Como sempre, eu vou ser totalmente sincero: todas as informações sobre tamanhos e dimensões de foto de capa para redes sociais, incluindo os backgrounds, foto de perfil e etc. mudaram frequentemente.
Logo, o objetivo deste artigo é fornecer informações corretas sobre as medidas e dimensões para que você possa trabalhar com imagens nas Redes Sociais e também ajudar com conselhos práticos para otimizar a estratégia da sua marca e melhorar a sua imagem no Facebook, Twitter, Google+ e outros canais.
A concorrência nas Mídias Sociais é intensa e não dá espaço pra desperdício de nenhuma oportunidade para atrair novos seguidores. Os usuários estão expostos a uma quantidade enorme de informação o tempo todo, por isso a primeira impressão que a sua marca dê tem que ser impactante e convincente, e em poucos segundos. Caso queira evitar os erros que todas as empresas cometem nas redes sociais, não deixe de ler este artigo.
Agora, vou apresentar todas as informações que averiguei sobre os tamanhos e dimensões de imagens para mídias sociais em Janeiro de 2017 e complementar qualquer dado anterior.
1. Dimensão e Tamanho da Foto de Capa do Facebook 2017
Chegou a vez do Facebook, uma rede social que se destaca por modificar frequentemente o desenho de sua interface.
Medidas e Dimensões para Imagens no Facebook 2017:
- Tamanho da Foto do Perfil do Facebook: É exibida em 160 x 160 pixeis no computador e 140 x 140 nos smartphones. A Imagem deve ter uma dimensão ou resolução de 180 x 180 pixeis como mínimo.
- Tamanho Capa do Facebook: É exibida em 851 pixels de largura por 315 pixeis de altura nos computadores e 640 x 360 pixeis nos smartphones. Tem que ter uma dimensão o resolução de 399 pixeis de largura e 150 pixels de altura mínimo.
- Medidas de Post no Facebook:
- Imagem Compartilhada: 1200 x 630px
- Imagem de un link compartilhado: 1200 x 627
- Imagem Destacada: 1200 x 717 px
Além disso, já é possível colocar um vídeo no lugar da Foto de Perfil do Facebook. O arquivo não pode ter mais do que 7 segundos. Essa característica foi anunciada em outubro de 2015 e a sua disponibilidade será habilitada inicialmente pras contas dos usuários dos Estados Unidos e United Kingdom e logo toda a população online poderá curtir essa nova opção.
No que se refere ao design das páginas, tenha em conta que, numa Fan Page, a seção de informações da Foto de Capa deve ser usada de forma inteligente para atrair novos fãs e público em geral. Recomendo que você inclua o endereço do seu Blog ou E-Commerce da sua empresa no campo Informação.
Além disso, você pode usar as diferentes abas para oferecer conteúdos interessantes aos usuários e usar aplicativos para ajudar a aumentar a sua presença nas outras plataformas e redes sociais.
IMPORTANTE: Se você pretende promover uma imagem no Facebook com fins comerciais, lembre-se que esta Rede Social só permite incluir 20% de texto na gráfica. Para verificar se a sua imagem tem as características admitidas, você pode usar a página Facebook Text Overlay, uma ferramenta que permite carregar um arquivo .JPG e logo informa se está ok ou não.
DICAS para o Facebook!
- Os posts com menos de 250 caracteres obtêm 60% a mais de engagement.
- Os posts que incluem fotos:
- 104% a mais de comentários;
- 53% a mais de curtidas;
- 1179% é o ‘pequeno” número que mostra o crescimento do Instagram (pertence ao Facebook) desde 2012;
- 84% a mais de cliques em relação aos outros tipos de posts.
- Utilize ferramentas como o Postcron que, com sua função Multiupload permite que você agende e faça o upload de mais de 300 imagens em poucos segundos.
- Use editores de imagem para otimizar e tornar os seus posts mais atraentes. Por exemplo: ArtStudio, Sumopaint, Picmonkey ou Splashup.
2. Medidas e Tamanho da Foto de Capa do Youtube 2017
Na sequência, seja para o Youtube ou para as outras Redes Sociais, compartilho uma infografia super completa criada pelo “Thepinkgroup“:
Tamanho da Capa do YouTube: 2.560 x 1440pxDispositivos (assim como no Google Plus, a imagem se ajusta automaticamente):Tablet Display: 1.855 x 423 pxMobile Display: 1.5476 x 423 pxTV Display: 2.560 x 1.440 pxDesktop Display: 2.560 x 423 pxTítulo do Vídeo: Até 100 caracteresDescrição do vídeo: Até 5 mil caracteresDimensões do vídeo: 2.560 x 1440 px
Saiba mais sobre como otimizar suas imagens para Youtube neste artigo: Youtube Channel Art Size, Tips and More
3. Dimensões e Tamanho da Foto de Capa para o Twitter 2017 (+dicas!)
Desde abril de 2014, o Twitter conta com um design de perfil que permanece ativo até hoje, claramente muito – MUITO – parecido ao Facebook.
O que você acha?
O objetivo dessa mudança, assim como as das homepages, foi dar mais importância às imagens e botões, tudo para aproximar os usuários à uma experiência semelhante a que se tem nos celulares.
Agora sim: Tamanho Capa do Twitter 2017
O centro de ajuda do Twitter sugere as seguintes medidas:– Tamanho Foto de Perfil do Twitter: 400 x 400 px– Tamanho Foto da Capa do Twitter: 1500 x 500 px
- Imagem in-stream:
O tamanho do preview da imagem também está diferente, e foi aumentado justamente para que não fosse preciso sair do stream para ver o resultado final. Mesmo assim, além de tudo isso, esta mudança está principalmente dirigida a facilitar a otimização das campanhas de comunicação de marca através de Storytelling, a nova tendência do Marketing de Conteúdo. Ou seja, utilizar vídeos e imagens para contar uma história que lhe aproxime do seu público, sem ter que recorrer ao batido spot publicitário de Tv, por exemplo:
- O tamanho de imagem para Twitter deve ser 440 x 220px, centrada verticalmente e com a proporção de 2:1, sem que se superem os 3Mb. Caso queira que a imagem que aparece no preview do stream seja igual à original, você não deve superar as seguintes medidas: 1024 x 512px (ratio 2:1).
Tamanho de imagens para Twitter.
DICAS!
- Participação: obtenha 94% a mais de retweets:
Segundo um estudo feito por Dan Zarella, as imagens inseridas pelo pic.twiiter.com obtém 94% a mais de retweets, além disso, é a única forma de que funcione o recurso “autoexpand”.
- Use ferramentas como Twitalyzer, ou Bitly.com para averiguar quais são os tipos e conteúdos do Twitter que têm tido mais retweets. Motivo? Tenha em conta o seguinte:
- Os usuários interagem em até 40% a mais com tweets com imagens em relação aos que têm somente conteúdos “planos”. Ou seja, aproveite todos os avances e possibilidades que as plataformas brindam às marcas e profissionais para deixar tudo mais “clicável”. Não hesite em usar ferramentas para editar imagens como ArtStudio, ou Piktochart para criar imagens e deixar os dados que você compartilha mais atraentes. Ah, você não precisa ser expert em design para criar imagens interessantes!
- Lembre-se: ser simples e direto funciona melhor. De acordo a um estudo feito pela TrackSocial, os tweets com maior porcentagem de engajamento são os que contém entre 70 e 100 caracteres.
- Mantenha-se ativo! Use ferramentas como Postcron para criar e programar seus posts para economizar tempo de trabalho. Com a função “Agendar em Lote”, você pode agendar os conteúdos de todo o mês em poucos minutos, e tudo por planilhas de cálculo.
- Sugiro usar algumas ferramentas que permitem personalizar o background e passar uma imagem profissional no Twitter:
4. Dimensões da Foto de Capa do Google+ 2017 e outras coisas importantes
Como você sabe, o Google+ é a rede social do Google. Fundada em 2011, já conta com mais de 300 milhões de usuários mensais ativos. Esta é a aparência do perfil na página:
Tamanhos de imagem do Google+
- Foto de Capa
- O tamanho máximo da Foto de Capa pode ser 2120 x 1192 px
- O tamanho mínimo da Foto de Capa não pode ser menor do que 480 x 270 px
- O tamanho recomendado da Foto de Capa é 1080 x 608 px
- O tamanho da Foto de Perfil é 250 x 250 px
- O tamanho das imagens compartilhadas no newsfeed é 497 x 373 px
- O tamanho das imagens dos links compartilhados no newsfeed é 150 x 150 px.
