você conhecerá as melhores ferramentas para aumentar o engajamento no Facebook e conquistar a lealdade dos fãs. Continue a leitura e confira!
1. Facebook Insights
A ferramenta de análise de métricas da própria plataforma de Mark Zuckerberg é uma poderosa aliada de administradores de páginas.
Por meio dela é possível ter acesso a diversos dados relevantes sobre a performance da fanpage, como o crescimento de seguidores, alcance total e, veja só, engajamento.
Além disso, também estão disponíveis informações acerca de posts individuais.
A partir da composição de relatórios, você pode realizar análises e ajustes esporádicos, o que certamente vai ajudar a chamar a atenção dos seus seguidores.
2. LikeAlyzer
Outro recurso extremamente útil é o LikeAlyzer, que funciona como uma espécie de “conselheiro automático” para gerenciadores de fanpages.
Com um sistema de utilização extremamente fácil (basta digitar a URL da página no Facebook para obter os resultados), ele revela todos os pontos que precisam ser modificados e indica algumas ações necessárias para melhorar o desempenho dos posts.
Tudo isso dividido em tópicos, que incluem:
- a visão geral;
- a página inicial;
- o sobre;
- as atividades recorrentes;
- o índice de respostas; e
- o engajamento.
3. Animoto
Os vídeos são o formato que gera mais engajamento no Facebook.
Segundo estudo da Buzzsumo, por meio das interações, o conteúdo audiovisual alcança cerca de 12,05% dos seguidores.
Pode parecer pouco, mas esse número é valioso quando comparados a outros formatos: fotos (11,63%), links (7,81%) e textos (4,56%).
Se você acha que eles estão fora de alcance, saiba que está completamente enganado.
Animoto é o nome da ferramenta que possui um simples sistema de “arrastar e soltar” para criação de vídeos incríveis.
4. Lumen5
Mas, caso você ainda ache que a criação de vídeos dá muito trabalho, existe uma ferramenta que pode auxiliá-lo ainda mais.
A Lumen5 foi criada com o objetivo de transformar blog posts em vídeos.
É uma ótima maneira de reaproveitar o seu conteúdo e transformá-lo em um modelo de consumo diferente para a sua audiência.
E não se preocupe:
A própria plataforma possui um grande acervo de vídeos disponíveis e em alta resolução.
5. Facebook Creator
Os vídeos ao vivo são o grande filão da internet na atualidade. Tanto que geram até 6 vezes mais engajamento que vídeos normais no feed de notícias do Facebook.
O aplicativo do Facebook Creator foi desenvolvido justamente pensando nisso.
Com um sistema de utilização extremamente simples, é possível ter acesso a dados analíticos e customização de quadros.
Ao observar e analisar constantemente os números recolhidos, você pode adaptar o seu conteúdo para criação de live videos cada vez mais encantadores e adaptados aos seus seguidores.
6. Facebook Ads
Quando há possibilidade, o investimento em anúncios na plataforma pode ser um excelente meio para dar mais visibilidade aos seus posts e, consequentemente, aumentar o engajamento no Facebook.
Nesse caso, a recomendação é utilizar a mídia paga para posts específicos, aqueles que realmente podem ser valiosos tanto para a sua audiência quanto para os negócios.
E, é claro, tentar otimizar os investimentos ao máximo com técnicas de segmentação.
– Guia prático do Facebook Ads: crie campanhas incríveis
– Entenda como otimizar suas conversões com o Facebook Ads
7. Canva
Se você acha que é necessário ser um mestre do Photoshop para criar imagens incríveis para sua fanpage, é melhor repensar.
O Canva é uma solução perfeita para confecção de peças de design que até mesmo os iniciantes podem utilizar com primazia.
Com um sistema de customização simplificada e online (não há necessidade de baixar nenhum software), permite a edição de imagens tanto para posts quanto para elementos da página, como capa, perfil, eventos e anúncios.
8. Wishpond
Os concursos possuem altas taxas de engajamento no Facebook. Afinal, todo mundo quer ganhar aquela promoção sem a necessidade de sair da sua rede social favorita, não é mesmo?
O Wishpond é uma ferramenta que auxilia na criação de sorteios em 9 variações.
Com diversos templates, a plataforma permite que você realize cada etapa de maneira simples, da criação do concurso à divulgação do resultado.
Ela também concede a opção de aumentar as chances de vitória do usuário mediante ao compartilhamento, o que é uma ótima opção para elevar o engajamento.
9. HowSociable
Essa ferramenta criou uma métrica para calcular o impacto da sua marca em diferentes redes sociais: a magnitude.
