terça-feira, 16 de agosto de 2016

Maior Audiência: atraindo acessos para seu site com as redes sociais

social media

O grande crescimento das redes sociais não é algo que podemos ignorar. Por exemplo, existem mais de 2,3 bilhões de usuários ativos em redes sociais pelo mundo.
Ainda que você mude a sua estratégia de marketing e o seu orçamento para as redes sociais, ela não é garantia de sucesso. Existem muitas formas de se dar bem com as redes sociais. Existem também diversas técnicas que vão te deixar se debatendo e procurando por respostas.
Como os seus competidores continuam a implementar uma sonora estratégia de redes sociais, é importante para a sua marca fazer o mesmo, se quiser aumentar o tráfego do site. Você não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade de interagir com os seus clientes e com os seus prospects nas redes sociais.
Vamos dar uma olhada em alguns dados estatísticos de redes sociais:
  • Em janeiro de 2014, 74% dos adultos presentes online estavam utilizando as redes sociais. (Pew Research Center)
  • 66% dos profissionais de marketing B2B nomearam o LinkedIn como a plataforma de rede social mais efetiva, seguido pelo Twitter que obteve 55% e o Facebook com 30%. (Content Marketing Institute)
  • Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente. O Twitter possui 320 milhões de usuários ativos mensalmente. O LinkedIn possui mais de 414 milhões de membros registrados.
Os números não mentem. Eles provam que existem muitas oportunidades de se conectar com um grande público.
Espero que você já esteja utilizando, de alguma forma, o marketing de redes sociais. Mais do que isso, espero que você já tenha um plano predefinido que gere resultados positivos.
Então, o que você pode mudar em 2016, para aumentar o tráfego do site com as redes sociais?
Não precisa se apavorar, já que eu compilei uma lista com 7 mudanças simples no site que você pode utilizar para dobrar o tráfego do site com as suas redes sociais.
Se você possui urgência em aumentar o tráfego do site por meio das redes sociais, construa a sua marca, e utilize estes benefícios para aumentar as suas vendas.

1. Utilize Imagens

É importante entender o valor de um conteúdo único e de alta qualidade. Mas esse fator não deve se tornar um problema em sua estratégia de postagem. Você deveria ter o hábito de inserir imagens nos seus posts.
Vocês sabiam que o uso de imagens está sendo utilizado para aumentar o alcance nas redes sociais?
No começo deste ano, eu te mostrei o quanto é simples adicionar imagens de qualidade nos posts do seu blog. Existem diversas ferramentas que fazem isso, entre elas o Canva https://www.canva.com/pt_br/ e a Spruce.
Um exemplo é a Spruce, que deixa claro no seu site que utilizar imagens no Twitter é importante.
Tweets com imagens conseguem um aumento de 150% em retweets
Mas, isso não significa que você deveria somente incluir imagens quando publicar posts em redes sociais. A mesma estratégia pode ser utilizada em seu blog. Isso traz diversos benefícios, como:
  • Aumentar o engajamento.
  • Manter os leitores no seu site por um maior período de tempo.
  • Ajudar a mostrar o seu objetivo.
Em um post que eu publiquei recentemente sobre o marketing de conteúdo, eu adicionei mais de 10 imagens, no intuito de fortalecer o conselho que eu estava dando.
Veja a primeira imagem:
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Além de encaixar perfeitamente no assunto em questão, a imagem também fornece um valor adicional ao conteúdo. Isso é o melhor dos dois mundos quando pensamos na escolha de imagens.
Eu já testei posts com e sem imagens. Confie em mim, de várias maneiras, é melhor adicionar imagens relevantes aos seus posts.

2. Crie o Tipo Certo de Conteúdo

Uma coisa é criar conteúdo para o seu blog. Outra, completamente diferente, é criar o tipo certo de conteúdo.
Antes de aprofundar no assunto, lembre-se disto: normalmente maior é o melhor.
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Esse gráfico mostra que um conteúdo com mais de 2.400 palavras tem uma chance melhor de alcançar uma posição alta nos mecanismos de busca.
O tamanho do conteúdo é muito importante para o seu sucesso, assim como para os rankings dos mecanismos de busca e para os compartilhamentos nas redes sociais.

Opte por qualidade em vez de quantidade. É fácil de acreditar que mais conteúdo aumenta as oportunidades para compartilhamentos nas redes sociais, mas isso só é verdade se você mantiver a qualidade desses conteúdos. Um post com muita qualidade é melhor do que 3 com conteúdos medianos.
Se você quer que a sua audiência compartilhe o seu conteúdo, veja essas 3 dicas:
  • Procure saber sobre o que as pessoas estão interessadas. Revisando os dados estatísticos, você pode ver o tipo de conteúdo que está fazendo mais sucesso. Com essa informação você pode, futuramente, criar um conteúdo que satisfaça as vontades do seu público-alvo.
  • Saiba o que os seus leitores compartilharam no passado. Se você quer que a sua audiência compartilhe o seu conteúdo, veja as pistas do passado. Responda esta pergunta: qual é o assunto dos seus 3 posts mais compartilhados? Isso vai te dizer o que as pessoas estão querendo.
Você não pode esperar que os leitores compartilhem o seu conteúdo nas redes sociais, a não ser que ele forneça valor. Afinal de contas, eles não querem associar os seus respectivos nomes com um conteúdo mais ou menos.
Quando você cria o tipo certo de conteúdo, todo o resto se ajeita.

3. Implemente Ferramentas de Rastreamento nas Redes Sociais

Você precisa entender como o seu site está se saindo, em termos de tráfego nas redes sociais. Você deve se perguntar as seguintes questões:
  • Quanto de tráfego das redes sociais o seu site está recebendo?
  • Qual plataforma está direcionando o maior tráfego?
  • Qual tipo de conteúdo está dando certo nas redes sociais?
Implementando uma ferramenta de rastreamento das redes sociais, é mais fácil responder essas questões precisamente.
Eu sou um grande fã de automação. É por isso que eu sugiro que você use o maior número de ferramentas que você conseguir. Um painel de negócios, como oDasheroo, pode te ajudar do ponto de vista das redes sociais.
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Esse é um exemplo do tipo de dados que você pode aproveitar. Ele mostra que o Facebook é a fonte de tráfego número um, seguido pelo Twitter, depois o LinkedIn.
Porém, como você pode usar esses dados para aumentar o tráfego do site com as redes sociais? É fácil:
  • Aprenda de onde a maioria do seu tráfego está vindo. Depois faça mais esforços nessa área.
  • Destaque os tipos de conteúdo que estão recebendo mais compartilhamentos.
  • Entenda o tipo de rede social que direciona mais tráfego para o seu site.

Com esses dados, faz muito sentido para mim impulsionar esse tipo de post nos próximos meses. Eu sei que os meus leitores vão gostar do conteúdo. Eu também sei que eles vão compartilhá-lo nas redes sociais. Todos os lados ganham nessa situação.
Este ano, por exemplo, eu descobri que os meus leitores estão mais interessados do que nunca em qualquer tipo de guia ou curso, associados a uma estratégia de marketing em particular. Esse tipo de post está gerando muito tráfego e também está sendo compartilhados regularmente nas redes sociais (mais de 1.000 compartilhamentos por post é a norma).

4. Instale Um Plugin de Compartilhamento de Redes Sociais

Vou ser direto: se você não facilitar o compartilhamento do seu conteúdo, provavelmente o seu público não vai compartilhá-lo.
Se você simplificar o processo para apenas alguns cliques, provavelmente eles vão estar mais propensos a compartilhar o seu conteúdo.
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Não há nada complicado nisso. Enquanto o leitor vai abaixando a página, esses dois botões aparecem no lado esquerdo.
Em qualquer momento, o leitor pode clicar em um desses botões e compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Clique no botão do Twitter, e esta tela aparecerá:
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Isso faz com que qualquer leitor possa compartilhar o post, em segundos. Se o seu site não tem essa funcionalidade, o processo é mais complexo. É um processo factível, mas você está pedindo aos leitores que  copiem o link, criem o seu próprio texto, abram a rede social, para só depois compartilhar.
Veja esta lista abrangente de alguns dos melhores plugins de compartilhamento nas redes sociais de 2016. Com certeza você vai achar um plugin dessa lista que vai servir bem ao seu blog e ao seu orçamento.
Você vai facilitar ou dificultar a vida dos seus leitores?

5. Adicione um Link para Twitter

Com 320 milhões de usuários ativos mensais e um bilhão de visitas únicas mensais para sites com Tweets incorporados, não há tempo a perder com o poder do Twitter. Esses números podem não ser tão robustos quanto os do Facebook, mas ainda sim, te dão muitas oportunidades para direcionar um tráfego considerável.
Mais acima, nós falamos sobre os benefícios de se usar um plugin de compartilhamento de redes sociais para aumentar o tráfego do site. Essa dica vai na mesma linha, porém você está confiando mais nas funcionalidades do Twitter.
O HubSpot é mestre em usar o botão “click to tweet” para aumentar os compartilhamentos sociais. Este post tem mais de 100 desses botões. Para cada estatística, o escritor adicionou um botão para publicar no  Twitter.
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E, assim como o plugin de compartilhamento de redes sociais, esse botão dá aos leitores um impulso na direção certa. Quando alguém clica no botão, isto é o que aparece:
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Mais uma vez, você só está pedindo para que a pessoa faça 2 coisas:
  • Clique no botão “click to tweet”.
  • Clique no botão Tweet.
Mesmo que eles tenham a opção de customizar o post, eles não precisam necessariamente customizá-lo. Já está tudo lá para eles, incluindo o link e as hashtags.
Se você deseja direcionar muito tráfego gratuito via Twitter, uma estratégia sólida é um bom começo.
Dica profissional: use o ClickToTweet não só para criar um link, mas também para rastrear a atividade em torno de cada um deles.

