O Google AdWords é a maior plataforma de publicidade do mundo. Isso pode ser uma surpresa, afinal existem muitas empresas do ramo com imenso sucesso ao redor do mundo. Porém, nenhuma delas possui números comparados aos da empresa citada. Para se ter uma ideia, são mais de 100 bilhões de buscas realizadas no mecanismo mensalmente, local onde são inseridos parte dos anúncios pagos.
Como funciona o Google AdWords?
O sistema é bem simples, embora as estratégias para obter sucesso na plataforma exijam algumas habilidades técnicas. O Google AdWords é uma ferramenta de anúncios que trabalha com o sistema de links patrocinados. Isto é, o anunciante paga pela visibilidade, como em qualquer outro sistema de publicidade.
Porém, a cobrança se dá através de cliques, ou seja, sempre que um usuário é direcionado pelo link a outra página, é efetuado o pagamento. Traçando um paralelo com a mídia paga tradicional, é como se o anunciante de um outdoor pagasse apenas pelas pessoas que o viram e visitaram sua loja.
Onde são veiculados os anúncios do Google AdWords?
Embora existam outras plataformas e formatos de anúncios (como o Google Shopping e o YouTube), há duas plataformas que são as mais utilizadas. São elas:
Rede de Pesquisa do Google AdWords
A rede de pesquisa é onde são veiculados os anúncios no mecanismo de busca (http://www.google.com.br). Ao escolhê-la, o anunciante terá que selecionar estrategicamente as palavras-chave pelas quais está disposto a pagar quando um internauta pesquisá-las.
Você pode fazer um teste agora mesmo indo ao buscador e pesquisando termos comerciais como “celular” ou “geladeira”. Os resultados pagos aparecerão com um pequeno aviso de “anúncio”, e geralmente estão localizados nas três primeiras posições e na barra lateral.
Rede de Display do Google AdWords
A rede de display funciona como uma espécie de “aluguel de sites”. São anúncios veiculados em sites parceiros do Google, uma extensa rede de blogueiros cadastrados através do Google AdSense. Eles recebem gratificação financeira para cada clique.
Provavelmente, você já se deparou com anúncios enquanto navegava em um website, e é bem provável que eles estejam relacionados à plataforma Google.
Eles podem ser em formatos simples de links patrocinados ou confeccionados em imagens para apresentarem um melhor visual.
Qualquer um pode utilizar o Google AdWords?
Sim, tudo que você precisa é de um cartão de crédito e uma conta no Google. Esta conta pode ser adquirida gratuitamente através do cadastro em qualquer um dos serviços do Google, como o Gmail, por exemplo.
Caso falte habilidade para administrar as campanhas no Google AdWords, contratar uma agência de marketing é a melhor saída para garantir bons resultados.
Quais as vantagens do Google AdWords?
São muitos os benefícios da plataforma. Listamos alguns deles abaixo:
- Início imediato das campanhas após aprovação da plataforma;
- Possibilidade de escolha de palavras-chave de cauda longa — aquelas formadas por três ou mais palavras —, podendo alcançar o público por baixos valores de leilão;
- Relatórios gratuitos através do Google Analytics;
- Ajustes nas campanhas em tempo real;
- Segmentação por região, público, interesse, plataforma, entre outros;
- Otimização para conversões, impressões ou cliques.
Vimos que o Google AdWords é, portanto, uma importante ferramenta para a etapa de atração dentro do processo de Inbound Marketing. Logo, ela é uma grande aliada para a sua estratégia digital.
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