quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tenha as novas funções do Android 6.0 no seu celular

Moto G 2015 roda Android 5.1.1 e receberá upgrade para Android M (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Moto G 2015 roda Android 5.1.1 e receberá upgrade para Android M (Foto: Luana Marfim/TechTudo))


Android 6.0 (Marshmallow), a nova versão do sistema operacional móvel do Google, está disponível para alguns poucos celulares que já receberam a atualização, mas é possível obter muitos dos seus novos recursos em versões mais antigas do sistema. 
A nova interface com organização de gavetas de aplicativos, otimização do consumo de bateria e até mesmo a customização de abas podem ser reproduzidas em aparelhos que ainda não receberam o update. Siga as dicas abaixo e descubra como fazer.
Confira algumas dicas para deixar o seu Android antigo com a cara do Marshmallow (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Nova interface e gaveta mais inteligente
A nova interface do Android 6.0 não é exatamente uma exclusividade da versão. O Google Now Launcher, ferramenta da própria empresa, traz o mesmo visual para as versões mais antigas.
Google Now Launcher tem a interface do Android 6.0 (Foto: Foto: Divulgação)Google Now Launcher tem a interface do Android 6.0 (Foto: Foto: Reprodução)

Além do visual, o Launcher, em sua nova versão, organiza a gaveta de apps por ordem alfabética com rolagem na vertical, exibindo os quatro aplicativos mais usados em destaque na primeira linha. A gaveta também ganhou um novo campo de pesquisa para facilitar a busca por aplicações.
Otimizar a vida útil da bateria
O Marshmallow vem com uma ótima ferramenta para economizar a bateria: o sistema coloca todos os apps que não estão sendo usados em standby, automaticamente.
Isso, no entanto, não é nenhuma novidade para quem conhece o Greenify. O app já existe há um bom tempo, mas antes exigia acesso root ao sistema para funcionar – algo que foi resolvido na última versão.
Greenify promete economizar a bateria (Foto: Foto: Reprodução)Greenify promete economizar a bateria (Foto: Foto: Reprodução)


Enquanto a maioria dos apps concorrentes apenas fecha os aplicativos abertos em segundo plano, que voltam a consumir dados e bateria logo em seguida, o Greenify coloca estes apps em modo de “hibernação”, de onde não sairão a não ser que você abra um deles novamente.
Abas customizadas do Chrome
Uma das funções mais interessantes do novo Android são as abas customizáveis, que permitem visualizar conteúdos de aplicativos em um janela personalizada, além de carregar a página em plano de fundo, economizando tempo. Embora não seja possível reproduzir exatamente este recurso sem o Marshmallow, dois aplicativos melhoram significativamente a experiência de navegação.
Com o Link Bubble Browser você pode clicar em vários links em uma página, que serão carregados em segundo plano sem sair do aplicativo em que você está. Depois, basta clicar nas bolhas flutuantes para acessar as diversas guias abertas, que já estarão carregadas.
Outra opção interessante para navegar é o Firefox para Android Beta, que faz basicamente o mesmo que o Link Bubble. Você pode selecionar vários links e continuar navegando no app. Depois, basta ir até as notificações e encontrar a fila de guias. Com um clique, você abrirá todas as janelas no Firefox.
Links abrindo no aplicativo
Uma das coisas mais irritantes do Android é tentar abrir um link como do Facebook ou do Twitter em um e-mail e ser direcionado para o navegador. O Android 6.0, no entanto, resolve o problema com um recurso chamado “link smart”, que abre esses atalhos de forma mais inteligente, direcionando para o aplicativo correto, não para o navegador.
Mais uma vez, esse problema pode ser resolvido com um aplicativo: o TapPath Browser Helper, da mesma desenvolvedora do Link Bubble. Com ele, você escolhe com qual aplicativo será aberto quando você clicar no link. Ainda é possível configurar diferentes aplicativos para quando você tocar uma, duas ou três vezes no link.
Nem tudo é possível
Nem todas as funções do novo Android estão disponíveis para as versões anteriores, no entanto. Seu smartphone, por exemplo, não terá um leitor biométrico, mesmo que você utilize apps que prometem “ler” sua impressão digital com a câmera (e geralmente falham miseravelmente na tarefa); nem suporte ao novo padrão USB-C. Ainda assim, vale a pena incrementá-lo com as dicas acima!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DESIGN: As tendências criativas para 2016


A Shutterstock acaba de lançar o infográfico de Tendências Criativas de 2016 (clique aqui), desenvolvido com base nos dados globais de downloads e comportamento dos clientes nas pequisas de imagens, vídeos e músicas em 2015.

O estudo mostra quatro tendências principais em termos de fotografia: Flat Lay, que são imagens de vários objetos, muitas vezes alinhados, fotografadas de cima para baixo; Boho, estilo favorito dos anos 60 e 70 com estampas Paisley e franjas; Geometria Sagrada, formas da natureza que são utilizadas no design religioso Oriental e Ocidental e Metálico, mais do que apenas prata e ouro amarelo - amarelo e ouro rosa.

Além das trends globais, o infográfico pretende mostrar aquelas que estão em ascensão em diferentes países. Com base nas imagens licenciadas no banco em 2015 e no comportamento de busca, a empresa selecionou um termo que destaca uma principal tendência em cada país. No Brasil, imagens mostrando folhagens tiveram um aumento de 704% de buscas e downloads.

 As tendências culturais refletem o que as pessoas estão falando e quais histórias estão contando com os materiais da Shutterstock. Duas tendências opostas tiveram destaque: a habilidade de se conectar e a vontade de se desconectar.

No design, as tendências mostram uma mistura do antigo com o novo em 2016. O design material usa os princípios do design clássico aplicados a novas tecnologias como uma aquarela do século 21.

Sobre as tendências em vídeos, os elementos clássicos, água, terra, fogo e ar surgem como o maior destaque para 2016. As marcas devem mergulhar fundo no poder da natureza.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

25 ferramentas do Google para sua empresa


Conheça as ferramentas do Google para potencializar o marketing e disparar as vendas, como uma forma de iniciar você nesse imenso universo de soluções do Google, que muitas pessoas nem imaginam que existe. 

1. Google Trends

Uma ótima ferramenta na parte de planejamento estratégico de campanhas. Nos possibilita conhecer o volume de busca de termos selecionado por nós, filtrado por períodos específicos de tempo e por localização.
Link para o Google Trends: https://www.google.com/trends/

2. Google Meu Negócio 

Na teoria é apenas o Google Plus, Google Maps e o AdWords unidos em uma só plataforma, mas na prática é algo muito maior do que isso.
O conceito do Google Meu Negócio é estreitar o relacionamento entre usuários e empresas através da internet combinado com geolocalização, em uma plataforma social.
Talvez você não tenha se dado conta mas certamente já tenha usufruído dos benefícios do Google Meu Negócio, principalmente se você faz pesquisas através do seu smartphone.
Você já fez uma pesquisa em que o resultado foram empresas próxima de você, onde o Google oferece a rota mais fácil desses chegar até lá, oferece a opção de você ligar para essa empresa com apenas um toque na tela do seu celular ou muitas vezes ainda avisa os horários de funcionamento dessas empresas – sem contar com as avaliações e comentários de pessoas que já usaram ou adquiriram os produtos e serviços dessas empresas listadas?
Então, esse resultado é personalizado para você, no horário em que você buscou e na localização  em que você se encontrava.
Link para o Google Meu Negócio: http://www.google.com/intl/pt-BR/business/

3. Page Speed Insight

Nessa plataforma você insere a URL do seu site e fica sabendo como o Google avalia a velocidade da entrega do conteúdo do seu site e a qualidade do código fonte do mesmo. Juntamente com a avaliação feita, o Google entrega uma lista com alguns itens do seu site que você pode ajustar para melhorar a experiência dos usuários.
Sabendo que o Google leva em conta os aspectos de boa experiência de usuário e velocidade do site para formar o seu ranking, essa é uma ótima ferramenta de apoio para as pessoas que estão buscando melhor posicionar o seu site nas pesquisas do buscador.
Link para o Google Page Speed Insights: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

4. Google Safe Browsing 

Nada mais é do que o Google certificando que o seu site é seguro para a navegação dos usuários. Coloque um link do Google Safe Browsing no rodapé do seu site e ganhe maior credibilidade com seus usuários.

5. A trajetória do cliente

Ainda disponível apenas na versão em inglês, essa ferramenta de insights do Google te mostra a trajetória do processo de compra dos usuários de vários lugares do mundo.
Uma boa ferramenta para se compreender os fatores que levam os usuários a efetivar uma compra. Assim você pode aperfeiçoar as suas campanhas de marketing.

6. O valor do mobile para sua empresa

Essa é uma ferramenta muito bacana que mostra o valor e o volume de negócios que as plataformas mobile geram para a sua empresa.
Com esses dados você consegue definir se é válido ou não investir energia e verbas em campanhas focadas nas plataformas mobile.

7. Our Mobile Planet

Uma forma muito eficaz para profissionais e empresas criarem apresentações embasadas de números, dados e argumentos para defender os investimentos e a utilização das plataformas mobile nas empresas.

8. Mobile In The Purchase Journey

Você já percebeu que o celular alterou a maneira de consumo não apenas na internet, mas de um modo geral?
Nessa plataforma você consegue criar gráficos e fazer pesquisas de como o celular está influenciando no processo de compra das pessoas do mundo todo, ou de uma determinada região escolhida por você.

9. Google Search Console (antigo Web Master Tools)

Uma ferramenta indispensável para quem buscar as primeiras colocações nas pesquisas do Google.
Com esta ferramenta você vai conhecer, monitorar e aperfeiçoar a maneira como o Google encontra, lê e indexa o seu site.
Link para o Google Search Console: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

10. Google Merchant Center

Ferramenta de busca e comparação de preços e produtos semelhante ao Buscapé. Não era muito utilizada até certo tempo atrás, mas vem ganhando notoriedade nos dias de hoje.
Divulgue uma lista de produtos da sua loja virtual com detalhes, fotos, títulos personalizados e valores de maneira automatizada.
Julga-se hoje que o Google Merchant seja uma ferramenta indispensável para lojas virtuais.

11. Blogger

Já foi uma das melhores opções de plataforma de blog, mas perdeu sua posição com a chegada do wordpress. Mesmo assim, no fator custo-benefício não é uma ferramenta ruim, pois é gratuita e vem integrada de “fábrica” com várias ferramentas do Google como por exemplo o Analytics e o AdSense.
Existe uma teoria de que por ser uma ferramenta do Google, o Blogger leva vantagem sobre outras ferramentas no quesito indexação e SEO, porém não existe prova concreta disso.
Link para o Blogger: https://www.blogger.com/home 

12. Google Analytics

É uma ferramenta obrigatória para sites, blogs, lojas virtuais ou qualquer outra plataforma online, pois possibilita conhecer a origem e o comportamento dos usuários do seu site, e extrair informações importantes para as suas estratégias de conteúdo, divulgação ou até mesmo para a arquitetura de informação do seu site.
Link para o Google Analytics: http://www.google.com/analytics/ 

13. Feed Burner

Uma maneira inteligente de entregar os feeds de atualizações do seu blog ou site, pois possibilita que o assinante escolha receber o conteúdo através de RSS ou através de e-mail.
A ferramenta vem sendo deixada de lado, sendo substituída por ferramentas de Feed RRS mais avançadas, e por ferramentas de e-mail marketing profissionais. Mas ainda continua a ser uma boa opção para quem está iniciando um blog, ou tem pouco conhecimento e pouco dinheiro para contratar ferramentas profissionais.

14. Google Cloud Platform

A ferramenta oferece infraestrutura para programadores rodarem sites e aplicações em máquinas virtuais do Google, com uma ampla gama de ferramentas e suportes a diversas linguagens.
No presente momento em que esse material está sendo desenvolvido, o Google oferece 60 dias de teste gratuito para os desenvolvedores que queiram testar a sua ferramenta, em um crédito total dos serviços de 300$.
Link para o Google Cloud Platform: https://cloud.google.com/ 

15. Rich Media Gallery

Uma excelente ferramenta de suporte para profissionais de criação de banners de anúncios em imagens e animação.
Acessando o Rich Media Gallery é possível encontrar diversas ferramentas, recursos, informações de formatos de telas, e templates padrões.
Link para o Rich Media Gallery: http://www.richmediagallery.com/ 

16. Keyword Planner

O planejador de palavras-chave do Google é o bom e velho amigo de todo marqueteiro digital.
Com ele é possível encontrar novos termos e grupos de anúncios relacionados ao seu negócio, como também saber um pouco sobre o volume de busca desses termos. Indispensável para campanhas de AdWords e SEO.
Link para o Keyword Planner: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

17. Google AdWords

Precisando de novos clientes amanhã? O Google AdWords faz isso por você.
Em mais de 10 anos de mercado não conheci outra ferramenta que, se trabalhada da maneira correta, consiga entregar melhores resultados em performance do que o Google AdWords.
Essa plataforma de anúncios do Google possibilita que você ofereça o seu produto ou serviço no exato momento em que o usuário esteja buscando por ele.
Link para o Google AdWords: https://www.google.com.br/adwords/

18. Rede de Display Google

Resumidamente essa ferramenta possibilita que você anuncie os seus serviços ou os seus produtos em diversos formatos como texto, banners e vídeos, dentro de uma infinidade de canais e portais da Web que são altamente relevantes para seu público ou estreitamente relacionados ao seu negócio.
Link para a Rede de Display do Google: http://www.google.com.br/ads/displaynetwork/ 

19. Google Remarketing

Uma maneira de você alcançar pessoas que já acessaram seu site ou sua loja virtual através de anúncios espalhados pela Web, buscando com que elas concluam o processo de compra ou cadastro, aumentando assim a conversão do seu site ou loja virtual.
Quem nunca acessou a Netshoes, Decolar.com ou Mercado Livre e não se sentiu perseguido por tal produto ou serviço que estava pesquisando em uma dessas lojas?

20. Google Correlate

Uma ferramenta interessante para planejamento e pesquisa de termos relacionados.
Você simplesmente seleciona a localização e insere um termo de pesquisa. Então o Google te entrega uma lista de assuntos relacionados ao termo de busca que você escolheu na localização selecionada.
Também é possível fazer uma breve comparação de volume de busca do termo selecionado e suas relações ao longo dos anos.
Link para o Google Correlate: http://www.google.com/trends/correlate

21. Hangouts On Air

Uma ferramenta maravilhosa que te possibilita a transmissão do seu próprio programa ao vivo para todo o mundo.
Você pode ter seu próprio programa de entrevistas, seminário on-line ou oferecer aulas ao vivo. Tudo isso gratuitamente e sem necessidade de instalação de mega softwares em seu computador.

22. Tradutor De Sites

Você precisa oferecer a opção de outros idiomas em seu site, loja virtual ou blog, mas está com orçamento apertado? O tradutor de sites do Google pode ser uma alternativa, por ser gratuita, mas não garante uma boa tradução.
Link para o Tradutor de Sites do Google: https://translate.google.com/manager/website/

23. Google Alerts

Você seleciona alguns assuntos do seu interesse para monitorar na web e o Google envia para você através de e-mail todas as novidades que ele rastrear na internet que estejam relacionadas a esses assuntos do seu interesse.
Link para o Google Alerts: https://www.google.com.br/alerts 

24. Trends Dashbord YouTube

Uma ferramenta poderosa, mas pouco usada entre os vlogueiros e os blogueiros. Principalmente os iniciantes.
Basicamente é possível conhecer os top assuntos do momento no YouTube, filtrados por localização, idade e gêneros masculino ou feminino. Com essa opção de monitoramento é possível você saber qual é o conteúdo mais consumido pelo seu público, e assim oferecer aquilo que ele gosta.
Link para o Trends Dashbord Youtube: https://www.youtube.com/trendsdashboard?gl=BR&hl=pt 

25. Google Shortner

Simplificando, é o encurtador de URL do Google. Com ele é possível mensurar os cliques obtidos em cima dessa url encurtada, e as suas origens, além de criar automaticamente um Q.R Code.
Da mesma maneira que no blogger, existe o mito de que esse encurtador de URL facilitaria a indexação das páginas por ser um data-base do Google. Mas não existem provas desse fato.
Link para o Google Shortner: https://goo.gl/

Bonus: Guia "101 Ferramentas para Google Marketing".

O Guia "101 Ferramentas para Google Marketing", é um verdadeiro arsenal de ferramentas do Google. São 101 ferramentas do Google listadas.
Link para o Guia: http://goo.gl/6wVqrR

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Carnaval 2016: como interagir pelo Facebook e Instagram.


Diz o dito popular que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval. Mas se você quer aproximar sua marca dos consumidores, pode esquecer essa ideia. Sua preparação tem que começar antes e nossas plataformas vão te ajudar a ter o melhor resultado para seu negócio.
Além de ser a festa mais popular do país, o Carnaval também é responsável por aquecer a economia brasileira. Segundo o Ministério do Turismo, a folia movimentou 6,6 bilhões de reais em 2015. O evento leva as pessoas às ruas, mas todos continuam conectados em seus celulares e tablets. Prova disso é que no ano passado, Facebook e Instagram tiveram juntos mais de 495 milhões de interações durante o feriado. Para as marcas, é uma oportunidade de alcançarem os seus consumidores na palma da mão deles e em qualquer lugar.
No Facebook, durante a folia, as imagens e vídeos ganham destaque. A publicação de fotos tem um aumento de 27% comparado a semanas anteriores e vídeos aumentam em 130%. Para Pérola Cussiano Brand Development Lead do Instagram, a data é sinônimo de imagem. "O Carnaval, assim como o Instagram, consegue trazer o visual como ponto principal de impacto das pessoas", diz. Além disso, cresce em 26% postagens que relacionam o tema celebração, de acordo com dados internos do Facebook do primeiro trimestre 2015.
No Carnaval, com as pessoas conectadas no Facebook e Instagram, as empresas podem aproveitar a folia para aumentar a conversa entre marca e consumidor a partir de conteúdos visuais e que sejam relevantes para a temática. Exemplo disso, foi a Seda que, em 2015, desenvolveu uma campanha de tutoriais em vídeo de penteados de cabelo para impactar as mulheres brasileiras de 18 a 34 anos interessadas na celebração no Facebook.
Ao criar uma campanha, o importante é a marca manter o foco na mensagem para alcançar efetivamente o público-alvo. "A combinação de objetivo de negócio com uma estratégia que contextualize a empresa na conversa, como o carnaval, faz com que as pessoas estejam mais receptivas a reagiram a exposição", afirma Pérola. Hoje, 81% das pessoas no Instagram afirmam que já tomaram um ação depois de visualizar uma publicação, segundo a pesquisa Instagram Internal Millennial Study across 12 markets, September 2015.
Para ajudá-lo a construir uma estratégia mais assertiva para sua marca, separamos alguns números importantes abaixo. Confira!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ferramentas para agendar publicações nas redes sociais


As ferramentas para agendar postagem em redes sociais são ótimas para ajudar a organizar o conteúdo e agilizar seu dia. Para o segmento e-commerce elas são importantes aliadas para melhorar o desempenho da divulgação de produtos. Além da praticidade e de diversos recursos eles são facilitadores para executar ações nas redes sociais.

Veja a seguir algumas ferramentas que podem salvar seu dia e economizar seu tempo:

HootSuite: essa ferramenta é bastante conhecida no meio digital e sua funcionalidade é programas postagens para grande parte das redes sociais como: Facebook, Instagram, Twitter.
Vantagens: possui aplicativo o que facilita o acesso em mãos, permite ouvir o que o público tem a dizer, permite responder aos comentários usando o painel e facilita a programação do conteúdo em diversas redes sociais.
Desvantagens: algumas ferramentas são pagas.
https://hootsuite.com/pt.
ferramenta hootsuite
Revelabit: a ferramenta é brasileira e facilita o entendimento dos comandos. A ferramenta programa postagens no Facebook e Twitter, otimizando o tempo.
Vantagens: você pode acompanhar as postagens com os relatórios que a ferramenta proporciona.
Desvantagens: a ferramenta tem funções que são pagas.
https://www.revelabit.com.br
Revelabit
Pigora: ideal para lojas que investem na rede social Pinterest que permite o trabalho com imagem. Esse recurso vem ganhando espaço em estratégia de marketing de várias marcas para anunciar seus produtos e diferenciais.
Vantagens: a ferramenta está relacionada ao Marketing visual e auxilia a lançar o conteúdo correto no momento mais oportuno. Tem recursos para o Instagram e Pinterest.
Desvantagens: ferramenta em inglês.
http://www.piqora.com.
Captura de tela 2016-01-19 12.51.54
Social Oomph: Permite a programação de mensagens que deverão ser publicadas, monitora o funcionamento e as atividades da rede social, programa status e fotos publicadas. Pode gerenciar várias redes ao mesmo tempo e o melhor é gratuita.
Vantagens: Um recurso diferente é a possibilidade de enviar uma mensagem de “boas vindas”, o que vai te ajudar a causar boa impressão.
Desvantagem: permite apenas uma conta por acesso e o idioma é inglês.
https://www.socialoomph.com.
Social Oomph
Instamizer: ótima ferramenta para agendar postagens no Instagram. Permite editar fotos, retocar imagens e colocar filtros.
Vantagens: Tem uma parte para pesquisar as hastags, tem um menu que mostra as notificações da sua conta e a ferramenta é em português e no plano gratuito você pode postar 8 imagens por mês.
Desvantagens: disponível apenas para computadores, não possui aplicativo.
https://instamizer.com/
Captura de tela 2016-01-19 12.53.27
Essas são apenas algumas ferramentas para ajudar a organizar suas redes sociais e facilitar o seu dia. A escolha da ferramenta que se encaixa melhor, vai depender da sua estratégia nas redes sociais. Porém, começar a conhecer e se organizar pode otimizar seu tempo e melhorar o posicionamento da sua marca nas redes sociais.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

10 dicas para pensar "Fora da Caixa".



Sair da nossa zona de conforto quase sempre é algo complicado, pois já estamos acostumados por um certo estilo de pensamento e rotina fixa. A simples mudança de trajeto de sua casa para se trabalho em um dia já é uma quebra.

Mas o “pensar fora da caixa” é tentar obter uma perspectiva diferente das ideias e ações que temos, e estimular o lado direito do cerebro, região responsável pela criatividade e emoções. Com isso, o pessoal da agência iinterativa, compilou 10 dicas interessantes em um infográfico para você se tornar um profissional que pense “fora da caixa” e se destaque.
As dicas são:
1. Acompanhe o noticiário.
2. Erre para acertar
3. Premie os criativos
4. Invista em GE.N.TE
5. Lidere de maneira construtiva
6. Estabeleça prazos
7. Busque atingir metas
8. Converse com pessoas fora da empresa
9. Veja nos problemas as oportunidades
10. Estimule a equipe a ter ideias
Abaixo você confere as dicas com mais detalhes:
dicas-pensar-fora-da-caixa-2
dicas-pensar-fora-da-caixa-2

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Coca-Cola ganha novo slogan - Sinta o Sabor

coca2

A Coca-Cola apresentou em Paris o seu novo posicionamento global, que será utilizado – pela primeira vez na história da empresa – em todos os produtos da marca. São eles: Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life.

Depois de sete anos de “Abra a Felicidade”, A campanha “Sinta o sabor” vai utilizar momentos do cotidiano como narrativa universal, sempre colocando o refrigerante no centro da experiência.

A nova comunicação inclui 10 comerciais de TV (dois deles serão veiculados no Brasil), nova identidade visual, canção-hino e assinatura de áudio. A versão principal da música “Taste the feeling” é interpretada por Conrad Sewell, cujo primeiro single, “Firestone”, gerou 300 milhões de streams no Spotify e mais de 3 milhões em vendas em todo o mundo. Versões remixadas ficaram por conta do produtor Avicii, que serão utilizadas tanto na Eurocopa 2016 como nos Jogos Olímpicos Rio 2016.



No lugar das famosas cinco notas de “Open Happiness”, a assinatura de áudio agora é inspirada nos sons da experiência de saborear uma Coca-Cola – o estalo da tampinha, a chiado da efervescência e, por fim, as reações de satisfação após tomar.

No Brasil, a campanha terá inicialmente dois comerciais: “Hino”, criado pela Mercado-McCann, e “Break-up”, criado pela Santo.

Criativamente falando, o manifesto é bastante genérico. Traz bonitas imagens, que resumem os momentos que a Coca-Cola pretende explorar com esse novo posicionamento, mas nada além. Já “Break-up” tem o mérito de exibir (rapidíssimas) cenas não propriamente adequadas pra família global, mas também fica longe do que vimos a marca fazer nos anos recentes de “Abra a Felicidade”.

Faça Storytelling em suas Apresentações



Os expectadores aprenderam com a história. Então é possível transmitir mensagens deliberadas dentro de histórias? Sim, é possível e isso não é nem um pouco novo. Washington Olivetto fez isso na micro história do primeiro sutiã (tem protagonista, objetivo, desafio), e na Bíblia, os ensinamentos cristãos eram transmitidos através de histórias. Não estamos inventando nada novo, somente aplicando em uma nova mídia: as apresentações.
Contar histórias em apresentações é um recurso criativo que pode funcionar em alguns casos. Digo alguns casos, porque não é sempre que ele dá resultados. Não é sempre que um recurso lúdico, que transporta a audiência para um outro lugar, que trabalha analogias e a imaginação é bem-vindo. Para funcionar, é preciso avaliar o tema da apresentação, o ambiente, o público-alvo, a resistência que você vai enfrentar para apresentar e também, o apresentador. Muitos bons apresentadores não são bons contadores de histórias.
Mas lembre-se: não é porque estamos falando de apresentações, sejam elas em Powerpoint, Keynote, Prezi ou qualquer outra mídia que podemos esquecer a regra: para ser storytelling tem que ter protagonista, objetivo e conflito. É muito comum vermos falsos storytellings em apresentações circulando por aí, enganando seus apresentadores, ou seus públicos, ou os dois, o que é muito pior.
Há quem chame qualquer texto de storytelling: se a pessoa abriu o Powerpoint e escreveu 10 slides de conteúdo, já é uma história. Há também aqueles que não querem conflitos nas suas histórias. Talvez porque queiram preservar a integridade das empresas onde trabalham. Assim, suas histórias ficam sem graça, e não cativam ou se conectam com o público. O conflito, ou os desafios enfrentados pelo protagonista servem para o público torcer por ele e se conectar com a história. Sem ele, a história passa a ser descartável.
Você tem dúvidas sobre o que é uma apresentação com storytelling? Traduza a palavra para “história” e julgue: sua apresentação conta uma história? Fica mais fácil assim de entender. Agora, você tem dúvida de quando utilizar uma apresentação com storytelling? 
A marca de corte que eu uso é a resistência. Dependendo do grau de resistência que você vai enfrentar do seu público-alvo na hora de se apresentar, vale a pena trocar a sua apresentação por uma história. As pessoas são mais abertas a ouvir uma história do que ver uma apresentação.

Na hora de criar uma apresentação com storytelling, não se esqueça de seguir a regra básica dos 3Gs das histórias e pese as condições do ambiente: tema, público, resistência e a mensagem que você quer transmitir. A Guy, a Girl and a Gun. Isso quer dizer que, para ser um storytelling, necessariamente tem que ter um protagonista em busca de um objetivo e que, para alcançá-lo, ele vai enfrentar desafios. No final de tudo, ele aprende com os objetivos e se torna uma nova personagem e nós, expectadores, acompanhamos essa mudança e aprendemos com ela também.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Quais as 5 cores que mais atraem os Consumidores;



Quem nunca comprou algum produto pela cor ou julgou um livro pela capa em um determinado momento da vida jogue a primeira pedra! Segundo a análise, divulgada em novembro passado, pelo escritório americano Kissmetricsque acompanha e otimiza o marketing digital de diversas marcas, informa que a grande parte dos consumidores – cerca de 93% – se sentem atraídos pela aparência visual de algum produto e 85% deles, indicam que escolhem produtos A ou B pela sua cor.
Em 1961 o astronauta russo Yuri Gagarin disse: “A Terra é azul!” Desse modo quando ele teve a visão do nosso planeta do espaço, já podemos compreender que, de forma corrente, percebemos as cores como uma propriedade, uma qualidade natural das coisas.
1) Vermelho: a cor da paixão, do amor, do poder, associada ao fogo. Transmite muita energia e em tons mais escuros, passa elegância. Algumas empresas, por exemplo, que usam essa cor são a Coca-Cola, YouTube, Pinterest, Lojas Americanas, Nitendo, Mc Donald’s e TAM.
coca_cola
2) Verde: na Psicologia da Cor, a qualidade desse estímulo visual enfatiza a esperança, a cura, natureza, boa sorte, ciúmes, dinheiro. Empresas que usam a cor verde em seus logotipos: Starbucks, Android, Greenpeace e Animal Planet.
starbucks
3) Laranja: essa cor refere-se à diversão, alegria, energia, mas também passa equilíbrio, entusiasmo, generosidade. As marcas que usam a cor laranja é a Fanta, Nickelodeon e Gatorade por exemplo:
fanta
4) Rosa: essa tonalidade sempre nos remete à feminilidade como também romantismo, suavidade, amor, carinho. Marcas que usam essa cor: Marisa, Mary Kay, em vários casos podemos ver a tipografia da boneca Barbie – que pertence à empresa Mattel –, nesse tom.
lojas_marisa
5. Azul:  apesar de ser considerada uma cor fria, reflete simpatia, harmonia, fidelidade, tecnologia, liberdade, paciência. As marcas que usam essa tonalidade são Nivea, Pepsi e a Azul Linhas Aéreas.
nivea
Em estudos da Psicologia da Cor, obviamente que existem outras cores estudadas, mas a pergunta que fica sobre essa informação passada pela Kissmetrics não deixa dúvidas: nós, os consumidores, lembramos mais das cores de certos produtos que propriamente do que das suas formas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Qual a melhor cor para sua Loja Virtual?


As cores são responsáveis por estimular as compras e envolver os clientes em suas decisões. No e-commerce a cor escolhida é fundamental para o aumento da taxa de conversão, ou seja, o volume de vendas convertidas em sua loja!
Existem estudos e testes que podem afirmar com certeza, que a cor de uma loja virtual afeta as ações dos usuários e é ponto decisivo para a taxa de conversão de qualquer e-commerce.
Em uma pesquisa realizadas com compradores, o que mais influência na escolha de um produto o resultado foi revelador: 93% dos entrevistados disseram que a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura e 1% som e cheiro. 80% das pessoas declaram que a cor aumenta o reconhecimento da marca e a confiança do consumidor.
Para você entender todo o poder das cores e como elas podem ajudar no desempenho da sua loja virtual, vamos compartilhar o infográfico produzido pelo Henrique Carvalho especialista em marketing digital.
yyl3j1-infografico-psicologia-cores-10001