segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como está a Comunicação em sua empresa?


O processo de comunicação é algo tão natural como outras atividades básicas para a sobrevivência humana e assim é válido também para as organizações. Esse assunto é bem recorrente e óbvio para muitos, porém, a comunicação ainda é um desafio para muitas organizações, pois o que mais presenciamos são entidades públicas e privadas enfrentando problemas devido à falta de comunicação. Uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute - PMI mostrou que 76% das empresas pesquisadas atribuíram o fracasso de seus projetos à falha na comunicação. A palavra comunicar significa tornar em comum, daí se torna óbvio o processo de comunicação, mas tornar comum pode exigir alguns esforços para que a comunicação seja concisa, clara, objetiva e minimize os ruídos.
Vemos em muitas organizações colaboradores "batendo cabeça", perdidos, dando ao seu público informações incompletas ou divergentes. Com isso, geram uma enorme insatisfação para o cliente e, como consequência, falta de credibilidade para a empresa. Parece pouco, sim? Mas esse transtorno – ruídos na comunicação – pode custar a perda de um cliente e, como no velho e bom marketing, um cliente satisfeito indica a empresa para até mais três pessoas, mas aquele insatisfeito pode falar mal para no mínimo 15 pessoas, sem contar com as redes sociais (hoje esse número deve estar defasado).
Este é um exemplo simplório, pois existem inúmeros problemas decorrentes de ruídos na comunicação e de uma comunicação não padronizada (não que as pessoas devam decorar suas falas, mas no sentido de que todos na organização conheçam bem os objetivos, planos, serviços e produtos).
É fundamental pautar no planejamento estratégico da empresa a comunicação como um dos processos fundamentais da organização, focando no diálogo entre todos os níveis da empresa. Quando o colaborador tem claro qual a importância do seu trabalho e pode participar da construção das estratégias, ele se sente integrante da organização e torna-se um disseminador das boas práticas da empresa. Isso facilita muito a comunicação empresarial.

Além disso, é essencial investir em treinamentos para a melhoria do desempenho na comunicação verbal e não verbal; "bater na tecla" dos objetivos organizacionais (que estes sejam claros e bem definidos); e proporcionar o conhecimento sobre todos os serviços e produtos oferecidos, conhecendo as vantagens e desvantagens, para que todos falem a mesma língua.

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