segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Aprenda a anunciar no Google Adwords



Você anuncia no Google? Então leia agora as dicas abaixo e descubra se você esta pagando muito mais caro do que poderia por cada clique recebido do Google.

O Google hoje fatura mais de US$50 bilhões por ano. E conseguiu isso por ter criado uma das mais
fantásticas formas de publicidade na história da humanidade: links patrocinados que aparecem
para a pessoa certa, na hora certa.

Além da alta eficácia e baixo custo, anunciar no Google hoje é quase que uma obrigatoriedade
para qualquer negócio por ser muito fácil. Você não precisa contratar uma agência para anunciar,
basta se cadastrar no programa Google Adwords e seu anúncio pode ser criado em minutos.
Entretanto, com experiência de quem já atendeu mais de 400 clientes de todos os tamanhos a
anunciar no Adwords, eu posso afirmar com toda segurança: 9 em cada 10 anunciantes cai sempre
nos mesmos erros, quando começam a trabalhar com o Google.

Veja abaixo os 3 Erros Mais Comuns e como Evitar que Eles Arruinem Suas Vendas no Google:

1) Primeiro Erro: Utilizar Sempre o Mesmo Anúncio
Uma das grandes vantagens do sistema de links patrocinados do Google é poder saber em questão
de minutos se algo funciona ou não.  Quando você cria um anúncio, você precisa alinhar 3 coisas para dar certo: palavras-chave (quais termos que você quer que acionem seu anúncio), corpo do anúncio (aquele pequeno em texto que aparece no topo dos resultados do Google) e por último seu site, que precisa entregar aquilo que você prometeu no anúncio.

A grande maioria assustadora das empresas, ao anunciar no Google, cria um ou dois anúncios,
coloca no ar e nunca mais volta a conta para criar anúncios novos, com outras abordagens.
É muito importante você sempre ter pelo menos dois anúncios rodando ao mesmo tempo, para
ver qual deles tem uma taxa de CTR (% de cliques recebidos) ou que gera mais vendas. Digamos que
se você tem dois anúncios, um anúncios A com uma taxa de CTR de 3,5% e outro anúncio B com
uma taxa de 1%, você precisa parar o anúncio B e criar um novo para rodar em seu lugar.

O objetivo deve ser sempre ter duas versões rodando, aonde você substitui a versão com
menos cliques por uma nova com a intenção ser a versão (A ou B) com mais cliques. A versão
campeã é sempre a que deve ser batida, esta é a meta.

“Temos até mesmo concursos internos com nossa equipe, aonde analistas apostam em qual versão
de anúncio vai gerar mais retorno para o cliente. Aqueles que acertam ganham brindes da empresa
e o cliente por sua vez, tem anúncios sempre novos, cada vez melhores e mais refinados. É
assim que nossos clientes conseguem resultados tão acima da média”, explica Pedro Superti.

RESUMO: Sempre tenha novas versões de anúncio rodando em sua campanha, para tentar descobrir
novas abordagens que tragam mais vendas.


2) Segundo Erro: Não Usar Palavras-Chave Negativas
Quando você cria um anúncio no Google, você diz para o sistema quais termos (ou palavras-chave)
você quer que façam seu anúncio ser mostrado para a pessoa, quando ela pesquisar aquele
termo no Google.

O segundo erro mais freqüente dos anunciantes no Google é não usar um recurso super
importante, mas freqüentemente desconhecido, chamado “palavras-chave negativas”.
Com ele, você diz ao Google quais termos você NÃO quer que acionem seu anúncios, pois não é
aquilo que você oferece.

“Um cliente nosso é um dos maiores fabricantes de fitas adesivas da América Latina. Para este
cliente, compramos palavras-chave como “fita adesiva” ou “fita dupla-face”, mas não queremos
aparecer para pessoas que digitam “fita mimosa” ou “fita cassete”. Para evitar que isso aconteça,
termos como este são inclusos na nossa listagem de palavras-chave negativas, dentro do Google
Adwords. Assim, somente gastamos comprando cliques de alta qualidade”.

Dica: Revise seu Google Analytics. Ali você vai descobrir muitos dos termos digitados por pessoas
que encontraram seu site e terá uma boa fonte de idéias de termos que merecem ser negativados em suas campanhas do Adwords.

3. Terceiro Erro: Colocar Todos os Anúncios em um Mesmo Saco
Um dos segredos para ter sucesso anunciando no Google é focar primeiro em qualidade, depois em
quantidade.

Para conseguir isso, é importante você criar uma campanha específica para cada produto seu,
nunca colocar todos juntos.

Se você vende camisetas, por exemplo, não crie uma campanha só para vender “camisetas
masculinas”, “camisetas femininas” e “camisetas futebol”. Cada produto, tem um público
específico, e precisa de uma campanha específica, com palavras-chave bem direcionadas para
aquele produto.

Neste caso, você teria uma campanha somente para “camisetas masculinas”, com dois anúncios
voltados para este produto e uma lista de palavras-chave positivas e uma lista de palavras-
chave negativas (ver dica 2).

Faria o mesmo para “femininas”, “futebol” e todo novo produto que for trabalhar. Desta forma você consegue ver diretamente qual produto esta tendo uma performance (CTR e vendas) melhor e qual precisa de mais testes.

Alem disso, com esta organização, se um produto não tiver uma performance muito boa, ele não
vai contaminar o histórico de outro que possa estar indo bem.

Com estas 3 dicas somente, se você aplicar cada uma delas em sua conta, vai estar melhor que
50% de seus concorrentes!


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