Foi-se o tempo em que se fidelizava um cliente dando brindes, mandando cartões de Natal e aniversário, fazendo promoções do tipo “leve duas pague uma”. Não existe, atualmente, outra maneira de fidelizar clientes senão oferecendo um serviço realmente de qualidade, com logística eficiente, atendimento ágil, comunicação acessível, entrega em tempo hábil (no caso de e-commerce) e segurança e facilidade nas transações de pagamento. E a qualidade destes serviços depende, em primeira instância, da eficiência da gestão de sua empresa.
E você, sabe dizer se sua gestão te ajuda ou atrapalha na fidelização de clientes?
Preparamos um guia rápido para te mostrar como uma gestão otimizada pode jogar a favor da sua empresa, veja abaixo!
Gestão de vendas
É preciso, em primeiro lugar, sistematizar todo o processo que envolva a venda. Não há espaço aqui para amadorismo. É preciso ter de maneira organizada e acessível todos os possíveis e-mails
recebidos do cliente (no caso do e-commerce), bem como seu pedido de compra e, claro, um histórico dos pedidos de cada cliente. Isso te ajudar a conhecer o perfil de consumo do cliente , sem o qual é impossível implementar um atendimento personalizado.
Assim como os pedidos, é preciso sistematizar todas as compras feitas com fornecedores, controlar pagamentos e recebimentos e, claro, ter ao alcance todos os orçamentos já enviados. Como
isso te ajuda a fidelizar? Simples: se você sabe o que comprou e quanto pagou, é mais capaz de precificar de forma justa, e clientes gostam disso. Se você não tem uma estratégia de precificação realista,
está sim perdendo clientes para a concorrência. Outro fato: nada é mais chato para um cliente de e-commerce do que pagar (seja por depósito, seja por boleto) e não receber seu produto. Se você não for capaz de gerir todos os recebimentos de maneira eficaz, está sujeito a isso, e, claro, perderá clientes.
Aliás, você é capaz de emitir boletos? Se não é, corra para resolver isso, afinal, oferecer opções variadas de pagamento é essencial para fidelizar clientes.
Gestão de Estoque
Uma boa gestão de estoque permite que você tenha condições controlar os investimentos da sua empresa de forma mais inteligente, pois evita compras desnecessárias e de última hora e te dá maior poder de precificação. Como? Bom, digamos que você descobriu “de repente” que tem apenas algumas unidades de
um determinado produto em seu estoque. Nesse caso, o mais prudente é correr atrás dos fornecedores para repor o quanto antes o produto. E o problema é justamente esse, afinal você PRECISA do produto e vai pagar o preço que for.
Uma compra ruim pode te obrigar a subir preços, e definitivamente clientes não gostam disso.
Para o e-commerce, a gestão de estoque é também muito importante, afinal seu cliente não ficará nada feliz ao receber a notícia de que o produto comprado não está disponível e o valor pago será dado
a ele em forma de crédito. Sim, é preciso gerir o estoque cuidadosamente, controlando cada produto que entra, quando e por quanto entrou e, claro, cada produto que sai do estoque.
Gestão Fiscal
A gestão fiscal sem dúvida é um dos pontos que merece grande dedicação dos empresários, sejam eles donos de lojas físicas ou de e-commerce. Primeiro, por que é preciso “andar na linha” com FISCO
para ter um negócio realmente sustentável. Segundo, por que os clientes estão cada vez mais preocupados quanto à idoneidade fiscal dos estabelecimentos escolhidos para suas compras, já que a Nota Fiscal é sua única garantia legal da aquisição do produto ou serviço.
Sua empresa emite notas fiscais estaduais e eletrônicas? Se a resposta é sim, ponto pra você! Clientes se sentem mais seguros comprando em locais que emitem Notas, e o contrário também é verdade.
Considere a possibilidade de integrar sua empresa com um bom sistema de gestão, isso torna tudo mais fácil!
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