Aspecto em Dispositivos:
Ainda que o G+ use desenho responsivo e que as imagens se adaptem automaticamente aos diferentes dispositivos, para assegurar a máxima qualidade da aparência nas telas, tablets e smartphones, sugiro usar arquivos cujos tamanhos não sejam menores do que 502 x 250 px e que não superem os 1080 x 608 px, do contrário você estará perdendo um pouco de informação.
Veja como aparece no Android e no iOS:
Se você necessita otimizar uma imagem para sua marca ou perfil profissional, recomendo usar 968 x 545 px de resolução e manter a informação mais importante na parte central. Encontre aquí um template editável para o Google+.
Dicas para Google+
- Se você não é um deep user do Google+, deixo o link de suporte do Google+. Aí você vê passo a passo como setar uma nova cover photo.
- Lembre-se: G+ é, na atualidade, “A” plataforma de social media que mais influencia no posicionamento nos mecanismos de busca e é a protagonista de qualquer estratégia SEO. Por isso, crie uma página e um perfil no G+ para que a sua marca ou perfil profissional seja encontrado e tenha um bom ranking nos resultados dos motores de busca. Veja aqui um guia pratico criado pelo Google para entrar de vez no mundo Plus
- Se você quiser um guia básico de SEO para principiantes, não deixe de ler este artigo.
- Se você quer conhecer os benefícios do Google Plus para a sua empresa, também pode revisar este outro artigo.
Ainda assim, pra facilitar a sua vida, leia estas 4 fast dicas para otimizar o SEO do Google Plus:
- Nome da sua companhia: não abrevie o nome, tente incluí-lo completo;
- Tire proveito da nova personalização da URL do G+. Isso melhora a estética do link do perfil – ou página – da seguinte forma: ”https://plus.google.com/+YourCompanyName” e não “https://plus.google.com/3135465465186530656526”. Dessa forma, fica mais com cara de profissional quando você compartilha em outros perfis. Caso queira saber como ter a sua própria URL personalizada, veja –> este link
- Descrição: esta seria a sua “biografía” se usáramos um termo do Twitter para descrever o campo. Em ambos os casos, o melhor é criar uma descrição atraente, que tenha não menos do que 160 caracteres e seja agradável e convincente para todos os usuários.
- Publique muito conteúdo, assim você ganha relevância e autoridade na web. Quanto mais “+1” você ganhe, mais “pontos” soma e melhora no ranking.
5. Dimensões da Foto de Capa do VIMEO 2017
Imagem de Perfil: 300 x 300 px
Dimensões para upload do vídeo:
Standard Definition: 4:3 ratio 640 x 480 px
Standard Definition: 16:9 ratio 640 x 360 px
720p HD Video: 1.280 x 720 px
1080 HD (Plus/PRO) 1.920 x 1.080 px
6. Dimensões da Foto de Capa do Instagram 2017
- Tamaño da Foto de Perfil do Instagram: pelo menos 150×150 px
- Medidas do Banner do Instagram: pelo menos 399 px de largura por 150 px de altura.Para fotos de perfil e banner no Instagram, você pode ter melhores resultados se usar arquivos do tipo PNG.
- Tamanho das Fotos do Instagram: para ter um bom rendimento visual, a resolução recomendada para as fotos do Instagram é de 1080×1080 px.
7. Dimensões das imagens para o Pinterest 2017
- Tamanho da Foto de Perfil do Pinterest: 160×160 px
- Tamanho do Banner dos Painéis do Pinterest: 200×200 px
- Tamanho das imagens usadas como Pins no Pinterest: 236 px de largura
8. Dimensões das imagens para LinkedIn 2017
- Tamanho da Foto de Perfil do LinkedIn: 130×130 px
- Medidas do Banner no LinkedIn: 1536×768 px
Para páginas de empresas:Tamanho de Imagem do Banner no LinkedIn: mínimo de 1536×768 px, formato PNG/JPEG/GIF, máximo de 2 MB, formato horizontal. A imagem deve ser mais larga do que comprida.Tamanho de Imagem do Logo no LinkedIn: tamanho mínimo 130×130 px, 400×400 px é o formato quadrado recomendado, deve-se usar imagens tipo PNG/JPEG/GIF de, no máximo, 4 MB.
Conclusão
A presença de elementos visuais (imagens e vídeos) nos seus posts é fundamental para manter seu público interessado e atraí-los aos seus conteúdos. Por isso, é importante usar os tamanhos corretos para que a qualidade de suas fotos consiga chamar a atenção da sua audiência.
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