Esse cálculo pode ser estimado gratuitamente em plataformas como LinkedIn, YouTube, Google Plus, Tumblr, WordPress, Blogger, entre outras.
Já para mensurar o número no Facebook, Twitter e Pinterest, por exemplo, é necessária uma conta profissional.
Mas acredite: vale a pena.
Inclusive para observar páginas concorrentes e extrair uma vasta quantidade de dados sobre a performance de posts de empresas rivais.
10. Buffer
Uma ferramenta de agendamento e recolhimento de dados, a Buffer tem a capacidade de programar mais de 2 mil posts em mídias sociais em seus planos mais avançados.
De maneira simplificada, é possível acessar um dashboard com diversas redes sociais e avaliar o desempenho de cada uma delas coletiva e individualmente.
Mas a grande sacada da plataforma é a possibilidade de criação de relatórios valiosos para medir a performance dos posts.
Por meio da análise dos números, pode-se elaborar novos métodos para encantar os seguidores.
11. HootSuite
Uma das mais populares ferramentas de mídias sociais disponíveis na web, possui diversas funcionalidades muito similares à Buffer, sendo multiplataforma.
O grande diferencial do HootSuite é provavelmente a possibilidade de responder comentários e mensagens inbox instantaneamente, além de monitorar as menções sociais e interagir com os usuários em tempo real.
Em questões como SAC 2.0, atendimento ao cliente e diálogo recorrente, a corujinha é a plataforma perfeita para o seu negócio.
12. Quintly
A ferramenta Quintly é a recomendação para monitoramento de concorrentes.
Por meio dela, é possível fazer uma análise completa de fanpages das empresas que batem de frente com a sua ou fazem um ótimo serviço de social media.
Os números precisam trabalhar a seu favor.
E, quando há um recurso tão valioso disponível de maneira automatizada, você não quer perder essa chance, não é mesmo?
Há ainda a possibilidade de criar relatórios personalizados com as métricas mais relevantes, de modo que as informações chegarão prontas até as suas mãos, o que poupa um tempo valioso.
13. Google Trends
Muitas vezes nos esquecemos do quanto é importante investir em tendências.
A ferramenta do Google Trends é uma ótima opção para criar posts com os temas mais quentes do momento.
Ela dá a opção de explorar palavras-chave, encontrar termos de pesquisa com grande volume de buscas no momento e segmentar por regiões.
A partir dela, você precisará criar posts encantadores com os assuntos sugeridos, aumentando a taxa de interesse dos seguidores na sua fanpage.
14. Easel.ly
Se você é atualizado com as tendências do marketing digital, sabe que os infográficos são um oásis para empreendedores na internet.
Esse formato de conteúdo permite a visualização das informações de maneira clara e rápida, auxiliando a compreensão e a escaneabilidade.
A Easel.ly é uma ferramenta criada para a confecção desse formato.
Você pode, inclusive, utilizá-la para divulgar informações dos seus blog posts no Facebook de maneira concisa.
E, é claro, conquistar muito mais compartilhamentos, já que infográficos geram até 3 vezes mais engajamento nas mídias sociais.
15. Bitly
Esse encurtador de URLs é um tesouro em meio às ferramentas de marketing para redes sociais.
A função de um encurtador de link não é somente economizar no número de caracteres de uma publicação, mas também trazer dados valiosos para os administradores de páginas.
A partir disso, é possível verificar o número de cliques e dados sobre a origem do tráfego, tanto geográfica quanto comportamentalmente.
16. ChatFuel
Os chatbots são robôs de conversação que enviam e respondem mensagens de maneira automática.
Você pode até pensar que conversas inbox não influenciam no engajamento, mas a verdade é que o Facebook deve ser enxergado como um todo.
Por meio de respostas e soluções rápidas aos seus seguidores, torna-se possível encantá-los.
Alguns especialistas, inclusive, afirmam que o número de diálogos no inbox influenciam até mesmo no alcance das publicações.
O ChatFuel permite a criação dessas conversas automatizadas sem a necessidade de códigos.
Elas podem ser tanto pequenas mensagens de boas-vindas e feliz aniversário quanto identificação de termos para respostas instantâneas.
17. Fanpage Karma
Essa ferramenta, que possui um sistema gratuito para teste, observa vários aspectos de uma página corporativa no Facebook e realiza sugestões para os administradores.
Algumas das principais são melhores dias e horários para postagem, tópicos mais relevantes para a sua audiência e formatos que geram mais engajamento.
Esperamos que, depois deste post, você consiga explorar as melhores ferramentas para aumentar o engajamento no Facebook e mostrar aos seus seguidores que se importa com eles.
Um comentário:
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