colega que sempre admirou sua forma de trabalhar pode elogiar seus pontos fortes e você pode lhe agradecer o apoio falando de sua experiência e contando o segredo do seu sucesso. Mais do que trocar elogios, você vai motivar profissionais e descobrir qualidades que nem sabia que tinha.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Camiseta com detector de redes sem fio.


Quantas vezes você já se perguntou se haveria uma rede sem fio disponível por onde você está? Seja ela uma rede privada ou uma rede pública, tem sempre um jeitinho de acessar à internet para ver o que está rolando no Twitter, mas nem sempre temos a paciência de sacar o smartphone e ver se há uma rede realmente disponível.

Para quem é nerd ou gosta de usar acessórios diferentes, está disponível na Thinkgeek uma camiseta que detecta o sinal WiFi. A galera do TechTudo testou essa camiseta diferente para vocês.

Aquele seu amigo(a) que estuda moda já deve ter dito: preto combina com tudo. Seguindo essa filosofia, é possível concluir que essa camiseta combine realmente com qualquer coisa que você for vestir, afinal, ela é preta. No meio da camiseta, há um desenho de uma torre com algumas ondas, ondas que ficam acesas quando encontramos uma rede WiFi disponível.

No geral, a camiseta é muito bonita e é bastante confortável, menos pelo compartimento de pilhas que pesa um pouco num bolso dentro da camiseta.
Você deve estar se perguntando: e para lavar a camiseta? Bom, quanto a isso, não precisa se preocupar. Tanto o painel quanto a caixinha das pilhas saem facilmente e são recolocadas com velcro. Basta lembrar de tirar tudo isso antes de lavar e pronto!

Desempenho
Nosso editor colocou a camiseta e saiu na rua procurando redes sem fio. Como é comum o uso de redes sem fio, foi raro o momento que a camiseta esteve totalmente apagada. Testamos a camiseta dentro de um shopping center, tanto para verificar o desempenho dela quanto a reação das pessoas. Fomos parados e questionados sobre a roupa. Muita gente queria saber o que significava aquela barra, e a maioria das crianças se encantou com o fato de uma camiseta ficar acesa.

Ao chegar perto da praça de alimentação, vimos que as barras maiores iam acendendo, mesmo quando encontrávamos redes criptografadas ou ocultas. Os olhares curiosos foram inevitáveis, principalmente por alguns vendedores das lojas de informática que até perguntavam onde tínhamos comprado aquela camiseta e se ela detectava mesmo o sinal WiFi.

Por US$ 14,99 + frete, você leva essa camiseta. O problema é justamente o frete da Thinkgeek para o Brasil, que fica uns US$ 50,00. O jeito é pedir para alguém trazer lá dos EUA para você.

Existem algumas versões dela no mercado livre.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Evolução das formas de publicidade na internet.


Ao longo dos meus mais de 15 anos trabalhando com internet, e mais especificamente com marketing e comunicação digital, pude acompanhar o crescimento e a evolução do mercado publicitário digital.

No início eram apenas banners

Quando surgiu a internet nenhuma empresa, nem mesmos as que estavam nascendo para atuar no digital, sabiam como atuar na Web, como fazer dinheiro com a novidade.
Um dos caminhos mais claros era o da publicidade, mas sem audiência, como era possível vendê-la?

Apesar da baixa audiência os portais e sites de veículos off que estavam iniciando seus projetos on já dispunham de espaços para banners e patrocínios. No início os maiores formatos eram os 468×90 e o 120×600.

Email….ontem, hoje e sempre

Apesar do início ser focado na venda de banners o email marketing já iniciava suas investidas.
Hoje e amanhã o email continuará sendo uma das principais ferramentas de marketing direto e relacionamento que a internet permite.

Buscadores criam e revolucionam

Com a chegada dos buscadores, surge também a necessidade de se achar uma forma de monetizar este veículo, esta ferramenta, plataforma.

E quem acha que foi o Google quem criou o sistema de Links Patrocinados está errado. Quem criou foi o Yahoo, que depois perdeu espaço para o Google.

Os links patrocinados são até hoje uma das formas mais efetivas e complexas de se comprar e realizar uma ação de comunicação na internet.

Ele vem evoluindo, permitindo segmentações (sexo, idade, região) e a apresentação de anúncios contextuais, que possuem relação com o conteúdo das páginas.
Rich Media é inovar para engajar

As soluções de rich media permitem que em um banner ou página seja feito uma comunicação de maior impacto. Ou seja, é possível utilizar recursos que permitam ao usuário interagir com as peças.

Esse formato normalmente é utilizado em Dhtml e grandes intervenções como quebra de páginas. É um dos formatos mais caros, mas também é o que possui as melhores taxas de cliques (CTR) da internet.
Adnetworks, mais uma opção para compra de mídia online

Com o crescimento e consolidação da internet surgiram diversos sites de conteúdos específicos, blogs e a audiência dos grandes portais aumentou. Muitas vezes estes sites não sabem como comercializar seu inventário, ou não conseguem vender ele por completo. É ai que entram as AdNetworks.

Elas vem para intermediar a venda destes espaços e muitas vezes conseguir valores inferiores aos comercializados pelos sites diretamente, porém, dependem do inventário destes sites para gerar receita. As AdNetworks muitas vezes agregam soluções permitindo a entrega de uma campanha para um target específico, ou realizar o re-marketing. Isso sem falar que facilitam a vida dos mídias das agências, que enviam as peças para um único fornecedor que veicula e gera relatório de todos os sites e posições onde os banners foram veiculados.

Social Media Marketing e o relacionamento como estratégia de comunicação

Ainda novo, devido ao fato de as empresas ainda estarem realizando experiências e testes para entender como atuar nas redes sociais, as mídias sociais são cada vez mais uma tendência e obrigam as marcas e empresas a entenderem seu ambiente e como atuarem nele.

Aplicativos, fanpages, posts e twitts patrocinados são algumas das formas utilizadas hoje para realizar ações nas redes sociais, mas sabe-se que o mais difícil ainda está por vir, ou seja, como se relacionar, captar novos clientes, reter clientes, tirar dúvidas e vender via redes sociais.

Não existe um caminho definido, uma receita de bolo, mas ficar parado esperando a receita pode fazer seu concorrente lançar uma mega fórmula e roubar seu share de mercado, por isso, invista e teste.

Vídeos, entretenimento e interatividade

Um dos grandes formatos que fará com que a forma como se criam conceitos e campanhas hoje mude são os vídeos. Hoje eles são criados para o mundo off e replicados para o mundo on, mas será que isso mesmo que esperamos deles?

Existem diversos cases hoje de comerciais on demand, ou seja, é o usuário que determina o fim, ou melhor, é o usuário que define qual o conteúdo que ele quer ver! O Google com o YouTube e a Editora Abril já estão fazendo suas investidas e, empresas como a Tivio Tv já oferecem este recurso para que você possa utilizar em seu site.

Engaje com Realidade Aumentada

A realidade aumentada é outro recurso que vem para inovar.

Ela permite interação, movimento, vídeos e principalmente engajamento. Ela pode ser aplicada em pontos de venda e serem acionadas através de um celular ou, estarem em uma embalagem e serem acionadas via uma webcam.

Apesar deste não ser um formato publicitário online como os demais citados anteriormente ele utiliza a internet como plataforma para rodar, veicular e por isso adicionamos ele aqui.

Diversão com impacto só com Games Online

Que jogos envolvem e prendem a atenção dos usuários isso não é novidade. Também não é novidade as grandes marcas realizarem ações de comunicação nestes jogos, mas quando falamos de games online, o engajamento pode ir muito além do patrocínio nas plaquinhas do jogo de futebol ou de corrida!

Com os jogos online é possível aplicar o seu produto, quando pertinente ao target e a mecânica do jogo, na rotina do próprio jogo. Ou seja, é possível colocar um lanche de uma lanchonete famosa em jogos, onde é necessário comer algo para ganhar poder e/ou energia, ou mesmo colocar a chuteira de uma marca como diferencial.

Essas são algumas das formas como a publicidade em games online mudará a mecânica dos jogos e a forma como os usuários interagem com a sua marca, produto ou serviço.

Não podemos esquecer também que os jogos online hoje são jogados em tablets e smartphones através de aplicativos. Essa forma de consumir games também irá mudar a forma como sua marca poderá interagir via games online e, porque não, criando um game ao invés de patrocinar um? Pense nisso!

Estes são casos onde os formatos foram bem aproveitados e trouxeram resultados, mas existiram diversos outros que não foram para frente e deixaram de existir, como os sites que vendiam pixel e os pop-ups que foram substituídos pelos Dthmls. No futuro, teremos outros exemplos de formatos que deixaram de ser efetivos ou atrativos.

Certamente ainda tem muita coisa por vir. Fique ligado que vamos contar elas aqui para você!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Com o app gratuito Verbally, iPad dá voz a pessoas com deficiência de fala.


O importante na tecnologia não é a tecnologia em si, mas o uso que se faz dela. Nesse sentido, o Verbally é um dos exemplos mais geniais de apps que eu vi nos últimos tempos, pois é realmente muito útil para muitas pessoas – com total capacidade de mudar as suas vidas para melhor.

Em vez de carregar um papel e uma caneta para ajudar a se comunicar, uma pessoa com deficiência de fala pode baixar o Verbally, um app gratuito para iPad, e ter nele uma ferramenta completa para ajudar a ter diálogos mais fluidos. O app tem um algoritmo próprio para autocompletar, assim como listas de palavras de frases comuns. Com o toque de um botão, ele fala em voz alta a frase escrita. Há também uma opção para que o aplicativo vá falando as palavras individualmente à medida que o usuário as escreve.
O aplicativo, por enquanto, pode ser usado em inglês, francês, romeno, alemão, russo e espanhol. Não há nada no site oficial que indique planos para novas línguas, mas pelo simples fato do app não ser apenas em inglês, eu já me sinto esperançoso de que novas línguas estejam sendo preparadas, inclusive o português.
De qualquer forma, o Verbally é algo que transforma, para muita gente, o iPad em algo mais do que um simples tablet. Não duvido que muita gente considere comprar um apenas por causa da melhoria que este aplicativo pode trazer às suas vidas.

Fonte: Gizmodo Brasil 


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Serviço do Google para conectar pequenas empresas brasileiras à internet.


Pacote prevê criação de domínio, hospedagem e layout, além da oferta de equipamentos e serviços com preços diferenciados.

Google lançou, por meio de um evento virtual transmitido no YouTube e Orkut, o Conecte Seu Negócio. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Yola –serviço para criação de sites – e o Sebrae, com o intuito de estimular micro e pequenas empresas brasileiras a utilizarem a internet para realizar negócios.

