Recurso permite publicar conteúdos automaticamente nas duas plataformas. Eu já acho que essa medida é para desenterrar o orkut do túmulo.
Na tentativa de levar mais brasileiros ao Google+, o Google anunciou nesta terça-feira uma integração de sua rede social com o Orkut. A partir de agora, os usuários poderão publicar conteúdos, automaticamente, nas duas plataformas. Importante: o recurso só vale para quem faz a publicação na rede social. Ou seja, quem compartilhar conteúdos no Google+ contará a republicação automática no Orkut; em sentido contrário, não é possível fazer o mesmo.
Disponível a uma parcela de usuários a partir desta terça-feira, o recurso vai se estender aos demais cadastrados. Para ativar a funcionalidade, o usuário precisa visitar sua página no Orkut: ali, na parte superior da página principal, será exibida uma mensagem de oferta do serviço : "Conecte seu perfil no Google+ para postar no Orkut." Se concordar com o mecanismo, o cadastrado ativa o recurso.
Uma vez feito o vínculo, qualquer conteúdo postado de modo público no Google+ será divulgado automaticamente no Orkut – além, é claro, de ser indexado ao mecanismo de buscas do Google. Outra informação importante: uma vez feita a integração, não é possível voltar atrás.
O Google garante que a novidade não implica menor empenho da companhia no desenvolvimento do Orkut. "Os serviços caminharão juntos. O recurso só vai facilitar a comunicação entre usuários, que desejam compartilhar conteúdo em todas as plataformas nas quais estão presentes. Seguimos introduzindo novidades ao próprio Orkut: ele não é uma plataforma condenada”, diz Felix Ximenes, diretor de comunicação e assuntos públicos do Google.
Dados de abril da empresa de métricas Comscore mostram uma queda veloz no número de acessos ao Orkut. Segundo o relatório, a rede social do Google registrou 27,7 milhões de visitantes únicos em abril – decréscimo de quase 50% em relação ao mesmo período de 2011. Já o Google+ chegou a 5,2 milhões. O Facebook lidera o segmento, com 40,2 milhões visitantes únicos.
Com a ação, o Google faz sua segunda tentativa de migrar uma valiosa fatia de audiência para o Google+. Em outubro de 2011, o gigante de buscas apresentou o Orkut Photo Importer, recurso que, a partir de um único clique, permitia a migração de imagens do Orkut para o Google+. Assim que o usuário adere ao serviço, a ferramenta sincroniza as imagens e mantém as fotos com descrições, mas não as divulga. Cabe ao cadastrado do Google+ deixá-las públicas na rede.
Fonte: Veja.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário