quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A arte feminina de empreender no virtual.


Elas já são maioria no empreendedorismo brasileiro. Segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), as mulheres dominam 53% dos negócios em estágio inicial. Seja para sustentar a casa, complementar a renda ou porque vislumbrou uma oportunidade de negócio, a mulher tem investido crescentemente na carreira de empreendedora. E, para isso, encontra facilidades tecnológicas e um ambiente que não existia uma década atrás.


Rede Mulher Empreendedora
Com o mesmo conceito colaborativo e a exemplo de iniciativas similares em outros países, surgiu no Brasil uma rede social voltada exclusivamente para as mulheres empreendedoras. Lançada em janeiro deste ano, a Rede Mulher Empreendedora (www.redemulherempreendedora.com.br) foca no público feminino que deseja criar ou expandir seus negócios. "É um ambiente virtual de troca de conhecimento para mulheres que querem ser donas de seu próprio sucesso profissional", explica Ana Fontes, sócia da AG4 Global Services e uma das idealizadoras do projeto.



Além da rede social, a plataforma Rede Mulher Empreendedora inclui também um espaço físico na zona sul de São Paulo, que é um misto de coworking e incubadora. Com estações de trabalho, auditório, sala de reuniões e terraço de convivência,  o escritório coletivo conta ainda com uma rede de fornecedores e serviços. O objetivo é reunir negócios de ramos diferentes para proporcionar apoio mútuo entre as mulheres. 


Com menos de um mês de existência, a rede social já conta com mais de cem cadastradas que publicaram seu perfil e participam de fóruns de discussão, acessam dicas e notícias. "As redes são oportunas para ampliar os contatos existentes e criar novas oportunidades de negócios", afirma o consultor Matos. Para o público feminino que deseja empreender é uma motivação a mais saber que existem ferramentas que facilitam a troca de experiência entre pessoas que vivenciam as mesmas dificuldades e dilemas. "As mulheres empreendedoras, mais do que os homens, precisam compartilhar para crescer. Afinal, ser mãe, esposa e empresária não é uma tarefa fácil", completa Ana Fontes.

Nenhum comentário: