quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Onde investir em marketing digital para 2012?


Muitas pessoas me perguntaram nestas últimas semanas o que deveriam incluir no planejamento de marketing de suas empresas em 2012. Sempre digo que isto depende muito dos objetivos que sua empresa precisa alcançar. O básico, porém, todo empreendedor deve fazer.

Investir para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores continua sendo uma estratégia vencedora, pois é nessa hora que seus potenciais clientes estão efetivamente procurando pelo produto ou serviço que você oferece. Um plano para SEO (otimização para os buscadores) e links patrocinados podem ajudar. Boa parte da verba investida no marketing digital das empresas segue este caminho.

O e-mail marketing é uma das ações com melhor retornoe toda empresa deve se preocupar em construir sua base de dados de e-mails e manter uma comunicação frequente com ela.

O crescimento do tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais vem incentivando as empresas a aumentarem os investimentos em mídias sociais ano após ano. Para começar, vale a pena criar e manter presença no Facebook, no Twitter e possuir um blog corporativo. Além disso, teste investimentos em social ads, que podem ter uma segmentação bem acertada.

Obviamente existem muitas outras oportunidades além dessas, como programas de afiliados, compra de mídia display, ações de co-registro, criação e divulgação de vídeos e mobile marketing. Independentemente das ações que sua empresa adote, sempre sugiro entender o que você espera do marketing digital, planejar, executar, otimizar e garantir que tudo seja medido adequadamente.

Reflexões para 2012

Desejar sempre nos faz esperar por aquilo que queremos e nem sempre e tudo que esperamos... Porque não deixar 2012 ser tudo aquilo que queremos e sem esperar por ele. FELIZ ANO NOVO !!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Filme conta a história de David Guetta no facebook


Lançado nesta terça-feira, 13 de dezembro de 2011, o filme David Guetta Nothing But the Beat - The Movie narra, em tom oficial, a escalada do DJ francês na cena pop dance mundial.



Alçado a condição de estrela pop, pela azeitada mistura de batidas de house com rap e r & b, Guetta tem sua história contada através de entrevistas com o próprio DJ e sua esposa Cathy e de depoimentos de DJs e cantores como Fatboy Slim, Will.a.am, Kelly Rowland, Snoop Dogg, David Morales, Ludacris, Taio Cruz e Usher, entre outros. Filmado em onze cidades (Bruxelas, Chicago, Glasgow, Ibiza, Las Vegas, Liverpool, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris e Provence), o documentário é do estilo chapa branca e pode ser visto somente pelo Facebook.

Em 2012 mude e transforme sua vida.

O banco Itaú criou um vídeo que fala o que você deve fazer em 2012.

Previsões para o marketing e novas mídias em 2012


A Awareness Networks publicou um relatório com insights e prognósticos vindos de 34 líderes de negócios e especialistas em  marketing para criar uma lista de algumas das principais previsões e tendências para 2012. Este white paper contém inteligência coletiva e referências sobre o que está por vir no próximo ano.

Alguns dos temas abordados no relatório são:

Big Data: Nenhuma organização, não importa o tamanho, sob a perspectiva da colaboração de processos e inovação, está pronta para a grande quantidade de dados hoje gerados. Se tratando de marketing, os insights geralmente ainda são conduzidos por gerentes de comunidades. As empresas terão de centralizar o BI para alimentar todos os aspectos do negócio - marketing, produto, inovação e serviço ao cliente. Só então a Inteligência empresarial (BI) poderá ajudar empresas a transformarem-se em verdadeiras organizações conectadas.

Migração do monitoramento para a inteligência: É crescente a necessidade de capturar dados e transformar informações em insights acionáveis e mensuráveis de forma mais efetiva.

Sobre a importância do mobile marketing: As empresas precisam entender se e como seus clientes usam dispositivos móveis, em seguida, fornecer uma experiência holística que não mude enquanto usuários navegam em websites e aplicações móveis.

Os desafios que enfrentam os profissionais de marketing em 2012:

Reconhecer que são parte do problema. Hoje, muito do que vemos ainda é o marketing tradicional disfarçado de mídia social. É ainda um-para-muitos e, por padrão, criam um silo de marketing em suas organizações, impedindo operações recíprocas. Os profissionais de marketing precisam conectar toda a organização e colocar todos para trabalhar de forma alinhada.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como manter a segurança em Redes Sociais?


No começo da grande rede mundial de computadores havia uma enorme preocupação com a divulgação de informações. Muitos usavam pseudônimos para entrar em intermináveis horas de chat, faziam cadastros com endereços falsos e usavam senhas cada vez mais fortes. Pois bem, o tempo passou e há hoje uma exposição cada vez maior de informações em redes sociais. Só para listar alguns: interesses, perfis, currículos, localização etc.

A complexidade dos sistemas, que hoje se arquitetam em diversas formas, também aumentou exponencialmente. Como manter a segurança em um ambiente como este?

Com o aumento mais que expressivo do número de internautas no Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia elaborou uma cartilha com dicas de segurança em redes sociais. As redes sociais são a bola da vez em função do altíssimo número de usuários que fazem parte delas – cerca de 29 milhões de brasileiros.

O material, lançado em 2009, foi elaborado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT). A cartilha orienta com dicas úteis sobre como usar adequadamente as redes sociais.

Principal forma de interatividade e entretenimento entre os brasileiros, as redes sociais são as ferramentas mais acessadas pelos internautas. As mais populares no país são o Orkut, Twitter e Facebook.

As recomendações, que valem para qualquer site de relacionamento, seguem um protocolo de segurança para que o usuário não caia em arapucas. Uma das dicas da cartilha é com relação à criação de senhas, em que o ideal é elaborar senhas com números e letras, pois isso dificulta a ação de usuários que queiram agir de má fé.

As redes sociais são um ótimo canal para manter a relação de amizade com pessoas que temos afinidade e para buscarmos informações e divertimento. Para não ter problemas, basta saber usá-las adequadamente e com responsabilidade.

Para saber todos os detalhes de como se manter protegido baixe a cartilha através deste link: http://www.rnp.br/_arquivo/disi2009/rnp-disi-2009-cartilha.pdf

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O menor pendrive do mundo.


Com dimensões mínimas e modelos com bom espaço para armazenamento, equipamento da Deonet é o menor dispositivo USB de que se tem notícia.

O menor pendrive do mundo foi anunciado recentemente em Amsterdã, capital da Holanda, e é menor do que uma moeda de 10 centavos. O dipositivo mede 19,5 x 14,5 x 2,9 mm e usa o chip Micro UDP para armazenar e gerenciar dados e é a mais nova e diminuta aposta da Deonet, fabricante de brindes holandesa. A previsão de lançamento é para janeiro de 2012 e contará com modelos de 4 GB, 8 GB e 16 GB.

A jogada de marketing é o grande atrativo em cima de um aparelho que tem como único diferencial o tamanho minúsculo. Contudo, você há de convir que isso pode não ser realmente uma vantagem para quem já costuma perder pendrives de tamanhos convencionais. Quem procura algo ainda mais discreto para ser adicionado ao chaveiro, por exemplo, esta pode ser uma boa solução.

Até o momento, não foram divulgados os preços dos modelos do menor dispositivo USB do mundo.

Fonte: Tecmundo

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Natal na era das Redes Sociais

Essa é a versão atualizada do Natal Digital, vídeo que viralizou no ano passado. No anterior, a pegada era sobre o nascimento de Jesus Cristo. No atual, o tema é Papai Noel. Só um detalhe: o vídeo está no idioma português, mas de Portugal. Porém dá para acompanhar sem problemas.

FELIZ NATAL a todos os leitores do blog Plugado.net

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Segurança: monitore as atividades no Facebook.


A internet pode ser uma grande aliada na hora de ajudar na educação e aprendizagem de nossos filhos. Mas, também pode ser muito perigosa, principalmente quando falamos de redes sociais. No Facebook, inúmeras armadilhas estão à espera de uma vítima, e uma maneira de evitar problemas é monitorar, bem de perto, a vida online de seus filhos.

Acesse http://www.minormonitor.com/

O Minor Monitor serve exatamente para isso: monitorar a vida social de seus filhos no Facebook, baseado no histórico dos últimos 180 dias. Ele inclui tudo, desde atualizações de mensagens ou fotos de amigos, até requisições de novas amizades. O legal é que, se há algo que o site considere perigoso para seus filhos, um alerta aparecerá para você ficar atento. Para usar o serviço, é preciso se cadastrar. Faça isso clicando no botão verde, no canto direito, escrito "Get started". O site é em inglês, mas é de fácil entendimento.

Após o cadastro, você precisará integrar o perfil do Facebook ao site. Assim, entre com conta e senha do perfil que quer monitorar e clique em "Allow". Depois, essa tela já aparecerá para você (tela inicial que, no caso, está escrito "Lucas Overview"). Ela é um resumo do histórico e você pode ver os alertas, amigos, fotos e atividade do perfil de seu filho.

Clicando em “alerts”, você pode ver todas as possíveis mensagens maliciosas. O site até destaca que tipo ela é; referência a álcool, drogas e até sexual. E mesmo links que foram postados podem ser visualizados. Basta clicar nesse botão (Botão “Link”, no canto direito, abaixo de “Nov 30, 2011 at 8:19pm), se ele estiver presente. O legal é que se alguém muito mais velho que seu filho o adiciona, um alerta de idade aparece. Outro alerta também fica visível se seu filho e a tal pessoa têm poucos ou nenhum amigo em comum.

Nas abas “Activity”, “Photos” e “Friends”, você consegue ver as mensagens e fotos postadas pelos amigos de seus filhos e quem eles são. Já na aba “Settings” você configura sua conta. Dá para mudar seu nome, e o nível em que os alertas aparecerão para você. No botão “Add Child”, abaixo das abas, no canto esquerdo da tela. Ele serve para você adicionar outra conta ao monitoramento, no caso de ter outros filhos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Antes de ir pra balada cadastre-se no ListaAmiga.


O ListaAmiga.com é um guia de eventos online que tem como objetivo conectar o público a festas e eventos, oferecendo opções seguras de entretenimento.

Acesse http://listaamiga.com/

Os produtores cadastram suas festas gratuitamente, fornecendo as informações básicas, como: local, dia e horário, djs residentes e convidados, preço e formas de pagamento. E os usuários, ao clicar no botão “eu vou”, tem seus nomes inseridos automaticamente na lista daquela festa, garantindo o desconto na entrada.

Na primeira página você pode ver os eventos organizados por data, quem são as pessoas que vão neles e pode clicar para ver todos os detalhes. De uma maneira objetiva você se programa com os amigos e descobre os melhores eventos do dia.

O site surgiu da necessidade de responder a frequente pergunta “o que tem pra fazer hoje?”. Ao mesmo tempo, os amigos produtores sentiam falta de um jeito melhor de divulgar seus eventos pela internet e fazer listas de desconto de maneira prática.

Desde o seu lançamento em dezembro de 2009, mais de 30 mil pessoas já criaram seus perfis e entraram para as listas. O site continua crescendo ultrapassando 80 mil acessos por semana e com cada vez mais eventos cadastrados.

O projeto foi criado pelo designer e produtor carioca Fabio Giolito em parceria com os desenvolvedores gaúchos Bruno Zanchet e Felipe Mathies. Parabéns pela grande ideia.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Transforme seus relacionamentos em um sucesso do cinema, aplicação da Intel.


A Intel acaba de criar e lançar um hotsite http://www.solteasuaimaginacao.com.br/index/pt-br , onde ao conectarmos com o Facebook é possível criarmos automaticamente uma história sobre namoro, casamento ou amizade.


A aplicação utiliza-se de informações sociais, como idades, signo, desde quanto se conhecem, gostos em comum, mensagens trocadas e outras informações para criar um vídeo totalmente personalizado.

O chamado da oficial da campanha: Transforme seus relacionamentos em um sucesso do cinema. Crie seu próprio filme com a tecnologia da Intel.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Destaques de 2011: Os 10 apps mais baixados do ano


Todo mundo que tem gadget sabe que o aparelho só tem graça se você tiver os aplicativos certos. Vale aquele joguinho divertido para as horas que você passa à toa no metrô, o aplicativo que te ajuda a controlar a dieta ou até mesmo aquele que sugere receitas para você preparar bons drinks. A Resvista SUPER já indicou alguns dos apps mais legais para melhorar o seu dia ou aqueles indispensáveis para quem curte iPhone e Twitter. Agora chegou a hora de vermos quais aplicativos, entre os milhares que apareceram este ano, bombaram mais para iOS e Android.

Para iOS
A iTunes divulgou um relatório com os aplicativos mais baixados do ano e também escolheu alguns destaques para cada um dos principais gadgets que rodam iOS. Para o iPhone, por exemplo, o moderninho Instagram saiu no Topo. Já para o iPad, o app do ano foi  Snapseed um editor de imagens com várias funções. Você pode conferir a lista completa aqui.

Veja quais foram os apps gratuitos mais baixados.
10. Twitter
9. Fruit Ninja Lite
8. Groupon
7. Angry Birds Rio Free
6. Netflix
5. Skype
4. Angry Birds Free
3. Word With Friends Free
2. Pandora Radio
1. Facebook

Confira também a lista dos 10 apps pagos mais baixados:
10. Plants vs. Zombies
9. Doodle Jump
8. Camera+
7. Words With Friends
6. Angry Birds Rio
5. Tiny Wings
4. Cut the Rope
3. Angry Birds Season
2. Fruit Ninja
1. Angry Birds


Para Android
A loja de aplicativos para Android ultrapassou a marca dos 10 bilhões de downloads, com média de mais de 1 bilhão por mês. Porém, não foi divulgada nenhuma lista oficial com os mais baixados do ano. Se você tem um aparelho com Android, fique ligado nestes apps:
10. Fruit Ninja
9. Facebook Mobile
8. Google Maps
7. Pandora Radio
6. YouTube Mobile
5. Google Voice
4. Kindle
3. Skype
2. Adobe Reader
1. Angry Birds

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Samsung Nexus S recebe update para Android 4.0


A Google já disponibilizou oficialmente o update que permite ao Samsung Nexus S da Google correr o novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich, lançado inicialmente com o Samsung Galaxy Nexus. 

O Samsung Google Nexus S torna-se, desta forma, o primeiro smartphone a receber a mais recente versão do popular sistema operativo da Google. A partir de hoje (19 Dezembro), «vamos disponibilizar o Android 4.0 para os dispositivos Nexus S», update que só deverá terminar durante o mês de Janeiro.

De acordo com a Google, algumas aplicações poderão necessitar de upgrades para serem compatíveis com o novo Android 4.0, sendo recomendada a instalação da mais recente versão do Adobe Flash.

Retrospectiva de Buscas no Google em 2011


Chega o final do ano e chega o Google Zeitgeist, resumo do que o Brasil e o mundo mais procuraram no maior site de buscas que existe. E pelo visto, o brasileiro adora redes sociais – e ainda adora ver TV.



Acesse http://www.googlezeitgeist.com/pt-BR

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Baixe vídeos do YouTube usando o Chrome


YouTube Downloader for Chrome é um complemento para o Google Chrome que permite a você baixar vídeos e músicas do YouTube sem complicações e diretamente na tela principal do site.

Muitas vezes as nossas bandas preferidas executam nos shows versões exclusivas das canções e, com isso, obter o som diretamente do YouTube se mostra a melhor alternativa para que você consiga uma cópia dessa música para ouvi-la quando quiser.

Logo, contar com uma ferramenta dessas é praticamente obrigação para quem curte ouvir performances ao vivo, que exaltam ainda mais o talento de cada artista.

É muito simples: Após instalar o YouTube Downloader for Chrome em seu navegador e acessar um vídeo qualquer no YouTube, perceba que um novo botão surge logo abaixo do player: Download. Tudo o que você precisa fazer é clicar sobre ele e escolher a opção desejada.

Faça o download usando o chrome http://www.oxytube.com/

Fonte: www.baixaki.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Agende o envio de e-mails e sms com o Cronote.


Fim de ano chegando, suas férias cada vez mais próximas, mas você ainda possui uma lista de e-mails para enviar. O pior disso é que boa parte deles precisam ser entregues durante a sua folga. Seja um lembrete para alguém ou para notificar algum colaborador que determinada reunião está se aproximando, é bem provável que você não vai querer perder alguns minutos de suas férias para se preocupar com isso, certo? Então, por que não deixar tudo programado?

Acesse https://www.cronote.com/

Essa é a proposta do Cronote, um serviço que permite agendar mensagens SMS e e-mails. Funciona, mais ou menos, como essas plataformas que programam tweets e você já deve estar acostumado a usar. Isso quer dizer que você pode agendar aquela mensagem para que ela seja recebida alguns dias depois (vai que durante suas férias você esteja num lugar que não tenha sinal). E o mais legal é que você pode criar um botão no seu site para que as pessoas sejam lembradas para ler algo mais tarde ou, até mesmo, comprar aquele produto em outro momento.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Samsung Galaxy Note chega ao Brasil


A Samsung anunciou a disponibilidade do Samsung Galaxy Note no mercado brasileiro a partir desta segunda-feira. O aparelho introduz um novo conceito de dispositivo que combina usabilidade dos tablets com a portabilidade de um smartphone.

Com um tela de 5,3” HD Super AMOLED de alta resolução e capacidade de escrita, o Galaxy Note representa uma nova experiência com a portabilidade de um smartphone, tornando-o o equipamento perfeito para uso móvel.

Incorporada ao corpo do aparelho há uma caneta stylus chamada de S Pen que permite combinar a tela sensível ao toque com a possibiliadde de trabalhar com atividades multitarefa, criar e consumir mídia e expressar-se de maneira totalmente livre e criativa.

A caneta S Pen permite escrita de alta precisão com traços finos e manejo fácil dos itens no display, sendo a companhia perfeita para realizar tarefas de edição de imagens, escrita manual, ou mesmo simplesmente esboçar conceitos e desenhos.

“O Galaxy Note é um produto revolucionário que abre uma nova categoria na indústria da mobilidade e estamos muito orgulhosos com essa conquista”, diz Silvio Stagni, Vice Presidente de Telecom da Samsung.



Samsung Galaxy Note vem equipado com um processador dual-core com 1.4GHz, Android 2.3 (Gingerbread), câmera traseira de 8 MP com LED Flash, Frontal de 2 MP e 16 GB de memória interna.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aplicativo ajuda desempregados a procurar trabalho


A Monster.com, rede social de empregos, lançou o aplicativo BeKnown, que permite a construir um perfil profissional no Facebook.



O site de redes sociais Facebook provavelmente não seria o primeiro lugar que ocorreria a uma pessoa que está em busca de novas oportunidades de carreira. Mas o Monster.com, um serviço online de empregos, espera mudar esse panorama com o BeKnown, um aplicativo para contatos profissionais que permitirá que usuários construam uma identidade profissional no Facebook.

"As pessoas dedicam muito tempo ao Facebook e, ao mesmo tempo, as empresas tentam encontrar ferramentas criativas e produtivas para se conectar aos potenciais talentos," disse o gerente mundial de produtos da Monster Worldwide, Tom Chevalier.

O BeKnown exibe empregos na sua rede de conexões pessoais. Quando o aplicativo identifica um emprego que pode interessar ao usuário, este pode expressar seu interesse, que é encaminhado ao potencial empregador acompanhado das informações contidas no perfil.

No aplicativo, os usuários ganham distintivos, ou seja, emblemas visuais, com base nas experiências de trabalho, realizações profissionais e qualificações, conferidos pelo site ou por colegas, que servem como indicadores para os interessados em recrutamento e destacam as realizações do candidato.

"Se uma das pessoas com quem você está conectado confirma uma de suas qualificações, isso representa um selo de aprovação," disse Chevalier. Lançado em junho, o aplicativo foi atualizado por meio de páginas de universidades, que permitem a um usuário se conectar com colegas de escola e outros ex-alunos, e visualizar as vagas de emprego postadas por eles.

"Os usuários desejam se congregar em torno da afinidade que sentem por suas escolas, e formar relacionamentos com alunos e ex-alunos," acrescentou. Quando um emprego é postado no BeKnown, é replicado automaticamente na página da universidade que a pessoa responsável pelo anúncio frequentou. "Os usuários visualizam a vaga, sabem em que ano a pessoa que oferece o cargo se formou e podem conversar com ela profissionalmente," disse Chevalier.

As frases que você nunca deve falar para o seu chefe.


A construção de um bom relacionamento com o seu chefe leva tempo, e para conquistar a confiança dele é preciso dedicação diária. Por isso, seu comportamento é essencial para alavancar sua carreira.

