segunda-feira, 11 de junho de 2018

Facebook para negócios locais: 4 práticas importantíssimas para vencer na sua cidade.

Facebook para negócios locais: 4 práticas importantíssimas para vencer na sua cidade

Hoje o Facebook é fundamental para atingir seu público online. Agora, quais são as melhores práticas para difundir sua pequena empresa e aumentar suas vendas? A resposta é: por meio de estratégias específicas e comprovadamente eficientes de Facebook para negócios locais.
É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje! Compartilharemos 4 práticas infalíveis para fazer que seu negócio seja um sucesso nas redes sociais e também na sua cidade. Tome nota e lembre-se de compartilhar este post com sua equipe de trabalho para aproveitar os conselhos ao máximo!

Facebook para negócios locais: 4 práticas fundamentais para fazer sucesso na sua cidade

De acordo com estatísticas mundiais da Internet, o Facebook tem uma taxa de uso na América Latina de 57,3%. Na Europa, de 41,7% e, nos Estados Unidos, o índice chega a 72,4%. Estes dados só confirmam que o grosso do seu público-alvo e dos consumidores em geral estão nesta rede social.
Por isso, seu negócio precisa estar presente nesta rede! Mas, para atingir seu público e aumentar as vendas, somente ter uma página do Facebook não é suficiente. É por isso que hoje vamos compartilhar com você as 4 práticas que vão fazer seu negócio ser melhor difundido na sua cidade, e de uma forma muito mais eficiente.

1- Impulsione um post do seu negócio para difundí-lo na sua cidade, para conhecer o alcance efetivo da ação e levantar dados do seu público

Para que as pessoas saibam que seu negócio está presente no Facebook e tenham motivos para lhe seguir nesta plataforma, o ideal é criar um post patrocinado via Facebook Ads. Por que aconselhamos isso? Vamos dar uma olhada nas vantagens de investir em posts pagos do Facebook:
  • As promoções para negócios locais do Facebook estão otimizadas para atingir tantas pessoas como seja possível;
  • Fornecem refinadas ferramentas de segmentação para que você defina especificamente para quem você     quer exibir seu anúncio;
  • Uma vez que sua promoção encontra-se ativa, você     pode ter acesso às estatísticas que permitem saber quantas pessoas você atingiu com suas mensagens promocionais;
Agora, pense o seguinte: na hora de impulsionar publicações no Facebook, aconselhamos que você crie uma postagem com o conteúdo que quer difundir (por exemplo, uma promoção sobre um produto específico ou algum evento relacionado a seu negócio). Outra possibilidade é escolher uma publicação existente na sua Fan Page com as informações que você quer difundir;
Assim, uma vez que você tenha criado e publicado a postagem que quer promover (ou que você escolhe), estes são os passos que você precisa seguir para ativar a promoção no Facebook:sar a foto de capa de cada Fan Page para promover a marca aliada (ofertas, links, vídeos, etc) em dias específicos.  Dessa forma, não só vão ampliar o alcance da difusão como também aproveitar os públicos que cada marca agrega, tudo em benefício mútuo.
1- Localize a publicação que você quer difundir no Facebook e aperte o botão “Impulsionar Publicação”.
faceook para negocios locais
2– Direcione seu público: escolha a faixa etária, a cidade de origem e os interesses que você quer aplicar no filtro  (por exemplo, “Pets e Animais”). Posteriormente, revise quais são as outras opções que mostramos na imagem abaixo, tudo de acordo com os objetivos específicos do seu negócio.
faceook para negocios locais
3– Especifique o orçamento máximo que você vai dedicar à promoção e selecione a quantidade de dias em que você quer que a divulgação permaneça ativa (recomendamos que você defina a data de término, como mostramos abaixo). Depois, escolha o tipo de moeda com que quer realizar o pagamento e aperte em “Impulsionar” para continuar.
faceook para negocios locais
4- Por último, configure a forma de pagamento. Escolha o país e dedica se vai pagar com cartão de crédito ou paypal. Para terminar, ative sua promoção, clique em “Impulsionar”.
faceook para negocios locais
5- Quando a promoção tenha chegado a seu fim, você pode acessar as informações que permitem saber mais sobre seu público e qual foi o alcance real que sua publicação teve, neste segmento de público específico. (por exemplo, pessoas entre 20-65 anos, residentes na cidade.
faceook para negocios locais
6- Clique no botão “Ver Promoção” que aparece logo abaixo da postagem que você impulsionou, após o término do período do anúncio. Isso permite que você tenha acesso às estatísticas relacionadas ao alcance do seu conteúdo, as características do seu público e o tipo de interação que você conseguiu durante a promoção (ver imagem abaixo).
dados
Concluindo: promover uma publicação no Facebook é uma prática indispensável para seu negócio local, que vai permitir que sua marca:
  • Divulgue suas propostas comerciais na sua própria cidade.
  • Conheça o alcance efetivo da iniciativa, em uma região geográfica específica.
Em outras palavras, impulsionar publicações no Facebook é a prática ideal para criar uma base sólida de público e de difusão da sua Fan Page.

2- Crie um chatbot no Facebook para maximizar a qualidade do seu serviço e fornecer atendimento ao cliente 24/7

Entre os avanços mais importantes do Facebook para negócios locais, encontramos os chatbots por Facebook Messenger. Mas, o que é um chatbot?Trata-se de uma ferramenta que permite que você configure diálogos pré-determinados para responder automaticamente às perguntas do público da sua Fan Page.
Assim, você aumenta as possibilidades e funções da sua página no Facebook para fornecer mais alternativas aos usuários, ou seja, mais um motivo real para que as pessoas sigam sua página: a possibilidade de contar com atendimento ao cliente de forma online, 24/7. E, melhor ainda: tudo grátis!
Exemplo-de-chatbot
Dessa forma, por exemplo, você pode configurar o seu chat do Facebook para vender produtos específicos, para responder perguntas frequentes, para que as pessoas possam fazer reservas, pedir um turno, fazer compras onlines ou qualquer outra coisa que você decida.
Aliás, aproveite para visitar um dos artigos do nosso blog para aprender a criar chatbot no Facebookum passo a passo que explica tudo de forma simples e free.

3- Crie alianças estratégicas com outros comércios locais e desenvolva um plano de ação que interesse a ambas as partes

Outra prática muito vantajosa do universo do Facebook para Negócios Locais é a oportunidade de estabelecer alianças estratégicas com outros comércios de sua cidade, sempre que não sejam concorrentes, mas que compartilhe um público-alvo semelhante ao seu.
Neste sentido, a ideia é reunir esforços no Facebook para ampliar o público de cada negócio, maximizar a difusão dos conteúdos e colaborar mutuamente com a difusão de cada empresa envolvida.
Dessa forma, por exemplo, se você tem um comércio de produtos de hidráulica, um bom aliado poderia ser um negócio de pinturas, já que compartilham um público semelhante (as pessoas que encontram-se reformando suas residências) sem competir (pelo contrário, são complementares).
faceook para negocios locais
Para obter o máximo proveito dessa estratégia, aconselhamos que você estude as fan pages dos comércios de sua cidade para escolher o mais conveniente (se tem muitos seguidores, boa reputação, uma imagem de marca benéfica à sua, resumindo)
Você também pode aproveitar a aliança para:
  • Compartilhar publicações mutuamente, em dias específicos da semana, para ampliar o alcance dos conteúdos de ambos os estabelecimentos;
  • Fazer eventos de forma conjunta e promovê-los no Facebook (por exemplo, webinars via Google Hangouts ou cursos organizados por ambas as marcas/negócios);
  • Aproveitar suas estratégias de conteúdo para ter um maior impacto, por meio de comentários nas postagens, likes ou mesmo ao recomendar as publicações de seus aliados.
Convidar outros usuários a participar de concursos no Facebook, organizados por ambos os estabelecimentos e criar eventos para dar mais visibilidade (você podem presentear kits de produtos, vouchers, vale-compras, etc.)
Usar a foto de capa de cada Fan Page para promover a marca aliada (ofertas, links, vídeos, etc) em dias específicos.  Dessa forma, não só vão ampliar o alcance da difusão como também aproveitar os públicos que cada marca agrega, tudo em benefício mútuo.

4- Aproveite as Histórias do Facebook para maximizar a exposição dos seus conteúdos e difundir a localização

Como você já deve saber, o Facebook agora conta com uma seção de histórias para Fan Pages comerciais. E, se você não sabia, as histórias são um tipo de conteúdo que dura 24 horas, a partir do momento da publicação. Após esse período, o post é apagado automaticamente.
Essa característica permite a publicação de conteúdos mais informais e de rotinadas empresas. Agora, ok, como publicar histórias pode ajudar seu negócio? É muito simples! Serve para aumentar sua visibilidade no Facebook, tudo graças a la localização estratégica das publicações.
De Fato, as histórias do Facebook são a primeira coisa que os usuários veem quando entram no aplicativo, já que ficam expostas exatamente na parte superior da tela de início, como podemos ver na imagem abaixo.
Historias-de-FB
Sendo assim , recomendamos que sua marca aproveite este formato de publicação no Facebook para promover ofertas do dia, dar mais visibilidade às postagens mais recentes, para anunciar os ganhadores de um concurso, compartilhar links, novos produtos e todo tipo de comunicação que você queira que atinja a mais pessoas.
Mesmo assim, lembre-se de colocar uma etiqueta geográfica nas suas Histórias do Facebook (ou seja, uma tag com a localização, seja a cidade em si ou onde se localiza o negócio) para influenciar as pessoas que vivem na sua região.
Aproveite para dar uma olhada no artigo sobre Como aproveitar ao máximo as Histórias do Facebook.
Como conclusão, podemos dizer que, se você quer ter sucesso com suas estratégias de Facebook para negócios locais, precisa criar uma base sólida que permita atingir o público correto. E, para isso, as práticas que comentamos (impulsionar no Facebook, criar chatbots, fazer alianças e aproveitar as histórias) são fundamentais.
Comece a aplicar o que comentamos e, depois, conta pra nós como foi!

Fonte: Postcron.com

Nenhum comentário: