quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Guia Estratégico para Redes Sociais


Se você produz conteúdo para um site ou blog já deve ter se deparado com a seguinte situação: você pensa em uma pauta interessante, se esforça para escrever um texto completo, faz a pesquisa de palavras-chave, otimiza o conteúdo para SEO, tudo lindo do jeito que deve ser.
Mais tarde, você analisa as métricas do seu post e vê que o alcance está muito abaixo do esperado. Ou seja, poucas pessoas encontraram e leram aquele conteúdo feito com tanto cuidado. Chega a ser frustrante, não é?
Até se o seu site tem um bom número de seguidores, pode ser difícil manter o alcance crescente a cada postagem nova. Por isso, é preciso divulgar o que você produz constantemente, seja para manter o interesse de quem já te acompanha ou alcançar os tão desejados novos seguidores.
Redes sociais: visão além do alcance 
Divulgar nas redes sociais é uma maneira acessível de garantir que o seu conteúdo tenha a visibilidade que ele merece. Essa etapa não só está presente em todas estratégias de marketing digital, como é uma das mais importantes no processo.
Além de potencializar o alcance do site ou blog, as redes sociais podem melhorar outros fatores da sua presença online, como:
  • Visibilidade orgânica;
  • Consciência da marca/empresa;
  • Interação com o público;
  • Engajamento com os conteúdos;
  • Número de vendas online.
Além de divulgar sua produção, de quebra, você tem uma série de benefícios agregados. Mas, para tirar o maior proveito dessas ferramentas, é preciso planejar o que fazer em cada uma delas de acordo com suas particularidades, como veremos a seguir.

Escolha bem seus aliados

Dentre todas as redes disponíveis na internet, faz mais sentido aparecer apenas naquelas com o maior número de usuários, certo? Nem sempre! A escolha de suas redes deve-se basear em algo mais profundo, até porque números de alcance são dados bem relativos.
Vamos pensar em uma empresa de RH, por exemplo. Para ela pode ser mais interessante ter uma presença forte no LinkedIn — rede focada em oportunidades de emprego e networking — do que no Instagram, que funciona com um apelo imagético mais voltado para o entretenimento.

Segundo dados do relatório Digital in 2017, o Instagram tem 57 milhões de usuários no Brasil, enquanto o LinkedIn tem um pouco mais que metade: 29 milhões. Porém, para nossa empresa fictícia, o LinkedIn apresenta maiores chances de alcançar seguidores especializados, mais interessados no conteúdo que ela tem a oferecer.
Um bom ponto de partida é divulgar nas redes sociais que a sua persona ou público-alvo mais utiliza. Ainda não definiu sua persona? Leia esse post no blog da Reportei e aprenda como criar a sua! 
No seu planejamento deve estar delimitado o que será postado em cada uma das redes, pois nem todo conteúdo se encaixa em qualquer lugar. Utilize de forma que elas se complementem, aproveitando as vantagens e respeitando o direcionamento e a linguagem de cada uma.

Saiba o momento certo de atacar

Outra dica para melhorar o alcance e, principalmente, o engajamento dos seus posts é saber quais os melhores horários para publicar. O fator de engajamento — quando usuários curtem, comentam ou compartilham sua publicação — está muito ligado ao horário em que eles estão navegando na rede social em questão.
Veja nesse material atualizado do blog Marketing de Conteúdo você encontra levantamentos sobre os melhores horários para postar em cada plataforma. Porém, vale fazer as suas próprias observações para descobrir quais horários específicos funcionam para você — quer dizer, para o seu público.

Fonte: https://reportei.com

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