A definição da melhor estratégia de distribuição do email marketing é um assunto vastamente
debatido pelos profissionais da área. Contudo, não é possível chegar a um resultado absoluto,
tendo-se em vista que os perfis de clientes e destinatários das empresas é muito diverso.
Mesmo com essa dificuldade inerente, já existem alguns estudos que podem dar uma direção para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de testar a eficácia do envio de emails marketing em diversos horários. E para isso estamos aqui, para apresentar esses estudos e ajudar você na sua caminhada pelo marketing digital.
Envio de email marketing: conheça quais são os melhores horários
Das 00:01 às 06:00
Salvo algumas exceções, seu público estará dormindo, portanto, a eficácia de se mandar um email marketing nessa faixa de horário será nula. Aproveite para dormir também, afinal, todo mundo merece.
Das 06:00 às 10:00
Ao acordar, qual é a primeira coisa que você faz? Atualmente boa parte da população checa o celular, ou seja, emails e mensagens enviados e ainda não lidos. Este é um bom momento para enviar seu email marketing, com uma boa chance de ser lido durante o café da manhã.
Das 10:00 às 14:00
Nessa faixa de horário as pessoas estão pensando no almoço, almoçando ou tentando fazer a digestão. Sendo assim, dê um tempo aos seus clientes. Deixe que eles desfrutem do horário de almoço tranquilos.
Das 14:00 às 18:00
Dê preferência para enviar emails perto do final da tarde, por volta das 17:00. Retornando do
almoço as pessoas estão tentando vencer as atividades do dia e a queda de produtividade e
atenção é bastante acentuada nesse horário. Já no final da tarde a pessoa está procurando relaxar para enfrentar o trânsito de volta para casa, por isso procura dar atenção a outras coisas alheias ao trabalho.
Das 17:00 às 19:00
É um bom horário para que você possa atingir um público específico, em especial empresas que prestam serviços para outras empresas.
Aqui vale a regra do final de expediente, as pessoas ficam mais abertas para receber notícias e atualizações.
Das 19:00 às 22:00
Aqui você atinge a maioria das pessoas que acabaram de chegar em casa e já estão tentando relaxar depois do trabalho. Ou seja, se você trabalho com negócios B2C, essa é a hora.
O que evitar no envio de email marketing.
Deixe a manhã de segunda-feira livre para os seus clientes. Com tantos emails acumulados do
final de semana, as chances de o seu email marketing ir parar na lixeira são muito grandes.
Sendo assim, seja paciente e aguarde o final da tarde.
Programe-se também para não abarrotar a caixa de entrada do seu cliente, selecionando conteúdos de qualidade e realizando envios periódicos, não semanais e muito menos diários. Para dosar a sua comunicação, pergunte ao seu cliente a frequência com que ele deseja receber os seus emails.
Dê também a opção para ele parar de receber a sua comunicação, se assim ele desejar.
Por fim, teste
Parece que não respondemos à pergunta inicial? Não se aborreça, é porque realmente ainda é uma pergunta difícil de ser respondida.
Por isso a regra de ouro é procurar conhecer ao máximo o seu público e ir na tentativa e erro, acompanhando os resultados até que você chegue a uma análise personalizada para a sua
empresa e o seu tipo de cliente.
Na sua opinião, qual é a hora mais indicada para o envio de emails? Conte para a gente
na seção de comentários abaixo!
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