sexta-feira, 22 de abril de 2011
Pequenas empresas são as mais beneficiadas pelo marketing nas Redes Sociais
Um relatório divulgado pela consultoria Social Media Examiner aponta que as pequenas empresas são as que têm obtido os melhores resultados com ações de marketing nas redes sociais.
O estudo, que está em sua terceira edição anual, consultou 3.342 pessoas – 47% dos quais profissionais liberais ou donos de pequenos negócios. E, de acordo com o responsável pela pesquisa, Michael Stelzner, em 2011, as redes sociais viraram uma ferramenta primordial para ações de marketing, enquanto que, em 2009, eram consideradas uma estratégia ainda pouco clara para as organizações.
Para balizar sua informação, Stelzner relata que 99% das pessoas consultadas pela pesquisa concordam que as redes sociais são importantes para os negócios. No entanto, esse tipo de ambiente é considerado “muito importante” para 67% dos profissionais liberais e para 66% dos donos de pequenas empresas.
Entre os profissionais que consideram as redes sociais importantes, 88% apontam que a principal contribuição das ações nesse ambiente é aumentar a exposição das empresas, enquanto que 72% enxergam benefícios com aumento de tráfego e de clientes como resultado das ações em sites como Facebook, Twitter e LinkedIn.
Já entre os pequenos empresários, pelo menos 59% conseguiram firmar novas parcerias graças às ações nas redes sociais. Além disso, entre as empresas de menor porte, o volume de pessoas que conseguiram descobrir potenciais clientes qualificados nesses novos ambientes é o dobro dos demais consultados pela pesquisa. Sendo que 48% dos profissionais liberais e pequenos empresários ampliaram suas vendas como reflexo direto da exposição nesses sites.
Para 59% dos profissionais liberais e para 58% dos donos de pequenos negócios também houve uma redução nos custos de marketing, graças ao uso das redes sociais.
Quanto às redes sociais mais utilizadas para ações de marketing – como divulgação de informações, campanhas e eventos –, o Facebook aparece como o principal ambiente, usado por 92% dos entrevistados. Em seguida vêm o Twitter e o LinkedIn, com 84% e 71% das respostas, respectivamente. Os blogs e o YouTube/canais de vídeo aparecem em quarto e quinto lugares, com 68% e 56% das respostas.
Entre os pequenos negócios, um dos destaques é o LinkedIn, utilizado por 80% dos profissionais liberais e por 78% das pequenas empresas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário