quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

8 maneiras de aumentar o engajamento de seu público no Facebook

empresa no facebook

Você sabe bem o quão importante é a presença do seu o seu negócio no Facebook – se é a rede social em que o seu público se encontra, ela precisa estar no seu planejamento demarketing.
Por sua vez, muitas empresas emergentes, com pequenos empreendimentos ou que acabaram de inaugurar uma página no site, possuem dificuldade de alcançar a atenção e interação dos seguidores, por conta das diversas limitações que o Facebook impõe.
O alcance orgânico das fanpages do Facebook, por exemplo, entre 2013 e 2014, foi de 12% para 6% – sendo que para páginas brasileiras estima-se que este valor tenha chegado aos 4,6%.
Ou seja, se a batalha por visibilidade na rede social já é difícil para as grandes páginas, as empresas pequenas e em crescimento possuem um desafio ainda maior.
No entanto, existem, sim, maneiras de tornar a interação mais viável, aumentar a visibilidade e vencer os algoritmos do Facebook. Saiba como:

1. Confie nos horários nobres e na frequência correta

A primeira dica é em relação ao horário em que você posta na rede social e a quantidade de publicações ao dia.
Em seu painel administrador, nas estatísticas de alcance, você encontrará os horários em que suas publicações são visualizadas pelo maior número de seguidores.
Confie nestes horários e limite a um número entre um a três posts ao dia, dependendo do seu negócio e objetivos. 
Esta organização incrementa o seu alcance e te ajuda a ter um melhor planejamento do conteúdo publicado.

2. Convide seguidores à participação – e faça perguntas

Você precisa chamar a atenção de seus seguidores, certo?
Uma das maneiras mais simples de fazer com que ele tenha a atenção no seu post é fazendo uma pergunta.
Vamos supor que o seu negócio é um e-commerce de aparelhos eletrônicos. O número de perguntas é infinito: que aparelhos seus seguidores gostariam de ganhar de Natal? Qual marca faz, na opinião deles, os melhores celulares?
Publique a imagem de dois modelos – ambos vendidos na sua loja – e pergunte aos seus seguidores qual é o favorito deles!
O importante aqui é incentivar a interação e testar qual é a linguagem e o tipo de conteúdo que mais atrai seu público. Acredite: seus seguidores querem, sim, interagir com suas publicações.
Só é preciso que você encontre a melhor maneira de convidá-los a responder às suas publicações – quando mais criativo o post, melhor.

3. Responda a comentários – e use da personalidade

Da mesma forma que você pode incentivar a interatividade dos seus seguidores, a sua página também só tem a ganhar quando você responde aos comentários deixados nas suas publicações.
Uma resposta cativante faz com que o usuário se sinta importante e mostra que a sua marca é atenciosa com o consumidor – mesmo que seja um agradecimento acompanhado de um emoji.
Isto vale também para comentários negativos, ou dúvidas mais sérias acerca do seu produto/serviço.
Lembre-se também de que sempre que houver alguma reclamação, você pode pedir ao usuário que envie uma mensagem privada com informações básicas sobre o que aconteceu.
Isto demonstra profissionalismo e um bom atendimento – cada vez mais necessários nas redes sociais.

4. Saiba criar conteúdo que divirta e atraia

Além das perguntas, uma forma bastante atraente de aumentar o engajamento no Facebook é pelo conteúdo que diverte.
Um bom exemplo deste tipo de publicação está em uma das páginas que mais sabe incorporar humor e favorecer as vendas: Pontofrio.
Os tipos de posts são os mais variados: a página sempre publica fotos dos pinguins para anunciar as ofertas, já interagiu com diversos programas de TV que têm participação massiva na Internet – como reality shows e novelas de grande audiência – e sempre usa uma linguagem peculiar a internet, com emojis, memes e frases engraçadas.
É claro que o humor deve ser dosado para cada negócio, mas o importante aqui é reconhecer que um pouco de graça ou charme podem fazer muito bem para o alcance de uma página no Facebook e não causam impacto negativo à reputação da marca.
Por isto, na dúvida, arrisque-se um pouco e dê uma chance para construir mais personalidade na rede social.

5. Produza conteúdo em vídeos – eles têm maior alcance!

Vídeos são a mídia com maior sucesso no Facebook.
Uma pesquisa feita pelo site Social Bakers revelou que o alcance orgânico dos vídeos no site é quase duas vezes maior que o de imagens.
Ou seja, se você já possui um canal do YouTube ou algum material que possa usar na sua página do Facebook, não perca tempo.
Caso não tenha, ainda é possível falar do seu serviço/produto mesmo sem ter um estúdio de gravação. Basta fazer uma curta gravação com uma câmera de celular de boa qualidade – seja de alguém falando sobre o produto, ou do produto em si, ou algum vídeo que mostra os bastidores da sua empresa (que é o que falaremos a seguir!).

6. Mostre o cotidiano por trás da sua empresa

Uma das formas de incentivar o engajamento e construir uma página com ainda mais personalidade é mostrando o que acontece no dia-a-dia da sua empresa.
Houve algum acontecimento especial, evento, visita, novidade ou mudança na rotina?
Conte para os seus seguidores! É uma forma de fazer com que elas se sintam mais ligadas não só ao seu negócio, mas às pessoas que fazem parte dele.

7. Ofereça descontos e promova concursos

Um método infalível para conseguir a atenção e participação dos usuários no Facebook é através de ofertas de desconto e promoções.
Afinal, boa parte dos seus seguidores pode se tornar eventualmente um freguês fiel e um cupom ou uma premiação pode ser mais um incentivo para levá-lo mais perto de uma compra.
Faça algum concurso – de melhor frase, melhor resposta, melhor imagem – que promova uma competição entre seus seguidores por um bom benefício.
As chances de você conseguir atrair novos usuários à página são grandes!

8. Dê seus primeiros passos no Facebook Ads

Mesmo com todas estas estratégias, as limitações impostas pelo Facebook ainda são fortes.
Portanto, o Facebook Ads – os anúncios na rede social – pode ser uma boa opção para criar um alcance patrocinado e um impulso no crescimento da página.
É importante que, antes de você dar seus primeiros passos nesta ferramenta, você se eduque sobre como criar as campanhas mais efetivas e tirar o melhor do conteúdo pago para a sua empresa.

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