terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ferramentas de marketing importantes para o negócio


ferramentas-marketing

Quem trabalha com marketing sabe que existem planos e estratégias para serem traçados antes de iniciar qualquer projeto de negócios de compra e venda.
É preciso estudar, fazer análises e se dedicar ao máximo para que tanto clientes quanto consumidores fiquem satisfeitos com os projetos de gestão criados. Mas como elaborar uma excelente base para os seus planos? Simples. Usando as ferramentas de marketing. Elencamos algumas delas aqui no blog.

Promoção de vendas

É uma ferramenta de marketing para acelerar a venda de um determinado produto. Como fazer isso? Existem várias formas: amostras grátis, cupons de desconto, brindes, concursos e sorteios. Com certeza você, como cliente, já foi ‘fisgado’, por algumas destas estratégias de convencimento e acabou apostando na marca apenas pela ação que ela desempenhou.

Atendimento

Atendimento é uma ferramenta intrínseca ao marketing, pois é um modo primordial de fidelizar clientes e dizer indiretamente a eles algo do tipo: “olha como nós nos importamos com você”. Tornar cada cliente especial e tratá-lo como se fosse o único, garante uma boa imagem da marca e deixa muitos concorrentes para trás, além de conquistar, é claro, uma melhora significativa na rentabilidade, pois cliente satisfeito sempre retorna.  

Propaganda e publicidade

200067997-001
Os leigos costumam colocar o termo marketing, propaganda e publicidade dentro de um mesmo ‘pacote’, achando que todas as palavras são, em algum nível, sinônimas. Mas, não, a propaganda e a publicidade são ferramentas do marketing – a primeira, basicamente, é o modo como o produto se apresenta de forma paga, já a segunda trata-se da veiculação espontânea. A mensagem publicitária é uma boa ferramenta de marketing, pois ela pode estar presente nas mais diferentes plataformas midiáticas. Vai do planejamento, traçar a que mais se adequa à ação proposta.

Pesquisa de mercado

ferramentas-de-marketing
A pesquisa de mercado é uma boa ferramenta de marketing para entender como o público se comporta mediante a um novo fator. É uma análise detalhada para entender a percepção dos consumidores com relação ao assunto, no qual se busca traçar opções e soluções alternativas para suprir as necessidades do cliente. E um mundo onde o cliente está cada vez mais exigente, esta ferramenta é fundamental.

Plano de marketing

É um documento no qual está contido todas as informações sobre o mercado de atuação, bem como traça estratégias de como a empresa atingirá os seus objetivos de marketing. Basicamente, ele conterá análises gerais, planejamento e detalhamento sobre a execução de ações.
É importante lembrar que por em prática algumas ferramentas de marketing citadas aqui não garantem o pleno desenvolvimento de uma marca.  Além do mais, existem outras estratégias tão importantes quanto, como o uso de telemarketing, adequação de vitrines, franchising e até mesmo aquele que é feito online – mas as ferramentas do marketing digital são assuntos para uma próxima postagem!

Nenhum comentário: