As empresas dos mais diversos segmentos sempre estão em busca de dados e informações para melhorar os seus processos e produtos. Isso é essencial em tempos de alta competitividade, afinal, os compradores não hesitam em mudar para a concorrência ao menor deslize em sua experiência de compra.
Dentro desse contexto, a melhor maneira de evoluir e se diferenciar é criando canais de comunicação e ouvindo atentamente as demandas do seu público. Quer descobrir como fazer isso? Então conheça essas 4 formas de obter feedback dos clientes!
Pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação estão entre as formas mais tradicionais de obter feedback dos clientes. Elas podem ajudar com opiniões sobre um tema especifico, como a experiência de compra ou ainda com ideias mais gerais do negócio, informando sobre vários assuntos como entrega, atendimento, facilidade na comunicação, qualidade dos produtos, etc.
Uma forma bem direta e dinâmica de ter uma opinião do seu público sobre o seu negócio é o NPS (Net Promoter Score). Esse indicador é calculado com base nas respostas a uma única pergunta, que indaga apenas sobre a probabilidade de o cliente recomendar a empresa, produto ou serviço para um amigo. Em geral, se baseia a pontuação da resposta em uma escala de 0 a 10.
Interpreta-se que quem pontua 9 ou 10 é um promotor da marca, tendendo a fazer compras adicionais e se tornar um cliente perene. Quem pontua 7 ou 8 é considerado neutro. Já quem pontua menos de 6, é considerado um detrator, estando menos propensos a apresentar comportamentos de criação de valor. Entre todas as metodologias de pesquisa, o NPS se destaca por medir a satisfação de maneira global, com uma fácil assimilação e interpretação pelos clientes, operadores e administradores.
Mídias sociais
As redes sociais também podem funcionar como um belo canal de comunicação para obter feedbacks dos clientes. Já que as os consumidores estão presentes nessas mídias, cabe às empresas a responsabilidade da criação de perfis profissionais para modernizar a marca e facilitar esse contato.
Uma fan page no Facebook é essencial, além de um perfil no Instagram que também pode ajudar bastante a conseguir comentários espontâneos e naturais. É preciso usar a internet de maneira criativa e cuidadosa, porém é importante manter o empreendimento ativo nas redes sociais para sentir a resposta dos compradores.
Captação de depoimentos
Os depoimentos são muito importantes para as empresas, pois muitos clientes só se sentem seguros para efetuar uma compra depois de lê-los. Eles podem ser espontâneos, indicando os níveis de satisfação, mas também não há nenhum problema em incentivar o seu público a deixar sua opinião.
Lembre-se que um testemunho satisfeito pode alavancar as vendas de um produto e dar a certeza de que o trabalho está sendo bem-feito. Por outro lado, os depoimentos com reclamações também são essenciais para ajudar a traçar novas maneiras para realinhar estratégias e melhorar os seus processos.
Estratégias pós-venda
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o trabalho da empresa não acaba depois que o comprador fecha a negociação e efetua o pagamento. Uma boa estratégia de pós-venda é uma das melhores formas de obter feedback dos clientes e também serve para você mostrar que a sua marca efetivamente se importa com o seu público.
A pesquisa online é uma ferramenta interessante para coletar feedbacks e certamente a maneira mais eficaz de fazer isso é através do NPS (Net Promoter Score), a métrica de satisfação mais utilizada no mundo. A metodologia possibilita o monitoramento do grau de satisfação e lealdade dos clientes através de indicadores de desempenho. Após a coleta dos feedbacks, você pode gerenciar os resultados através da ferramenta da Tracksale.
Essas são as 4 melhores formas de obter feedbacks dos clientes. Gostou de conhecê-las? Já utiliza alguma? Deixe um comentário para nós!
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