segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que é inbound marketing e como usar a favor de sua empresa?



Num contexto geral, o que conhecemos sobre marketing é fruto das inúmeras e persistentes estratégias que estamos acostumados a ver na TV, mídias impressas, outdoors, entre outras que, com o tempo, não se mostraram eficientes para aumentar as vendas — ainda mais para empresas de médio porte.
Com isso, muitos empreendedores interpretam campanhas de marketing como algo desnecessário, que pode demandar investimentos exorbitantes sem a garantia de retorno. Mas a realidade, hoje, é bem diferente!
A internet causou um grande alvoroço no jeito de se fazer marketing, o que deu origem a um conceito muito mais moderno e de enorme viabilização financeira para as empresas e que tem se mostrado efetivo para aumentar as vendas: o inbound marketing.
O que é inbound marketing?
Enquanto o marketing tradicional (“outbound”) visa à utilização de diversos meios para chegar ao cliente, como e-mail spam e telefonemas — o que costuma irritar a todos —, o objetivo do inbound é fazer da marca algo que venha a atrair os clientes de forma mais orgânica.
A grande vantagem disso está na segmentação, pois um site que atraia mil visitantes interessados no produto/serviço, ou que simplesmente façam parte do seu segmento, obviamente terá mais sucesso que um outdoor visualizado por dez mil pessoas, dentre as quais a maior parte nem se lembrará do anúncio.
Como implementar estratégias de inbound marketing na empresa?
Listamos abaixo os primeiros passos para o seu negócio começar a ganhar um espaço na web:
1. Crie um site corporativo
O site de sua empresa será seu cartão de visitas na internet. Sem ele, sua marca praticamente inexiste para mais da metade dos brasileiros. Ao criar um website, o ideal seria contratar um profissional experiente, pois é preciso levar em consideração os seguintes fatores:
          Responsividade – um site responsivo é aquele compatível com todos os tipos de tela;
          Funcionalidade – evite que os visitantes tenham que clicar em muitos botões para acessar a informação que desejam;
          Estética – um design bonito é o equivalente a um belo sorriso, um fator que conquistará o visitante logo no primeiro acesso.
2. Invista em marketing de conteúdo
Com um bom site funcionando, é hora de criar um blog para publicar conteúdos relevantes aos potenciais clientes. Isto é, fazer publicações relacionadas ao que é de maior interesse para o público-alvo, gerando um tráfego maior e mais qualificado no site.
Se você tem uma clínica médica, por exemplo, o ideal é publicar conteúdos que respondam às dúvidas das pessoas. Dessa forma, sua clínica ganhará muito em autoridade, podendo, ao longo do tempo, tornar-se uma grande referência no assunto.
3. Atente-se para o SEO (Search Engine Optimization)
Ao seguir os passos anteriores, podemos dizer que metade do caminho já foi percorrido. O que falta é que seu site seja “amigável” ao Google, ou seja, que ele apareça nos resultados de busca sempre que o público-alvo pesquisar sobre o assunto.
Essa prática envolve a boa utilização de palavras-chave e muito senso estratégico, como constantes análises do mercado, da concorrência e do comportamento dos consumidores. Contratar uma agência especializada é fundamental para garantir bons resultados!
4. Atue também nas mídias sociais
A maior parte do seu público está concentrada nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Fazer o monitoramento de tudo que acontece no seu segmento, interagir diretamente com o público, entre outras aproximações com clientes em potencial é o que torna campanhas em mídias sociais uma estratégia e tanto para os negócios.
Não é recomendado aderir a todas as mídias a menos que se tenha uma equipe dedicada. Afinal, a partir do momento em que uma empresa cria vários perfis, ela deve se comprometer a prestar um bom atendimento em todas as plataformas.
5. Use e-mail marketing
Com um site bastante atrativo e o marketing de conteúdo bem executado, você terá uma lista de contatos disponível para criar uma aproximação. Então, não hesite em distribuir conteúdos relevantes via e-mail, seja com boas promoções, novidades, dicas, presença garantida no próximo webinar ou materiais ricos que os eduquem e estimulem a se tornar seus clientes.
A sua empresa está pronta para colocar em prática as estratégias de inbound marketing e aumentar as vendas? Ainda tem alguma dúvida sobre como proceder? Deixe o seu comentário!

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