quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Natal: 6 ideias de presentes para quem trabalha com Marketing Digital.

Com a chegada do fim do ano, por que não focar nos gostos profissionais e em ideias criativas de presentes para quem trabalha com Marketing Digital?
Se você souber escolher bem, um curso, um livro relacionado à área ou até mesmo um acessório para computador podem ser um diferencial e tanto no amigo oculto da agência ou no Natal em família.
Para ajudar nessa jornada pela procura do presente ideal, separamos 6 dicas relacionadas ao cotidiano de quem trabalha com Marketing Digital e ama essa área.
Vale a pena conferir cada uma dessas sugestões e colocá-las em prática também!

6 ideias incríveis de presentes para quem trabalha com Marketing Digital

Quando chega o amigo oculto da empresa ou a troca de presentes em casa, sempre nos perguntamos sobre o que as pessoas gostariam de ganhar.
Afinal, cada um tem interesses pessoais e profissionais bem específicos e únicos, certo?
Mas a boa notícia é que, no caso de quem trabalha com Marketing Digital, essa busca não precisa ser motivo de desespero.
Se você conhece alguém que é da área e ama o que faz, preparamos uma listinha especial que deixará o Natal e o novo ano dessa pessoa muito mais alinhados com a sua profissão.
Pode pegar o papel, procurar a sua caneta e começar a anotar 6 ótimas dicas de presentes para quem trabalha com Marketing Digital!

1. Livros sobre Marketing

Os livros são portas abertas para novos conhecimentos e podem se tornar um ponto de transformação muito grande na carreira de alguém.
Então que tal presentear seus amigos ou familiares com um livro sobre marketing que tenha tudo a ver com a sua profissão ou possa levar um novo aprendizado para sua vida? Temos certeza de que eles irão amar!
Em outro artigo do nosso blog, fizemos uma lista com sugestões de leituras para quem trabalha com mídias sociais. Para conferir cada uma delas, clique aqui!

2. Cursos que agreguem novos conhecimentos

Seguindo a ideia de gerar novos conhecimentos, você pode apostar também em cursos relacionados à área de Marketing Digital.
Diversas empresas, como a Universidade Rock Content e a RD University, oferecem cursos completos e certificações sobre temas importantes (como Inbound, Gestão de Mídias Sociais e SEO) para quem deseja construir uma carreira no Marketing.
Dessa forma, além de ser uma surpresa muito agradável, esse presente irá cooperar bastante com o alcance de novos objetivos profissionais em 2019.

3. Planners e agendas

Chegamos a uma das sugestões mais interessantes de presentes para quem trabalha com Marketing Digital!
Afinal, a organização é uma característica essencial para todo profissional que tem muitos compromissos e precisa deixar tudo em ordem para não esquecer a demanda de nenhum cliente.
Você pode escolher o modelo que mais se alinha à rotina da pessoa e caprichar bastante na capa do planner ou da agenda, optando por uma que tenha tudo a ver com a personalidade de quem vai ganhar o presente.

4. Assinaturas de ferramentas de produtividade

Para ir além na ideia de ajudar na organização, vale a pena pensar também em presentes focados na criação de um dia a dia mais produtivo.
Existem diversas ferramentas de produtividade que possuem versões pagas e mais completas para quem deseja planejar e monitorar as próprias tarefas de uma maneira mais eficiente.
Com o acesso a esses softwares, a pessoa que ganhará o presente irá gerenciar melhor o próprio tempo e terá mais disponibilidade para crescer profissionalmente ao longo do próximo ano.

5. Acessórios que facilitem o dia a dia

Os profissionais de Marketing Digital não saem do computador, então por que não apostar em presentes que irão facilitar o cotidiano deles?
Headphones, HDs externos, mouses, cadeiras ergonômicas e suportes para notebook podem fazer toda a diferença para quem precisa de mais concentraçãoconforto segurança para planejar e executar seus projetos no dia a dia.

6. Canecas e copos térmicos

A rotina de quem trabalha com Marketing Digital pode ser muito mais gostosa se você optar por dar presentes relacionados a café, chá, água ou qualquer outra bebida que o acompanhe durante o dia.
Canecas e copos térmicos são acessórios indispensáveis para esses profissionais e você também pode aproveitar esta dica para surpreendê-los com um design diferente e estampas ligadas às personalidades deles.
Temos certeza de que, com essa dica e as outras, você conseguirá encontrar uma opção totalmente incrível, que deixará o começo de 2019 muito mais produtivo e cheio de energia.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Aprenda a chamar a atenção de clientes em Redes Sociais


Atualmente, nas redes sociais, há um número grande de pessoas e marcas disputando a atenção de um mesmo público. Por isso, seus anúncios e postagens só têm alguns segundos para atrair o interesse de sua audiência e incentivá-la a executar uma ação, seja para visualizar um vídeo, curtir seu conteúdo, seguir seu perfil e, até mesmo, chamando-a para visitar o seu estabelecimento ou comprar um produto.
Para se destacar dos seus concorrentes, aposte nas dicas abaixo:

Dica 1: Aposte em Imagens


Dedique uma atenção especial para a imagem que irá acompanhar seu anúncio, pois, muitas vezes, ela é o primeiro ponto de contato e deve captar a atenção de sua audiência para sua mensagem.
De acordo com um artigo publicado por Paul Dunay, autor dos livros “Facebook Marketing for Dummies (Wiley 2009)” e “Social Media and the Contact Center for Dummies (Wiley Custom Publishing 2010)”, nosso cérebro ama imagens e as processa melhor do que conteúdos com apenas texto. Confira no quadro abaixo como o cérebro humano se comporta:

o cérebro humano ama imagens e processa mais rápido do que textos

Noções Básicas de diagramação


Atualmente, as mídias sociais dispõem de muitos formatos para você explorar como fotos, vídeos, áudio, infográficos, ilustrações, carrossel de imagens e vídeos e, recentemente, até imagens em 3D. Então, para conseguir criar um bom criativo, ter algumas noções de diagramação (técnica ou arte de distribuir elementos gráficos em uma página de acordo com estéticas que auxiliam a deixar a imagem/texto mais harmônica) ajudam muito.

Noções Básicas de Diagramação: Semelhança, Simetria e Espaço

Simetria

Para ter um trabalho mais harmônico, trabalhe com simetria, ou seja, que haja semelhanças entre os dois lados da sua imagem.
Nós nos identificamos melhor com formas mais orgânicas, formas encontradas na natureza: nossos rostos são simétricos, as asas de uma borboleta são simétricas, as flores também.
Há duas maneiras de simetria: pelo centro geométrico, o ponto central de uma imagem, ou o centro ótico, uma área de destaque pela qual seu olho é “guiado”, por exemplo, um ponto vermelho em um fundo branco.

Semelhança

Faça grupamentos de assuntos e imagens semelhantes para facilitar a leitura.

Área em branco

Deixe um espaço entre uma informação e outra e uma área de margem no seu criativo, para facilitar a adaptação entre dispositivos (pessoas que vêem seu anúncio pelo celular, tablet ou pelo computador) e para não cortar nenhum dado importante.


Dica 2: Acerte no texto


Na hora de vender um produto ou serviço, sua composição de texto e imagem precisam atrair a atenção do seu público, despertar o interesse, estimular o desejo e incentivar uma ação. A essa técnica, chamamos de AIDA.

Atenção: a atenção do seu público pode ser despertada pelo seu criativo e/ou uma frase que gere uma curiosidade, por exemplo “Quer aprender como vender mais nas redes sociais?”, ou que busque gerar uma proximidade maior com o público, buscando o diálogo de forma direcionada, por exemplo, “Você tem um pequeno negócio?”.

Interesse: desperte o interesse mostrando que o seu produto ou serviço é aquilo que a pessoa está procurando. Qual o diferencial do seu produto que pode despertar o interesse das pessoas? Pode ser desde um problema que seu produto resolve, um serviço mais personalizado ou um benefício que só sua empresa tem.

Desejo: agora que você despertou o interesse, estimule o desejo mostrando a credibilidade de sua marca, para que ele se sinta seguro para efetuar uma compra ou avançar no relacionamento com sua empresa. Você pode fazer isso através de depoimento de clientes, premiações que sua empresa recebeu, indicações e até mesmo com provas sociais como número de seguidores, curtidas em páginas e recomendações.

Ação: depois de todo esse processo, seu papel é facilitar a ação do seu público, deixando claro o que ele deve fazer. Por exemplo, para comprar seu produto, indique “Venha conhecer nossa loja que fica no endereço tal”; “Compre no nosso site” (sem esquecer do link para ele conseguir acessar o site) ou até mesmo ações que buscam o engajamento como “Curta nossa Página”, “Siga nosso perfil no Instagram”, “Assista ao vídeo”, “Compartilhe com as amigas e amigos”. Afinal, não existe nada mais frustrante do que amar um produto e não saber como comprar, querer matricular-se em um curso e não saber onde está a página para se inscrever ou ver um anúncio lindo que parece não levar a lugar nenhum.

Dica 3: Faça testes


Essas dicas devem te ajudar a se destacar frente a concorrência, despertar a atenção do seu público e fazer você vender mais. Mas tenha em mente que, quando trabalhamos com pessoas, nunca é uma ciência exata. Por isso, faça teste, teste e mais teste para conseguir identificar o perfil do seu consumidor e suas preferências.
Faça testes de como estruturar seu texto, mude cor e formato do seu criativo e veja como seu público reage a essas mudanças.
Para isso, contar uma ferramenta que te ajude nessas tomadas de decisões, pode fazer toda a diferença.

  1. Com a ferramenta da mLabs, além de poder agendar suas postagens, você conta com relatórios e sugestões sobre quais formatos e publicações estão tendo melhor resultados, inclusive, quais os melhores dias e horários para postar.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Como vender mais usando o Instagram Stories ?

Como vender mais usando o Instagram Stories

Instagram Stories é uma funcionalidade que caiu no gosto dos usuários da rede social. A dinâmica de postagem de pequenos vídeos, gifs e fotos permite que as pessoas acompanhem diariamente outros perfis.
O que muitos empreendedores não sabem é que esse é um recurso que pode estimular o aumento no volume de vendas, bem como auxiliar na fidelização de clientes.
O Instagram Stories é um tipo de conteúdo que é consumido facilmente. Além disso, a rede social tem lançado cada vez mais recursos que potencializam essa ferramenta.
Por isso, se você deseja saber como usar o Instagram Stories para alavancar suas vendas, continue lendo esse post e veja o passo a passo simplificado que elaboramos para lhe ensinar como usar essa ferramenta sem erros.
Passo a passo para usar o Instagram Stories
Instagram Stories é bem simples de usar. Agora, os maiores cuidados que você precisa ter é em relação ao conteúdo a ser postado.
Isso porque eles precisam ser atrativos para os seguidores. Eles precisam incentivar os usuários a realizarem uma ação, seja acessar um link que você indicou, ou ir até o perfil da sua empresa para conferir mais detalhes sobre a publicação.

Confira abaixo um passo a passo rápido e simplificado de como usar o Instagram Stories:

1. Abra o seu app e toque no ícone de + localizado no canto superior esquerdo da tela. Ele também pode estar identificado como Seu Story;
2.Ao tocar você terá uma série de opções:
2.1 Normal: você pode pressionar uma vez para tirar uma foto ou manter pressionado para fazer um vídeo rápido;
2.2 Ao vivo: Fazer uma transmissão ao vivo para seus seguidores;
2.3 Texto: Digitar uma mensagem de texto para seus seguidores (é possível escolher vários fundos e fontes;
2.4 Boomerang: cria um gif a partir de um vídeo curto;
2.5 Superzoom: Dá um zoom alto em um objeto no vídeo;
2.6 Rebobinar: reproduz um vídeo de trás para frente;
2.7 Mãos Livres: Grave um vídeo sem ter que manter o botão pressionado;
3.Escolha uma das opções listadas acima. Você poderá gravar na hora ou escolher uma mídia do seu smartphone/tablet;
4.Edite usando as opções de configuração do Instagram Stories;
5.Escolha publicar em Sua História (também é possível ativar a opção de compartilhamento no Facebook);
6.Envie o seu Story.
O mais interessante é que você também pode gravar seus vídeos e imagens do Instagram Stories para postar mais tarde. Além disso, a rede social também permite que você poste conteúdos e salve eles de forma permanente em abas especiais do seu perfil.
Dessa maneira, é possível criar conteúdos permanentes para que os seus clientes consigam se manter informados sobre o seu negócio.

Dicas para usar o Instagram Stories

O Instagram Stories, assim como outros recursos das redes sociais, requer alguns cuidados básicos. Não basta sair postando qualquer coisa. Lembre-se que seus conteúdos devem agregar algo para os seguidores e para a sua marca.
Por isso, uma das dicas que deve seguir para usar corretamente o Instagram Stories e assim alavancar as vendas do seu negócio é:

·       Tenha uma programação

Crie uma programação para o Instagram Stories
Crie uma programação de stories
Pense no seu Instagram Stories como um canal no Youtube, só que mais dinâmico, rápido e no formato vertical. Pense com antecedência sobre o conteúdo que deseja postar, para que haja uma sequência.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de maquiagens, toda segunda, quarta e sexta você pode postar pequenos tutoriais de maquiagem. Já nos demais dias, poste reviews de produtos.
Assim, os seguidores criarão o hábito de acompanhar o seu Stories.

·       Use hashtags com cuidado

Use Hashtags no Instagram Stories
Use as hashtags com inteligência
As hashtags também estão disponíveis no Instagram Stories. Logo, você também deve usá-las, mas, com cuidado. Isso porque o uso demasiado pode fazer os usuários saírem com rapidez da sua publicação.
E não é isso que um empreendedor que investe em marketing digital deseja.
Assim, use elas em situações específicas. Por exemplo, se a sua marca está promovendo um concurso, vale à pena colocar a hashtag para que o seguidor saiba mais sobre o assunto.
Confira nesse site como ter ideias para gerar hashtags para o seu negócio.
Sobretudo, utilize de maneira estratégica.

·       Use os links para redirecionar os usuários para o seu site

Direcione links do Instagram Stories para o seu site
Direcione links para o seu website
Uma das grandes vantagens do Instagram Stories é que ele permite a inserção de link na postagem. Essa é uma grande vantagem, tendo em vista que a rede social só permite links na BIO.
Você pode aproveitar esse espaço para redirecionar os seus seguidores para o seu site, e, assim, aumentar o tráfego dele.
Por exemplo, se você está fazendo alguma promoção na sua página, avisa os seguidores do seu perfil no Instagram através do Stories e aproveite o link para convidá-los a conferir mais informações no seu site.
Mas essa função só está disponível para perfil com mais de 10 mil seguidores ou para anúncios pagos.

·       Crie Destaques dentro do perfil

Crie destaques com o Instagram Stories
Crie destaques para ser vistos para sempre
Dentro do Instagram Stories você pode destacar postagens. Elas, ao invés de ficarem um curto período de tempo na feed, são fixadas posteriormente no perfil.
Você pode usar esses Destaques para uma série de coisas. Anunciar uma promoção, mostrar os lançamentos, mostrar avaliações de clientes entre outas funções.
A verdade é que o Instagram Stories é um recurso extremamente versátil e que pode ser facilmente adaptado para empreendimentos diversos. Por isso vale à pena investir nele.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Como alavancar seu Marketing no Facebook?



Aumentar vendas com o Facebook pode ser extremamente benéfico e resultar em um retorno em investimento além do esperado. Mas para isso, é necessário saber o que está fazendo. Em nosso post de hoje, listamos 8 dicas valiosíssimas de como fazer com que as suas ações no Facebook se tornem mais eficientes.
Já tentou realizar seu marketing pelo Facebook? Confira!
1. Poste imagens atrativas
Embora sejam recomendadas variadas formas de se comunicar com seu público-alvo, lembre-se que as imagens ainda são uma das formas mais relevantes e bem-sucedidas de atingir objetivos. De acordo com a empresa norte-americana WishPond, as mensagens com fotos proporcionam até 120% mais engajamento do que outros tipos de mensagens.
2. Inclua um Call to Action
Se você deseja que seu público faça algo, não faça eles descobrirem isso sozinhos. Procure fazer um claro e direto Call to Action, para explicar ao potencial cliente qual será o próximo passo que ele deverá seguir.
3. Faça uso de vídeos
As pessoas gostam de assistir a vídeos. Entre ler um longo texto, saindo do feed de notícias para obter mais informações sobre algo, e assistir a um vídeo que está incorporado à timeline, os usuários se sentem muito mais confortáveis com a última opção.
Mas algo que deve ser lembrado é que o algoritmo do Facebook tem dado prioridade aos vídeos incorporados diretamente na rede social do que os que estão hospedados em outros sites, como o Youtube ou o Vimeo, com seus endereços simplesmente colados nas publicações. Tome cuidado com isso caso queira obter visualizações.
4. Anuncie novos produtos
Algumas pessoas curtirão sua página porque querem cupons de descontos ou saber mais sobre as novidades do mercado. É claro que nem sempre é possível manter este tipo de cliente entretido com descontos, mas nunca se esqueça de anunciar seus novos produtos, tomando o cuidado de não exagerar. Não precisa fazer um anúncio novo a cada cor lançada para determinada mercadoria, a menos que exista uma demanda específica para isso.
5. Publique durante horários de pico
Algumas pesquisas mostram que pessoas estão mais propensas a se engajar com os posts durante os fins de semana. O que faz sentido porque, em teoria, elas têm mais tempo nesses dias.
Mas o seu público pode não ser o que chamamos de típico. Verifique o seu Facebook Insights para ver quando os seus leitores são mais ativos e não se esqueça de aproveitar estes dados para postar no momento certo.
6. Otimize o seu conteúdo
Esta dica para aumentar vendas diz respeito à segmentação. O Facebook Insights também pode ser aproveitado aqui.
Ele pode informar a região onde seus anúncios têm obtido mais visualizações, o sexo do seu comprador em potencial, a idade e a escolaridade. Isso permite que seus esforços sejam mais bem direcionados. Assim, você trabalhar no convencimento das pessoas de acordo com seus gostos, idades e lugares onde moram.
7. Aposte no Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace é um recurso recém-lançado pela rede social para simplificar a compra e venda de produtos. Ele facilita a interação entre compradores e vendedores, permitindo a negociação por meio do Facebook Messenger.
Anunciar os produtos nesta plataforma de modo profissional e detalhado é outra excelente oportunidade de gerar mais vendas e conquistar novos consumidores para seu negócio.
8. Promova sorteios descontos exclusivos aos fãs de sua página
Se você quer que as pessoas adquiram determinado produto, ofereça-lhes uma razão. Quando alguém tem chances de ganhar um produto ou serviço concreto pelo Facebook, ela se torna mais propensa a se interessar pela marca.
Os descontos, por menores que sejam, são uma grande forma de fazer com que mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos. Os usuários podem não começar a comprar imediatamente, mas eles refletirão sobre o quanto desejam ou precisam de seu produto.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Eleições 2018: Conheça a diferença entre marketing político e eleitoral.

marketing político e eleitoral

Para se preparar para uma campanha, os candidatos, assim como seus assessores, precisam focar em estratégias de marketing — conceito que abrange diversas áreas de conhecimento visando o correto posicionamento de um produto ao seu consumidor em potencial (nesse caso, os eleitores). Dentro desse contexto, é essencial entender as diferenças entre marketing político e eleitoral a fim de traçar as ações corretas.
As estratégias de cada um são bem parecidas, e conhecer esses conceitos é fundamental para o sucesso de uma campanha. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então, continue conosco e saiba como ser um político de sucesso!

O que é marketing político?

O marketing político pode ser considerado a área dentro do marketing que visa o contexto político-eleitoral. A aplicação desse conceito tem como base o marketing tradicional.
O objetivo é analisar diversos dados para entender os anseios e necessidades do eleitorado. Desse modo, é possível focar e adequar o discurso do candidato, criando uma imagem que poderá ser usada em futuras disputas eleitorais, como também em situações em que é preciso o apoio popular para atingir determinado objetivo.
Essa estratégia é seguida a longo prazo, geralmente, antes mesmo da campanha ou ainda durante o mandato. É com o marketing político que se criam as relações com o eleitorado, com a construção de um banco de contatos e o fortalecimento da relação com o público.

O que é marketing eleitoral?

O marketing eleitoral deriva do marketing político. A principal diferença nessa modalidade é que as ações são programadas, tem data de início e fim, logo, é voltado ao pleito.
O conjunto de atividades visa garantir a maior adesão possível a uma ideia ou causa, tomando como base as análises feitas durante o processo de marketing político. Sendo assim, o marketing eleitoral vem com o objetivo bem definido, que geralmente é tornar o candidato atraente nas eleições.
Essa diferença entre o marketing político e eleitoral é o que dá sentido às estratégias a serem adotadas em cada situação. Enquanto um foca na consolidação da marca, seja pessoal ou de partidos e coligações (como é o caso do marketing político), no outro o foco é a meta de conversão, ou seja, a eleição.

Quais são as reais diferenças entre marketing político e eleitoral?

Bom, até aqui você entendeu que o marketing eleitoral não poderia sobreviver sem o político, certo? Afinal, é o segundo quem dá o norte para o primeiro definir estratégias e ações durante uma campanha. Mas, na prática, você sabe a diferença entre eles?
Para você entender essa questão, tenha em mente a principal reclamação dos eleitores: “ah, mas o candidato X só aparece em época de eleição e depois some”.
Certamente, você já ouviu alguém falar essa frase, certo? Provavelmente, o candidato em questão só investiu em marketing eleitoral, ou seja, definiu as suas estratégias a curto prazo com um único objetivo: ganhar a eleição.
O marketing político, por sua vez, tem o intuito de criar uma imagem forte do parlamentar perante o público-alvo. Para isso, é preciso criar e desenvolver ações permanentemente — e não só em época de campanha.
Um candidato que está seguindo estratégias de marketing político não vai pedir votos aos seus eleitores, mas sim aproximar-se deles. Há diversas formas de fazer isso, como mantendo uma presença constante na internet, participando de eventos, dialogando constantemente com os seus eleitores (mandando e-mailsSMS etc.), entre outras.
A estratégia é extremamente importante, principalmente para os políticos que estão tentando a reeleição. Afinal, os eleitores estão cansados dos chamados candidatos sazonais, ou seja, aqueles que só aparecem na época eleitoral e não dão mais notícias.
O marketing político, portanto, é uma espécie de alicerce do marketing eleitoral — que ocorre somente durante a campanha. Por exemplo, na primeira modalidade de marketing é preciso, dentre outras coisas, traçar o perfil do candidato. Após um estudo sobre o público-alvo, é fundamental escolher as vestimentas e o tom do discurso mais adequado.
Feito isso, o marketing eleitoral entra em ação. Conhecendo bem o perfil do eleitorado, será possível elaborar slogans, propagandas, textos, imagens, planos de governo, que são atrativos para o público. Lembre-se de que, aqui, o objetivo é ganhar a eleição.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Guia Estratégico para Redes Sociais


