segunda-feira, 1 de julho de 2013

Você sabe fazer análise SWOT?

Decifrando a sigla em inglês nós temos os seguintes termos: strengthsweaknessesopportunities e threats. Em bom português, análise FOFA (depois de conhecer melhor vão, assim como eu, achar a SWOT a análise mais FOFA da cidade!). Mas o que é analise SWOT?
A técnica de análise SWOT foi teoricamente concebida por Albert Humphrey num estudo para a universidade de stanford. O estudo inicial considerou as 500 maiores empresas das décadas de 60 e 70, mais tarde foi reforçada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da harvard business school.
Numa associação mais poética da gestão estratégica associam-se os conceitos da análise SWOT a Sun Tzu e sua Arte da Guerra – escrita 500 anos antes de Cristo – onde no trecho a seguir  podemos  resumir completamente o que é a análise SWOT: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

Como se faz análise SWOT?

A análise SWOT parte de um diagrama  simples de levantamento de informações de um determinado cenário. Por ser um diagrama simplório muitas vezes é subestimado, porém ressalta pontos que podem ser extraídos e aplicados em qualquer cenário (entenda como cenário a posição de uma empresa, seu ambiente, sua atuação nas mídias e etc.). O diagrama:
Você sabe o que é análise SWOT?
Antes de tudo, tenha claro um ponto antes de iniciar sua análise, o que te motivou a começá-la, pois é o que vai te dizer aonde você quer chegar com ela!
Primeiro, entenda o seu objeto. Objeto é o sujeito da ação: sua empresa, seu site, seu cliente, seus concorrentes. Segundo, estude o cenário/ambiente. O cenário é constituído por vários sujeitos, se você está fazendo a análise de uma marca o ambiente é o mercado que a envolve. Se a análise é voltada para mídias sociais o cenário é formado pelas mídias, concorrentes, ações já feitas, comparativos obtidos. Leve em consideração que o cenário é o ambiente e quando começamos uma análise devemos saber o que estamos analisando e onde queremos chegar com a análise.
Terceiro, obtenha as informações do local correto. A análise SWOT parte do levantamento de informações, onde elencamos forças e fraquezas, oportunidades e ameaças! Por isso traduzimos para o português como análise FOFA. Para elencar forças e fraquezas avalie os ambientes internos da empresa, do projeto, da marca.
Como “forças” considere os adjetivos, qualidade e fatos relevantes. ”Fraquezas” são todos os defeitos, falhas, desvios ou não conformidades. Para conhecer suas “oportunidades e ameaças” analise o ambiente externo, o mercado, a concorrência, seus parceiros, as inovações possíveis e já feitas. Uma dica: faça um brainstorm com as áreas interessadas e extraia o máximo de informações possíveis!
Quarto, extraia o planejamento da análise SWOT. Identificamos pontos fortes e fracos, agora temos que planejar a ação sobre eles. Com as informações em mãos pergunte-se: como tirar vantagem das oportunidades, utilizando seus pontos fortes? Com seus pontos fortes você consegue neutralizar ameaças? Em relação aos pontos fracos em qual você (empresa) deve atuar de imediato? Quais ameaças e fraquezas apresentam maior risco?
Nesse ponto da análise sugiro o uso da matriz GUT para determinar gravidade, urgência e tendência dos apontamentos. Feito isso, você saberá onde e como agir para atingir seu objetivo e os objetivos de sua empresa!

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