No site do programa (www.conecteseunegocio.com.br), as empresas podem escolher um endereço e fazer o cadastro do domínio, bem como têm acesso aos serviços de hospedagem. Além disso, na página conseguem montar o layout do site, por meio de templates, e colocá-lo no ar, usando as ferramentas fornecidas pela Yola.

Quanto aos custos, durante a fase de lançamento, as 5 mil primeiras empresas que cadastrarem seus sites terão o domínio gratuito. As demais, pagarão uma taxa de R$ 29,95.

Também como forma de estimular os pequenos empreendedores a usarem a internet para aumentar negócios, o Google oferece R$ 150,00 em AdWords – anúncios online relacionados a palavras-chave – para todas as empresas que se cadastrarem no Conecte Seu Negócio. O objetivo é estimular a divulgação de produtos e serviços para potenciais clientes.

O Google informa ainda que a HP vai oferecer equipamentos a preços diferenciados para as empresas cadastradas no Conecte Seu Negócio. Da mesma forma, os participantes do programa podem contratar os serviços de análise da Serasa Experian a um custo reduzido.

O Sebrae estima que hoje existam mais de 5 milhões de pequenos empresários no Brasil e que, de alguma forma, podem ser beneficiados pelo Conecte Seu Negócio.

Curiosidade: o que significa OK?

Vocês sabiam que... OK significa "tudo certo" veio no início do século XIX, em Boston, nos Estados Unidos, em vez de usar as letras AC, que poderiam ser confundidas com alternating current (corrente alternada), as pessoas diziam OK.Durante uma campanha presidencial de 1840, a sigla foi usada como slogan e acabou conhecida no país inteiro. Outra versão é que a sigla começou a ser usada durante a Guerra da Secessão, uma disputa entre o norte e o sul dos Estados Unidos. As fachadas das casas exibiam o OK para indicar zero killed, ou seja, nenhuma baixa na guerra civil.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Google permite fazer busca a partir de uma imagem


Você recebeu uma foto, mas não sabe do que se trata. Lembra que é uma imagem famosa, porém, não consegue se recordar quem é a pessoa retratada. Agora você pode recorrer ao Google. O site de buscas melhorou sua ferramenta para procurar imagens. Dá para arrastar arquivos e colocar na caixa de buscas (acima, a explicação dada no site do Google).

A ferramenta ainda não funciona tão bem quanto a busca por palavras. O site msnbc mostrou que, ao jogar uma foto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o resultado foi o ex-presidente George W. Bush.

Fizemos o teste com uma foto de Dilma e funcionou. Só as sugestões de “imagens visualmente semelhantes” àquela é que foram bem estranhas. Um monte de fotos com gente vestida de vermelho.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Google lança buscas em tempo real no Brasil.


O Google anunciou hoje, na versão nacional do sistema de buscas, o recurso Instant, que exibe resultados em tempo real.

Com isso, as buscas poderão ser alteradas ou feitas sem a necessidade de clicar no botão “Pesquise no Google” ou de usar a tecla enter.

A função foi apresentada na versão americana do site em setembro do ano passado. Segundo a empresa, com o novo recurso o usuário pode economizar entre dois e cinco segundos por pesquisa. A estimativa da empresa é que, somados todos os usuários, 3,5 bilhões de segundos sejam economizados por dia --ou 11 horas a cada segundo.

O sistema inclui também uma função de autocomplemento, que sugere termos de busca conforme o usuário inicia a inserção das palavras na caixa de pesquisa. De acordo com o Google, 15 novas tecnologias foram utilizadas na implantação da ferramenta.

O novo sistema deve ser ofertado gradualmente aos usuários ao longo da semana. Caso prefira, o usuário poderá desabilitar a função e usar o Google em seu modo tradicional.

terça-feira, 14 de junho de 2011

6 Erros Comportamentais para evitar no Linkedin


Todos os dias, diversos membros do Linkedin procuram entender como otimizar a sua presença nesta plataforma, tentando “agitar as águas virtuais” para aumento da sua notoriedade, dos seus contatos profissionais, entre outros. Neste exercício, cometem-se erros ou atividades que considero incorretas e que podem penalizar a sua imagem.

Neste artigo, irei re-publicar e procurar identificar 6 erros para evitar quando utilizamos o Linkedin.

1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no LinkedIn

Parece ser uma pergunta demasiado existencial! Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e podemos ter várias. Os meus propósitos estão associados ao reforço das relações profissionais e o desenvolvimento da minha marca pessoal. Porque compreendo os meus objetivos, oriento as minhas ações para fazer cumprir estes propósitos.

O que devo fazer:
a. Anote as 3 principais razões pelas quais está no LinkedIn
b. Determine quais as acções a apoiar para cada um dos propósitos.

2. Não participar
Há quase 90 milhões de pessoas no LinkedIn e a grande maioria não “mexe”! Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o seu propósito não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.

Recebo muitas vezes emails a dizer: “Pedro, perco muito tempo no Linkedin mas não faço nada!”. Na maioria das vezes o sucesso no Linkedin é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros utilizadores demora tempo. NÃO TENTE VENDER À PRIMEIRA MENSAGEM! A paciência é importante para continuar a participar mesmo quando não está a ver resultados.
Não há garantias de que os seus esforços produzam resultados, mas se não participar de forma consistente, garanto-lhe que não vai encontrar sucesso. Os resultados podem aparecer muito tarde…

O que devo fazer:
a. Comprometa-se a tomar medidas semanais (Domingos à noite são excelentes para este processo!)
b. Agende essas atividades
c. Coloque-as no seu Placard ou outro local (ipad, telemóvel, agenda…)

3. Primeiras Impressões
No LinkedIn, as pessoas querem conhecê-lo porque pertence a grupos comuns, porque possui conhecimento e competências importantes ou por outras razões. As pessoas querem visualizar o seu perfil e ter uma compreensão clara de quem é e de que forma podemos reforçar a sua rede de contatos.

QUEREMOS CAUSAR UMA BOA 1ª IMPRESSÃO!
Se não fornecer informações suficientes para que possam encaixar essas duas peças, então não vamos conseguir causar a boa impressão que queremos. Precisamos de ter certeza de que tem um perfil detalhado; que tem uma foto profissional; que apresenta links para os seus projetos… Se tiver a sorte de os levar a ver o seu perfil, terá aprendido a parte mais difícil. Parece uma pena perdê-los simplesmente por não fornecer informações suficientes.

O que devo fazer:
a. Analisar Perfis de outros utilizadores (seguir algumas indicações que tenho dado com dicas para melhorar os perfis no Linkedin
b. Dedicar algum tempo por mês para aperfeiçoar o perfil
c. Personalize o seu perfil, adicione palavras-chave, personalize a sua URL pública…
d. Pergunte-me!!!

4. Não partilhar informações ou não fornecer valor
Se fornecer valor aos outros sem pedir algo em retorno, as pessoas vão começar a gostar de si. GIVER GAINS!!
A maneira mais rápida de gerar boa vontade no LinkedIn é gerar valor para os outros. Não é dificil! A simples atividade de responder a uma mensagem ou a uma solicitação de introdução, oferecer respostas na secção especial do Linkedin ou nas discussões dos grupos. As formas são muito variadas. Tudo o que quer fazer no LinkedIn adiciona ou não valor à sua marca online. Participe de forma consistente e irá compreender que o seu perfil Linkedin vai aumentar a sua visibilidade e as pessoas vão começar a interagir consigo.
O que devo fazer:
a. Encontre pelo menos 2 contatos para interagir por semana.
b. Responda pelo menos a 3 perguntas por semana
c. Identifique ligações que merecem uma recomendação! Certifique-se que são pessoas que o merecem.

5. Falta de credibilidade
Como podemos reforçar a credibilidade no Linkedin.
A. Perfil: as primeiras impressões!!
B. Respostas: uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento e experiência. Sempre que responder a uma pergunta, todos os seus contatos diretos são também informados de que respondeu a uma pergunta.

C. Recomendações: Não há nada melhor do que receber recomendações de colegas, clientes ou parceiros de negócio.
D. Contatos: Já muito se discutiu sobre o fator Quantidade e qualidade de contatos no Linkedin.
E. Grupos: São sempre uma forma de nos associarmos a outros utilizadores. Normalmente, será este denominador comum que nos ajuda a convidar outros utilizadores!
F. Criar Valor!!

O que devo fazer:
a. Responder a pelo menos 3 perguntas por semana nas suas áreas de interesse.
b. Procure obter 5 recomendações para reforçar o seu posicionamento na rede Linkedin!
c. Aumente a sua base de contatos.
d. Encontre 50 grupos que sejam relevantes para si (10/20 grupos: áreas de especialidade; 10 grupos: com base na área geográfica; 10 grupos: área de negócio; 10 grupos: interesses pessoais) e PARTICIPE.
e. Procure todas as oportunidades para ajudar os outros.

6. Falhas na comunicação

Muitos dos utilizadores inundam os grupos e as caixas de correio dos seus contatos Linkedin com informação irrelevante ou imprópria para esses espaços. Cada grupo tem as suas regras para lançamento de discussões, partilha de informação promocional ou empregos. Tenha um cuidado especial para que outros membros não o considerem spammer e o eliminem das suas redes de contatos. A estratégia de comunicação deve ser ponderada para incluir conteúdo pertinente para a sua rede e não apenas os serviços da sua empresa.

QUEREMOS CRIAR RELAÇÕES DURADOURAS!!!
O que devo fazer:
a. aproprie-se das regras de cada grupo Linkedin
b. partilhe conteúdo relativo à sua área de negócio; área de especialidade, área de interesse, área geográfica…
c. Não partilhe aquilo que não gosta que os outros partilhem na rede!

Fonte: Grupo Influenciadores Microsoft

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conheça a adiVerse Virtual Shoe Wall, a parede interativa da Adidas

Propocionar uma experiência única, envolvente e claro, positiva no ponto de venda é hoje o objetivos da maioria das marcas. Um excelente exemplo é esse da Adidas, onde em parceria com a Intel criou a “adiVerse Virtual Shoe Wall”.

Nela, os clientes podem conferir todas as características e especificações dos mais de 8 mil modelos de tênis (que estão em 3D) e ainda ver o que os usuários no Twitter estão falando sobre determinado modelo. Interatividade e colaboração total!

Confira um pouco da experiência:

sábado, 11 de junho de 2011

Especial Dia dos Namorados: 16 tipos de beijos do Kama Sutra.


A Revista SUPERINTERESSANTE contou que o Kama Sutra é muito mais do que um guia de posições sexuais. O livro também ensina técnicas de sedução, dita regras de relacionamento, dá dicas para conquistar a mulher alheia e recomenda às cortesãs quando deixar de cobrar pelos seus serviços. Muito útil.

Mas é claro que você quer saber mais sobre o segundo capítulo e suas 529 maneiras de se divertir com o parceiro sexual.

Em homenagem ao Dia dos Namorados, o Superlistas traz para você os 16 tipos de beijo ensinados pelo Kama Sutra! Os nomes são meio estranhos e as descrições meio técnicas demais. Mas lembre-se: o treino leva à perfeição. Vamos lá, vai ser divertido.

1. Beijo Nominal: Um dos amantes toca a boca do outro com os lábios, sem fazer mais nada.
2. Beijo Palpitante: Durante o beijo nominal, um dos amantes movimenta o lábio inferior, mas não o superior.
3. Beijo de Toque: Um dos amantes toca os lábios do outro com a língua, fecha os olhos e coloca suas mãos nas do outro. Lambidinha romântica? Risos.
4. Beijo Direto: Os lábios dos dois amantes entram em contato direto. Aqui no ocidente, esse beijo também é conhecido como “selinho”.
5. Beijo Inclinado: É, basicamente, o selinho (Beijo Direto), mas os amantes devem estar com as cabeças inclinadas.
6. Beijo Voltado: Um dos amantes volta o rosto para o outro, segurando a cabeça e o queixo do outro enquanto se beijam.
7. Beijo Pressionado: O lábio inferior é pressionado com muita força pelos dedos do amante. Há ainda o beijo “muito pressionado”, quando o lábio inferior é agarrado pelo amante entre dois dedos e depois pressionado com o lábio. Meio estranho, mas vale a pena tentar, não?
8. Beijo do Lábio Superior: O amante beija o lábio superior do outro e o amado, por sua vez, beija seu lábio inferior.
9. Beijo Agarrado: Um dos amantes toma ambos os lábios do outro entre os seus. Mas atenção: só homens sem bigode podem dar esse beijo! Polêmico.
10. Luta de Línguas: Durante o beijo agarrado, um dos amantes toca os dentes, língua e céu da boca da pessoa amada. Também é permitido pressionar os dentes de um contra a boca do outro. Perigoso.
11. Beijo que Acende o Amor: Acontece quando um amante contempla o outro adormecido e o beija (não necessariamente nos lábios, fica a dica).
12. Beijo que Distrai: É quando se beija o amante enquanto ele está trabalhando, olhando para outra pessoa ou quando estão brigando.
13. Beijo que Desperta: Ao chegar em casa tarde da noite, o homem beija a amante que está dormindo. Dica: a mulher pode só fingir que está dormindo.
14. Beijo Revelador de Intenção: Beija-se o reflexo da pessoa amada num espelho, na água ou na parede. Oi?!?!
15. Beijo Transferido: Quando se beija uma criança de colo, um retrato ou uma imagem na presença da pessoa amada.
16. Beijo Demonstrativo: Quando o homem beija os dedos das mãos (quando a mulher estiver de pé) ou dos pés (quando ela estiver sentada) em um local público. Ou quando a mulher se deita no colo do amante e beija suas coxas ou o dedão do pé.

E você pensou que só existia o selinho e o beijo de língua, né? Comente este post e diga qual o tipo de beijo você prefere?

Agora minha dica final é de você testar todos com o seu amor e divirta-se no Dia dos Namorados.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

60 Segundos - Coisas que acontecem na internet a cada sessenta segundos.



A World Wide Web está crescendo em ritmo acelerado. Em média, mais de um bilhão de páginas novas são adicionadas a ela todos os dias. Para dar uma idéia de como World Wide Web é grande, o nosso Infográfico 60 segundos irá cobrir alguns fatos realmente interessantes sobre sites que usamos no dia-a-dia.

Redes sociais x email


As redes sociais estão tomando o lugar do email? Para pequenas e médias empresas, parece que sim. É o que mostra uma pesquisa realizada em abril pela empresa de gerenciamento postal Pitney Bowes. O eMarketer explica que as redes estão substituindo o email nas estratégias de marketing por serem mais baratos e fáceis de usar.

De acordo com o estudo, os empresários já se sentem tão confortáveis usando as redes sociais quanto usando o email. No entanto, a mídia tradicional e o email ainda são considerados mais eficazes. Mesmo assim, o baixo custo faz com que as empresas invistam mais nas redes que nos outros canais de comunicação. Cerca de 20% dos entrevistados adotaram essa estratégia no ano passado, enquanto que 12% investiram na mídia tradicional e 11% no email.

E você, acha que o correio eletrônico está com os dias contados?

Tarifas mais baratas fazem brasileiro falar mais ao celular.


Média de uso do aparelho subiu de 77 para 110 minutos ao mês. De acordo com informações da consultoria Teleco, o preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 44% nos últimos 2 anos. No mesmo período, o tempo que os usuários brasileiros passaram falando ao telefone aumentou 42%.

Uma pesquisa, encabeçada pela consultoria, revela que o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,39 no fim do primeiro trimestre de 2009 para R$ 0,22 em março de 2011. No mesmo período, o tempo de uso do celular subiu de 77 para 110 minutos ao mês.

Entre 2009 e 2011, o número de celulares no Brasil aumentou em 38%. Hoje, são mais de 212 milhões de aparelhos espalhados pelo país. A Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações - afirma que a queda de preço se dá graças à competição entre as operadoras, que buscam conquistar esses novos clientes.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crie fotos panorâmicas e até em 360º com qualquer Câmera.

Imagine a cena: você quer tirar fotos de um objeto bem maior, que não cabe no quadro da máquina fotográfica. Ou mais: sua ideia é fazer fotos panorâmicas para mostrar, com mais amplitude, aquele ambiente onde está. Se a sua máquina não oferece recursos nem lentes apropriadas, a saída é usar um software chamado Photosynth. Com ele, você pode fazer panorâmicas e até fotos em 360 graus do que quiser.

Basta criar uma conta no site e fazer o upload das suas fotos. E, com base nas imagens, o software vai reconhecer todos os objetos fotografados e "costurar" os diversos pedaços. É como se ele montasse um quebra-cabeças com as fotos que você subiu. Veja no exemplo abaixo:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia dos Namorados aquece e-commerce nacional.


Love is in the air! Neste domingo, casais de todo o país estarão comemorando o Dia dos Namorados. Uma das datas mais românticas também vem se revelando uma ótima oportunidade de negócios para o e-commerce brasileiro. Segundo estudos da e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, este ano, o Dia dos Namorados deve gerar de R$ 720 milhões de faturamento – 20% a mais que em 2010 – e o tíquete médio deve ficar entre R$ 370 e R$ 380. Essas projeções consideram as vendas realizadas enre os dias 29 de maio e 12 de junho de 2011. Prepare sua loja virtual ou real para atender mais clientes nesse período.

Twitter agora em português



O Twitter anunciou, por meio de um post em seu blog, que a versão do microblog em Português do Brasil está disponível. O texto informa que a tradução foi feita em apenas 3 dias, fazendo com que esta seja a tradução mais rápida da plataforma até agora. Para fazer a mudança de idiomas, clique em “Settings” e selecione “Portuguese” no campo “Languages”.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Redes sociais mudam hábito de consumo de notícias.


As Redes sociais como Facebook e Twitter estão transformando o modo como os canadenses têm acesso a notícias, revelou um novo estudo que faz parte de uma série realizada para o Consórcio de Pesquisa em Mídia do Canadá (CMRC, sigla em inglês), da Universidade de British Columbia (UBC), sobre os hábitos de consumo de notícias.

Conduzida pelo professor Alfred Hermida, da Faculdade de Jornalismo, a pesquisa descobriu que 60% dos adultos canadenses visitam regularmente as redes sociais, 71% as usam para ficar atualizados com as notícias e 60% alegam que elas lhes dão uma visão mais ampla das notícias do que as mídias impressa, radiofônica e televisiva. Ainda assim, apenas 25% afirmam que as redes sociais são confiáveis, em comparação a 90% quando se referem a mídias tradicionais.

O estudo revelou, ainda, diferenças de opiniões em relação à mídia com base na faixa etária. Para 36% dos canadenses, de maneira geral, as mídias sociais são tão importantes como fonte de notícias quanto às mídias tradicionais, mas este número pula para 61% quando considerados apenas adultos com menos de 34 anos.

Mapeamento dos hábitos

O primeiro estudo, divulgado no começo de abril, mostrou que canadenses não estão propensos a pagar por notícias online. Resultados mostraram que 81% não pagariam por notícias na web e 90% alegaram que procurariam alternativas gratuitas se os sites que consultam passassem a cobrar pelo acesso. Já o segundo revelou que canadenses prefeririam abrir mão de sua assinatura de TV, de celular ou jornais do que da conexão de internet. Informações de Summer Harlow [Knight Center for Journalism in the Americas, 28/4/11].

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Redes sociais: aliadas ou inimigas do namoro?


Casais que nunca tiveram uma discussão ou pelo menos nunca ficaram desconfiados um do outro, por causa das redes sociais, que atirem a primeira pedra. O Orkut e o Facebook podem ajudar na paquera, mas quando o assunto é relacionamento sério, também podem se tornar verdadeiros inimigos.

Existem algumas situações que sempre geram brigas entre casais. A primeira delas vem logo quando o namoro começa: Mudar ou não mudar o status de relacionamento? Se um dos dois se esquiva, o outro já vem com desconfianças: “Quer esconder por quê, pra quem?”. Piadinhas internas entre amigos, comentários de pessoas desconhecidas, são pequenos detalhes que certamente deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha. Mas a guerra está lançada mesmo, quando o ex começa a dar as caras... Enfim, o casal tem que ter jogo de cintura para evitar as dores de cabeça.

O site Virgula Lifestyle bateu um papo com a psicóloga Daniela Pinotti sobre o assunto e  pediu conselhos para lidar com o namorado(a) na internet. “Como diria o bom e velho ditado ‘o que é combinado não sai caro’ e o comportamento nas redes sociais também pode ser combinado”, alerta a psicóloga.

Facebook, Orkut, twitter, entre outros, já fazem parte do cotidiano de todo mundo e mais cedo ou mais tarde o namoro tem que aprender a passar por eles. “O namoro sempre teve seus entraves, na época da vovó todo mundo tinha de sair com um ‘segura vela’ a tiracolo e hoje em dia temos que lidar com um acesso maciço à vida privada de cada um, mas as pessoas só querem ficar com a parte boa de tudo isso. A maioria adora buscar o perfil de seus pretendentes, saber quem são os amigos, os gostos, aonde freqüenta, mas depois acaba usando isso como arma para atacar o parceiro”, aponta Daniela.

Para os ciumentos então, as redes sociais são um prato cheio! Já que é possível saber com precisão as pessoas que o namorado adicionou e buscar a vida inteira dessa pessoa, os gostos musicais, amigos em comum e por aí vai. Quanto a tudo isso, a psicóloga acredita que os relacionamentos ainda precisam evoluir muito. Os namorados devem trabalhar a questão da confiança e compreenderem que não há casamento, namoro, ou seja lá o que for, que prenda uma pessoa à outra.

