Muitos empreendedores gastam cada hora do dia lidando com a gestão da empresa e esquecem que conhecimento e inovação são fundamentais para fazer a sua uma crescer. Separe uma ou duas horas por dia para ler livros, artigos e estudos sobre negócios e empreendedorismo.
“Um dos segredos dos empreendedores milionários é ler todos os dias!” - É o que diz diz Russell Sarder, da NetCom Learning, que fatura mais de US$ 10 milhões por ano.
Pensando nisso, o Portal InfoMoney, em parceria com a professora de Administração e coordenadora do Núcleo de empreendedorismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Rose Mary Lopes e professor de Empreendedorismo do Insper, Alvaro Armond, selecionaram 8 livros que os empreendedores e empresários não podem deixar de ler. Dentre eles estão 2 livros de um de nossos colaboradores, Pedro Mello (Startup Brasil e Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil) .
Confira as sugestões abaixo:
“Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”(Elsevier Editora): o livro lançado pelo Instituto Endeavor traz o depoimento de mais de 50 empresários de sucesso no Brasil, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Jorge Gerdau, Marcel Telles, entre outros. “No final de cada capítulo existe um aprendizado, com uma linguagem fácil, acessível e inspiradora”, explica Armond.
“O Andar do Bebâdo”(Editora Zahar): o físico americano Leonard Mlodinow, autor da obra, explica porque as pessoas têm dificuldades em lidar com o acaso. Para Armond, a leitura é indicada porque muitas pessoas não sabem o que fazer quando acontece algo que não estava nos planos da empresa. “Muitos têm visão racional, mas o empresário tem que aprender a lidar com o acaso. Já que o acaso acontece”, diz o professor.
“Desenhando Negócios” (Editora Campus): o autor do livro, Dam Roam, mostra ao leitor como pensar com imagens, ajudando assim a descobrir e ter novas ideias, resolver problemas de maneiras inesperadas e melhorar a capacidade de expor insights. “O livro ajuda o leitor a desenvolver a competência visual, além de ensinar a vender ideias, por meio da interpretação de imagens”, acrescenta o professor do Insper.
“Startup Brasil”(Editora Agir): Os autores Pedro Mello e Marina Vidigal contam como dez empresários, como Miguel Krigsner (O Boticário) e Alexandre Tadeu da Costa (Cacau Show), enfrentaram problemas como concorrência, crescimento além do esperado, dificuldades para entrar no mercado, entre outros, superaram estes problemas e alcançaram o sucesso. “São empreendedores de valor. Muitos quando pensam em empresários pensam nos americanos, mas no Brasil temos empresários que devemos nos orgulhar”, afirma Rose Mary.
“Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia No Brasil”(Editora Évora): o livro é destinado a todos que desejam abrir um negócio voltado a tecnologia. A obra escrita por 25 especialistas explica desde contexto do empreendedorismo no Brasil até as vantagens e desvantagens de se ter sócios. “Apesar de falar sobre empresas de tecnologia, as informações servem para todos. Os cases citados são interessantes e didáticos”, acrescenta a professora.
“Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation”(Editora Alta Books): a obra de Alexander Osterwalder oferece ferramentas simples e testadas para que o empresário tente compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. “Esta ferramenta serve tanto para quem está abrindo um negócio ou para quem quer melhorar a sua empresa”, diz Rose.
“Investidor Anjo – Guia Prático Para Empreendedores e Investidores”(Editora Versos): o livro escrito por Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, é um guia que apresenta, passo a passo, como obter ou efetivar investimento-anjo, além de apresentar modelos e melhores práticas. A obra orienta tanto empreendedores quanto investidores. “É ideal para quem quer alavancar o negócio”, diz Rose.
“Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil” (Editora Saraiva): de Jacques Marcovitch, o livro conta a história de grandes êxitos empresariais brasileiros. Os casos e dificuldades da família Prado, de Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita, entre outros. “É interessante analisar como estes empresários conseguiram alcançar o sucesso em uma época totalmente diferente”, finaliza a professora da ESPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário