Você está com uma vontade de colocar maionese em seu sanduiche. Diante da variedade de produtos na prateleira do mercado, mesmo que você venha a comprar outra marca, qual a primeira marca que vem a sua cabeça? Hellmann’s. Por qual motivo isso acontece? A Hellmann’s é a única maionese que te agrada? Provavelmente há outros potes de maionese mais baratos, talvez até de melhor qualidade. No entanto, o primeiro nome que pula em nossa mente é: Hellmann’s.
A psicologia dos consumidores é um assunto de estudo que desperta um amplo interesse das grandes marcas comerciais. Um dos maiores desafios que estas enfrentam é o da memória ou, para ser mais exato, o da memorização de sua marca como referência de um produto específico. Conseguir que o nome da sua marca fique gravado na mente dos seus clientes não é unicamente um assunto relativo à sua reputação. É um argumento de vendas com um poder colossal e que merece toda a sua atenção.
A seguir, 3 conselhos para garantir que sua empresa fique guardada na memória de seus clientes:
Repetir sua mensagem
Repita a sua mensagem. O que é repetido acaba marcado na memória. George e Badoc, autores do livro “Le neuromarketing en action”, enfatizam que é necessário repetir uma mensagem 6 vezes para que esta possa ser lembrada. Evidentemente que não vai servir de nada 6 repetições consecutivas já que isto seria constrangedor, tanto para você como para seu cliente. É necessário espaçar as repetições e colocá-las em locais estratégicos do texto, do diálogo ou da mensagem publicitária. Repita sua mensagem.
Um artifício complementar bem útil é o fato de associar o produto (ou a marca) a uma ação cotidiana, a um gatilho. Assim, os consumidores se lembram da sua marca dentro de um contexto preciso e será a primeira solução que virá a mente deles. E não esqueça: repita sua mensagem. Tá certo, pode até ser pesado, mas funciona.
Conte uma história
Não importa o tipo de marketing que você usa – site, anúncio, publicidade – o importante é contar a história do seu produto. E é essa história em volta do produto que vai possibilitar que os consumidores se lembrem com mais facilidade.
Com prazer!
O prazer amplia a memória e estimula a compra. Mas o que é o prazer? Naturalmente há o prazer físico ou, mais exatamente, o prazer dos sentidos. “Ah, o cheiro do pãozinho fresco da padaria da esquina”! Evidentemente que na Web é difícil os clientes tocarem nos produtos, inalarem seu perfume ou até implantar uma atmosfera musical específica. Ao contemplar um desfile de pratos apetitosos em nossas telas, ingerimos virtualmente, com nossos olhos, um prato que nos dá prazer, o que gera uma relativa dependência.
O prazer pode vir também em forma de prestígio. Quando vemos modelos bem sucedidos ou (ou bem sucedidas) com seus corpos perfeitos anunciando um perfume, por exemplo, nos espelhamos neles e, sem mesmo questionarmos se eles realmente usam tais perfumes, queremos nos colocar nas situações em que se encontram e ter o prestígio social que eles tem. “Eu possuo, portanto existo”. Portanto, é essencial que seus clientes possam se identificar com seu modelo ou, pelo menos, se projetar neste, assim, sempre que o virem, irão lembrar de sua marca.
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