Certamente você já percebeu a importância que o plano de marketing digital tem para um negócio, caso contrário, não estaria buscando informações neste artigo sobre como montar um plano de marketing digital infalível, correto?
A grande verdade é que, o que separa os homens dos meninos é uma estratégia de marketing digital bem planejada e muito bem executada.
Este artigo servirá como uma bússola para você “parar de andar em círculos” e seguir rumo ao norte com o seu negócio.
Por que vender “x” se é possível vender “10x”?
Vamos ao que interessa. Descobriremos como montar um planejamento de marketing digitalque funciona de verdade (vende).
Um Planejamento de Marketing Digital Tem Data de Validade
Esse é um erro comum entre empresas amadoras. Elas delineiam um planejamento de marketing digital e seguem com ele por tempo indefinido, não levando em consideração as mudanças do mercado, da tecnologia e dos interesses do público-alvo.
O ideal é que seu planejamento de marketing digital abranja no máximo 1 ano e que para os anos seguintes, você tenha novas projeções, nada além disso.
Revise seu plano de marketing a cada ano. Logicamente, essa é uma regra geral, mas cada mercado tem sua particularidade. Uma empresa de Gestão de Mídias Sociais, precisa rever seu plano de marketing digital constantemente, ao passo que uma loja de Material de Construção não precisa da mesma frequência de atualização, compreende?
A realidade é uma só, conheça o seu mercado e trabalhe de acordo com ele.
Envolva Toda Sua Equipe No Seu Planejamento de Marketing Digital
Outro erro de empresas que não vendem: Os planos de marketing ficam restritos apenas ao pessoal da Publicidade e da Gerência.
O feedback é a coisa mais importante em qualquer planejamento.
Saber o que os envolvidos estão percebendo é uma vantagem competitiva pois permite otimizar a abordagem, economizando tempo, dinheiro e energia.
O que é melhor? Seu cliente achar um erro e você passar vergonha, ou seu time encontrar o erro antes do lançamento e corrigi-lo? Pense nisso.
Mantenha a transparência entre as equipes, como sugerido na metodologia Scrum.
Passo a Passo Para Montar Seu Plano de Marketing Digital
- Tenha Um Objetivo S.M.A.R.T. Defina exatamente o que você quer com seu plano de marketing. Um exemplo seria: “Aumentar meu faturamento em 60% até o final de 2016. ” Sempre use datas e números, isso facilita a realização, pois há um comprometimento maior quando algo tem dimensões e prazos definidos.
- Alinhe Seu Planejamento Com o Orçamento De nada adiantará um plano fantástico de marketing digital se você não tem como custeá-lo. Trabalhe dentro das suas possibilidades, sempre.
- Analise o ano anterior “De onde veio o tráfego do seu site? ”, “Qual o engajamento das suas mídias sociais? ” “Qual das mídias teve maior visibilidade? ” “Os investimentos em links patrocinados foram responsáveis por quantas vendas? ”. Caso não tenha essas informações, a primeira coisa que você fará esse ano será adotar um sistema de rastreamento de leads.
- Faça Um Estudo de Mercado do Seu Segmento Muitos negócios já começam falidos, pois o estudo de mercado é negligenciado na estratégia de marketing digital. Ferramentas como o Google Adwords, Google Trends, Facebook Ads, SemRush e outras, permitem fazer uma análise profunda sobre o que está acontecendo no mercado atual. Algumas perguntas a fazer:
Quem é o seu público? O que seu público está buscando na internet? Quais redes sociais eles frequentam? O que meus concorrentes estão fazendo?
- Bônus: Se seu concorrente está investindo em tráfego pago, você pode criar um blog e otimizar o SEO dos artigos para ranquear organicamente no Google aquela palavra chave específica.
Conhecendo as Principais Estratégias de Marketing Digital
Essas são as mais poderosas estratégias da atualidade, quando o assunto é planejamento de marketing digital. Confira!
- SEOConsiste em criar conteúdo gratuito (através de blogs, canais no Youtube e similares) para posicionar sua empresa no topo dos mecanismos de busca utilizando as principais palavras-chave do mercado de seu nicho e principalmente relevantes ao interesse de seu público-alvo.
- Links PatrocinadosVocê criará um anúncio e ele será exibido para possíveis interessados. Quando os leads clicam, você pode direciona-los para um artigo ou vídeo de vendas, ou ainda, para uma landing page onde capturará os dados que lhe forem relevantes e criará relacionamento com ele (Inbound Marketing).
- Inbound Marketing (Marketing de Conteúdo)É a criação de conteúdo que educa o seu lead. Geralmente está alinhado com o SEO e pode ser combinada com os links patrocinados e com redes sociais.
- Redes SociaisCriar engajamento com seus potenciais clientes via Facebook, Instagram e similares é primordial.
Use as mídias sociais para tirar o público delas e levar para o seu site ou principal canal de comunicação.
As regras das redes sociais mudam muito rápido e você não tem controle sobre o que que acontece nelas, diferente de um serviço de e-mail marketing ou blog, por exemplo.
Escolhendo a estratégia de marketing digital a ser utilizada
Ao conhecer seu cliente, você pode escolher uma ou várias das estratégias acima e trabalhar com seu planejamento de marketing digital.
Após isso, basta colocar tudo no papel e em seguida executar.
No final das contas, cada mercado é um mercado e cada cliente é um cliente, logo, as estratégias podem ser compostas das mais diversas formas, exemplos:
- Página no Facebook para divulgar artigos do blog. No blog, captura de e-mails para relacionamento através de Inbound Marketing.
- Canal no Youtube para criar visibilidade e educar o cliente, links nos vídeos levando para a página de vendas de um produto.
- Comprar cliques com Google Adwords e levar para uma página de captura para criar relacionamento via e-mail ou telefone com o cliente.
- Blog com SEO otimizado trazendo tráfego do Google e captando e-mail para criar relacionamento via e-mail, entre outras.
Conclusão
As possibilidades de combinações são diversas quando falamos de marketing digital. Você pode testar no seu negócio e ver qual funciona melhor.
Compartilhe conosco sua estratégia. Como você trabalha com seus leads? Qual é o seu Planejamento de Marketing Digital?
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