6. Poste Com Menos Frequência


É aqui que as coisas ficam complicadas. Você pode postar no seu blog quantas vezes você quiser, mas você pode não querer impulsionar todo o conteúdo através dos seus canais sociais.
O senso comum diz que você deve publicar um conteúdo novo sempre que possível para conseguir aumentar o tráfego do site. Isso é uma boa estratégia, mas só se você for capaz de satisfazer os padrões de alta qualidade. Se faltar qualidade, o número de compartilhamentos sociais vai cair.
Aqui está o porquê. Um estudo recente da HubSpot mostra que postar muito nas redes sociais não significa necessariamente atingir um número maior de engajamento.
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Veja este trecho que explica isso melhor:
“Enquanto o número médio de posts publicados por semana reduziu no grupo de empresas com 1-10 funcionários para o grupo com 11-50 funcionários, o número de interações por post aumentou. E, quando os posts por semana aumentaram ligeiramente do grupo de empresas com 11-50 para o grupo com 51-200, as interações por post diminuíram significativamente.”
Isso significa que menos posts vão sempre resultar mais engajamento? Provavelmente não. Porém o que o estudo realmente mostra é que postar com frequência não resulta, necessariamente, em mais engajamento.
O seu trabalho é organizar tudo isso, respondendo as seguintes questões:
  • Você vai compartilhar todo o conteúdo nas redes sociais?
  • Como você irá escolher qual conteúdo impulsionará mais?
  • Qual é a correlação entre o número médio de posts por semana e o número médio de interações?
Para um determinado grau, isso é tentativa e erro. Nesse blog, eu tenho o costume de postar uma vez por dia. Até agora, esse novo cronograma tem dado certo, pois o tráfego e o engajamento nas redes sociais estão crescendo.
Porém, isso não significa que você vai ter os mesmos resultados. Talvez, uma diminuição no número de posts por semana pode aumentar o tráfego nas redes sociais. Não tenha medo de experimentar estratégias diferentes antes de fazer uma decisão final.

7. Apenas Peça!

A chave para direcionar mais tráfego nas redes sociais é simples: fazer com que mais pessoas compartilhem o seu conteúdo através de suas redes sociais.
Porém, a pergunta que todos nós temos que responder é, “qual é a melhor maneira de estimular os leitores a compartilhar o nosso conteúdo?”
Esse post é sobre mudanças que podem aumentar o tráfego do site com as redes sociais. Até agora, eu providenciei boas dicas para impulsionar a sua estratégia.
Agora, vamos falar sobre uma maneira mais direta. O que há de errado em pedir para que a sua audiência compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais?
Veja algumas maneiras de pedir ajuda para os seus leitores (a primeira é um ajuste no site):
  • No final de um post, diga alguma coisa como “Se você gostou dessa dica, sinta-se livre para compartilhá-la no Twitter ou no Facebook.” Você pode até mesmo usar um botão “click to tweet” para ajudar a sua causa.
  • Escreva um email para os principais influenciadores na sua área, perguntando se eles poderiam compartilhar o seu conteúdo. Se você for direto, curto e tiver algo valioso para ser compartilhado, você pode se surpreender com os resultados.
  • Entre nas redes sociais para começar uma conversa. Não espere que os outros ajam enquanto você mesmo pode fazer o seu caminho. Talvez você use o Twitter para compartilhar um post recente com os influenciadores que você mencionou. Ou, talvez você use o LinkedIn para entrar em contato com uma audiência mais profissional. Você pode usar qualquer rede social para compartilhar o seu conteúdo e pedir para que outros façam o mesmo.
Não seja tímido em pedir para que os outros compartilhem o seu conteúdo nas redes sociais. Se isso for feito com bom gosto (sem exageros), pode gerar bons resultados.

Conclusão

É fácil acreditar que a sua estratégia de rede social esteja funcionando. Especialmente, se você está feliz com os resultados.
Entretanto, ao fazer algumas mudanças importantes no seu site, você vai perceber que só tocou a ponta do iceberg.
Eu listei sete mudanças práticas para ajudar a aumentar o tráfego do site através das redes sociais. Eu espero que você implemente uma ou mais em um futuro próximo.
O que você acha dessas mudanças? Você já experimentou alguma delas no passado? Você irá experimentar alguma futuramente?

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