“A única coisa que realmente sustenta um relacionamento é o desejo de estar junto. Ou seja, se as redes sociais te dão mais informações do seu namorado ou namorada do que a própria pessoa, está na hora de pensar se essa relação vale a pena, pois nada se compara a uma boa conversa seguida de beijo, abraço, etc”, completa Daniela.

Sem sombra de dúvidas, o casal deve demonstrar que existe respeito na relação e isso serve também nas redes sociais. Alguma coisa te incomoda? Que tal um papo sincero, sem chiliques, para esclarecer?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Microsoft exibe interface do Windows 8.


O sistema operacional, que possui fortes semelhanças com o Windows Phone 7, será compatível com tablets e desktops.

A Microsoft exibiu imagens do seu novo sistema operacional, o Windows 8, durante a Conferência D9 promovida pelo AllThingsDigital na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com Steve Sinofsky, presidente da divisão Windows e Windows Live, o mesmo sistema será compatível com tablets e desktops, fazendo uma interface otimizada para que tudo possa ser facilmente controlado com as mãos.

Como é possível ver na imagem acima, o Windows 8 possui fortes semelhanças com o Windows Phone 7, exibindo os famosos "ladrilhos" com informações atualizadas e tarefas do dispositivo. Também há a opção clássica do Windows, com a barra de tarefas em evidência e ícones na tela.

Já os aplicativos do sistema serão desenvolvidos em HTML 5  e Java. Os mais antigos serão atualizados para receber a opção de comando via touchscreen. Para que os usuários adquiram os apps, a Microsoft oferecerá uma loja online.

Novas informações sobre o Windows 8 serão dadas em setembro deste ano durante a PDC (Professional Developers Conference) na Califórnia, Estados Unidos. O sistema operacional ainda não possui data oficial de lançamento, mas está previsto para 2012.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como aumentar o sinal da antena do celular com um copo.

Por essa ninguém imaginava.

Dicas para construir um bom networking


Bons contatos abrem mais portas no mercado e indicações. Há diversas formas para realizar o chamado "networking". Uma delas é participar de eventos, quando existem chances de encontrar profissionais de diversos níveis e empresas.

No entanto, nem sempre é fácil ficar à vontade em encontros do tipo. Para o Chief Technology Officer (CTO) do escritório de advocacia Fenwick & West, Matthew Kesner, eventos são assustadores. Mas, como não há forma de evitá-los, ele utiliza algumas técnicas que ajudam a diminuir a ansiedade.

Confira algumas delas:

1- Peça ajuda

Kesner faz uma lista de colegas que são mais extrovertidos, ou conhecem outras pessoas no evento, e que podem apresentá-lo aos outros participantes. Mas, uma dica: tente não ficar “na sombra” de seus colegas por muito tempo; estabeleça seus próprios contatos.

2- Tenha uma lista de perguntas

A fundadora da desenvolvedora americana de software Quality Tree, Elisabeth Hendrickson, é uma introvertida assumida. Ela usa sempre uma variação dessas três perguntas para fazer contatos em um evento profissional: Qual o motivo da sua presença? O que está achando do evento? O que espera do evento? “É impressionante o quanto eu aprendo sobre alguém usando estas questões”, afirma.

3- Treine seu discurso

Antes do evento, simule uma situação em que tenha de descrever seu trabalho. Desta forma, você estará preparado quando alguém lhe perguntar o que você faz.

4- Procure oportunidades

Executivos experientes sempre procuram pessoas que não estão participando de nenhuma conversa e se apresentam. As filas também são uma ótima oportunidade para dar início a um bate-papo.

5- Seja motivo de conversa

A consultora Fiona Charles geralmente usa um broche de prata em forma de ferramentas de jardinagem. Por chamar atenção, o acessório acaba gerando elogios e, consequentemente, conversas e amizades.

6- Faça a lição de casa

Estude o tema do evento e conheça os palestrantes. Assim, terá base para entrar em qualquer discussão sobre o assunto e aproximar-se dos participantes.

7- Relaxe

Não é bom parecer tenso ou bravo. Então, sorria e tente se divertir. Lembre-se: a maioria das pessoas é amigável na maior parte do tempo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuidados no comportamento online dos funcionários.


O público interno da empresa tem Twitter, Facebook, Orkut. Vale orientar a todos, pois é grande o perigo de alguém postar algo inadequado envolvendo clientes e fornecedores.

Se de um lado temos constantes pesquisas e discussões sobre como fazer ou não e quais seriam os comportamentos ideais das empresas nas mídias sociais, de outro temos o público interno daquela empresa.

Também merecedores de atenção, eles são peças fundamentais para que todo o conceito e a construção de relacionamento criados sejam efetivos e atendam a todas as expectativas.

Como dito por Carolina Terra: “A comunicação digital alterou em grande parte a maneira como as organizações se comunicam e se relacionam com seus públicos de interesse”.

E pensando nisto trago ainda para a discussão o post de Marcelo Bazan, onde ele expõe que as agências e profissionais de marketing se esforçam para criar “conceitos geniais, filmes incríveis, ações mirabolantes e impactantes e mesmo quando conseguem, basta um eu não vou poder estar atendendo ou um era o senhor que tinha que ter notado que o combo que era só de tv e internet e não incluía o telefone para botar tudo a perder”.

Percebem a relação entre ambas as citações? As empresas procuram dialogar, criar interação e se aproximar do consumidor. Mas se toda a equipe não estiver a par, não trabalhar em conjunto para poder trazer aquela mensagem ao receptor final o trabalho será em vão. Em “novos” tempos, se um funcionário expor no Facebook ou no Twitter alguma mensagem negativa direta ou indiretamente relacionada à sua atividade também poderá colocar tudo a perder.

Um exemplo já passado foi o caso do então diretor comercial da Locaweb, que logo depois da mensagem que gerou burburinhos entre os usuários, foi demitido. Mas é possível controlar o que os funcionários falam nas mídias sociais? Como evitar crises deste tipo?

Uma sugestão seria o Media Training 2.0 para toda a equipe. Normalmente utilizado para gestão de crises ou eventuais compromissos representativos, esta pode ser uma solução facilmente aplicável.

Mas não se engane ao pensar que são imposições de regras de conduta. Acredito que as empresas nada têm a ver com a vida pessoal da sua equipe. Mas alguns pontos podem ser expostos para que todos saiam ganhando de forma coletiva. Exemplos do que fazer?

Como o próprio caso da Locaweb mostrou: cuidado ao expor o nome da empresa na bio ou nas opiniões. No exemplo, era fácil associar a pessoa à empresa. Existem situações também em que a pessoa coloca no próprio nome de usuário o nome da organização. Mostre o quanto isso pode ser comprometedor até mesmo para ela.

Não citar nomes de fornecedores, clientes ou falar mal da empresa. Se a pessoa que faz parte da equipe faz isso, o que dirá os clientes.

Se o perfil é pessoal, procurar não envolver as questões profissionais nele. Como, por exemplo, tentar resolver por conta própria algum problema pelo Twitter.

Como já colocado, não são leis ou controles de conduta, mas sim precauções para evitar crises. As pessoas vão continuar falando mal de suas rotinas, chefes e afins, mas o peso dessas reclamações dobra quando ela cita o nome do local que trabalha. Pode ser ruim para ela e para a empresa.

Em tempos em que a opinião pública possui valor incalculável é importante observar o que acontece no ambiente interno antes de expor para o externo. Todo o cuidado é pouco e prever crises será uma das atividades mais importantes nestes casos.

Fonte: Webinsider

Organize melhor suas tarefas diárias.

Melhor organização gera mais tempo, que gera mais produtividade e, consequentemente, mais lucros. Oba! Se você não é tão organizada assim, é bom começar a pensar no assunto. 

Confira as DICAS para administrar seu tempo e veja a diferença! 

FAÇA AS COMPRAS DO SUPERMERCADO PELA INTERNET. Depois aprender a se organizar para isso e criar este hábito, esta tarefa será rápida e vai economizar muitas horas na sua semana 

APRENDA A UTILIZAR OS RECURSOS DO SEU SMARTPHONE. Utilizar a agenda (calendário), o bloco de anotações, o GPS e tantos outros aplicativos de produtividade pode fazer uma incrível diferença na hora de administrar suas tarefas e atividade, dando a você mais controle sobre o uso do seu tempo. 

CONCENTRE SUAS CHAMADAS TELEFÔNICAS. Faça uma lista das ligações que tem que fazer, anotando os números de telefone e assuntos. Depois separe um tempo e faça todas as ligações em sequencia. Isso economiza tempo e deixa seu dia mais organizado. 8)Planeje seu dia de trabalho. Ao final de cada dia planeje o dia seguinte. Realoque compromissos e tarefas na sua agenda e tenha claro o que irá fazer. Isso faz com que você vá para casa com a cabeça mais tranquila, economiza tempo e melhora sua produtividade . Lembre-se, 1 hora de planejamento pode economizar até 10 horas de trabalho 

COZINHE O SUFICIENTE PARA DUAS REFEIÇÕES. Quando for cozinhar e preparar seus alimentos, procure fazer uma porção maior, depois divida em dois e congele se necessário, economizando assim o tempo na próxima refeição.

PLANEJE O QUE VAI VESTIR NA NOITE ANTERIOR. Deixar a roupa separada e pronta para vestir, você irá economizar bons minutos do seu dia. 

UTILIZE SUA AGENDA E CRIE LISTAS DE MEMÓRIA. Não tente lembrar as coisas de cabeça. Isso vai aumentar o seu stress e o risco de você esquecer coisas importantes, que podem gastar inutilmente o seu tempo. 

MANTENHA SUA MESA DE TRABALHO E SEU COMPUTADOR ORGANIZADOS. Saber onde estão seus papeis e documentos, e saber onde guarda-los vai economizar bastante tempo ao longo do seu dia. Deixar a mesa limpa e mantendo sobre ela apenas aquilo em que está trabalhando no momento vai ajudar você a manter o foco e terminar s tarefa mais rápido. Desktop limpo e com poucos ícones, pastas organizadas e arquivos nomeados corretamente ajudam bastante na hora de encontrar o que você precisa, economizando muito tempo ao longo do dia. Organizar as suas pastas de e-mails e manter a caixa de entrada sempre vazia é também fundamental para melhorar a sua produtividade no trabalho.

ACORDE MAIS CEDO. Coloque o alarme para 15 minutos mais cedo e adiante o seu dia. 


No trabalho ou na vida pessoal, hábitos simples como utilizar a agenda de forma adequada, usar um sistema de arquivos com classificação, trabalhar num espaço organizado, ter o costume de planejar o trabalho e as tarefas ou ainda utilizar os recursos da tecnologia de forma eficiente, pode fazer toda a diferença e fazer o seu tempo render mais.


Fonte: Site "Organize Sua Vida".