Se você produz conteúdo para um site ou blog já deve ter se deparado com a seguinte situação: você pensa em uma pauta interessante, se esforça para escrever um texto completo, faz a pesquisa de palavras-chave, otimiza o conteúdo para SEO, tudo lindo do jeito que deve ser.
Mais tarde, você analisa as métricas do seu post e vê que o alcance está muito abaixo do esperado. Ou seja, poucas pessoas encontraram e leram aquele conteúdo feito com tanto cuidado. Chega a ser frustrante, não é?
Até se o seu site tem um bom número de seguidores, pode ser difícil manter o alcance crescente a cada postagem nova. Por isso, é preciso divulgar o que você produz constantemente, seja para manter o interesse de quem já te acompanha ou alcançar os tão desejados novos seguidores.
Redes sociais: visão além do alcance 
Divulgar nas redes sociais é uma maneira acessível de garantir que o seu conteúdo tenha a visibilidade que ele merece. Essa etapa não só está presente em todas estratégias de marketing digital, como é uma das mais importantes no processo.
Além de potencializar o alcance do site ou blog, as redes sociais podem melhorar outros fatores da sua presença online, como:
  • Visibilidade orgânica;
  • Consciência da marca/empresa;
  • Interação com o público;
  • Engajamento com os conteúdos;
  • Número de vendas online.
Além de divulgar sua produção, de quebra, você tem uma série de benefícios agregados. Mas, para tirar o maior proveito dessas ferramentas, é preciso planejar o que fazer em cada uma delas de acordo com suas particularidades, como veremos a seguir.

Escolha bem seus aliados

Dentre todas as redes disponíveis na internet, faz mais sentido aparecer apenas naquelas com o maior número de usuários, certo? Nem sempre! A escolha de suas redes deve-se basear em algo mais profundo, até porque números de alcance são dados bem relativos.
Vamos pensar em uma empresa de RH, por exemplo. Para ela pode ser mais interessante ter uma presença forte no LinkedIn — rede focada em oportunidades de emprego e networking — do que no Instagram, que funciona com um apelo imagético mais voltado para o entretenimento.

Segundo dados do relatório Digital in 2017, o Instagram tem 57 milhões de usuários no Brasil, enquanto o LinkedIn tem um pouco mais que metade: 29 milhões. Porém, para nossa empresa fictícia, o LinkedIn apresenta maiores chances de alcançar seguidores especializados, mais interessados no conteúdo que ela tem a oferecer.
Um bom ponto de partida é divulgar nas redes sociais que a sua persona ou público-alvo mais utiliza. Ainda não definiu sua persona? Leia esse post no blog da Reportei e aprenda como criar a sua! 
No seu planejamento deve estar delimitado o que será postado em cada uma das redes, pois nem todo conteúdo se encaixa em qualquer lugar. Utilize de forma que elas se complementem, aproveitando as vantagens e respeitando o direcionamento e a linguagem de cada uma.

Saiba o momento certo de atacar

Outra dica para melhorar o alcance e, principalmente, o engajamento dos seus posts é saber quais os melhores horários para publicar. O fator de engajamento — quando usuários curtem, comentam ou compartilham sua publicação — está muito ligado ao horário em que eles estão navegando na rede social em questão.
Veja nesse material atualizado do blog Marketing de Conteúdo você encontra levantamentos sobre os melhores horários para postar em cada plataforma. Porém, vale fazer as suas próprias observações para descobrir quais horários específicos funcionam para você — quer dizer, para o seu público.

Fonte: https://reportei.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Facebook Watch: Plataforma de vídeos chegou ao Brasil


O Facebook lançou hoje o Watch, plataforma de vídeo anunciada no ano passado e até então em testes nos Estados Unidos, para todo o mundo. Isso inclui a chegada ao Brasil do serviço que, de acordo com Mauro Bedaque, líder de parcerias de entretenimento para América Latina do Facebook, contemplará monetização e espaço para criadores de conteúdo.

A plataforma chega ao Brasil, porém, ainda sem a ferramenta de monetização batizada de Ad Breaks.

O Watch será uma aba nas páginas tradicionais da rede. “Desde o lançamento nos Estados Unidos, contabilizamos mais de 50 milhões de pessoas que assistiram mensalmente vídeos com menos de um minuto na plataforma”, explica Bedaque. “O Watch é uma plataforma que contempla todo ecossistema: parceiros, produtores de conteúdo e quem queira oferecer conteúdo em vídeo de qualidade”, afirma.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

12 Ferramentas de Vendas que vão dar agilidade a sua equipe


O dia a dia de um vendedor costuma ser muito desafiador e, sem organização e método, pode virar um caos. Mas não se desespere: as ferramentas corretas podem aumentar a produtividade do seu time em níveis consideráveis.
Então, vamos dar uma olhada em 12 melhores ferramentas para um time de vendas, todas usadas e testadas pelos nossos vendedores.

1. Rapportive

A gente sabe que todo profissional de vendas precisa ser bem relacionado. E que o LinkedIn pode ser uma ótima arma para prospectar oportunidades, certo?
Sabemos também como é útil conhecer os pontos em comum que você tem com aquela lead, para facilitar um bom rapport.
Bem, pensando nisso, o pessoal da Rapportive criou uma extensão do Google Chrome, que permite com que você veja o perfil do LinkedIn da pessoa com a qual você está trocando emails, como mostra a imagem abaixo:
ferramentas de vendas
Isso facilita não apenas o relacionamento com o lead que você está trabalhando no momento, mas também abre novas portas com as conexões que você vai realizar!

2. Evernote

Trabalhar com inside sales normalmente implica que você vai conversar bastante no telefone ou em ferramentas como Skype ou Google Hangouts.
De qualquer forma, você vai precisar tomar nota de muita coisa que seu prospecto disser.
Toda aquela informação valiosa que você vai conseguir — especialmente se aplicar o framework GPCT — precisa ser lembrada e levada em conta tanto para elaborar uma proposta, quanto para lembrar de pontos importantes das reuniões e negociações.
Por isso, o Evernote é um software fantástico, que permite que você crie um tipo de “cadernos virtuais” e salve as anotações em tempo real.
Ele também pode ser acessado em smartphones e tablets com um app proprietário, e possui diversos modos de uso, recursos como escrita com caneta stylus e muito mais.
Ele tem um uso gratuito e limitado, e também versão paga. Vale a pena conferir!

3. Find that Lead

Com o nome, sobrenome, e URL da empresa já é possível descobrir o email da pessoa que você quer prospectar, no Find that Lead.
Muitas vezes ainda não são geradas leads pelos canais de inbound na quantidade que a gente gostaria, portanto ainda é preciso manter um trabalho paralelo de outbound.
Com essa ferramenta, Rapportive e LinkedIn, e outras, você vai conseguir “cavar” mais oportunidades.

4. Ghostery

Quando vamos avaliar a qualidade de um lead, um dos vários pontos que você deve verificar é o site dele. Vários elementos evidenciam que foi investido tempo e dinheiro ali, como:
Mas além desses elementos visíveis, podem haver vários outros que você não consegue ver apenas acessando e navegando no site.
Por exemplo, eles usam ferramenta de automação de marketing? Qual a plataforma de e-commerce ele está usando?
Essas e outras informações você pode obter com o Ghostery, que verifica códigos de rastreamento deixado por essas ferramentas e pode ser facilmente instalado como extensão do Google Chrome, veja:
ferramentas de vendas
Além de ter melhor noção do tamanho do investimento feito no site, você pode usar esse tipo de informação para descobrir o processo de compra desse lead e se prevenir de objeções.
Imagine o cenário:
“Vi que vocês possuem automação de marketing, certo? Para contratar uma ferramenta como essa, é preciso autorização de todos os sócios ou apenas do diretor de marketing? Quanto tempo levou o processo?”
Você precisa entender o processo de compra para fechar mais vendas.

5. Datanyze Insider

Datanyze Insider é também uma extensão do Chrome que dá a você algumas informações sobre ferramentas utilizadas, mas mais do que isso: fornece inteligência comercial completa sobre a situação da empresa, como receita média, número de funcionários, telefone, endereço e mais.
Veja:
ferramentas de vendas
Além disso, você pode exportar essas informações para sistemas de CRM, como o Salesforce, e construir um pipeline.

6. SEMRush

Sim, sim, já falamos muito do SEM Rush aqui, e como ele é ferramenta essencial para o time de marketing. Mas ele também pode ser muito bem aproveitado pelo time de vendas.
Com ele, você consegue equiparar o site do seu prospect ou lead com o de seus principais concorrentes, extrair inteligência de como ele está atualmente — palavras-chave que estão levando usuários ao seu site, backlinks e mais — e apresentar uma análise aprofundada.
Esse raio-x pode funcionar para chamar a atenção (hey, seus concorrentes já estão executando ações para ficar na sua frente digitalmente), ou para montar um plano de ação com base no cenário atual deles.
Você pode exportar dados e montar gráficos que ilustrem melhor a situação, como no exemplo abaixo:
ferramentas de vendas
“Poxa João, mas eu não vendo serviços de marketing”, tudo bem, mas os relatórios do SEM Rush podem dizer muito da maturidade do seu prospect, e você pode decidir se ele pode inclusive ser um bom fit para comprar seu produto, por exemplo.

