A internet é responsável por ampliar o alcance das mensagens e propagar informações, se tornando um ambiente muito propício para quem pretende se tornar reconhecido como um influenciador, independente do segmento de mercado em que atua.
O enfoque no indivíduo tem sido mais intenso do que em qualquer outro período da história. A partir do momento em que você publica algo nas redes sociais, de alguma maneira, está influenciando pessoas, por isso todos nós somos considerados influenciadores.
Junto a uma mudança radical que a sociedade vive, os maiores empreendedores influentes da atualidade conseguem se promover ao incentivar os ideais de sustentabilidade, inovação e cultura, por exemplo.
No entanto, ser influente baseia-se na comunicação, compartilhamento, engajamento, conhecimento e na relevância social. Desta forma, o que importa não é o número de seguidores que se possui, como veremos a seguir, mas a quantidade de pessoas engajadas que replicam ou comentam suas publicações.
A medição é baseada principalmente no que você posta, no seu conteúdo e no impacto dele. Todos podem influenciar, desde que busque a assertividade entre a informação correta, no lugar certo, no canal adequado, no momento ideal e para as pessoas e audiência adequada.
Pensando no impacto das redes sociais nos dias de hoje, a Revista Você S/A listou importantes dicas para qualquer empreendedor manter uma boa imagem e se tornar um ótimo influenciador. Confira:
1. O número de seguidores não importa
Alguns produtores de conteúdo poderiam alegar que o baixo número de seguidores e as poucas visualizações não exigem preocupação com o que é dito. Mas isso é mentira, essencialmente por dois motivos: um dia a sua audiência vai crescer e seu conteúdo será visto por mais pessoas; e não é necessário ter muitos seguidores para algo viralizar, o que significa que, mesmo com uma audiência ainda pequena, já é possível ter uma crise de imagem.
2. Ser verdadeiro não significa “falar o que vem à cabeça”
A autenticidade é o principal ponto a ser trabalhado por aqueles que procuram mandar uma mensagem a uma audiência. Quem está do outro lado da tela quer ver pessoas de verdade, e não atores vestindo máscaras. No entanto, isso não significa que se deva falar qualquer coisa.
Pense sempre duas vezes antes de publicar um comentário, criticar outras pessoas, ou dar uma opinião política – e tenha certeza de quem é a sua audiência antes de qualquer posicionamento, e jamais seja ofensivo. Estude seu público e reflita: o que eles buscam em você? Por que eles precisam de você?
3. Tenha um conteúdo transformador
Nos dias de hoje, não adianta ser raso ou vazio. Também não basta oferecer informações que não possam promover alguma transformação no público. Lembre-se: tem boa imagem quem proporciona uma vida melhor às pessoas. Procure ver sua transformação como algo que vai além do que parece.
4. Em que mundo você quer viver?
A sociedade implora por bons influenciadores. Cada vez mais o mundo precisa de produtores de conteúdo que se preocupem com o efeito que suas mensagens podem desencadear. O ser humano é um ser social: precisa participar de grupos e ser aceito. E um influenciador da internet, seja empresário, Coach ou Youtuber, tem o papel de centralizar um grupo, unificar as pessoas e transformá-las.
Portanto, o questionamento final que deve ser feito é: que transformações você quer ver no mundo? Você quer viver em um mundo com preconceito? Injustiça? Corrupção? A frase de Mahatma Gandhi, que diz que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, funciona perfeitamente neste contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário