Na hora de providenciar material de apoio para a área comercial, nada melhor do que se inspirar em bons trabalhos de comunicação de outras empresas. Separamos alguns exemplos de folders para você se inspirar e também vamos dar dicas para fazer um folder de sucesso. Este trabalho de benchmarking é importante e pode te poupar muito tempo. Confira!
Afinal, todo mundo que cuida da administração de uma empresa, seja um empreendedor ou um executivo em cargo de gestão, sabe que seu trabalho muitas vezes se divide em duas partes importantes: tocar o negócio, o core business e, ao mesmo tempo, estar atento à prospecção, aquisição e retenção de clientes. E, na maioria dos casos, principalmente quando se trata de um perfil empreendedor, ele tem grande domínio teórico e prático das atividades fins da empresa e gosta do desafio de captar clientes. Mas fazer criação de materiais de comunicação, não é exatamente sua praia.
Na realidade, é mesmo natural que este trabalho de desenvolvimento dos materiais de marketing seja tarefa de um profissional especializado na área. E para auxiliar você a direcionar estes projetos, analisar as propostas apresentadas e entender melhor os critérios que devem ser usados para avaliar seu andamento, fizemos uma lista de dicas de como criar um folder, além de selecionarmos vários exemplos de folders para você dar uma boa olhada. Então vamos lá!
10 dicas para fazer um folder
1- Seja objetivo: A maioria das pessoas não tem tempo a perder. O folder não deve ser um material com excesso de textos. Seja claro ao definir suas especialidades e porque a pessoa deveria escolher sua empresa e não outra.
2- Não seja superficial: Aqui vem o dilema: o quanto ser descritivo em certos pontos? Você precisa definir o que é importante, detalhar para seu público de forma rápida, mas que faça sentido para persuadi-lo a contatar sua empresa. Para isso, existem algumas maneiras de dividir o conteúdo que vamos detalhar a seguir.
3- Chamada principal: Ou título do folder: uma frase curta, com cerca de 8 palavras, definindo claramente o que sua empresa faz. Exemplos: Agilidade e precisão para pequenas e médias empresas, ou Excelência no atendimento a escritórios de engenharia. Perceba que já se define um diferencial de seu escritório e o público que atende.
4- Subtítulo: Não é obrigatório, mas pode ajudar a fazer um detalhamento melhor da chamada principal, com, no máximo, umas 15 palavras.
5- Introdução: Um parágrafo curto, de umas 3 ou 4 linhas, dizendo quando a empresa foi fundada, porque se dedica àquela especialidade, em que área geográfica atua, quantos funcionários tem e outros dados relevantes.
6- Lista de tópicos: Também chamados de bullet points, estes tópicos apresentados em lista logo depois da introdução já dão um resumo de sua empresa para quem lê o folder. Relacione tudo que pode ser importante para um cliente te escolher, informações como: instalações, localização, equipamentos, softwares, filiais, equipe, serviços especiais e outras vantagens interessantes para ele.
7- Detalhe alguns desses tópicos: Um bom exemplo de folder seria aquele em que, depois desse panorama, ele vai detalhando alguns pontos chave que você sabe que seus clientes tem elogiado e que são o diferencial de sua empresa.
8- Gráficos e infográficos: Uma maneira de resumir informações e transmitir muitas ideias é usar gráficos e infográficos (união de textos curtos e objetivos com desenhos esquemáticos).
9- Imagens: Materiais de comunicação com imagens costumam ser muito mais eficientes. É importante usar imagens de qualidade e alta definição. Sejam ilustrações ou fotografias, devem ser profissionais.
10- Call to Action: Mais um termo em inglês que poderia ser traduzido como “chamada para ação”. É o fechamento do folder em que você convida o leitor a visitar, ligar para sua empresa ou conhecer seu site. É neste ponto em que devem estar bem à vista endereços e contatos.
Exemplos de folders para empresas
- Abaixo, dois exemplos de folders desenvolvidos para a empresa Bendin. O primeiro mais moderno (esq.) e o segundo mais clássico. Perceba a diferença de abordagem na diagramação.
- Já esta empresa abaixo, de contabilidade e finanças, deu ênfase a imagens com pessoas e a um mapa em estilo de infográfico para mostrar sua abrangência internacional.
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