7. Sistema CRM

Não adianta, se você quer ter um desempenho alto nível com vendas, você simplesmente precisa de um sistema de CRM.
A produtividade e eficiência do seu time só vai alcançar o nível de estado da arte se você medi-las constantemente e tomar decisões embasadas com métricas de desempenho, e não em achismos.
Para tanto, é necessário um sistema que você consiga ter controle de pipeline, relatórios, KPI’s, análise histórica de performance e integrações com outros sistemas como ERP’s ou plataformas de automação de marketing.
Para conseguir previsibilidade, você precisa medir tudo isso e mais. Como acompanhar em tempo real a meta do seu time, como mostrado abaixo:
Existem várias alternativas no mercado, com custos variados, mas como exemplo podemos mencionar o PipedriveSalesforceMoskitCiapipe e HubSpot CRM.

8. Charlie App

Charlie App é excelente para reunir informações para uma reunião já agendada. Para que ele tenha efeito, é preciso agendar a reunião no Google Calendar.
Ele então roda uma pesquisa utilizando dados de atividade dos envolvidos na reunião em redes sociais para apresentar um relatório por email:
ferramentas de vendas
Desnecessário dizer o quão rico isso pode ser para iniciar a conversa, quebrar o gelo e ter informações valiosas sobre o prospect e sua empresa, para negociação futura.
O lado ruim é que ele depende de atividade nas redes sociais de seus leads e prospects, além de só funcionar para quem aceitou o convite de reunião no Google Calendar, Apple Agenda, Outlook ou iCal — esses dois últimos apenas no app para iOS.

9. HubSpot Sales Tool

O antigo sidekick, agora Sales Tool, é parte da solução de CRM da HubSpot e possui versão grátis para testes, com várias limitações, e a versão paga por usuário.
A extensão da Sales Tool, ajuda-o a definir templates de email, acompanhar taxas de abertura e cliques para saber melhor como e quando agir.

10. Google Hangouts e Skype

O primeiro contato de um lead ou prospect costuma ser por email ou telefone, e todo o objetivo desse contato inicial é marcar uma próxima reunião.
E para ela, é preciso que você tenha acesso a recursos como câmera para manter o contato visual valorizado por muitos, compartilhamento de tela para ilustrar um pensamento ou demonstrar sua ferramenta e envio de arquivos em tempo real, para as mais diferentes situações.
O Google Hangouts, ferramenta gratuita da gigante da busca, oferece tudo isto e com menor burocracia que seu concorrente Skype, além de normalmente ter uma conexão mais fluida.
Por que sequer listar o Skype, então? Bem, ele tem um excelente ponto positivo: Você consegue salvar o contato na agenda do skype e entrar em contato com o lead de uma maneira mais eficiente do que no Google Hangouts.
Sim, há o chat do Gmail, mas na nossa experiência, o “vínculo” criado com o skype costuma ser mais forte.

11. Appear.in

Na mesma linha do skype e Google Hangouts, uma ferramenta de vídeo e áudio conferência que muitas vezes passa despercebida é o Appear.in.
Com um layout simples, agilidade e funcionalidades tão boas quanto as dos outros dois, este pode ser uma das suas principais ferramentas de inside sales.
O que recomendamos é que você mantenha essas 3 aqui citadas por perto e prontas para serem usadas.
Inside sales é sobre comunicação remota, portanto alternativas nunca são um excesso. Existem empresas que não utilizam o skype, ou não usam o Hangouts, por variados motivos. E você deve estar preparado para propor alternativas.

12. Discador

O telefone é o maior aliado e a principal ferramenta de trabalho de quem trabalha com inside sales. Nada substitui uma ligação, não importa quão excelente ficou o seu email.
Por isso, um bom software para discar para seus leads é fundamental. As opções podem ir desde as mais simples como o X-Lite, até outras ferramentas mais robustas que integram com sistemas de CRM, exportam dados, e muito mais.

Conclusão

Desde a prospecção e primeiro contato, passando pela qualificação do lead, até o momento do fechamento, vendedores precisarão das mais diversas ferramentas para ajudarem a cumprir seu trabalho de maneira eficiente.

Fonte: https://marketingdeconteudo.com