quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Aprenda a chamar a atenção de clientes em Redes Sociais


Atualmente, nas redes sociais, há um número grande de pessoas e marcas disputando a atenção de um mesmo público. Por isso, seus anúncios e postagens só têm alguns segundos para atrair o interesse de sua audiência e incentivá-la a executar uma ação, seja para visualizar um vídeo, curtir seu conteúdo, seguir seu perfil e, até mesmo, chamando-a para visitar o seu estabelecimento ou comprar um produto.
Para se destacar dos seus concorrentes, aposte nas dicas abaixo:

Dica 1: Aposte em Imagens


Dedique uma atenção especial para a imagem que irá acompanhar seu anúncio, pois, muitas vezes, ela é o primeiro ponto de contato e deve captar a atenção de sua audiência para sua mensagem.
De acordo com um artigo publicado por Paul Dunay, autor dos livros “Facebook Marketing for Dummies (Wiley 2009)” e “Social Media and the Contact Center for Dummies (Wiley Custom Publishing 2010)”, nosso cérebro ama imagens e as processa melhor do que conteúdos com apenas texto. Confira no quadro abaixo como o cérebro humano se comporta:

o cérebro humano ama imagens e processa mais rápido do que textos

Noções Básicas de diagramação


Atualmente, as mídias sociais dispõem de muitos formatos para você explorar como fotos, vídeos, áudio, infográficos, ilustrações, carrossel de imagens e vídeos e, recentemente, até imagens em 3D. Então, para conseguir criar um bom criativo, ter algumas noções de diagramação (técnica ou arte de distribuir elementos gráficos em uma página de acordo com estéticas que auxiliam a deixar a imagem/texto mais harmônica) ajudam muito.

Noções Básicas de Diagramação: Semelhança, Simetria e Espaço

Simetria

Para ter um trabalho mais harmônico, trabalhe com simetria, ou seja, que haja semelhanças entre os dois lados da sua imagem.
Nós nos identificamos melhor com formas mais orgânicas, formas encontradas na natureza: nossos rostos são simétricos, as asas de uma borboleta são simétricas, as flores também.
Há duas maneiras de simetria: pelo centro geométrico, o ponto central de uma imagem, ou o centro ótico, uma área de destaque pela qual seu olho é “guiado”, por exemplo, um ponto vermelho em um fundo branco.

Semelhança

Faça grupamentos de assuntos e imagens semelhantes para facilitar a leitura.

Área em branco

Deixe um espaço entre uma informação e outra e uma área de margem no seu criativo, para facilitar a adaptação entre dispositivos (pessoas que vêem seu anúncio pelo celular, tablet ou pelo computador) e para não cortar nenhum dado importante.


Dica 2: Acerte no texto


Na hora de vender um produto ou serviço, sua composição de texto e imagem precisam atrair a atenção do seu público, despertar o interesse, estimular o desejo e incentivar uma ação. A essa técnica, chamamos de AIDA.

Atenção: a atenção do seu público pode ser despertada pelo seu criativo e/ou uma frase que gere uma curiosidade, por exemplo “Quer aprender como vender mais nas redes sociais?”, ou que busque gerar uma proximidade maior com o público, buscando o diálogo de forma direcionada, por exemplo, “Você tem um pequeno negócio?”.

Interesse: desperte o interesse mostrando que o seu produto ou serviço é aquilo que a pessoa está procurando. Qual o diferencial do seu produto que pode despertar o interesse das pessoas? Pode ser desde um problema que seu produto resolve, um serviço mais personalizado ou um benefício que só sua empresa tem.

Desejo: agora que você despertou o interesse, estimule o desejo mostrando a credibilidade de sua marca, para que ele se sinta seguro para efetuar uma compra ou avançar no relacionamento com sua empresa. Você pode fazer isso através de depoimento de clientes, premiações que sua empresa recebeu, indicações e até mesmo com provas sociais como número de seguidores, curtidas em páginas e recomendações.

Ação: depois de todo esse processo, seu papel é facilitar a ação do seu público, deixando claro o que ele deve fazer. Por exemplo, para comprar seu produto, indique “Venha conhecer nossa loja que fica no endereço tal”; “Compre no nosso site” (sem esquecer do link para ele conseguir acessar o site) ou até mesmo ações que buscam o engajamento como “Curta nossa Página”, “Siga nosso perfil no Instagram”, “Assista ao vídeo”, “Compartilhe com as amigas e amigos”. Afinal, não existe nada mais frustrante do que amar um produto e não saber como comprar, querer matricular-se em um curso e não saber onde está a página para se inscrever ou ver um anúncio lindo que parece não levar a lugar nenhum.

Dica 3: Faça testes


Essas dicas devem te ajudar a se destacar frente a concorrência, despertar a atenção do seu público e fazer você vender mais. Mas tenha em mente que, quando trabalhamos com pessoas, nunca é uma ciência exata. Por isso, faça teste, teste e mais teste para conseguir identificar o perfil do seu consumidor e suas preferências.
Faça testes de como estruturar seu texto, mude cor e formato do seu criativo e veja como seu público reage a essas mudanças.
Para isso, contar uma ferramenta que te ajude nessas tomadas de decisões, pode fazer toda a diferença.

  1. Com a ferramenta da mLabs, além de poder agendar suas postagens, você conta com relatórios e sugestões sobre quais formatos e publicações estão tendo melhor resultados, inclusive, quais os melhores dias e horários para postar.

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