Fidelizar clientes de seu escritório é um fundamento básico para manter o negócio funcionando no mercado, principalmente em um contexto de crise econômica. Ao priorizar o aumento da carteira de clientes com novas captações, muitos profissionais contábeis se esquecem que fidelizar os antigos é mais barato e mais simples do que trazer novos entrantes.
Consumidores que mantém um relacionamento recíproco com as empresas podem propagar suas boas experiências, funcionando como indicadores para novos usuários. Mas você sabe como criar um programa de fidelização de clientes eficiente para o seu negócio?
Para responder essa questão, detalhamos 3 estratégias que irão te auxiliar nessa empreitada. Confira:
Invista em atendimento personalizado
Antes de personalizado tenha um atendimento humanizado. Chame seus clientes pelo nome, conheça suas histórias, saiba mais sobre a origem da empresa e o porque ele é ou será um empresário de sucesso. Além disso o atendimento personalizado é um dos maiores responsáveis por trazer resultados positivos a um escritório de contabilidade. Para se destacar da concorrência, é fundamental manter um bom relacionamento com o cliente desde o início da contratação dos serviços.
Tome a iniciativa de estreitar os laços profissionais sendo ágil, prestativo, eficiente e cortês na medida certa que aquele cliente especifico, perceberá. Assim, enquanto o cliente tem suas exigências atendidas e percebe isso, cria-se uma sinergia dentro da operação do escritório dando à sua equipe ao final, mais tempo disponível para lidar com outras demandas . Encare esses hábitos como algo que se converterá em bons resultados no futuro: ao final do processo, você e seus clientes serão beneficiados com essa estratégia e sua receita será mais sólida.
Cumpra suas promessas
Cumprir os prazos acordados é uma exigência para fortalecer o compromisso do seu escritório com o cliente. Para que a fluidez dos serviços seja mantida, conscientize também os seus clientes a entregar as obrigações no prazo. Recibos, notas, contas a pagar e a receber, entre outros, correspondem às obrigações dele com os serviços contábeis. Por isso, empresas que se atentam a essa via de mão dupla garantem que os processos sejam feitos dentro do período acordado.
Caso os clientes se esqueçam de alguma documentação ou entreguem a papelada pela metade, auxilie-o elaborando um calendário de prazos para a entrega de cada documento. Aproveite para mostrar porquê você é a melhor opção para prestação destes serviços
Crie ações de marketing relacional
Estude sua carteira de clientes e descubra quais são, exatamente, as necessidades, gostos e expectativas deles em relação aos seus serviços. Depois, compartilhe conteúdos relevantes para eles, seja sobre temas corporativos que gostariam de ler a respeito, seja informações de gostos pessoais que ajudará a criar uma empatia dele com a sua marca.
Ninguém gosta de ter seu e-mail invadido por spam, então use com muita moderação e precisão informações de promoção e termos clichês como, 100% free, clique grátis”, entre outros termos similares. O seu e-mail marketing refletirá o que é exercido no seu escritório contábil, então tenha cuidado ao redigi-lo e não seja insistente ou genérico demais na sua abordagem.
Por fim, também crie uma agenda de comunicação que partirá da sua empresa, porem com um fim exclusivamente relacional. Envie cartões de aniversários, ligue e marque um almoço com seus key accounts, descubra e compartilhe informações ou materiais que eles terão gosto e ficarão positivamente surpresos em receber.
As três estratégias detalhadas acima são o primeiro passo para fidelizar clientes de escritório contábil com eficiência. Atuar de forma agradável e flexível, com profissionalismo e credibilidade, irá manter o seu negócio firme mesmo nesse período de crise econômica.
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