sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Games que desenvolvem habilidades empreendoras.


Quem pensa que jogos são apenas passatempos pode estar muito enganado. Os games se transformaram em uma poderosa ferramenta para a capacitação de funcionários para as empresas, além de desenvolver o trabalho em equipe, os jogos podem desenvolver outras habilidades importantes para os negócios, tais como liderança, estratégia e negociação. A Arbache Tecnologia é uma empresa especializada em jogos de negócios. Ela propõe que os jogos se tornem ferramentas para treinamento e simulação, uma forma mais rápida, ágil e com menos riscos aos participantes.

“As pessoas começaram a perceber a importância dos jogos ao relacioná-los com simulação. Basta verificar que as empresas e forças aéreas de todo o mundo gastam centenas de milhões de dólares com este tipo de treinamento. Além disso, as mais conceituadas universidades e empresas do mundo também investem nestes trabalhos”, afirmou Fernando Arbache, diretor da empresa.
A empresa de Fernando é constituída por especialistas em jogos de negócios e simulações de mercado. Para ele, “o jogo não desenvolve somente habilidades individuais, mas também permite as pessoas testarem suas teorias de como e quando fazer algo sem afetar a empresa, pois suas ações serão simulacros. Os jogos servem para realizar diagnóstico em equipes, avaliando as atuais habilidades dos jogadores e o que lhes faltam. Este processo permite o investimento correto em treinamento evitando a contratação de cursos desnecessários”.

A empresa foi fundada por Fernando e a sua sócia, Ana Paula Arbache, ambos professores PHDs nas áreas de Inteligência de Mercado e Recursos Humanos. “No papel de professores, pesquisadores e consultores, percebemos que há um distanciamento das pessoas pelo ensino tradicional. Para garantir o processo contínuo de aprendizado e preparação das pessoas para o novo Brasil, ou seja, para o país que vem tornando-se potência econômica, é necessário que treinemos de forma hábil, eficaz e com resultados reais as novas gerações. Por isso, decidimos transformar os cursos em jogos, envolvendo-os com a visão de um game com disputas e vivência interativa. Notamos que todas as gerações, desde os baby boomers até as mais novas avaliaram positivamente os jogos, e que a eficácia foi sempre alta”, relatou.

Confira os tipos de jogos propostos pela Arbache Tecnologia:



Nenhum comentário: