O modelo de avaliação 360 graus é um dos mais empregados na maioria das organizações
E o motivo é simples: a avaliação 360 graus contempla uma série de vantagens sobre as demais, principalmente por seu modelo de aplicação em que são captadas diversas opiniões e não apenas a do superior e a autoavaliação, como ocorre na maioria dos casos.
Mas estas são apenas algumas das vantagens do modelo de avaliação 360 graus. Para ajudar você a entender melhor como funciona este tipo de avaliação 360 graus e conhecer suas principais particularidades, vamos apresentar uma lista com suas características mais marcantes e vantagens, além de 3 exemplos prontos de questionários deste tipo de avaliação para você aplicar em sua força de vendas.
Avaliar seu time de vendedores é uma excelente prática de liderança. Para saber ainda mais sobre este assunto, baixe nosso e-book: Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas
Características e vantagens do modelo de avaliação 360 graus
- Modalidade de avaliação em que se busca um amplo leque de opiniões sobre o funcionário.
- Todos os colaboradores respondem perguntas sobre todos os outros e, às vezes, até de fornecedores e clientes.
- Os colaboradores recebem o feedback do que os outros (de forma consolidada) acham dele.
- O colaborador forma um perfil de como é visto pelo grupo, suas qualidades e defeitos.
- Cria-se um sentimento de busca da melhoria.
- A liderança pode alinhar com ele um programa de aprimoramento, com metas e providências a serem tomadas.
- Quanto mais opiniões, mais acurada a avaliação.
- O objetivo é levar à melhoria contínua do desempenho do colaborador.
3 modelos de avaliação 360 graus
Escolhemos 3 exemplos de modelo de avaliação 360 graus bem diferentes, confira:
1. Modelo enxuto com 3 alternativas para resposta
Assinale: Nunca,Às Vezes ou Sempre para cada uma das perguntas abaixo sobre os temas assinalados:
1.Proatividade
O colaborador apresenta iniciativa?
O colaborador apresenta iniciativa?
2. Interesse
O funcionário é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas de vendas?
O funcionário é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas de vendas?
3.Organização
O funcionário é organizado em suas atividades?
O funcionário é organizado em suas atividades?
4.Flexibilidade
O colaborador consegue se adaptar a novas situações e clientes?
O colaborador consegue se adaptar a novas situações e clientes?
5.Sociabilidade
O funcionário interage bem com seus colegas de trabalho?
6.Liderança
O colaborador mostra aptidões para ser líder?
O funcionário interage bem com seus colegas de trabalho?
6.Liderança
O colaborador mostra aptidões para ser líder?
7.Vocação
O funcionário tem o talento necessário para o que faz?
O funcionário tem o talento necessário para o que faz?
8.Disponibilidade
O colaborador está sempre pronto a colaborar?
O colaborador está sempre pronto a colaborar?
9.Eficiência
O funcionário apresenta os resultados esperados de seu trabalho?
O funcionário apresenta os resultados esperados de seu trabalho?
10.Trabalho em equipe
O funcionário tem o hábito de colaborar com os demais membros da empresa?
O funcionário tem o hábito de colaborar com os demais membros da empresa?
11.Ética
O funcionário tem um comportamento ético?
O funcionário tem um comportamento ético?
Apesar de curto e bem objetivo, a vantagem deste modelo de avaliação 360 graus é a rapidez e a agilidade em ser respondido.
2. Modelo direto com 5 alternativas para resposta
Esta modalidade de avaliação de desempenho não apresenta o tema tratado, indo direto para a lista de perguntas às quais se deve assinalar uma das 5 alternativas:
Nunca, Pouco, Algumas Vezes,Muito, Quase Sempre.
- É relutante em aceitar as decisões acordadas pelo grupo?
- Ao resolver as dificuldades do dia a dia sabe expor suas necessidades e fazer perguntas que o auxiliem?
- Aceita opiniões divergentes da sua com facilidade e respeito?
- É um exemplo para todos ao defender os valores da empresa?
- Se empenha para que os resultados do grupo sejam os melhores possíveis?
- É autoconfiante?
- Demonstra autonomia para decidir?
- Sabe administrar o tempo para superar seus desafios?
- Sabe se comunicar de forma clara e coesa?
- Utiliza técnicas administrativas para melhorar o ambiente e a colaboração no trabalho?
- Procura auxiliar na redução de despesas e desperdícios?
- Encara as necessidades da organização como mais importantes que as necessidades pessoais?
- Está disposto a aceitar riscos?
- Desiste com facilidade ao primeiro sinal de dificuldade?
- Sabe usar a tecnologia e os recursos da empresa em prol da produtividade de seu trabalho?
Este questionário é um pouco mais duro e engessado, mas tem um enfoque voltado para trabalhos onde a ética e o comprometimento da equipe são muito importantes. No caso de vendas, poderia ser usado em seguradoras, serviços de auditoria ou escritórios de contabilidade.
3. Modelo complexo com 3 alternativas
Neste modelo de avaliação de desempenho são feitas 2 perguntas por característica com possibilidade de 3 alternativas de resposta:
Nunca, Algumas Vezes, Sempre.
1. Liderança
- Consegue influenciar os demais colaboradores e motivá-los a participar dos projetos propostos? >
- Entende a diversidade de personalidades e consegue despertar o melhor de cada uma?
2.Integridade Moral
- Trabalha de forma ética
- Busca a imparcialidade e a justiça quando há desavença de opiniões?
3.Versatilidade
- Motiva as pessoas da equipe que faz parte a buscarem soluções para os problemas de seus departamentos?
- Não foge de novas responsabilidades e enfrenta as dificuldades com criatividade?
4. Relacionamento
- Sabe unir os colaboradores na busca do verdadeiro trabalho em equipe?
- Procura conciliar as opiniões e reaproximar as pessoas quando ocorrem conflitos?
5.Olhar Sistêmico
- Enxerga necessidades de soluções para problemas de clientes e da empresa e solicita auxílio dos líderes?
- Percebe a importância de se conectar com os outros departamentos da organização para cumprir suas tarefas?
6. Trabalho em Equipe
- Busca o diálogo e a troca de opiniões no grupo para que todos encontrem juntos a melhor solução?
- Consegue trabalhar em grupo sem causar conflitos e estimulando a participação coletiva?
7.Responsabilidade
- Cumpre seus prazos e busca atingir seus objetivos ao desempenhar seu trabalho?
- Procura alcançar altos níveis de qualidade conforme o padrão estabelecido pela empresa?
8. Comunicação
- Passa as informações necessárias para seu grupo de trabalho?
- Comunica-se com lealdade, sem esconder fatos ou omitir informações?
9.Foco em resultados
- Engaja o grupo em busca do atingimento dos objetivos?
- Direciona seus esforços para atingir os objetivos da empresa?
10.Organização
- Sabe definir prioridades para alocar seu tempo de forma a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficiente?
- Sabe usar seu tempo de forma adequada?
Este método de avaliação de desempenho 360 graus tem um questionário com uma pegada mais de alto desempenho e garra, indicado para equipes de vendas de mercados mais competitivos e com metas agressivas.
Como você percebeu, os diferentes modelos de avaliação de desempenho 360 graus podem detectar diferentes habilidades e características dos colaboradores. O traço comum á a coleta da opinião de todos, o que influi fortemente na credibilidade da avaliação pelo funcionário, trazendo ótimos resultados.
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