sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Descubra como monitorar postagens no Facebook
Uma das funções mais mais importantes de um profissional que atua com marketing digital ou com mídias sociais é o monitoramento das postagens sobre sua marca, seus produtos ou suas palavras chaves mais importantes.
O monitoramento de mídias sociais tem muitas utilidades. Podemos citar entre elas:
- Entender o que seu consumidor pensa sobre sua marca, seus produtos ou serviços;
- Dar um feedback para consumidores insatisfeitos, resolvendo seus problemas o mais breve possível e impedindo assim um impacto negativo para sua empresa;
- Identificar consumidores satisfeitos e incentivar os comentários, podendo até mesmo solicitar o uso dos mesmos como depoimentos em seu site;
- Desenvolver novos produtos, serviços ou até mesmo melhorar processos da empresa com base em que os consumidores comentam nas mídias sociais;
- Acompanhar ações de concorrentes;
- Acompanhar o que os clientes dos concorrentes falam de positivo ou negativo sobre seus produtos e melhorar seus processos a partir daí;
- Identificar pessoas que precisam de seus produtos ou serviços e aborda-las rapidamente;
Estas são apenas algumas das utilidades do monitoramento de mídias sociais. Poderíamos citar muitas outras, mas não é o objetivo deste artigo.
A dúvida principal de muitos profissionais da área é como fazer este monitoramento. Existem no mercado diversas ferramentas pagas e gratuitas que podem ser utilizadas com eficácia. Recentemente apresentei em um artigo algumas das novas ferramentas gratuitas para monitoramento de mídias sociais. As principais diferenças entre as ferramentas pagas e as gratuitas são os recursos oferecidos e os relatórios emitidos. No caso das ferramentas gratuitas, você mesmo precisa fazer suas analises e emitir seus relatórios manualmente.
Apesar de darem mais trabalho, as ferramentas gratuitas são excelentes opções para pequenas empresas, blogueiros e até mesmo para algumas agências que se utilizam destes recursos.
Dentro deste mercado de marketing em mídias sociais, uma modalidade que está crescendo muito é o facebook marketing, e por este motivo, a novidade que quero apresentar neste artigo é o Openbook. Um site de busca onde você pode encontrar postagens feitas no Facebook através de palavras chaves específicas. Por exemplo: Se eu quero procurar pelo minha marca "GestordeMarketing", basta digitar no campo de busca e o sistema me apresentará uma lista com as postagens mais recentes usando esta palavra chave no Facebook.
Acesse http://youropenbook.org/
O sistema ainda permite que você filtre as buscas pelos gêneros masculino e feminino. Assim, se você quer saber por exemplo apenas o que as mulheres, ou apenas o que os homens comentam sobre sua marca, ficará ainda mais fácil.
COMO ESTIMULAR OS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK
Para estimular que seus usuários façam comentários sobre suas postagens no Facebook, você também pode instalar o plugin de camentários (como o que você encontra ao final desta página. Desta forma, os comentários que forem feitos em sua página automaticamente também serão publicados na maior rede social do mundo.
Para instalar o plugin é necessário fazer a configuração através do endereço http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/comments/
que irá gerar um código que deve ser instalado em seu site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário