sexta-feira, 15 de julho de 2011

Google Brasil mostra por que o Orkut continua vivo e aparentemente saudável.


Batizado de “O Orkut não para de crescer”, um novo vídeo publicado pelo Google Brasil metralha incontáveis números para provar que a rede social azulada continua muito bem, obrigado. Com crescimento de usuários, acessos constantes e milhões de scraps, ainda é cedo para decretar seu fim. Não preciso nem dizer que o Google+ não é citado em momento algum.


O vídeo mostra que mais de 30 milhões de brasileiros ainda têm conta na rede, que grande parte deles visita constantemente seu perfil e que, no público jovem, a taxa de retorno é de 95%. O único porém é que, em fevereiro, uma pesquisa da ComScore indicava que o Orkut teve 31 milhões de visitantes únicos naquele mês. Ou seja, não podemos negar que, no mínimo, o Orkut sofre de uma estagnação visível.

Mas há números interessantes no meio do vídeo. Na véspera de Natal do ano passado, por exemplo, 93 milhões de scraps foram escritos, e no dia primeiro de janeiro de 2011, mais de 63 milhões de fotos foram colocadas em álbuns gigantescos, gerando 1,6 bilhões de views em 24 horas. E, para as empresas, o Google Brasil diz que não há melhor lugar para encontrar a opinião dos usuários do que as comunidades do Orkut, o que gera outra questão: se elas são tão importantes, por que diabos não recebem um tapa no design e no sistema? Mesmo assim, vale a pena conferir o vídeo, bem produzido e cheio de confiança de que o Orkut ainda reinará por aqui. Alguns especialistas dão como certo o fim do Orkut se o Google+ der certo.

Nenhum comentário: