Seus clientes estão por aí, todos os meses existem bilhões de usuários ativos nas redes sociais, seja para saber novidades, se conectar com amigos ou para fazer negócios, eles estão nas redes sociais o tempo todo.
Faça a gestão de redes sociais com a Canal Digital www.canaldigitalweb.com.br
Faça a gestão de redes sociais com a Canal Digital www.canaldigitalweb.com.br
E, para atraí-los é essencial que a marca estabeleça estratégias de marketing nas redes sociais que realmente funcionam. Então, veja as melhores dicas que selecionamos para que você consiga encontrar os clientes potenciais e direcioná-los para onde quiser!
Descubra como atrair clientes nas redes sociais
É importante esclarecer que o marketing digital nas redes sociais pode ser usado de duas maneiras diferentes para a atração dos clientes. Ele pode contribuir com a atração diretamente ou indiretamente.
Para as marcas que vendem seus produtos pelo Instagram Shopping, por exemplo, esse canal serve como meio de atração direita. O cliente encontra o perfil, entra em contato e faz a sua compra. Toda a sua jornada começa, evolui e termina na rede social. Não é necessário sair desse canal para realizar nenhuma ação.
Já as marcas que usam as redes sociais para divulgação dos seus serviços, engajamento e branding, esses canais servem como uma atração indireta. Ou seja, os usuários precisam sair do online para realizar a sua jornada.
Nesses casos, o usuário, normalmente, conhece a marca no Facebook, visita seu site ou perfil no Instagram, visualiza seus vídeos no YouTube e só faz a compra do produto desejado em uma loja física.
Para esse tipo de atração indireta, o que mais vale é o conteúdo. Ele é a chave do sucesso para conquistar os usuários, torná-los consumidores e, no futuro, até clientes fiéis da sua marca.
Ações de marketing que funcionam para atrair mais clientes
Para ajudar a marca a criar estratégias de atração que funcionam nas redes sociais, selecionamos uma lista das melhores ações. Conheça mais sobre cada uma delas!
Invista em relacionamento nas redes sociais
O relacionamento é um dos pilares da comunicação nas redes sociais. Responder uma interação pode representar muito aos consumidores, além de mostrar a proximidade entre usuário e marca.
A dica aqui é criar categorias para separar as interações das redes sociais em negativas, neutras e positivas. As negativas são aquelas que degradam a imagem da marca, nesse caso o objetivo é responder a essas mensagens e, dependendo do caso, ressignificar a visão do usuário em relação a marca.
Já as neutras são aquelas que não expressam opiniões como as marcações, por exemplo. Nelas, vale uma curtida e, se houver tempo, uma resposta que chame o usuário para a conversa.
Para as interações positivas o ideal é respondê-las sempre que possível. Isso ajuda a fortalecer o branding, gera conversão e fidelização dos clientes. Um consumidor que é fã da marca acaba criando conteúdo de forma natural, indicando espontaneamente o produto ou serviço em sua teia de amigos – fazendo o famoso e valioso UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário).
Uma marca que faz esse trabalho de relacionamento muito bem no Facebook é o Burguer King Brasil. Ele dá atenção aos consumidores e gera conversa nos comentários das suas publicações.
Promova o engajamento dos usuários
Outra ação que gera resultados na atração dos clientes é incentivar o engajamento nas redes. Assim como o alcance, o engajamento gera mais visibilidade para as marcas, afinal fica visível para todos no feed as curtidas e interações dos outros usuários.
É possível criar engajamento de diferentes maneiras, seja através de um fórum, de um blog ou de uma postagem na rede social. O Cemitério Jardim da Ressurreição é referência nesse assunto.
Mesmo trabalhando com um produto incomum, eles estimulam os comentários e o compartilhamento em suas publicações. Tudo isso através de um conteúdo divertido e engraçado, mesmo se tratando de um assunto sério e, por vezes, triste.
Estamos citando o Cemitério Jardim da Ressurreição, porque a marca renovou sua Fanpage, inovou nas suas publicações e se tornou benchmarking para o mercado. A estratégia funcionou tão bem e atraiu mais clientes e os resultados foram positivos. As vendas de jazigo cresceram consideravelmente e a marca foi premiada em diferentes eventos de comunicação e marketing.
Desenvolva conteúdo de qualidade
Os usuários têm acesso a centenas de informações todos os dias nas redes sociais, por isso, para atrair o seu público, é essencial criar conteúdos realmente relevantes e com alta qualidade.
A papelaria Meg & Meg já entendeu essa estratégia. Além de usar o Instagram para vender os seus produtos, ela também usa essa rede social para gerar conteúdos que geram interesse no público.
Por se tratar de consumidores que compram itens de organização e planejamento, a Meg & Meg cria lives no Instagram e produz textos com dicas práticas sobre o assunto. Isso sim é produzir conteúdo de qualidade para leads qualificados, hein?!
Invista em Ads
Infelizmente, os resultados orgânicos do Facebook e das outras redes sociais estão caindo consideravelmente com o passar dos anos. Por isso, investir em Facebook Ads já se tornou uma necessidade para as marcas.
Mas para que seu cliente não saia investindo de qualquer forma nas redes sociais, antes é preciso criar conteúdos diferentes e que realmente atraiam os usuários. Uma ideia é produzir criativos com formatos variados, como vídeo, carrossel, canvas, entre outros.
A Heineken, por exemplo, sempre produz posts patrocinados, mas sempre busca inovar a sua abordagem e a forma como o conteúdo é apresentado.
Use chamadas para artigos matadoras
Criar uma chamada para artigos de qualidade pode ser determinante para a conversão online. Por isso, na hora de criar a sua chamada, pense em um texto que realmente provoque o usuário e estimule sua ação.
Tente fugir de chamadas mais populares e que já caíram no desgosto dos consumidores, como “Saiba Mais”, “Clique Aqui”, “Acesse o nosso site”. Tente usar textos novos e mais criativos.
A Nubank cria esse tipo de chamada matadora. Ela apresenta um problema do usuário e, para ele saber a solução, é necessário clicar no link e ler o texto. Essa sim é a união perfeita para chamar atenção dos clientes.
Crie Landing Pages que convertem
As Landing Pages são páginas voltadas exclusivamente para a conversão e para a captação de leads, por isso, precisam ser pensadas e planejadas para atrair os usuários e instigá-los a ação.
Nossa dica é criar uma comunicação visual que chame atenção nessas landing pages. Invista em imagens de alta qualidade e cores que atraiam. Além disso, vale sempre usar um texto mais enxuto.
A ideia é que o usuário não precise ler demais ou demorar muito para tomar a ação. Também vale usar botões que instiguem a conversão do cliente. Isso pode facilitar à tomada de decisão e trazer melhores resultados a página.
Bora começar o trabalho? Use as nossas dicas de como atrair clientes a partir das redes sociais e tenha ótimos resultados. Só não esquece de continuar acompanhando o nosso blog para saber mais.
Fonte: MLabs
Nenhum comentário:
Postar um comentário