Não é muito difícil receber um e-mail de algum desconhecido ou propaganda que não tem nada a ver com você ou com o que você precise. São os famosos SPAM’s. Se você pretende incluir ações de e-mail marketing no seu negócio é preciso entender bem do que se trata e como fazer isso da melhor forma. Por isso resolvi listar alguns itens de maior importância na questão para você ter um pequeno roteiro se pretender fazer e-mail marketing, afinal todos podem usar desde que da forma correta!
#1 – E-mail sem permissão de envio ainda vai ser crime no Brasil
Em outros países como Portugal já existem leis sobre o assunto com regulamentações. Procure ler sobre a autorregulamentação do setor na ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), lá existe muito conteúdo explicativo. Portanto não faça SPAM!
#2 – Nunca compre listas, prefira construir a suas listas
Comprar listas é querer um atalho que pode parecer legal, mas que traz pouco resultado além de poder te prejudicar. Prefira criar listas com pessoas interessadas e que podem te ajudar a crescer. Inclua os seus conhecidos e parceiros nessa lista no começo.
#3 – Personalize o envio e permita o usuário escolher assuntos de interesse e período de envio.
E-mail marketing vai muito além de simplesmente enviar promoções, eu mesmo já demiti um cliente porque ele queria enviar apenas promoções. A coisa é muito séria para ficar incomodando alguém com propaganda. É possível sim enviar promoções, artigos, novidades e lançamentos, mas tudo ao seu tempo e ao gosto do cliente. Cada pessoa tem preferências, tempo e sede por saber algo. Alguns querem ser os primeiros a saber, outros só tem um tempo limitado para ver e-mails e querem o resumo da semana. Permita que seus clientes escolham o assunto que querem receber e quando.
#4 – Deixe o descadastramento (unsubscribe) simples e de fácil localização. Às vezes até incentive a pessoa a sair da lista
Você pode achar estranhas certas coisas que cito ou penso, como demitir o cliente ou fazer alguém sair de uma lista de e-mail que demorou para ser feita. Mas essa é a realidade, se uma pessoa não tem interesse, porque continuar a abrir o e-mail e não ler? Você pensa que a pessoa pode comprar algo, estar interessada quando no final das contas apenas “lê” a mensagem em alguns segundos e nunca clica ou se aprofunda no conteúdo. Se fosse uma paquera que não tivesse interesse em você, você iria perder tempo?
Por isso deixe a opção de se descadastrar em um lugar visível e de fácil acesso, caso contrário à pessoa pode ficar irritada com as mensagens e marcar você como SPAM!
#5 – Crie listas diferenciadas por assunto ou interesse
O ideal em e-mail marketing é segmentar os contatos por interesse ou assunto. Para isso existem algumas maneiras. Uma delas é criar lista de contatos pela origem ou interesse do contato, dessa forma o e-mail vai ter resultados melhores. Outra maneira de fazer o envio é por alguma segmentação de cadastros que a ferramenta de envio permite.
Um dado importante: Quanto maior for a lista de contatos, menor será a taxa de abertura de e-mails. FATO!
#6 – Faça a gestão da lista de e-mails
Não basta apenas ganhar um contato e começar a disparar e-mails, é preciso descobrir mais sobre o contato sem perguntar. Ou se for perguntar seja objetivo em saber algo que irá ser útil.
Hoje com a tecnologia não é tão difícil descobrir gostos e informações das pessoas. Estou falando de meios legais e técnicas de e-mail marketing que uso e ofereço aos meus clientes.
De tempos em tempos é hora de rever cadastros, olhar aqueles que não abrem os e-mails e conversar com eles, também é importante incluir mais informações sobre cada um. Em uma análise sobre os cadastros você pode descobrir muitas oportunidades.
#7 – Analise as campanhas, taxas de abertura e clicks
Alguns softwares de e-mail marketing permitem uma análise muito legal sobre os dados de cada campanha. Onde foi clicado, que horas o e-mail foi aberto, em que item clicou. No geral, é importante sempre planejar e reavaliar o que está fazendo. Na maioria dos casos, o certo não é o que você pensa e sim o que os clientes querem.
#8 – Faça testes e descubra o caminho das pedras
Não existe segredo ou jeito certo de trabalhar, o que você vai descobrir com o tempo é que existem muitas maneiras de fazer um e-mail. Com imagens ou texto somente, ou com os dois juntos. A maioria dos softwares de envio tem templates prontos.
O que não é recomendado fazer:
- Usar somente imagens;
- Enviar anexos;
- Colocar autoexecutáveis;
- E-mails com tamanho grande;
- Misturar muita coisa como links, imagens e textos;
- Fazer um e-mail e não revisar itens, links e ortografia;
- Incluir termos ou palavras batidas como, ‘frete grátis’, “dinheiro”, “clique aqui”, “e saiba mais”, “R$” e muitas outras.
- Envio em excesso.
#09 – Escolha uma ferramenta de acordo com sua necessidade.
Cada software permite tipos de ações, análises diferentes e formatos de pagamento diferenciados. O jeito é testar alguns e descobrir qual tem mais afinidade com você. Existem alguns que até permitem envio de SMS e mensagem de voz. Não vá muito à ideia de preço mais baixo, o barato pode sair caro. Desconfie se o valor foi baixo demais ou a quantidade de emails muito alta.
Algumas opções para testar:
MailChimp – O plano gratuito oferece 12 mil envios por mês limitado a 2 mil contatos.
E-goi – Software de Portugal, com 500 envios free. Tem SMS, Fax e voz (que, inclusive, é nosso atual parceiro e é a ferramenta que estamos usando e gostando bastante).
Mad Mini – O plano permite 12.500 e-mails grátis por mês e no máximo 2.500 contatos.
Nitro News – Em português, você pode enviar até 1 mil e-mails por mês.
#10 – Utilize o e-mail marketing como um canal de relacionamento com o cliente para conhecê-lo mais e satisfazer as necessidades.
E-mail marketing não é um canal somente de promoções ou comunicados. Imagine ele como uma extensão do atendimento com o cliente. Descubra o que ele gosta e quando precisa de algo. Essa será a melhor forma de trabalhar com e-mail marketing e que trará mais resultados. Pode acreditar.
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