Com as recomendações de Fernanda Campos, sócia diretora da Mariaca, confira abaixo quais são os assuntos ou frases que nunca devem chegar até o chefe.

1 - Isso não faz parte do meu trabalho

“Seu dever é executar a demanda e refletir porque ele passou essa tarefa”, diz Fernanda. “Pode ser que o seu chefe pediu porque confia no seu trabalho ou quer testar suas habilidades”.

Para ela, se realmente não faz parte das suas competências e você não conseguiu realizar a tarefa, a dica é pedir ajuda para os colegas e depois relatar ao chefe da sua tentativa.

2 - A culpa não é minha

Não é uma frase que o chefe espera. Incriminar o colega de trabalho não ajudará a resolver o problema, mesmo porque a culpa pode ter sido sua.

3 - Se você não fizer isso, eu me demito!

Ameaçar o chefe nunca é uma boa opção. “Temos que lembrar que estamos num ambiente de trabalho, por mais liberdade que o profissional tenha, o chefe pode acatar e acabar demitindo o profissional”, afirma Fernanda.

4  - Isso é impossível de fazer!

Por mais difícil que a tarefa possa parecer, antes de retrucar, é preciso tentar. Demonstre ao seu chefe que você é uma pessoa colaborativa e depois de várias tentativas relate a razão de não ter conseguido.

5 - Eu faltei porque meu cachorro está doente

Não invente que algum parente faleceu ou que um animal de estimação ficou tão doente que você teve que faltar o trabalho. O chefe pode descobrir que você mentiu de diversas maneiras, ainda mais com as redes sociais.

Fonte: Info

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que os usuários param de fazer para acessar o Twitter e o Facebook?


Assisti há algumas semanas um debate entre estudantes de Relações Públicas sobre Midiatização das Tecnologias e percebi mais uma vez que somos todos escravos da tecnologia.

A maioria das pessoas, pelo menos as que leem o Webdialogos, tem algum meio de interagir nas mídias sociais, seja pelo Computador, Laptop ou pelo smartphone. Isso permite portanto um acesso facilitado as plataformas de mídias sociais, lendo e publicando atualizações de status quando e onde quiserem.

Mas aí eu me pergunto… Existe limites para este acesso?

Um estudo recente revelou que algumas pessoas param de fazer qualquer coisa para responder a um tweet. Até mesmo se estiverem fazendo sexo.

Tick Yes, uma empresa especializada em marketing, pesquisou os hábitos de mídia social de 885 australianos, e os resultados são interessantes, especialmente quando se trata de quando e onde eles acessam os sites de redes sociais.

51,6% acessam as mídias sociais do trabalho (me incluo aqui);

41,9% acessam enquanto assistem TV (me incluo aqui);

34% acessam durante os feriados (me incluo aqui);

33,8% acessam na cama (me incluo aqui);

23,3% acessam durante as refeições (me incluo aqui);

21,5% acessam enquanto estão no banheiro (não, momento sagrado);

3,2% acessam na igreja, ou em locais de culto;

2,8% (na maioria homens-64%) acessam durante momentos íntimos.

Outros dados do relatório:

25,1% dos pesquisados usam as mídias sociais para integrar seus negócios;

20,28% usam a mídia social para entrar em contato com alguma marca;

48,2% usam para falar sobre uma nova compra;

25,5% já usaram as mídias sociais para entrar em contato com o SAC de alguma empresa ou para fazer perguntas;

48,7% das pessoas dizem que seu uso de mídia social aumentou no último ano;

4,9% das pessoas admitem o “vício” na mídia social, enquanto 31,3% gastam pelo menos duas horas por dia nela;

47,3% acessam via tecnologia móvel.

“A pesquisa confirma uma série de coisas”, disse Peter Applebaum, diretor de gerenciamento da Tick Yes. “Não ficamos surpresos que o Facebook seja de longe a mídia social mais popular, nem que quase metade dos entrevistados disse que o seu uso de mídia social tenha aumentado no último ano. Mas o que me fez levantar as sobrancelhas é o fato de os australianos pararem o que estão fazendo para responder um simples tweet.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como educar um filho para ser empreendedor?



As competências empreendedoras não são inatas, podem ser desenvolvidas ao longo da nossa vida. Porém, embora algumas dessas competências possam ser aprendidas em cursos e experiências, outras são tipicamente formadas na infância. Não estou falando aqui da clássica imagem da criança que ganha uns trocados vendendo limonada na porta de casa, um ícone tipicamente americano. A maioria das características empreendedoras não diz respeito a negócios e sim a comportamentos típicos de quem detém este perfil, e as escolas não estão preparadas para desenvolvê-las. A seguir, dou algumas dicas de como despertar o lado empreendedor nas suas crianças, sejam filhos, alunos, sobrinhos ou netos, por meio de atividades simples, criativas, diferentes e que podem ser envolventes e ricas:

- Para despertar o interesse pela novidade: Vá com as crianças a um supermercado e diga que eles podem experimentar qualquer coisa que nunca tinham provado antes. Cada um pode trazer uma coisa diferente para colocar no carrinho. Eles se divertem pelas gôndolas e trazem guloseimas com novos sabores. Nesta fase eles tomam gosto pela experimentação. O preço deste aprendizado é que eles vão experimentar algumas coisas e não vão gostar, levando a um desperdício de dinheiro, pois jogam tudo fora. Depois que eles gostarem da brincadeira é a vez de colocar uma regra a mais. Agora eles não podem mais jogar fora o que compraram. Se não gostaram, têm de comer até o fim ou a brincadeira para. Eles até reclamam na hora de engolir, mas não querem parar de brincar, já virou um passatempo que quebra a chatice de ir ao supermercado. Assim, aprendem a ser mais criteriosos na hora da escolha. Leem o rótulo, pensam e aprendem a usar a informação para reduzir o risco da escolha errada, e assim acabam criando o hábito de experimentar o diferente. Mas, lembre-se, você não pode começar a brincadeira já colocando a penalidade ou eles não entram no jogo. Primeiro eles têm que gostar da brincadeira.

- Para identificar oportunidades: A melhor forma de aprender a identificar oportunidades é prestando atenção às coisas ao seu redor. Boas oportunidades estão em todo lugar e acontecem a qualquer momento. A maioria não percebe porque não está atenta. Para ajudar as crianças a ficarem mais atentas a brincadeira consiste em fazer perguntas sobre percepção do ambiente. Ótimo para passar o tempo em locais públicos como restaurantes ou filas de espera. Encontre um detalhe do ambiente e desafie-os a encontrar, coisas simples do tipo ‘onde tem uma vela’, ‘onde está escrito ‘fumar’’ ou ‘encontre uma criança com cabelos encaracolados’. Com o tempo, eles se acostumam a entrar em qualquer ambiente e logo prestar atenção em todos os detalhes. Uma variável desta brincadeira, em ambientes que eles já conhecem bem como a sua casa, é separá-los, mudar algum detalhe de lugar e chamá-los de volta, desafiando-os a descobrir o que você mudou.

- Para avaliar riscos: Pais são normalmente avessos à exposição dos filhos a qualquer tipo de risco. Professores e babás são menos tolerantes ainda, pois são responsáveis pela segurança das crianças. Isso faz com que involuntariamente criemos nossas crianças em ‘bolhas de segurança’ que não permitem que elas vivam algumas experiências enriquecedoras. Correr um risco, desde que moderado, avaliado e controlado, sempre traz um aprendizado. O importante aqui é que os pais se perguntem: ‘Se algo der errado, o aprendizado decorrente do erro vai compensar o prejuízo?’ Em muitas situações você pode expô-los a um risco no qual eles sentem a adrenalina, mas você tem o controle. Uma vez, levando eles para a escola, eu falei que iria dirigir seguindo as orientações deles. Eles é que iriam dizer em qual rua virar e qual caminho seguir para chegar à escola. No começo eles adoraram ter o controle da situação, mas acabamos nos perdendo e eles ficaram muito nervosos. Claro que eu sabia o caminho certo e acabei chegando a tempo na escola, mas eles nunca se esqueceram da experiência. Tentamos mais três vezes depois, mas só na quarta eles acertaram o caminho. E celebraram muito!

- Para quebrar regras: Esta é a mais difícil e não pode ser aplicada em qualquer idade. No começo eles precisam entender por que existem regras e como elas nos ajudam a viver de forma civilizada e ordenada. Porém, depois que isso é assimilado, eles precisam entender que existe um mundo fora do quadrado e que nem todas as regras fazem sentido ou são necessárias. O importante é não desrespeitar as leis ou os princípios éticos. Fora isso, se algo não faz sentido, pode e deve ser questionado. Na fase da adolescência se pode dar vazão ao espírito rebelde que se instala entre eles, dando foco e atenção aos seus questionamentos. Uma brincadeira que faço com eles é, durante uma conversa sobre um determinado assunto de interesse deles, antecipar que vou falar uma grande besteira, mas eles não vão saber qual nem quando vou falar. Continuamos a conversa e, no final, eu pergunto qual foi a grande besteira que eu falei. Eles devem adivinhar e geralmente acertam. Com o tempo eu começo a praticar isso sem avisar antes e só falo depois que eu falei uma besteira. Se eles aprenderam a prestar atenção, vão identificar logo. Com isso vão alimentando o seu espírito crítico, não aceitando mais passivamente tudo o que ouvem ou leem. Hoje, mesmo que eu não fale nenhuma besteira, eles duvidam de algumas coisas que falo, e até conseguem me provar que eu falei uma coisa errada mesmo! Este é o lado ruim da história. Ruim para nós, mas ótimo para a vida deles.

- Para ser criativo: Criatividade é o alimento da inovação. Somos tão condicionados a buscar a concordância e a aceitação pública que acabamos nos esquecendo do que nos torna diferentes e únicos. Todos querem ser iguais e os diferentes são discriminados por não se encaixarem nos padrões de ‘conformidade’ impostos pela sociedade. Existem várias brincadeiras para estimular a criatividade e elas são mais efetivas quanto mais jovens forem as crianças, pois menos amarras possuem ainda. Uma que gostava de fazer quando eles eram pequenos era o passatempo preferido nas viagens de carro. Um de nós conta uma história e, no meio dela, interrompemos para que o outro continue e dê um novo rumo. Assim, vamos nos alternando, passando de uma para outra, até que alguém a termine e é claro que ela termina totalmente diferente de como foi iniciada. Outra coisa que eles se divertiam era pegar histórias conhecidas e invertê-las totalmente, dando novas características aos personagens, mudando o roteiro ou imaginando novos finais inusitados e divertidos.

- Para exercitar a autonomia: Muitas vezes achamos que nossos filhos não estão maduros o suficiente para assumir algumas responsabilidades. Puro preconceito nosso, eles são mais espertos do que imaginamos. Assumir a responsabilidade de alguma coisa é importantíssimo para a formação deles. O exemplo clássico é ter um animal de estimação. O bichinho vai morrer se ele não cuidar, mas a responsabilidade acaba sendo tão grande que, no final das contas, nós é que acabamos alimentando e cuidando. Entre uns 10 e 12 anos, uma brincadeira simples é dar a eles a liberdade de programarem o que fazer em família no domingo. A liberdade é total e os pais vão cumprir tudo o que eles definirem. Eles ficam muito entusiasmados e no começo acabam se excedendo, ou com muitas atividades, ou com coisas que nem todos vão curtir. Com o tempo, eles vão aprendendo a escolher melhor as atividades, a se planejar para tudo dar certo, a ouvir o que as pessoas querem e a arcar com as conseqüências quando não acontece o que eles previram. O exercício da liberdade é uma droga viciante, e, uma vez experimentada, não se pode mais viver sem ela. Por isso, o aprendizado seguinte é exercer a liberdade, mas com responsabilidade.

- Para ter iniciativa: As crianças têm iniciativas natural e espontaneamente. Tudo o que precisamos fazer é apoiá-las e incentivá-las. Podem ser coisas simples, como começar um blog ou receber os amigos para assistir um filme. Podem ser coisas maiores, como organizar um mutirão de ação social ou montar uma banda. O importante é sempre dar o primeiro passo, pois a empolgação cresce na mesma medida que o envolvimento na atividade. Não critique e nem reprima, pelo menos no começo. Se algo pode dar errado, alerte, aconselhe, mas não insista. Se for alguma coisa que não vá gerar muito impacto e pode ser contornado, deixe acontecer e dar errado, até estas experiências são válidas e úteis para o aprendizado. Pesquisas indicam que os pais exercem grande influência na formação de algumas características empreendedoras. Um vídeo que retrata bem isso é vendido pela Siamar e se chama ‘Lemonade Stories’. Produzido pelo Babson College, conta a história de 7 empreendedores como Richard Branson (Grupo Virgin) e Arthur Blank (Home Depot) e como suas mães os influenciaram.

Como podem ver, há várias coisas que podemos fazer com as crianças. Algumas podem dar trabalho, mas é recompensador ver os resultados, ver como eles crescem espertos, ativos, maduros. Sempre que possível, tente dar um aspecto lúdico à atividade, uma brincadeira, um jogo, um desafio. Vai ser mais divertido e eles se envolvem mais. Tome um cuidado especial em não forçar a barra. Apesar de alguns aprendizados requererem um esforço não natural, somos diferentes uns dos outros. Se uma pessoa é naturalmente tímida e introvertida, não a force a se expor em público, o tiro pode sair pela culatra. Alguns comportamentos são condicionados e podem ser modificados, mas traços de personalidade não.

O seu celular já pode substituir o cartão de crédito?


Tecnologia NFC permite pagar contas apenas aproximando o celular de um sensor, mas esse sistema é seguro - ou necessário?

Se você esquece a carteira com frequência, deixa o talão de cheques em casa, mas sempre está com o celular no bolso, é uma boa ideia pagar suas contas ao aproximar o aparelho próximo de um receptor digital e efetuar o débito.

Nos próximos meses, os receptores NFC (Near-Field Communication, ou comunicação por aproximação, em tradução livre) estarão cada vez mais presentes nas máquinas registradoras das lojas. A tecnologia funciona ao transferir informações entre dois dispositivos sem a necessidade de fios. O Google equipou o Nexus S 4G da Sprint com uma antena NFC e oferece o tão esperado aplicativo Google Wallet para encorajar os donos de estabelecimentos a oferecer pagamentos via celular. A RIM está implementando a tecnologia em muitos dos modelos novos de aparelhos, e apresentando um recurso chamado de “Tag”, que permitirá aos usuários de BlackBerry não só transferir informações de pagamento como qualquer outro tipo de dado via NFC.

Mas precisamos disso?
Porém a tecnologia irá tornar ainda mais conveniente as compras no dia a dia. Uma vantagem do pagamento “sem contato físico” é que não é preciso fornecer o cartão de crédito ao funcionário, tendo a chance de esquecê-lo. E, teoricamente, pagar com o smartphone é mais seguro do que utilizar um cartão, porque esse segundo é muito mais fácil de ser perdido e eles têm gravados números na frente. Ao perder um cartão, o banco precisa bloquear e fornecer outro dispositivo para o cliente. Caso o usuário perca o celular, basta apagar remotamente os dados referentes aos crédito e fornecer as informações novamente em um outro celular.

Por outro lado, as compras com NFC fazem mais sentido apenas se você adquire produtos em grandes lojas com muita frequência. Alguns comércios menores nas grandes metrópoles aceitam pagamentos via NFC, contudo até nesses estabelecimentos, o bom e velho cartão ainda precisará estar na carteira no caso de algum imprevisto, já que, em muitas lojas, os equipamentos receptores não funcionam corretamente ou estão quebrados. E apesar do fato que o Google Wallet mostra quando e onde foi feita uma compra, o aplicativo não registra o que foi adquirido, então ainda é necessário manter os recibos.

Claro que esses problemas possuem solução, e que, com toda certeza, os desenvolvedores e fabricantes estão trabalhando para resolvê-los em um futuro próximo.

Fonte: IDGNow

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sites de compra coletiva viram desova de pirataria


Depois da onda de venda de serviços em gastronomia, turismo e estética, os sites de compra coletiva começam a dar vazão a produtos de consumo, entre eles eletrônicos e acessórios pirateados, informa reportagem de Camila Fusco publicada na Folha desta sexta-feira.

Em levantamento feito nesta semana pela Folha com 700 ofertas veiculadas pelos principais agregadores de sites do gênero do país SaveMe e ApontaOfertas, foram encontrados cerca de 180 anúncios com indícios de venda irregular.

Os campeões são tablets, notebooks, netbooks e celulares. Os principais problemas são equipamentos falsificados, sem marca e até aparelhos originais que sequer foram lançados no Brasil.

Acessórios pirateados como bolsas, óculos e perfumes de marcas internacionais também entram na lista.

Entre as ofertas encontradas estava o iPhone 4S, de 16GB, vendido pelo site Tripular com 32% de desconto, de R$ 2.500 por R$ 1.699. Até ontem, 264 unidades tinham sido comercializadas.

Outro caso é do tablet TouchPad, da HP, com 32 GB de capacidade, à venda no site Descontos Urbanos por R$ 869,90, que vendeu cupons a 66 compradores.

Em nenhum dos dois casos os produtos estão à venda oficialmente no Brasil.

Os portais negam responsabilidade sobre as ofertas, dizendo que são apenas intermediários entre fornecedores e compradores e que não têm autonomia sobre os produtos.

Fonte: Folha.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

4 passos para fazer marketing no Facebook


Em um artigo recente na Forbes, Nate Elliott, vice-presidente e analista da Forrester Research, escreveu sobre a abordagem desorganizada de muitas empresas no Facebook. De como muitas empresas correram para a rede social sem estabelecer objetivos claros, e agora são deixados com um punhado de fãs, mas nenhuma idéia de como envolve-los e criar valor para eles.

Para evitar esse destino e tornar o trabalho no Facebook algo que gere retorno para a marca, é preciso seguir quatro passos:

Estabelecer objetivos claros.

Profissionais de marketing precisam repensar o que o Facebook pode fazer por seu negócio. A rede social será utilizada para impulsionar a consciência e as compras? Para gerar boca a boca? Para aumentar a fidelidade dos clientes existentes? Ou será para auxiliar outras partes da organização, como a equipe de atendimento ao cliente ou o setor de desenvolvimento de produtos? Como tirar o melhor proveito do Facebook? A versatilidade do site permite que você escolha entre  objetivos que abrangem quase todas as partes do mix de marketing – mas para obter o máximo da rede social, você precisa ter uma idéia clara do que você está procurando a partir dela.

Construa uma página que forneça valor para os seus fãs

A maioria das páginas de marca estão cheias de uma mistura  de notícias aleatórias sobre a empresa, promoções, publicidade e outros conteúdos de marketing pré definidos – e não o que os fãs estão buscando. Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing global da Facebook, diz que as marcas que se sucedem na rede social são “as que dão às pessoas uma razão para ser fãs.”

A criação de uma página que faz sentido para os fãs, significa a criação de uma experiência mais rica. Enquanto um ”curtir” permite aos fãs acompanhar e comentar as atualizações, um engajamento mais aprofundado vem de opções como jogos e concursos, por exemplo, que muitas vezes só são possíveis através de um aplicativo. A Target criou uma abordagem muito interessante para Dia dos Namorados do ano passado, o concurso “Super Love Sender“, que permitiu aos fãs votarem que instituição de caridade receberia uma doação de US $ 1 milhão da marca. O app também permitia aos fãs acompanhar em tempo real que instituição liderava a preferência geral.

Use ao máximo o kit de ferramentas do Facebook para aumentar o alcance e engajamento.

O Facebook oferece aos profissionais de comunicação muito mais do que apenas páginas de marca. Por exemplo, considere o uso de anúncios para aumentar o alcance e efetividade de seus esforços na rede social. Eventos, ferramentas de geolocalização e aplicativos também podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu programa de marketing.

Integrar o Facebook em seu mix de marketing

Muitos homens de marketing tratam o Facebook como um ativo isolado ao invés de inseri-lo em seu mix de marketing. Há muitas boas maneiras de integrar o Facebook em sua estratégia global. É possível usar a rede social como base para campanhas mais amplas. A Corona, por exemplo, criou a “most liked beer in America”, que mostrava os rostos de seus fãs na rede social em um outdoor na Times Square – combinando o alcance das mídias tradicionais com o valor agregado das novas mídias. A ação gerou mais de 200.000 novos ”likes” na fan page da marca.

Em última análise, porém, a peça mais importante do conselho é o primeiro: Você deve definir objetivos claros para seus programas no Facebook. Uma vez que fizer isso, vai ver mais claramente como pode criar valor para seus clientes