sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Livro "A sabedoria dos Beatles nos Negócios"


O que a trajetória dos Beatles pode ensinar sobre estratégia e liderança?


“A sabedoria dos Beatles nos negócios” é uma obra dinâmica, que retrata todo o processo empreendedor através da história da maior banda de todos os tempos. São apresentados os erros e os acertos do grupo, todos utilizados precisamente como exemplos do cotidiano de uma empresa.

O livro é composto de 100 capítulos (não se assuste, cada capítulo não possui mais que duas páginas), alguns deles intitulados com nome de músicas dos Beatles ou referências a trechos delas. Os capítulos acompanham a ordem cronológica dos acontecimentos que marcaram a trajetória da banda, desde o sucesso astronômico até a morte do líder, John Lennon. Tudo isso, claro, relacionando os diversos acontecimentos da história do grupo à realidade de empreendedores e administradores.

O livro dá destaque ao fato de que, além do talento dos integrantes, o planejamento antecipado e a tomada racional de decisões foram um dos fatores mais importantes para o alcance do sucesso. São situações como a formação da sociedade, a capitalização financeira e a escolha dos sócios/integrantes que guiam o conteúdo da obra e a tornam interessante, a ponto do entusiasmo do leitor aumentar a cada capítulo.

Várias etapas do processo empreendedor, além das características daqueles que desejam alcançar o sucesso nos negócios, estão presentes no livro, relacionados pelos autores às etapas da formação dos Beatles: o surgimento da idéia, a definição do objetivo, a busca por sócios e investidores, etc. Até mesmo a concorrência e a formação de uma marca com características próprias são temas abordados para evidenciar as semelhanças entre o universo empresarial e as dificuldades enfrentadas pela banda.

Alguns dilemas, como a saída do empreendimento, a escolha de novos membros e conseqüentemente a saída de outros, além dos desentendimentos e as dificuldades em lidar com o sucesso e o alcance do topo, também têm lugar na obra. Tais aspectos são essenciais para que os autores possam pontuar a história com fatos mais realistas e comuns aos empreendedores, como o fracasso e a nova tentativa.

Além disso, os autores se esforçam para mostrar que o sucesso da banda está diretamente ligado à seu gestor (John Lennon), suas características e objetivos: exatamente como no mundo de negócios. Ao mostrar o papel fundamental que o líder tem para que a empresa se destaque, o livro se preocupa em evidenciar que a prosperidade do negócio depende, antes de mais nada, da vontade de seu fundador. E nesse aspecto a obra é extremamente competente, já que logo após as a primeiras páginas o leitor já se sente motivado a colocar em prática suas idéias e dar o melhor de si para que elas funcionem.

Além de ser uma leitura agradável e interessante, “A sabedoria dos Beatles nos negócios” também surge como uma obra motivadora e inspiradora. É inegável a semelhança entre a trajetória dos Beatles e a de grandes empreendimentos de sucesso. Dessa forma, associar o processo de formação e desenvolvimento de uma banda ao de uma empresa acaba surgindo como uma forma inteligente de provar que, desde que haja planejamento e força de vontade, a criação de um negócio de sucesso está ao alcance de todos.

Nenhum comentário: