quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
4 passos para fazer marketing no Facebook
Em um artigo recente na Forbes, Nate Elliott, vice-presidente e analista da Forrester Research, escreveu sobre a abordagem desorganizada de muitas empresas no Facebook. De como muitas empresas correram para a rede social sem estabelecer objetivos claros, e agora são deixados com um punhado de fãs, mas nenhuma idéia de como envolve-los e criar valor para eles.
Para evitar esse destino e tornar o trabalho no Facebook algo que gere retorno para a marca, é preciso seguir quatro passos:
Estabelecer objetivos claros.
Profissionais de marketing precisam repensar o que o Facebook pode fazer por seu negócio. A rede social será utilizada para impulsionar a consciência e as compras? Para gerar boca a boca? Para aumentar a fidelidade dos clientes existentes? Ou será para auxiliar outras partes da organização, como a equipe de atendimento ao cliente ou o setor de desenvolvimento de produtos? Como tirar o melhor proveito do Facebook? A versatilidade do site permite que você escolha entre objetivos que abrangem quase todas as partes do mix de marketing – mas para obter o máximo da rede social, você precisa ter uma idéia clara do que você está procurando a partir dela.
Construa uma página que forneça valor para os seus fãs
A maioria das páginas de marca estão cheias de uma mistura de notícias aleatórias sobre a empresa, promoções, publicidade e outros conteúdos de marketing pré definidos – e não o que os fãs estão buscando. Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing global da Facebook, diz que as marcas que se sucedem na rede social são “as que dão às pessoas uma razão para ser fãs.”
A criação de uma página que faz sentido para os fãs, significa a criação de uma experiência mais rica. Enquanto um ”curtir” permite aos fãs acompanhar e comentar as atualizações, um engajamento mais aprofundado vem de opções como jogos e concursos, por exemplo, que muitas vezes só são possíveis através de um aplicativo. A Target criou uma abordagem muito interessante para Dia dos Namorados do ano passado, o concurso “Super Love Sender“, que permitiu aos fãs votarem que instituição de caridade receberia uma doação de US $ 1 milhão da marca. O app também permitia aos fãs acompanhar em tempo real que instituição liderava a preferência geral.
Use ao máximo o kit de ferramentas do Facebook para aumentar o alcance e engajamento.
O Facebook oferece aos profissionais de comunicação muito mais do que apenas páginas de marca. Por exemplo, considere o uso de anúncios para aumentar o alcance e efetividade de seus esforços na rede social. Eventos, ferramentas de geolocalização e aplicativos também podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu programa de marketing.
Integrar o Facebook em seu mix de marketing
Muitos homens de marketing tratam o Facebook como um ativo isolado ao invés de inseri-lo em seu mix de marketing. Há muitas boas maneiras de integrar o Facebook em sua estratégia global. É possível usar a rede social como base para campanhas mais amplas. A Corona, por exemplo, criou a “most liked beer in America”, que mostrava os rostos de seus fãs na rede social em um outdoor na Times Square – combinando o alcance das mídias tradicionais com o valor agregado das novas mídias. A ação gerou mais de 200.000 novos ”likes” na fan page da marca.
Em última análise, porém, a peça mais importante do conselho é o primeiro: Você deve definir objetivos claros para seus programas no Facebook. Uma vez que fizer isso, vai ver mais claramente como pode criar valor para seus clientes
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