terça-feira, 20 de agosto de 2013

7 app para Profissional de Mídias Sociais


Você é profissional de mídias sociais? Então deve saber a importância de alguns aplicativos em nossa vida, tanto para gestão de tarefas, como para desenvolvimento de relatórios e criação de indicadores.
Os aplicativos selecionados aqui, possuem papel importante na gestão de tarefas diárias do profissional de mídias sociais. Ou seja, uma compilação daquilo que eu considero muito bom e essencial no dia a dia.
Separei 7 aplicativos que fazem parte do meu dia a dia e de toda equipe do Melhor do Marketing. Todos eles são essenciais na construção de ideias, gestão de tempo e gerenciamento de atividades. Além disso, ambos são fundamentais quando o assunto é PRODUTIVIDADE COMPARTILHADA.

1 MINDMEISTER

Crie mapas das suas campanhas e explore com toda sua equipe nas reuniões. O cliente solicitou uma campanha para comemorar os 10 anos da empresa, o mesmo deseja explorar isso nas mídias sociais e espera que você apresente um plano estratégico para gerar buzz, atrair novos fãs, além de aumentar o engajamento da marca em torno de uma data especial.
Nesse momento o MindMeister funciona muito bem. Veja o exemplo abaixo, de como você pode organizar as informações em torno da necessidade do cliente:
MindMeister-aplicativo

2 TRELLO

Sabe a campanha que o cliente solicitou para comemorar os 10 anos da empresa? Pois é, ele aprovou e você já pode startar com toda sua equipe. Isso quer dizer que você vai precisar delegar tarefas e acompanhá-las, não é mesmo? O Trello é a maneira mais simples e inteligente de fazer isso. E olha que o conheci não tem 6 meses, mas o mesmo já vem facilitando nossas atividades por aqui.

3 HOOTSUITE

Trabalha com mídias sociais e ainda não conhece o Hootsuite? Além de ter o aplicativo no meu macbook, faço uso do mesmo no meu iPhone e iPad. Facilita o meu dia a dia através da sua interface simples e intuitiva.
Posso fazer a gestão de conteúdo das páginas que administro, monitorar palavras e hashtags. Isso sem falar que posso criar abas específicas de acordo com assuntos que quero monitorar, seja sobre os clientes ou uma pesquisa de mercado.
hootsuite-mídias-sociais

4 PAPER

Conheci o Paper nos últimos dias e já posso afirmar que não consigo ficar mais sem o mesmo. A melhor definição para ele é: Um caderno de rabisco rápido e totalmente envolvente.
Se você é como eu e gosta de desenhar suas ideias para tangibilizar as mesmas, vai adorar o que esse aplicativo pode fazer. Detalhe: Você não precisa ser um expert em desenho, basta ter um pouco de imaginação e criatividade.
Se você apresentou o relatório do último mês para o seu cliente e o mesmo não conseguiu entender, faça desenhos e ilustre de maneira criativa o que os números estão querendo dizer.
Paper-aplicativo-social-media

5 EVERNOTE

O seu cliente merece um cuidado especial, não é mesmo? Use o Evernote para gravar as reuniões, lembre-se sempre de permitir permissão ao cliente. Além disso, crie pastas e gerencie os conteúdos através das tags. Por exemplo: #reunião01 #reuniãometricas #campanha10anos #relatoriosetembro.
Ter as informações organizadas será fundamental para quando você fizer uma busca específica.

6 DROPBOX

Huuum, você está no cliente e o mesmo pediu para rever aquele relatório de 3 meses atrás. O que fazer? Senta e chora? Jamais! Com o Dropbox você pode e deve organizar os últimos relatórios do seu cliente: por mês, por período ou por tipo de mídia social. Exemplo: relatório_janeiro_2013_facebook | relatório_janeiro_2013.
É tudo muito simples e fácil. Você precisa apenas criar o hábito!
Tempo é dinheiro. Você não precisa falar para o seu cliente que quando chegar ao escritório enviará o relatório solicitado. Tenha sempre em mãos e use os aplicativos a seu favor.

7 WHATSAPP

Que tal criar um grupo da empresa e discutir algumas estratégias por lá? Muitas vezes temos insights quando estamos nos divertindo ou fora do ambiente do trabalho. Se você teve um insight no final de semana, por exemplo, e não quer perder tempo, compartilhe o mesmo com toda equipe através do grupo. Apenas tome cuidado para que o grupo não torne se improdutivo com o tempo. É importante sempre lembrar o objetivo do mesmo e deixar claro sua importância para a execução das tarefas diárias.
WhatsApp-mídias-sociais

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